Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COSMETIC PACKAGING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/193193
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to cosmetic packaging, in particular for liquid or pasty cosmetics, provided with a lid portion and a base portion comprising a container (5) and a wrapper (6), the container (5) having at least one narrower portion of lower volume than the wrapper (6), the narrow portion of the container (5) being designed for insertion into the wrapper (6), the container (5) being modified to store different quantities of the cosmetic product, in such a way that the structural configuration of the packaging (1) is not altered, retaining its outer features and its visual identity, besides saving manufacturing costs.

Inventors:
REGGIANI MURILO (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050113
Publication Date:
November 16, 2017
Filing Date:
May 11, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
VULT COMÉRCIO DE COSMÉTICOS LTDA (BR)
International Classes:
A45D40/26; A45D40/00
Domestic Patent References:
WO2013086669A12013-06-20
Foreign References:
US20110222955A12011-09-15
BRMU8900670U22010-11-30
CN2601045Y2004-01-28
US20020014253A12002-02-07
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Embalagem (1 ) para cosmético dotada de uma porção de tampa e uma porção de base, caracterizada pelo fato de que a porção de base compreende um recipiente (5) e um invólucro (6), o recipiente (5) contendo ao menos uma porção adelgaçada e dotada de menor volume que o invólucro (6), a porção adelgaçada do recipiente (5) sendo inserível no invólucro (6), ao menos uma porção do recipiente (5) sendo constituída por um material translúcido ou transparente capaz de permitir a visualização do produto contido no recipiente (5) e o invólucro compreendendo uma porção de base (63) dotada de uma abertura (66) capaz de receber e acomodar a ao menos uma porção translúcida ou transparente do recipiente (5).

2. Embalagem (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o recipiente (5) compreende projeções de encaixe (55) e o invólucro (6) compreende rebaixos de encaixe (64), com a montagem e a fixação entre o recipiente (5) e o invólucro (6) sendo feitas por meio da associação entre as projeções de encaixe (55) e os rebaixos de encaixe (64), ocorrendo um encaixe por interferência.

3. Embalagem (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o recipiente (5) e o invólucro (6) compreendem, cada qual, porções de base chanfradas que cooperam para centralizar, alinhar e fixar o recipiente (5) no invólucro (6) de modo firme, mantendo a estabilidade do recipiente (5) no interior do invólucro (6), proporcionando a experiência de uma peça sólida.

4. Embalagem (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o recipiente (5) compreende um colar translúcido ou transparente cujo diâmetro (D3) é equivalente às porções adjacentes da embalagem (1 ).

5. Embalagem (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , carac- terizada pelo fato de que o recipiente (5) compreende uma parede chada (52) constituída por um material translúcido ou transparente.

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 28 de setembro de 2017

(28.09.2017)

Embalagem (1) para cosmético dotada de uma porção de tampa e uma porção de base, a porção de base compreendendo um recipiente (5) e um invólucro (6), o recipiente (5) contendo ao menos uma porção adelgaçada e dotada de menor volume que o invólucro (6), a embalagem (1) sendo caracterizada pelo fato de que a porção adelgaçada do recipiente (5) sendo inserível no invólucro (6), ao menos uma porção do recipiente (5) sendo constituída por um material translúcido ou transparente capaz de permitir a visualização do produto contido no recipiente (5) e o invólucro compreendendo uma porção de base (63) dotada de uma abertura (66) capaz de receber e acomodar a ao menos uma porção translúcida ou transparente do recipiente (5).

Embalagem (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o recipiente (5) compreende projeções de encaixe (55) e o invólucro (6) compreende rebaixos de encaixe (64), com a montagem e a fixação entre o recipiente (5) e o invólucro (6) sendo feitas por meio da associação entre as projeções de encaixe (55) e os rebaixos de encaixe (64), ocorrendo um encaixe por interferência.

Embalagem (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o recipiente (5) e o invólucro (6) compreendem, cada qual, porções de base chanfradas que cooperam para centralizar, alinhar e fixar o recipiente (5) no invólucro (6) de modo firme, mantendo a estabilidade do recipiente (5) no interior do invólucro (6), proporcionando a experiência de uma peça sólida.

Embalagem (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o recipiente (5) compreende um colar translúcido ou transparente cujo diâmetro (D3) é equivalente às porções adjacentes da embalagem (D-

Embalagem (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o recipiente (5) compreende uma parede fechada (52) constituída por um material translúcido ou transparente.

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "EMBALAGEM PARA COSMÉTICO".

[001 ] A presente invenção refere-se a uma embalagem para cosmético, particularmente cosméticos líquidos ou pastosos, dotada de uma porção de base que compreende um recipiente e um invólucro, o recipiente contendo um menor volume que o invólucro e sendo capaz de ser modificado para armazenar diferentes quantidades do referido cosmético sem que as características externas da embalagem sejam alteradas.

[002] Este pedido de patente de invenção reivindica prioridade interna do pedido de patente BR 20 2016 010594-9, depositado em 1 1 de maio de 2016.

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

[003] No segmento cosmético, a embalagem ideal é aquela que acondiciona, facilita o uso, protege e informa, mas, acima de tudo, é aquela que agrada e que faz com que os consumidores criem uma identificação com a marca.

[004] As embalagens para cosméticos, particularmente cosméticos líquidos ou pastosos, encontradas no estado da técnica, usual- mente compreendem uma tampa, um aplicador de produto, um componente para remoção do excesso de produto retirado pelo aplicador e um recipiente de produto.

[005] Essas embalagens são encontradas nos mais diversos tamanhos e formatos, desde embalagens em tamanho miniatura que contêm de 1 ,5g a 3,5g, até embalagens grandes contendo de 3,5g a 12g.

[006] Para competir no mercado cosmético, os fabricantes disponibilizam um mesmo produto em embalagens com diferentes quantidades e preços, com o objetivo de atender os consumidores de acordo com seu poder aquisitivo. [007] Para tanto, as embalagens são modificadas interna e externamente conforme a quantidade a ser armazenada. Nessas modificações, corre-se o risco de a embalagem perder sua identidade visual, fazendo com o que o consumidor não a reconheça imediatamente.

[008] Além das perdas visuais e de identidade da marca, tem-se ainda um problema económico, no sentido de que é necessário fabricar tamanhos variados de tampas, aplicadores, batoques e recipientes para atender as diferentes quantidades comercializadas.

[009] Faz-se necessário, portanto, que seja obtida uma embala- gem para cosmético, particularmente cosméticos líquidos ou pastosos, que possibilite armazenar diferentes quantidades de produto sem alterar as características externas da embalagem.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

[0010] Um primeiro objetivo da presente invenção está em prover uma embalagem para cosmético, particularmente cosméticos líquidos ou pastosos, que compreende uma porção de base constituída por um recipiente e um invólucro, o recipiente compreendendo uma porção adelgaçada e dotada de menor volume do que o invólucro, de modo que o recipiente possa ser modificado para armazenar diferentes quantidades do referido cosmético sem que as características externas da embalagem sejam alteradas.

[001 1 ] É, também, um objetivo da invenção prover uma embalagem para cosmético em que ao menos uma porção do recipiente seja constituída por um material translúcido ou transparente capaz de per- mitir a visualização do produto contido no recipiente.

[0012] É, ainda, um objetivo da invenção prover uma embalagem para cosmético em que o invólucro compreende uma porção de base dotada de uma abertura capaz de receber e acomodar uma porção de parede translúcida ou transparente do recipiente.

[0013] É, ademais, um objetivo da invenção prover uma embala- gem para cosmético em que o recipiente seja montado no invólucro, mantendo a abertura do invólucro alinhada em um mesmo plano da porção de parede translúcida ou transparente do recipiente, alinhamento este alcançado por meio de superfícies chanfradas presentes tanto no recipiente quanto no invólucro e que cooperam de forma a centralizar e fixar o recipiente e o invólucro de modo firme, mantendo a estabilidade do recipiente no interior do invólucro e proporcionando a experiência de uma peça sólida.

BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[0014] Os objeti vos da presente invenção são alcançados por uma embalagem para cosmético dotada de uma porção de tampa e uma porção de base, a porção de base compreendendo um recipiente e um invólucro, o recipiente contendo ao menos uma porção adelgaçada e dotada de menor volume que o invólucro, a porção adelgaçada do re- cipiente sendo inserível no invólucro, ao menos uma porção do recipiente sendo constituída por um material translúcido ou transparente capaz de permitir a visualização do produto contido no recipiente e o invólucro compreendendo uma porção de base dotada de uma abertura capaz de receber e acomodar a ao menos uma porção translúcida ou transparente do recipiente.

[0015] Ainda, os objetivos da presente invenção são alcançados por uma embalagem para cosmético dotada de um recipiente compreendendo projeções de encaixe e um invólucro compreendendo rebai- xos de encaixe, com a montagem e a fixação entre o recipiente e o invólucro sendo feitas por meio da associação entre as projeções de encaixe e os rebaixos de encaixe, ocorrendo um encaixe por interferência.

[0016] Os objetivos da presente invenção são alcançados também por uma embalagem para cosmético dotada do recipiente e o invólucro compreendendo, cada qual, porções de base chanfradas que coope- ram para centralizar, alinhar e fixar o recipiente no invólucro de modo firme, mantendo a estabilidade do recipiente no interior do invólucro, proporcionando a experiência de uma peça sólida.

[0017] Ademais, os objetivos da presente invenção são alcança- dos por uma embalagem para cosmético dotada do recipiente compreendendo um colar translúcido ou transparente cujo diâmetro é equivalente às porções adjacentes da embalagem e uma parede fechada constituída por um material translúcido ou transparente.

DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS

[0018] A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:

[0019] Figura 1 - uma vista frontal da embalagem da presente invenção;

[0020] Figura 2 - uma vista em perspectiva da embalagem da presente invenção;

[0021 ] Figura 3 - uma vista em perspectiva da embalagem da presente invenção;

[0022] Figura 4 - uma vista em perspectiva da montagem dos componentes que constituem a embalagem da presente invenção;

[0023] Figura 5 - uma vista frontal da tampa da embalagem da presente invenção;

[0024] Figura 6 - uma vista em perspectiva da tampa da embalagem da presente invenção;

[0025] Figura 7 - uma vista em perspectiva da tampa da embalagem da presente invenção;

[0026] Figura 8 - uma vista frontal do aplicador da embalagem da presente invenção;

[0027] Figura 9 - uma vista em perspectiva do aplicador da emba- lagem da presente invenção; [0028] Figura 10 - uma vista frontal do batoque da embalagem da presente invenção;

[0029] Figura 1 1 - uma vista em perspectiva do batoque da embalagem da presente invenção;

[0030] Figura 12 - uma vista frontal do recipiente da embalagem da presente invenção;

[0031 ] Figura 13 - uma vista em perspectiva do recipiente da embalagem da presente invenção;

[0032] Figura 14 - uma vista frontal do invólucro da embalagem da presente invenção;

[0033] Figura 15 - uma vista em corte longitudinal do invólucro da embalagem da presente invenção; e

[0034] Figura 16 - uma vista em perspectiva do invólucro da embalagem da presente invenção.

DESCRIÇÃO DETALHADA DOS DESENHOS

[0035] Com referência aos desenhos, observa-se nas figuras 1 , 2 e 3, a embalagem 1 para cosmético da presente invenção em uma posição montada e fechada, possuindo um formato, preferencialmente, de tubo cilíndrico abaulado, podendo assumir qualquer formato tecni- camente adequado e sendo fabricada, preferencialmente, em material polimérico ou qualquer outra composição de materiais adequados à fabricação de embalagens para cosméticos.

[0036] Como pode ser observado, a embalagem 1 da presente invenção compreende uma tampa 2, um aplicador 3, um batoque 4, um recipiente 5 e um invólucro 6, vide figura 4.

[0037] Nas figuras 5, 6 e 7, é possível observar a tampa 2 que compreende uma parede lateral 21 tubular cilíndrica que se estende axialmente e, em suas extremidades, define, por uma extremidade, uma parede fechada 22 que se estende a partir da parede lateral 21 em um plano inclinado, e, por outra extremidade, uma abertura 23. A parede lateral 21 compreende uma superfície interna serrilhada 24 para montagem e fixação do aplicador 3 na tampa 2.

[0038] As figuras 8 e 9 ilustram o aplicador 3 que compreende uma haste 31 cilíndrica que se estende axialmente e, em suas extre- midades longitudinais, recebe, por uma extremidade, um pincel de aplicação 32 que compreende uma esponja ou uma escova ou outro tipo de pincel adequado para aplicação de cosmético, e, por outra extremidade, uma tampa cilíndrica 33. A tampa cilíndrica 33 compreende uma superfície externa serrilhada 34 para montagem e fixação no inte- rior da tampa 2 da embalagem 1 e uma superfície interna roscada 35 que permite o fechamento da tampa cilíndrica 33 com o recipiente 5.

[0039] A tampa 2 juntamente com o aplicador 3 integram uma porção de tampa da embalagem 1 e são fixados de modo solidário, formando uma peça única, não desmontável.

[0040] O batoque 4 é ilustrado nas figuras 10 e 1 1 e se refere a uma espécie de tampa retentora que promove a limpeza do pincel de aplicação 32 para remoção do excesso de produto retirado do recipiente 5. O batoque 4 possui um formato cilíndrico troncônico ou um formato cilíndrico abaulado ou outro formato adequado, e define uma primeira extremidade aberta 41 que compreende uma aba externa 42 para encaixe e fixação no recipiente 5, e uma segunda extremidade aberta 43 com diâmetro menor do que o diâmetro da primeira extremidade aberta 41 . O batoque 4 é fixado no recipiente 5 também de maneira solidária, formando uma peça única, de modo que o batoque 4 não seja desmontado do recipiente 5.

[0041 ] O principal diferencial da invenção está na porção de base da embalagem 1 que corresponde à porção de armazenamento do cosmético que compreende o recipiente 5 e o invólucro 6, ilustrados nas figuras 12 a 16.

[0042] O recipiente 5 é dotado de uma parede lateral 51 tubular cilíndrica que se estende axialmente e, em suas extremidades, define, por uma extremidade, uma parede fechada 52 chanfrada e, por outra extremidade, uma abertura 53. A parede lateral 51 compreende uma altura H1 que define três diâmetros distintos:

(i) um primeiro diâmetro D1 referente ao diâmetro de uma porção de extremidade adjacente à parede fechada 52. O primeiro diâmetro D1 corresponde a uma porção adelgaçada do recipiente 5;

(ii) um segundo diâmetro D2 referente ao diâmetro da abertura 53; e

(iii) um terceiro diâmetro D3, preferencialmente maior do que os primeiro e segundo diâmetros D1 , D2, formando um colar, e que corresponde ao diâmetro da tampa 2 e do invólucro 6.

[0043] No recipiente 5, a transição entre o primeiro diâmetro D1 e o terceiro diâmetro D3 é feita por um ressalto compreendido em uma altura H2, medida a partir da parede fechada 52. Da mesma forma, a transição entre o segundo diâmetro D2 e o terceiro diâmetro D3 também é feita por um ressalto compreendido em uma altura H3, medida a partir da abertura 53.

[0044] Preferencialmente, mas não obrigatoriamente, o terceiro diâmetro D3 do recipiente 5 é concordante com os diâmetros da abertura 23 da tampa 2 e da extremidade aberta 62 do invólucro 6, garantindo que a embalagem 1 , quando montada e fechada, não apresente elevações e mantenha uma superfície contínua.

[0045] Ademais, a porção correspondente ao terceiro diâmetro D3 do recipiente 5 define uma altura H4, medida a partir da altura H2, sendo capaz de manter contato com a abertura 23 da tampa 2 e com a extremidade aberta 62 do invólucro 6. As alturas H2, H3 e H4 do recipiente 5 são variáveis de acordo com cada projeto.

[0046] O ressalto compreendido na transição entre os primeiro e terceiro diâmetros D1 , D3 é dotado de projeções de encaixe 55 de formato anelar. Além das projeções de encaixe 55, o recipiente 5 compreende, ainda, pelo menos uma projeção de guia 56 que se estende longitudinalmente a partir das projeções de encaixe 55.

[0047] Ademais, o recipiente 5 compreende uma superfície exter- na roscada 54 provida em uma região adjacente à porção de extremidade da parede lateral 51 , próxima à abertura 53 para fechamento da porção de tampa com a porção de base da embalagem 1 .

[0048] O invólucro 6 é dotado de uma parede lateral 61 tubular cilíndrica que compreende uma extremidade aberta 62, oposta a uma porção de base 63, e define uma altura H5, medida a partir da porção de base 63. A extremidade aberta 62 define um bocal circular reto dotado internamente de rebaixos de encaixe 64 de formato anelar, e a porção de base 63 define uma abertura 66 circular chanfrada. A altura H5 do invólucro 6 corresponde, preferencialmente, à altura H2 do reci- piente 5.

[0049] Ainda, o invólucro 6 compreende pelo menos um canal 65 provido em uma região adjacente à porção de extremidade da parede lateral 61 , próximo à extremidade aberta 62.

[0050] O recipiente 5 é montado e fixado no invólucro 6 por meio da associação entre os rebaixos de encaixe 64 providos na extremidade aberta 62 do invólucro 6 e as projeções de encaixe 55 providas no ressalto compreendido na altura H2 do recipiente 5, ocorrendo um encaixe por interferência. O recipiente 5 é fixado no invólucro 6 de maneira solidária, integrando uma peça única, não desmontável.

[0051 ] A pelo menos uma projeção de guia 56 do recipiente 5 desliza dentro do pelo menos um canal 65 provido no interior do invólucro 6, promovendo o correto posicionamento do recipiente 5 em relação ao invólucro 6.

[0052] A abertura 66 provida na porção de base 63 do invólucro 6 é capaz de receber e acomodar a parede fechada 52 do recipiente 5, mantendo a porção de base 63 alinhada em um mesmo plano da parede fechada 52, de tal modo que a parede fechada 52 trespassa a espessura da parede lateral 61 do invólucro 6. Por outras palavras, tanto o recipiente quanto o invólucro estão ao mesmo nível na porção da base, o que gera estabilidade para que o conjunto possa ser apoiado para se manter, por exemplo, na posição vertical. O alinhamento entre as partes é alcançado por meio das superfícies chanfradas de cada parte que cooperam para centralizar e fixar o recipiente 5 no invólucro 6 de modo firme, mantendo a estabilidade do recipiente 5 no interior do invólucro 6, proporcionando a experiência de uma peça sólida, ainda que o recipiente 5 seja dotado de menor volume em relação ao invólucro 6.

[0053] O recipiente 5 compreende ao menos uma porção sendo constituída por um material translúcido ou transparente capaz de per- mitir a visualização do produto contido no recipiente. Preferencialmente, mas não obrigatoriamente, a parede fechada 52 e a porção que corresponde ao terceiro diâmetro D3, formando um colar, do recipiente 5 são constituídas por um material translúcido ou transparente. Alternativamente, todo o recipiente 5 é constituído por um material translú- eido ou transparente.

[0054] A porção adelgaçada que corresponde ao primeiro diâmetro D1 do recipiente 5 é dotada de menor volume em relação ao invólucro 6, de modo que a porção adelgaçada seja projetada para inserção no invólucro 6.

[0055] O funcionamento da embalagem 1 se dá por meio da porção de tampa com rosca que, ao ser aberta, traz consigo o aplicador 3 embebido no produto, que tem seu excesso removido pelo batoque 4, posicionado na abertura 53 do recipiente 5.

[0056] O recipiente 5 é fabricado em diferentes tamanhos com ca- pacidades de armazenamento variadas, de modo que a embalagem 1 contenha diferentes quantidades de produto sem que suas características externas sejam modificadas. Dessa forma, as dimensões da tampa 2, do aplicador 3, do batoque 4 e do invólucro 6 são mantidas, modificando apenas as dimensões do recipiente 5. O recipiente 5 é modi- ficado de acordo com cada projeto e é capaz de armazenar qualquer quantidade de cosmético até um valor de 12 gramas. A quantidade de produto contido na embalagem 1 é claramente identificada na superfície externa do invólucro 6, permitindo ao consumidor distinguir prontamente a quantidade de produto adquirido.

[0057] A embalagem 1 da presente invenção permite armazenar diferentes quantidades de produto sem que as características externas da embalagem 1 sejam alteradas, mantendo a identidade visual da embalagem 1 e reduzindo custos para sua fabricação.

[0058] Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferi- do, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.