Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DEVICE FOR DISPLAYING AND STORING FOOD PRODUCTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/210766
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model relates to a device for displaying and storing food products, comprising a telescopic supporting rod (3) and at least one compartment (2) that comprises a base (4), a transparent casing (5), and a climate-control system for the stored products (12). Wherein the compartment (2) opens and closes via the vertical movement of the base (4) and wherein the base (4) comprises, on the lower surface (403) thereof, at least one external illumination device (10). The telescopic supporting rod (3) comprises a fixed external portion (301) and a movable internal portion (302) and is affixed, via a securing component (6), in a vertical position, to an external structure, preferably a wall (9).

Inventors:
NABUCO DE ALMEIDA BRAGA SYLVIA (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050149
Publication Date:
December 14, 2017
Filing Date:
June 09, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NABUCO DE ALMEIDA BRAGA SYLVIA (BR)
International Classes:
A47G23/04; A47F3/00; B65D85/60
Foreign References:
US4079241A1978-03-14
US20080053113A12008-03-06
US3382819A1968-05-14
US1952466A1934-03-27
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Dispositivo (1 ) para exposição e armazenamento de produtos alimentícios, caracterizado pelo fato de que compreende:

uma haste telescópica de suporte (3), que compreende uma porção externa fixa (301 ) e uma porção interna móvel (302), em que a porção interna móvel (302) possui movimento descendente e movimento ascendente; e

pelo menos um compartimento (2) que compreende uma base (4) sustentada pela porção interna móvel (302) através de uma haste de fi- xação (8), um envoltório transparente (5), e um sistema de climatização para os produtos armazenados;

em que o pelo menos um compartimento (2) abre através do movimento descendente da base (4), e fecha através do movimento ascendente da base (4);

em que a base (4) do dito pelo menos um compartimento (2) compreende, em sua superfície inferior (403), pelo menos um dispositivo de iluminação externa (10); e

em que a haste telescópica de suporte (3) é fixada em posição vertical, através de uma peça de fixação (6), a uma estrutura externa (9).

2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que o envoltório transparente (5) é fixado à porção externa fixa (301 ) da haste telescópica de suporte (3) através de uma haste de fixação (7), que se acopla à parede lateral do envoltório transparente (5).

3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que o envoltório transparente (5) é fixado à porção externa fixa

(301 ) da haste telescópica de suporte (3) através de uma haste de fixação (14), que se acopla à superfície superior do envoltório transparente (5).

4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que compreende ainda um dispositivo elevatório que proporci- ona o movimento ascendente e o movimento descendente à porção interna móvel (302) e à base (4).

5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que o dito dispositivo elevatório é um motor.

6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 4, caracterizado pelo fato de que a base (4) é acoplada à porção interna móvel (302) da haste telescópica de suporte (3) através de uma haste de fixação (8).

7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que a base (4) compreende ainda, em sua superfície inferior (403), pelo menos um ventilador (1 1 ).

8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que a peça de fixação (6) é presa na estrutura (9) através de um meio de fixação.

9. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um compartimento (2) possui pelo menos um dispositivo de iluminação interna (12).

10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um dispositivo de iluminação interna (12) é disposto internamente na parede lateral do envoltório transparente (5).

1 1 . Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um dispositivo de iluminação interna (12) é disposto sob a superfície superior do envoltório transparente (5).

12. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que a base (4) possui um dentre os seguintes formatos: de elipse, poligonal e circular.

13. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 12, caracteriza- do pelo fato de que a porção inferior do envoltório transparente (5) acompanha o formato da base (4).

14. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que o sistema de climatização é pelo menos um dentre um sistema de resfriamento e um sistema de aquecimento.

15. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 12, caracterizado pelo fato de que compreende ainda pelo menos um controlador que inclui pelo menos um dentre os seguintes comandos: ligar/desligar o pelo menos um dispositivo de iluminação interna (12) de cada um do pelo menos um compartimento (2);

ligar/desligar o pelo menos um dispositivo de iluminação externa (10) de cada um do pelo menos um compartimento (2);

elevar/abaixar a base (4) de cada um do pelo menos um compartimento (2); e

escolher se o sistema de climatização de cada um do pelo menos um compartimento (2) deve operar como um dentre um sistema de resfriamento e um sistema de aquecimento, em que cada sistema de climatiza- ção opera de modo independente dos demais.

16. Dispositivo suspenso, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um controlador é um controle remoto.

17. Dispositivo suspenso, de acordo com a reivindicação 15, ca- racterizado pelo fato de que o pelo menos um controlador está disposto em um dentre: o próprio dispositivo (1 ), e uma estrutura externa ao dispositivo (1 ).

18. Dispositivo suspenso, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um controlador está disposto em um dentre uma parede (9) e uma mesa.

19. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que a base (4) compreende uma superfície superior (401 ), uma parede (402) que circunda a base (4), e uma superfície inferior (403).

20. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 19, caracteriza- do pelo fato de que pelo menos uma dentre a parede (402) e a superfície inferior (403) da base (4) é formada por um material isolante térmico.

21 . Dispositivo, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que a superfície superior (401 ) da base (4) é formada por um material condutor térmico.

22. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 14, caracterizado pelo fato de que o sistema de climatização compreende pelo menos um trocador de calor (13).

23. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um trocador de calor (13) é uma placa de Peltier.

24. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que a estrutura externa (9) é uma parede.

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Modelo de Utilidade para DISPOSITIVO PARA EXPOSIÇÃO E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

CAMPO DO MODELO DE UTILIDADE

[001 ] O presente modelo de utilidade refere-se a um dispositivo para exposição e armazenamento térmico de produtos alimentícios que é fixado em uma parede. Dispositivos expositores e/ou conservadores de alimentos são amplamente encontrados em qualquer estabelecimento que venda qualquer tipo de produtos alimentícios e em moradias.

[002] O referido dispositivo para exposição e armazenamento térmico de produtos alimentícios atua, ainda, como uma luminária do tipo arandela para a iluminação de mesas utilizadas para refeições, localizadas abaixo do dispositivo, em moradias ou estabelecimentos comerciais. Deste modo, junta duas funções básicas necessárias nesses ambientes e otimiza a utilização desses espaços.

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

[003] Há, no estado da técnica, diversos tipos de dispositivos para exposição e armazenamento de produtos alimentícios. Alguns destes compreendem balcões expositores que possuem uma estufa para esquentar os ali- mentos, por exemplo, salgados, ou um sistema de refrigeração para resfriar os alimentos como, por exemplo, doces e tortas. Há, também, alguns expositores rotativos, normalmente cilíndricos e refrigerados, apoiados no chão ou no balcão, para expor e/ou armazenar os produtos alimentícios. Existem ainda alguns expositores menores, comumente dispostos em cima de bal- cões visando expor e/ou armazenar alimentos como sobremesas ou salgados.

[004] São características comuns à maioria dos tipos de dispositivos para exposição e armazenamento encontrados no estado da técnica, ocuparem muito espaço e estarem sempre apoiados a alguma superfície.

[005] Alguns expositores podem ser presos ao teto, porém há uma dificuldade para manter um ambiente devidamente climatizado para o armazenamento do produto alimentício exposto. Ademais, a altura na qual devem ser suspensos é uma preocupação, uma vez que se deve garantir que o consumidor possa ver e escolher os produtos.

[006] Atualmente, as residências e estabelecimentos comerciais - bares e restaurantes - apresentam um problema muito recorrente, que é a es- cassez de espaço. Um dispositivo expositor do tipo balcão, por exemplo, requer muito espaço para sua utilização. Adicionalmente, para um consumidor residencial buscar um alimento exposto em um dispositivo de exposição, normalmente tem que se levantar e ir até o expositor para, então, escolher o produto desejado. O mesmo acontece em restaurantes e estabelecimentos em que, caso o consumidor queira olhar os produtos alimentícios, o mesmo deve se levantar e se dirigir até o expositor.

[007] Uma solução para este problema em residências é proposta através do produto "Electrolux Health Station", que utiliza o teto da residência como um local para armazenar os alimentos. O projeto consiste em três partes: uma área de pré-armazenamento, uma área principal de armazenamento e uma área mais interna ou um kit. O kit é colocado no centro, e é usado para armazenar comida rápida ou material que simplesmente precisa de um preaquecimento antes do seu consumo. O recipiente presente neste kit pode ser encaixado à parte para transporte. O recipiente principal, redon- do, é controlado com a ajuda de um controlador chamado de espelho, o qual é instalado na parede e é sensível ao toque. As funções básicas de uma geladeira são controladas pelo controlador. No controlador, o usuário pode reordenar a comida sem ter de abrir o recipiente redondo, por exemplo, trocar um alimento de uma área menos fria para uma área mais fria. O usuário po- de também, através do painel controlador, descer uma parte do recipiente armazenado e depois subi-lo novamente para retirar ou armazenar algum alimento. Entretanto, este produto não viabiliza a visualização dos alimentos, sendo necessário acioná-lo para tal visualização. Além disso, ele não funciona concomitantemente como luminária, o que, em ambientes residenciais e restaurantes, gera dificuldade de sua colocação sobre as mesas, nas quais os alimentos expostos poderiam ser consumidos. Deste modo, cria-se uma necessidade de ir e vir. [008] O projeto do "Electrolux Health Station" pode ser encontrado em http://www.coroflot.com/jacquou/health-station, acessado em junho de 2016.

[009] Além disso, uma preocupação recorrente em relação aos expositores é quanto ao seu design. A loja "Pâtisserie des Rêves" (http://www.lapatisseriedesreves.com), por exemplo, possui um dispositivo expositor de produtos alimentícios unitário, em que compreende um sistema expositor de vidro, suspenso, possuindo luzes para iluminar o alimento e um mecanismo que permite o deslocamento vertical do expositor de vidro. A base do expositor é fixa em uma mesa. Esta base é a responsável pela cli- matização dos alimentos, impossibilitando sua utilização como mesa de refeição.

[0010] Luminárias suspensas para a iluminação de mesas são amplamente encontradas no estado da técnica e possuem, em muitos casos, uma configuração diferente e inovadora. É de extrema importância ter uma boa iluminação na hora das refeições, seja em casa, para poder observar melhor a comida, seja em um restaurante, para criar um ambiente confortável, sempre cuidando para que a luz da luminária não encandeie quem está sentado a mesa. A iluminação da mesa de refeição deve ser amena e reproduzir as cores dos alimentos e bebidas com total fidelidade, harmonizando-se com a decoração e proporcionando o máximo de bem-estar às pessoas. Nessas áreas de refeições, são indicadas luminárias suspensas, que proporcionam um ambiente agradável e acolhedor, evitam reflexos e equalizam a boa difusão da luz, dando mais sofisticação e destaque à mesa de refeição.

[001 1 ] O documento BR202014028067-2 resolve os problemas previa- mente apontados, uma vez que proporciona um dispositivo suspenso no teto para exposição e armazenamento térmico de produtos alimentícios que ocupa pouco espaço e é prático. Adicionalmente, proporciona uma luminária suspensa para mesas de refeição residenciais e/ou de estabelecimentos como bares e restaurantes.

[0012] A combinação destas características gera um produto de dupla função e otimizador de espaços, muito necessário em moradias e estabelecimentos comerciais que, cada vez mais, tendem a ser menores. [0013] No entanto, quando não é possível fixar o dispositivo ao teto do estabelecimento comercial e/ou moradia, a solução proposta no documento BR202014028067-2 se torna ineficiente, uma vez que o dispositivo proposto neste documento é suspenso e preso ao teto.

OBJETIVOS DO MODELO DE UTILIDADE

[0014] O objetivo do presente modelo de utilidade é proporcionar um dispositivo para exposição e armazenamento térmico de alimentos que ocupe pouco espaço, seja prático e possa ser fixado a uma parede.

[0015] Outro objetivo do presente modelo de utilidade é proporcionar uma luminária do tipo arandela para mesas de refeição que sejam dispostas adjacentes a uma parede, em residências e/ou de estabelecimentos como bares e restaurantes.

[0016] É ainda objetivo do presente modelo de utilidade a combinação de um dispositivo para exposição e armazenamento térmico de alimentos com uma luminária do tipo arandela, gerando assim um produto de dupla função e otimizador de espaços, direcionado preferencialmente a moradias e/ou estabelecimentos comerciais que possuem pelo menos uma mesa adjacente a uma parede.

SUMÁRIO DO MODELO DE UTILIDADE

[0017] Em uma modalidade principal do presente modelo de utilidade, um dispositivo para exposição e armazenamento térmico de produtos alimentícios compreende: uma haste telescópica de suporte, que compreende uma porção externa fixa e uma porção interna móvel, em que a porção interna móvel possui movimento descendente e movimento ascendente; e pelo menos um compartimento que compreende uma base sustentada pela porção interna móvel através de uma haste de fixação, um envoltório transparente, e um sistema de climatização para os produtos armazenados; em que o pelo menos um compartimento abre através do movimento descendente da base, e fecha através do movimento ascendente da base; em que a base de cada um do pelo menos um compartimento compreende, em sua superfície inferior, pelo menos um dispositivo de iluminação externa; e em que a haste telescópica de suporte é fixada em posição vertical, através de uma peça de fixação, a uma estrutura externa, preferencialmente uma parede. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[0018] O presente modelo é explicado mais detalhadamente a seguir, com base nos exemplos de execução representados nas seguintes figuras: Figura 1 - vista em perspectiva superior de um dispositivo para exposição e armazenamento de alimentos em uma modalidade preferida, em que o compartimento está fechado;

Figura 2 - vista em perspectiva inferior de um dispositivo para exposição e armazenamento de alimentos em uma modalidade preferida, em que o compartimento está fechado;

Figura 3 - vista frontal de um dispositivo para exposição e armazenamento de alimentos em uma modalidade preferida, em que o compartimento está fechado;

Figura 4 - vista lateral de um dispositivo para exposição e armazenamento de alimentos em uma modalidade preferida, em que o compartimento está fechado;

Figura 5 - vista lateral de um dispositivo para exposição e armazenamento de alimentos em uma modalidade preferida, em que o compartimento está aberto;

Figura 6 - corte transversal de um dispositivo para exposição e armazenamento de alimentos em uma modalidade preferida, com destaque para o sistema de climatização;

Figura 7 - vista lateral de um dispositivo para exposição e armazenamento de alimentos em uma modalidade preferida, em que o compartimento está aberto; e

Figura 8 - vista lateral de um dispositivo para exposição e armazenamento de alimentos em uma modalidade preferida, em que o compartimento está aberto.

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FIGURAS

[0019] A figura 1 mostra uma vista em perspectiva superior do dispositivo para exposição e armazenamento de alimentos proposto em uma primei- ra modalidade preferida. A estrutura e o funcionamento do dispositivo serão aqui descritos para facilitar a sua compreensão de acordo com o modelo.

[0020] Observa-se na figura 1 que o dispositivo 1 compreende um compartimento 2 e uma haste telescópica de suporte 3, o compartimento 2 compreendendo uma base 4 e um envoltório transparente 5.

[0021 ] A base 4 é preferencialmente plana e paralela ao solo, podendo apresentar qualquer formato, como circular, elíptico, poligonal, dentre outros. A base 4 inclui um sistema de climatização (não mostrado na figura 1 ) que permite resfriar ou esquentar os produtos alimentícios armazenados no compartimento 2. O envoltório 5 acompanha o formato da base 4 em sua porção inferior, estendendo-se para cima de modo a formar o compartimento 2.

[0022] A haste telescópica de suporte 3 é fixada em posição vertical a uma estrutura externa - preferencialmente uma parede 9 -, através de uma peça de fixação 6. A peça de fixação 6 é presa na estrutura através de um meio de fixação como, por exemplo, conjunto de buchas e parafusos, chum- bamento, dentre outros.

[0023] A haste telescópica de suporte 3 compreende uma porção externa fixa 301 , e uma porção interna móvel 302 que, acionada por um dispo- sitivo de elevação - por exemplo, um motor (não mostrado) -, se movimenta verticalmente (em movimento ascendente ou descendente), de modo telescópico, no interior da porção externa fixa 301 , até atingir uma posição desejada.

[0024] Ainda na figura 1 , observa-se que o envoltório 5 é fixado à peça de fixação 6 através de uma primeira haste de fixação 7, e que a base 4 é acoplada à porção interna móvel 302 da haste telescópica de suporte 3 através de uma segunda haste de fixação 8.

[0025] Em que uma primeira extremidade da haste de fixação 7 é acoplada de modo preferencialmente perpendicular à porção externa fixa 301 da haste telescópica de suporte 3, e uma segunda extremidade da haste de fixação 7 se acopla de modo preferencialmente perpendicular à parede lateral do envoltório transparente 5. [0026] Em que uma primeira extremidade da haste de fixação 8 é acoplada de modo preferencialmente perpendicular à porção interna móvel 302 da haste telescópica de suporte 3 e em que uma segunda extremidade da haste de fixação 8 se acopla à superfície inferior da base 4.

[0027] Deste modo, o movimento telescópico vertical da porção interna móvel 302 da haste telescópica de suporte 3 movimenta também a base 4.

[0028] Quando a porção interna móvel 302 se estende (em movimento descendente), a base 4 é abaixada, abrindo o compartimento 2 do dispositivo 1 . Portanto, a base 4 desce até uma altura conveniente a um usuário, proporcionando a este usuário ver e acessar o produto alimentício exposto/armazenado. Ademais, a distância mínima à qual a base 4 fica, quando abaixada, de uma mesa localizada embaixo do dispositivo 1 , é suficiente para que objetos de refeição como, por exemplo, panelas, copos, pratos, jarras, entre outros, não sofram qualquer dano acarretado pela base 4.

[0029] De modo contrário, quando a porção interna móvel 302 se retrai (em movimento ascendente), a base 4 é levantada e o compartimento 2 do dispositivo 1 é fechado.

[0030] A figura 2 mostra uma vista em perspectiva inferior do dispositivo 1 . Observa-se que o dispositivo 1 compreende, na superfície inferior de sua base 4, pelo menos um dispositivo de iluminação externa 10 que proporciona iluminação a, por exemplo, uma mesa localizada embaixo do dispositivo 1 , e pelo menos um ventilador ou ventoinha 1 1 , que faz parte do sistema de climatização incluído na base 4 do compartimento 2.

[0031 ] Da figura 3, observa-se que o dispositivo 1 compreende ainda pelo menos um dispositivo de iluminação interna 12 para iluminar os produtos alimentícios armazenados no compartimento 2 do dispositivo 1 . Em que o pelo menos um dispositivo de iluminação interna 12 é disposto internamente na parede lateral do envoltório transparente 5.

[0032] Em uma modalidade preferencial do modelo, o pelo menos um dispositivo de iluminação externa 10 (mostrado na figura 2) e o pelo menos um dispositivo de iluminação interna 12 (mostrado na figura 3) consistem, dentre outros, em: um diodo emissor de luz (LED), uma lâmpada incandes- cente, uma lâmpada halógena, uma lâmpada fluorescente, uma lâmpada de descarga, fibras óticas ou uma lâmpada de neon.

[0033] Uma vista lateral do dispositivo 1 é mostrada na figura 4, em que a porção interna móvel 302 da haste telescópica de suporte 3 encontra-se retraída e, assim, o compartimento 2 do dispositivo 1 encontra-se fechado. Analogamente, a figura 5 mostra uma vista lateral, em que a porção interna móvel 302 da haste telescópica de suporte 3 encontra-se estendida e, deste modo, o compartimento 2 do dispositivo 1 encontra-se aberto.

[0034] O pelo menos um dispositivo de iluminação interna 12 é alimen- tado por condutores de energia que são proporcionados, preferencialmente, através da haste de fixação 7. Ademais, os condutores de energia que alimentam o pelo menos um dispositivo de iluminação externa 10 (mostrado na figura 2) são proporcionados, preferencialmente, através da haste de fixação 8.

[0035] A figura 6 mostra um corte transversal do dispositivo 1 para exposição e armazenamento de alimentos proposto, com destaque para o sistema de climatização de um do pelo menos um compartimento 2, que opera de modo a resfriar ou esquentar os produtos alimentícios armazenados no referido compartimento 2.

[0036] A base 4 compreende uma camada de material condutor térmico - por exemplo, uma chapa metálica - que forma a superfície superior 401 da base 4. Uma parede 402 circunda a base 4. A base 4 ainda compreende uma superfície inferior 403. Em uma modalidade preferida do modelo, a parede 402 e a superfície inferior 403 são constituídas de material isolante tér- mico. Além disso, a base 4 compreende pelo menos um dispositivo de iluminação externa 10 (não mostrado na figura 6) que pode ser fixado embaixo da superfície inferior 403 ou, alternativamente, no interior da base 4, entre as superfícies superior 401 e inferior 403. Neste caso, orifícios de saída permitem a passagem da luz produzida pelo dispositivo de iluminação externa 10.

[0037] O sistema de climatização presente em cada uma das bases 4 do dispositivo 1 compreende ainda pelo menos um ventilador ou ventoinha 1 1 e pelo menos um trocador de calor 13, localizado embaixo da superfície superior 401 da base 4. Preferencialmente, o pelo menos um trocador de calor 13 é uma placa de Peltier.

[0038] O pelo menos um ventilador 1 1 é disposto entre as superfícies superior 401 e inferior 403, e tem a função de auxiliar a circulação de ar, vi- sando a troca de calor, e otimizando o funcionamento do sistema de climatização do dispositivo 1 .

[0039] A figura 7 mostra outra modalidade preferida do dispositivo proposto 1 . Nesta modalidade, o pelo menos um dispositivo de iluminação interna 12 é disposto internamente sob a superfície superior do envoltório transparente 5. Neste caso, os condutores de energia que alimentam o pelo menos um dispositivo de iluminação interna 12 são proporcionados, preferencialmente, através da haste de fixação 7 e da canaleta 71 , que conduz os condutores até o dispositivo de iluminação interna 12.

[0040] A figura 8 mostra outra modalidade preferida do dispositivo 1 proposto, em que o envoltório 5 é fixado à porção externa fixa 301 da haste telescópica de suporte 3 através de uma haste de fixação 14. Uma primeira extremidade da haste de fixação 14 é acoplada de modo preferencialmente perpendicular à porção externa fixa 301 da haste telescópica de suporte 3, e uma segunda extremidade da haste de fixação 14 se acopla à superfície su- perior do envoltório 5, mantendo o envoltório 5 fixo à haste telescópica de suporte 3. Nesta modalidade, observa-se ainda que o pelo menos um dispositivo de iluminação interna 12 é disposto sob a superfície superior do envoltório 5. Nesta modalidade, os condutores de energia que alimentam o dispositivo de iluminação interna 12 são proporcionados, preferencialmente, atra- vés da haste de fixação 14.

[0041 ] O dispositivo 1 proposto de qualquer uma das modalidades apresentadas pode, adicionalmente, compreender mais de um compartimento 2, em que cada um dentre os compartimentos 2 possui um envoltório transparente 5 e uma base 4. Ademais, os sistemas de climatização perten- centes a cada um dos compartimentos 2 operam de modo independente dos demais. Assim, é possível, por exemplo, esquentar um primeiro compartimento 2 e, ao mesmo tempo, resfriar um segundo compartimento 2. [0042] Em uma modalidade preferida, o dispositivo 1 proposto possui pelo menos um controlador (não mostrado) que compreende comandos de controle para um usuário. O pelo menos um controlador pode ser instalado no próprio dispositivo 1 ou em uma estrutura externa ao dispositivo 1 , como uma parede 9 ou uma mesa. O pelo menos um controlador pode ser ainda um controle remoto.

[0043] Os comandos de controle do pelo menos um controlador podem ser botões interruptores, telas sensíveis ao toque, dentre outros. O pelo menos um controlador possui, não limitadamente, pelo menos um dentre os seguintes comandos:

- ligar/desligar o pelo menos um dispositivo de iluminação interna 12 de cada um do pelo menos um compartimento 2;

- ligar/desligar o pelo menos um dispositivo de iluminação externa 10 de cada um do pelo menos um compartimento 2;

- elevar/abaixar a base 4 de cada um do pelo menos um compartimento 2; e

- escolher se o sistema de climatização de cada um do pelo menos um compartimento 2 deve esquentar operar como um sistema de resfriamento ou como um sistema de aquecimento, em que cada sistema de climatização opera de modo independente dos demais.

[0044] Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo do presente modelo de utilidade abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.