Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DOOR AND/OR WINDOW FRAMES MADE OF A COMPOSITE MATERIAL
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/086212
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to frames made of a composite material for the manufacture of doors and/or windows, said frames being applied in a door and/or window openíng of a building and consisting of at least one fíxed rim (1), at least one fixed and/or movable leaf (2), and elements such as skírting boards consisting of two profiles joíned together: a metal profíle (5a), preferably made of alumínum, covered with a second wood profile (5b), wherein these two profiles are joined by an adhesive means, preferably made of polyurethane.

Inventors:
MACHADO RAINHA HUGO MIGUEL (PT)
Application Number:
PCT/PT2019/050039
Publication Date:
May 06, 2021
Filing Date:
October 30, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BBG S A (PT)
International Classes:
E06B3/10; E06B3/30; E06B3/46
Foreign References:
AT372490B1983-10-10
EP1741869A12007-01-10
EP0569654A11993-11-18
GB2300213A1996-10-30
GB2346919A2000-08-23
Attorney, Agent or Firm:
PEREIRA DA CRUZ, João (PT)
Download PDF:
Claims:
1

REIVINDICAÇÕES

1.Caixilharia em material compósito para fabrico de portas e/ou janelas que apresenta na sua constituição pelo menos um aro fixo (1) e pelo menos uma folha (2), a qual pode ser fixa ou móvel caracterizada por a folha (2) compreender ao longo do seu perímetro pelo menos um elemento (3)(4)(5), esse elemento (3)(4)(5) constituído por pelo menos um perfil de madeira (3b) (4b) (5b), pelo menos um perfil de alumínio (3a) (4a)

(5a) e encaixes mecânicos (11)(13), sendo que pelo menos um perfil de madeira (3b) (4b) (5b) e um perfil de alumínio (3a) (4a) (5a) estão colados entre si através de pelo menos um adesivo (10) e esse adesivo ser à base de poliuretano e os encaixes mecânicos (11)(13) estarem localizados entre os perfis de madeira (3b) (4b) (5b) e os perfis de alumínio (3a)

(4a) (5a) dos respetivos elementos (3)(4)(5) fixando os perfis de madeira (3b) (4b) (5b) aos perfis de alumínio (3a) (4a) (5a).

2.Caixilharia de acordo com a reivindicação anterior caracteriza por os elementos (3)(4)(5) serem ainda unidos através de parafusos (12).

3.Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracteriza por a pelo menos uma folha (2) apresentar pelo menos um rodapé (5), na parte inferior e/ou na parte superior do aro fixo (1). 2

4.Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracteriza por a pelo menos uma folha (2) apresentar pelo Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracteriza menos um puxador (3) nas suas laterais que se fixam ao aro fixo (1).

5.Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracteriza por apresentar pelo menos duas folhas (2) e pelo menos um prumo (4) entre as folhas (2).

6.Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracteriza o prumo (4) apresentar uma barra de aço (6) no interior do perfil de alumínio (4a).

7.Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracteriza o prumo (4) ter uma vista entre 30 mm e 45 mm.

8.Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracteriza o sistema de fecho é multiponto e pode ser aplicado no aro fixo (1), em pelo menos uma folha (2) e integrado no prumo (3) ou no puxador (4).

9.Caixilharia de acordo com as reivindicações anteriores caracteriza a folha (2) pode conter um vidro simples ou duplo ou triplo com espessuras compreendidas entre os 6 e os 38 mm, ou outro tipo de painel noutro tipo de material.

Description:
DESCRIÇÃO

CAIXILHARIA EM MATERIAL COMPÓSITO PARA PORTAS E/OU

JANELAS

SUMARIO DA INVENÇÃO

A presente invenção consiste numa caixilharia em material compósito para fabrico de portas e/ou janelas, caixilharia essa que é aplicada numa abertura de porta e/ou janela de uma edificação e que é constituída por pelo menos um aro fixo e por pelo menos uma folha fixa e/ou pelo menos uma folha móvel, sendo que o aro fixo e as folhas fixas ou móveis são feitos em material compósito.

ENQUADRAMENTO DA INVENÇÃO

Os materiais compósitos são materiais formados pela união de outros materiais, obtendo desta forma um produto de maior qualidade/ propriedades mecânicas. A síntese de materiais compósitos, acontece com a mistura de compostos de naturezas diferentes com o intuito de alcançar novas propriedades aos materiais. Por ser um material multifásico, um compósito exibe além das propriedades inerentes de cada constituinte, propriedades intermediárias que surgem da formação de uma região interfacial. As fases dos compósitos são chamadas de i) matriz do compósito, a qual pode ter origem cerâmica, polimérica e metálica; e ii) fase dispersa, a qual geralmente tem origem em fibras ou partículas que servem como carga. A presente invenção diz respeito a uma caixilharia em material compósito para fabrico de portas e/ou janelas, em particular os materiais usados são o alumínio, a madeira e um adesivo, o qual tem como base da sua constituição o poliuretano, ou outro que apresente propriedades idênticas ou semelhantes. A presente invenção apresenta um aro fixo (1) e pelo menos uma folha (2), fixa ou móvel, sendo que apresenta adicionalmente elementos constituídos por dois perfis unidos entre si: um perfil metálico, preferencialmente de alumínio, revestido por um segundo perfil de madeira, sendo que estes dois perfis são unidos através de meios de colagem, preferencialmente feitos à base de poliuterano.

A escolha desta combinação de materiais prende-se com o facto de:

• o alumínio, o qual será a matriz do compósito, apresentar excelentes propriedades mecânicas e uma excelente resistência à corrosão;

• a madeira, a qual será a fase dispersa, apresentar excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico; e

• o adesivo à base de poliuretano, ser um bom promotor da união do alumínio e da madeira.

Assim, com a presente invenção conseguimos obter caixilhos para janelas e/ou portas, com excelentes propriedades mecânicas e de resistência à corrosão, o que faz com que tenham uma enorme durabilidade, aliada ao facto de apresentarem um excelente isolamento térmico e acústico, não estando esses caixilhos confinados às dimensões de caixilhos conhecidos no estado da técnica como sendo os adequados para serem fabricados em madeira.

De facto, na atual construção de caixilhos inteiramente em madeira não é possível fabricar vãos de grandes dimensões ou pesos. Com a presente invenção, ou seja, com esta combinação de materiais, atingem-se dimensões muito superiores às conhecidas, podendo ser possível fabricar caixilhos de grandes dimensões, como por exemplo 6m 2 por folha, e de pesos na ordem dos 300 kg/ml, o que ultrapassa o atual estado da técnica.

O facto de se associar o alumínio à madeira, permite igualmente estabilizar os empenos e problemas de um caixilho tipicamente feito apenas de madeira e sem uma estrutura metálica no seu interior.

Por sua vez o aro fixo (1) pode ser totalmente integrado nas paredes, no teto ou no piso sendo possível apenas visualizar a pelo menos uma folha, a qual tem madeira e vidro na sua constituição. O aro fixo (1), por sua vez, é de alumínio, podendo ser revestido a madeira na parte que fica visível quando caixilho se encontra montado.

A presente invenção permite fabricar caixilhos em que só é visível madeira. A vista frontal dos perfis de prumo pode ter no mínimo apenas 18mm e no máximo 45 mm.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

Indicação dos n°s de referência: • aro fixo (1);

• folhas (2);

• puxador (3);

• perfil de madeira (3b);

• perfil de alumínio (3a);

• prumo (4);

• perfil de madeira (4b);

• perfil de alumínio (4a);

• roda pés (5);

• barra de aço (6);

• pontos do sistema de fecho multiponto

(7)(8)(9);

• adesivo (10);

• encaixes mecânicos (11)(13) do puxador e prumo respetivamente;

• parafusos (12).

Figura 1 - Representação de um corte horizontal da presente invenção, no qual é possível identificar um modo preferido de realização da invenção em que apresenta duas folhas (2) móveis, as quais apresentam cada uma um puxador (3) nas suas laterais que fixam ao aro fixo (1), apresenta também um prumo (4) entre as folhas (2), o qual, nesta forma preferida de realização apresenta uma barra de aço (6) para reforço, e as folhas (2) apresentam rodapés (5). Todos estes constituintes apresentam perfis de alumínio (4a) e de madeira (3b) (4b). São também representados nesta figura os locais possíveis onde pode estar localizado o sistema de fecho: no puxador (3) - ponto (9), no prumo (4) - ponto (8) e no aro fixo (1) ponto

(7). Em todos os casos o sistema de fecho é multiponto.

Figura 2 - Representação de um corte vertical da presente invenção, na qual se representa um modo preferencial de duas folhas (2) móveis, nesta representação as folhas (2) encontram-se sobrepostas, aqui o objetivo principal é a representação dos rodapés (5) e dos seus perfis de alumínio (5a) e dos seus perfis de madeira (5b).

Figura 3 - Representação em corte da união dos perfis de puxador (3), onde se representam os perfis de madeira do puxador (3b) e os de alumínio (3a), e se esquematiza como se processa a colagem destes dois perfis, o encaixe pelos encaixes mecânicos do puxador (11) e o adicional aperto através dos parafusos (12).

Figura 4 - Representação em corte da união dos perfis de prumo (4) onde se representam os perfis de madeira do prumo (4b) e os de alumínio (4a), e se esquematiza como se processa a colagem destes dois perfis, o encaixe pelos encaixes mecânicos do prumo (13) e o adicional aperto através dos parafusos (12).

Figura 5 - Representação em corte da união dos perfis de rodapés (5) onde se representam os perfis de madeira de um rodapé (5b) e os de alumínio (5a), e se esquematiza como se processa a colagem destes dois perfis e o encaixe pelos encaixes mecânicos. DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

A caixilharia objeto da presente invenção apresenta na sua constituição pelo menos um aro fixo (1) e pelo menos uma folha (2), a qual pode ser fixa ou móvel, e a qual constituída ao longo do seu perímetro por elementos de alumínio e madeira, sejam eles rodapés (5), prumos (4) ou puxadores (3). A fixação da madeira ao alumínio é feita por adesivo (10) e encaixes mecânicos (11)(13) entre os perfis de madeira (3b) (4b) (5b) e os perfis de alumínio (3a) (4a) (5a) dos respetivos elementos que se fixam perimetralmente às folhas (2). Podem ainda ser utilizados parafusos (12), garantindo desta forma uma excelente adesão e durabilidade dos conjuntos perfis de madeira e perfis de alumínio.

A folha (2) pode conter um vidro simples ou duplo ou triplo com espessuras compreendidas entre os 6 e os 38 mm, ou outro tipo de painel noutro tipo de material. O movimento da folha móvel (2) é feito por deslizamento em plano paralelo ou perpendicular em relação aos aros fixos (1). Este movimento é feito com o auxílio de pelo menos um puxador (3), o qual é formado por perfis de alumínio (3a) colados a perfis de madeira (3b), sendo que a sua fixação é feita através do adesivo (10) à base de poliuretano e podendo adicionalmente ter parafusos (12). Acrescenta-se que existem encaixes mecânicos (11) tanto nos perfis de madeira (3b) como nos de alumínio (3a) para garantir bom alinhamento entre os mesmos. Num modo preferido a invenção apresenta pelo menos uma folha (2) móvel que apresenta pelo menos um puxador (3) e pelo menos um prumo (4).

Num outro modo preferido da invenção pelo menos uma folha (2) móvel e/ou fixa apresenta rodapés (5), na parte inferior e na parte superior do aro fixo (1), sendo que estes rodapés (5) são formados por perfis de madeira (5a) que são colados e aparafusados a perfis de alumínio (5b), sendo que a sua colagem é feita através do adesivo (10) à base de poliuretano. E existem encaixes mecânicos tanto nos perfis de madeira (5b) como nos de alumínio (5a) para garantir bom alinhamento entre os mesmos.

O prumo (4) tem vários modelos com várias vistas sendo que a sua vista mais reduzida é de 30 mm e a maior 45 mm. Sendo o prumo (4) com vista mais reduzida do atual estado da técnica, para caixilharia de madeira. O prumo (4) é formado por perfis de madeira (4b) colados a perfis de alumínio (4a), sendo que a sua colagem é feita através do adesivo (10) à base de poliuretano. O prumo (4) pode ser reforçado com uma barra de aço (6) pelo interior do perfil de alumínio (4a) aumentando a inércia do conjunto formando pelo perfil de alumínio do prumo (4a) e o perfil de madeira do prumo (4b), contudo não fica visível. Acrescenta-se que existem encaixes mecânicos (13) tanto nos perfis de madeira (4b) como nos de alumínio (4a) para garantir bom alinhamento entre os mesmos.

Num modo preferido de realização o sistema de fecho, da presente invenção, é multiponto e pode ser aplicado no aro fixo (1), em pelo menos uma folha (2) e integrado no prumo (3) ou no puxador (4), tendo em cada uma dessas circunstâncias a sua localização nos pontos (7), (8) e (9) respetivamente, representados na figura 1.

A técnica de fixação da madeira é diferenciada porque conjuga cola com parafusos e encaixes.