Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CONFIGURATION FOR MUSCLE-STRENGTHENING EXERCISE EQUIPMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/251930
Kind Code:
A1
Abstract:
The present configuration for muscle-strengthening exercise equipment pertains to the field of physical activity, and relates to an item of equipment for use in muscle-strengthening exercises, more specifically intended for the performance of exercises with a device designed to offer the greatest possible comfort and functionality during use.

Inventors:
FILONZI DAVID (AU)
ELOY AGUIAR NAUDIMAR (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050242
Publication Date:
December 08, 2022
Filing Date:
June 04, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FUNCTIONAL PATTERNS HOLDINGS LLC (US)
International Classes:
A63B21/072; A63B21/06
Foreign References:
JP2007021122A2007-02-01
CN204891066U2015-12-23
US20100248910A12010-09-30
CN203029888U2013-07-03
JP2007021122A2007-02-01
US20110275494A12011-11-10
US20130337980A12013-12-19
Attorney, Agent or Firm:
SOCIEDADE DE ADVOGADOS, Lia E Barbosa (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) CONFIGURAÇÃO EM EQUIPAMENTO PARA EXERCÍCIO MUSCULAR, a ser empregado no campo das atividades físicas, caracterizado por compreender um dispositivo (1, 2, 3, 4, 5 e 6) para exercícios, com estrutura em monobloco e caracteristica redonda (C), com alça sem rebordos (D), um bocal (A) e pino de fechamento (Al), interior oco (K) que pode ser preenchido e esvaziado.

Description:
"CONFIGURAÇÃO EM EQUIPAMENTO PARA EXERCÍCIO MUSCULAR"

[01] O presente modelo trata de um equipamento para ser utilizado em exercícios musculares a ser empregado no campo das atividades físicas, mais precisamente destinado a execução de exercícios com um dispositivo que oferece o maior conforto e funcionalidade possível durante o uso.

[02] FUNDAMENTOS DA TÉCNICA - Os profissionais do ramo conhecem bem os equipamentos chamados kettlebell. Este dispositivo idealizado com uma bola de ferro e uma alça, também de ferro, no mesmo material, é utilizado há muitos anos para desenvolver força, potência e condicionamento cardiovascular .

[03] Hoje em dia, no mercado, há diversos produtos pensados para esse nicho. O kettlebell tradicional, no entanto, não pode ser arremessado pois sua matéria principal é o aço, não contendo a flexibilidade do material e do peso, a segurança e nem facilidade de impulsionamento para tanto. Arremessar um material duro como o ferro ou o aço não é aconselhável, seja pelos danos que ele pode causar ao se chocar com outra superfície ou pessoa, seja pelo fato dele não ser flexível para o lançador e impossibilitá-lo do movimento de balanço quando o usuário o segura.

[04] Encontramos no banco de patentes do INPI alguns pedidos e concessões, dentre eles os que relataremos adiante. [05] JP2007021122A - Kettlebell de peso ajustável, que trata de um kettlebell convencional completamente integrado, para treinar com diferentes pesos, é necessário carregar vários kettlebells, o que impõe uma carga considerável de espaço e custo de armazenamento. Com uma parte oca é fornecida dentro de um sino de caldeira, uma tampa que pode ser aberta e fechada é fixada a uma entrada de peso que conecta a parte oca e a parte externa, e liquido, areia, metal, pedra ou semelhante é colocado dentro a cavidade para alterar o peso. Use um kettlebell caracterizado pelo que você pode fazer.

[06] US20110275494A - Sistema Kettlebell dobrável, que fornece, em pelo menos uma modalidade, um sistema kettlebell dobrável apresentando uma estrutura semelhante a uma bexiga dobrável que pode ser preenchida por um liquido, como água, aparas de metal ou granalha, areia e outras substâncias apropriadas. Uma alça é fornecida como um ponto de aderência pelo usuário. A alça inclui uma estrutura de suporte interna que mantém a bexiga dobrável no lugar. O suporte interno também pode incluir uma cavidade para um peso opcional/adicional .

[07] US20130337980A - Kettlebell dobrável, tratando de um sistema e método para recolher um kettlebell para armazenamento e transporte. O sistema usa uma bexiga tendo uma entrada acoplada de forma liberável a uma tampa. Um anel é fornecido ao redor da bexiga e uma alça é acoplada de forma articulada ao anel. Para transporte e armazenamento, a tampa pode ser removida da entrada e a bexiga esvaziada de seu conteúdo. O kettlebell pode então ser recolhido e a tampa recolocada na entrada. A alça é girada para uma posição geralmente paralela ao anel, diminuindo a altura e o peso do sistema em pelo menos cinquenta por cento. Quando for desejado usar o sistema kettlebell para exercícios, a tampa é removida da entrada e a bexiga preenchida com um material, como água. A tampa é recolocada na entrada e a alça é girada para uma posição geralmente ortogonal ao anel.

[08] ESTADO DA TÉCNICA - No atual estado da técnica podem ser encontrados produtos que se assemelham ao dispositivo que aqui será relatado, no entanto, nenhum que se relacione com um produto pensado para utilização segura, com elementos tão específicos e funcionais de acordo com a necessidade mercadológica, consubstanciando-se, portanto, em aperfeiçoamento do que já existe, mesmo se se considerar todos os documentos encontrados juntos.

[09] E pensando em adicionar melhorias ao mercado consumidor, o requerente realizou pesquisas que envolveram produtos diferentes a fim de obter os benefícios funcionais de cada um deles. Primeiro, um kettlebell com um peso livre em que é possível balançá-lo através de uma alça que propicie um movimento melhor e mais seguro, já que no modelo tradicional, há uma desvantagem de não poder ser arremessado por risco de lesão ou dano.

[010] Depois, a ideia de uma medicine slam bali, que é uma bola de pvc macia com areia, que você pode jogar de um lado para outro. Neste modelo há a desvantagem da aderência que é limitada, pois as palmas das mãos devem permanecer abertas, o que reduz a quantidade de alavancagem e manobrabilidade que o usuário poderia exercer sobre a bola.

[011] E por último foi estudado um saco de pancadas cheio de água, que pode ser transportado vazio e ao ser recebido, o usuário poderia encher com água para ser utilizado. Este dispositivo tem a desvantagem de ser feito para artes marciais, não possuindo alça para jogá-lo de um lado ao outro. Também não prevê a possibilidade de movimentos mais próximos do que um ser humano experimenta quando anda, corre ou arremessa devido às suas características estruturais.

[012] Nesse sentido o banco de patentes relata objetos limitados, uma vez que a construtividade do objeto do requerente traz luz a uma variação vantajosa, realizado em um corpo único, com design pensado para o conforto e segurança do usuário, que pode ser preenchido e esvaziado através de um ponto, na porção superior do objeto. [013] Todos os objetos mencionados no estado da técnica são utilizados apenas com uma das mãos de cada vez por possuir a desvantagem de ter uma alça curta.

[014] OBJETIVOS DO MODELO - o presente modelo tem por objetivo proporcionar além de um dispositivo projetado para a utilização em exercícios com segurança e conforto em que o usuário pode arremessar, girar, transportar e realizar uma grande série de exercícios com o objeto de maneira funcional, segura e eficiente.

[015] Grande vantagem do modelo relatado está inserido em sua construtividade que permite alavancagem na alça, que é parte integrante do corpo, não havendo a necessidade de montagem. O dispositivo permite, por exemplo o movimento de saca-rolhas com a mão ou mesmo recebimento do objeto arremessado pois a sua estrutura corporal redonda e sua alça sem nenhum rebordo, em material, flexibilidade e formato que faz com que o modelo entregue segurança ao usuário uma vez que evita que este se machuque durante os exercícios.

[016] Outra vantagem do dispositivo está ligada ao material em que é realizado uma vez que a borracha está menos sujeita a desgastes o que pode afetar a durabilidade e funcionalidade. Por fim, seu peso pode ser ajustado para cada tipo de usuário. [017] No novo modelo aqui apresentado, o usuário tem a opção de segurar o dispositivo com as duas mãos ao mesmo tempo tendo a vantagem de realizar as atividades nos dois punhos paralelamente, lado a lado, uma vez que sua alça é larga o suficiente para que isso seja possível e tem uma certa flexibilidade.

[018] O usuário tem a opção de encher o dispositivo de acordo com sua vontade, com pouca quantidade de liquido ou até obter sua capacidade total de peso.

[019] Este modelo apresenta um dispositivo que foi estudado para que alcance movimentos mais próximos do que um ser humano pode experimentar em atividades como andar, correr ou arremessar.

[020] Foram observadas caracteristicas que nos permitem explorar neste modelo de utilidade por exemplo, o fato de se encher com água um material em pvc, que permite o arremesso, sem intercorrência de lesões.

[021] Os humanos são maleáveis e não temos propriedades fixas como o aço. A distribuição do peso da água deslocando- se em torno do design do produto o torna mais próximo do que um ser humano experimenta quando se move.

[022] DESCRIÇÃO DAS FIGURAS - Para uma melhor e adequada compreensão do modelo de utilidade, este passa a ser descrito a seguir com o auxílio das figuras anexas, que seguem relatadas a seguir.

[023] A figura 1 ilustra vista superior do objeto;

[024] A figura 2 mostra uma vista frontal do objeto que demonstra a alça (D) e o corpo (C) do objeto;

[025] A figura 3 mostra uma vista inferior do objeto;

[026] A figura 4 representa o objeto demonstrado em perspectiva;

[027] A figura 5 revela detalhes do bocal (A), com identificação do pino de fechamento (Al); e

[028] A figura 6 mostra o dispositivo em tamanhos variados.

[029] DESCRIÇÃO DETALHADA - De acordo com as figuras de

1 a 6 o modelo de utilidade compreende um dispositivo para exercícios (4) com estrutura em monobloco, redonda (C) e alça sem rebordos (D), em que dita estrutura faz com que o usuário evite qualquer tipo de acidente no contato com o objeto durante os exercícios.

[030] O dispositivo possui ainda, em sua estrutura, um bocal (A) para entrada ou saída de líquido, em seu interior

(K). Sendo que o objeto (4) pode ser enviado ao usuário em seu estado vazio e ser preenchido e esvaziado de acordo com a vontade do usuário.

[031] Esta nova disposição construtiva facilita o exercício do usuário uma vez que é enviado o objeto em seu estado vazio para que possa ser preenchido com líquido e onde a sua construtividade oferece conforto e segurança na realização dos exercícios.