Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DRINKING TROUGH FOR PIGS WITH A FLOAT, PROVIDING WATER IN A WAY THAT RESEMBLES THAT OF THE NATURAL ANIMAL HABITAT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/205532
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention aims at designing a system for providing water to pigs, which comprises a float and provides water in a way that resembles that of the natural animal habitat. The device is a container with side walls (10) to prevent fights, a bowl-shaped bottom (8) that contains water received therein through a floating levelling valve (3) that is protected by a partition (4). The extent to which the float is introduced into the device can be set by means of setting holes (9). The compartment (7) that houses the float is covered by a lid (11). In the back part of the drinking trough, holes (2) are provided for fastening the float to the wall of the device. The device can have more than one drinking bowl (8) with a common float (7).

Inventors:
MAGNANI FÁBIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000200
Publication Date:
December 31, 2014
Filing Date:
June 16, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MAGNANI FÁBIO (BR)
International Classes:
A01K7/00
Foreign References:
IES68691B21996-07-10
US5566639A1996-10-22
Attorney, Agent or Firm:
CATIANE ZINI, Borela (BR)
Download PDF:
Claims:
RE IVI N D ICAÇ ÕES

1 . Bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, que compreende geometria projetada para evitar o desperdício de água, caracterizado por compreendido principalmente por: bóia (3), divisórias de proteção (4), aba dobrada (6), compartimento da bóia (7), taça (8) e abas laterais (10); evitando que um grande volume de água seja adicionada aos dejetos em reservatório específico chamado de esterqueira ou de compostagem ou outros sistemas de depósito ou tratamento de dejetos; o presente sistema de bebedouro proporciona uma redução quase total do desperdício, pois a água fica depositada na taça (8) e dessa forma o suíno não desperdiça a água.

2. Bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por compreender a taça (8) que por ser o ambiente de maior concentração de água possui o ponto de maior contato e sucção, proporcionando que os resíduos de ração nela contida seja ingerido pelo suíno no momento que este ingere a água.

3. Bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, compreender um sistema de alimentação composto por cano de alimentação (5), bóia (3) a qual é fixada através das guias da bóia (9), sendo este em formato oblongo, permitindo assim sua regulagem; formando um sistema de alimentação autónomo operando sem interferência humana mantendo sempre a quantidade necessária e evitando o desperdício.

4. Bebedouro para suínos com bóia de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, compreender um componente de aba dobrada (6) na parte frontal da taça (8), lado pelo qual o suíno tem acesso a água, dificultando o arremesso de água para fora da taça (8).

5. Bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, compreender abas laterais (10) consideravelmente maiores que a aba dobrada (6) evitando a disputa entre os suínos e diminuindo a rotatividade; suas dimensões podem.

6. Bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, opcionalmente compreender uma tampa (1 1) para o compartimento da bóia (7), protegendo a bóia (3) e a entrada de resíduos de ração neste compartimento.

7. Bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, ser compatível com líquidos de baixa densidade, como: água e soro de leite.

8. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, compreender divisórias de proteção (4) em formato "V" e/ou "U" ou aberturas embaixo em suas 2 laterais, ou cortes e aberturas embaixo ou em qualquer ponto das mesmas para a passagem da água do local onde está instalada a(s) bóia(s) (3) para a "taça" (8), como furos, rasgos, ou em formato de grade, que protegem a boia (3) dos suínos.

9. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por compreender uma taça (8) de armazenamento de água para os animais no formato tipo abalroado.

10. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por ser no formato simples, ou seja, 1 taça (8).

1 1. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por ser no formato duplo, ou seja, duas taças (8).

12. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por ser no formato quádruplo, ou seja, quatro taças (8).

13. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela possibilidade de instalação em qualquer local das baias, como na entrada, nos fundos, na lateral, no centro, pendurado ou até mesmo móvel.

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 25 de Septembro de 2014 (25.09.2014)

R E IVI N DICAÇÕ ES

1 . Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, que compreende geometria projetada para evitar o desperdício de água, caracterizado por compreendido principalmente por: boia (3), divisórias de proteção (4), aba dobrada (6), compartimento da boia (7), taça (8) e abas laterais (10).

2. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por compreender a taça (8) que por ser o ambiente de maior concentração de água possui o ponto de maior contato e sucção, proporcionando que os resíduos de ração nela contida sejam ingeridos pelo suíno no momento que este ingere a água.

3. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, compreender um sistema de alimentação composto por cano de alimentação (5), boia (3) a qual é fixada através das guias da boia (9), sendo este em formato oblongo, permitindo assim sua regulagem.

4. Bebedouro para suínos com boia de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, compreender um componente de aba dobrada (6) na parte frontal da taça (8), lado pelo qual o suíno tem acesso a água, dificultando o arremesso de água para fora da taça (8).

5. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, compreender abas laterais (10) consideravelmente maiores que a aba dobrada (6) evitando a disputa entre os suínos e diminuindo a rotatividade.

6. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19) reivindicação 1 , caracterizado por, ser compatível com líquidos de baixa densidade, como: água e soro de leite.

7. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, compreender divisórias de proteção (4) em formato "V" e/ou "U" ou aberturas embaixo em suas 2 laterais, ou cortes e aberturas embaixo ou em qualquer ponto das mesmas para a passagem da água do local onde está instalada a(s) boia(s) (3) para a "taça" (8), como furos, rasgos, ou em formato de grade, que protegem a boia (3) dos suínos.

8. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por compreender uma taça (8) de armazenamento de água para os animais no formato tipo abalroado.

9. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por ser no formato quádruplo, ou seja, quatro taças (8).

10. Bebedouro para suínos com boia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela possibilidade de instalação em qualquer local das baias, como na entrada, nos fundos, na lateral, no centro, pendurado ou até mesmo móvel.

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
" B E B E DO U RO PARA S U ÍNOS COM BÓIA QU E FO RN EC E A ÁG UA D E FO RMA S E M E LHANT E AO E N CO NT RADO EM S E U HABITAT NATU RAL. "

[0001] A presente invenção tem por objetivo um sistema de fornecimento de água para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural, com características inéditas que proporcionam facilidade para os suínos encontrarem a água, volume de água disponível, eliminando a autodeterminação dos suínos em dispositivos que liberam a água, desta forma evitando o desperdício de água, consequentemente reduzindo a água adicionada aos depósitos de dejetos, amenizando os custos com a destinação ou o tratamento dos mesmos, bem como melhora a relação do uso adequado de um dos maiores bens naturais, a água, gerando produtividade sem agredir o meio ambiente; instalação em qualquer local das baias, atendendo a todas as fases da produção, eliminando limpezas regulares, proporcionando bem estar animal, com notável custo benefício, e com formato inovador.

[0002] A suinocultura é uma das atividades mais importantes do complexo pecuário brasileiro, produzindo um faturamento anual estimado em mais de US$ 8 bilhões, um dos maiores da agropecuária, que cresce a cada ano. Este ramo económico é preponderantemente desenvolvido em pequenas e médias propriedades, gerando renda e emprego a milhares de trabalhadores rurais, vindo a auxiliar na permanência do homem no campo.

[0003] Suínos originalmente vivem em florestas decíduas, coníferas e mistas, campos abertos e terrenos de agricultura. Uma floresta decídua se caracteriza por árvores que soltam folhas o ano inteiro. Florestas coníferas possuem árvores que produzem sementes em pinhas, como pinheiros, enquanto que florestas mistas contêm os dois tipos de árvores. Campos abertos, como pastagens e prados, são definidos como áreas planas com grama e vegetação comida por animais de pasto, incluindo suínos e bovinos. Suínos são bem inclusivos quanto ao seu habitat, ou seja, podem viver numa variedade de ambientes, tanto que, com o passar do tempo foram domesticados pelos humanos.

[0004] Atualmente a carne suína é uma das mais consumidas no mundo, e para suprir esta demanda garantindo a sua qualidade é cada vez mais comum a criação de suínos em confinamentos mantendo-os em ambientes controlados visando uma melhor produtividade e qualidade da sua carne para o consumo.

[0005] Atualmente os bebedouros para suínos funcionam com dispositivos de liberação de água por toque em que casualmente não possuem vazão suficiente para atender as necessidades de "x" litros/minuto recomendada. Às vezes medida por aparelhos estes bebedouros apresentam fantásticos resultados de consumo, porque na verdade desconsideram que grande parte é desperdiçada e acaba adicionada aos dejetos.

[0006] Sistemas de fornecimento de água para suínos que possuem dispositivos para a tração da água, precisam do contato dos suínos com determinados dispositivos, ocorrendo a autodeterminação dos suínos, permitindo-lhes brincar, exagerar no volume de água tracionado em relação ao que conseguem consumir, gerando desperdícios de água, desgastes destes dispositivos, ainda por estes dispositivos serem extremamente tocados pelos suínos, ocasionam vazamentos gerando mais desperdícios de água e também por isso precisam passar por constantes substituições de peças ou do dispositivo completo.

[0007] A invenção em questão apresenta um sistema inovador de bebedouro, desde sua estrutura até a locação de seus componentes. Para fabricação do bebedouro, será utilizado chapa inox que passará por processo de corte, dobra, furação e soldagem. Também poderá ser utilizado ao invés do inox, nylon e seus derivados, fibras e polímeros em geral e/ou outros componentes duráveis. Suas dimensões podem variar de acordo com a necessidade, podendo ser fabricado para suínos em suas várias fases de crescimento - fêmeas em gestação, fêmeas em lactação, machos, leitões recém nascidos, leitões em creche e suínos em crescimento/terminação.

[0008] Também pode variar seu formato em simples (um lado só), duplo (dois lados) e até mesmo quádruplo (quatro lados). Pode ser utilizado em qualquer ponto das baias, melhorando a condição de higiene e hidratação dos suínos.

[0009] Em conformidade com o que ilustram as figuras, o modelo de bebedouro para suínos, objeto da presente patente, consiste em um bebedouro de estrutura rígida e compacta, que possui abraçadeira de fixação (1), quando em formato duplo ou quádruplo podendo ser instalado em divisórias, atendendo as duas ou quatro baias separadas de suínos, ou quando em formato simples, possui furos de fixação (2) apenas para uma baia.

[0010] Visando a facilidade e rapidez para os suínos encontrar/descobrir o local para beber água e em quantia e acesso que lhes atendem perfeitamente em volume de água necessário, sem depender do volume proporcionado pelo sistema geral de distribuição instalado na planta, a presente invenção adota como solução o sistema de bebedouro onde certa quantidade de água fica depositada na taça (8) ficando visível ao suíno, e assim, de fácil identificação. No momento em que o suíno começa a beber a água presente na taça (8) uma bóia (3) aciona a entrada de água mantendo-a num nível ideal para o consumo, proporcionando facilidade para encontrar e beber a água de forma semelhante ao seu habitat natural e melhora os resultados, a produtividade, o desempenho e o bem estar dos suínos, pois estes têm água à disposição para o consumo sem que precise descobrir onde tocar ou pressionar para receber a água, sem autodeterminação, consequentemente sem desperdícios de água, sem desgastes ou custos com reformas constantes.

[0011] O compartimento da bóia (7) é caracterizado por possuir uma ou mais bóias (3), que apenas libera a entrada de água no equipamento quando os suínos procuram o bebedouro para se abastecer, mantendo o volume de água necessário, variando de acordo com o tamanho do bebedouro. A bóia (3) é fixada no bebedouro pelos guias da bóia (9), que são furos alongados, ou seja, oblongos que permitem a regulagem de altura e abertura das bóias (3). O cano de alimentação (5) deverá ser conectado ao sistema geral de distribuição de água para manter ininterrupto o fornecimento de água, podendo esta alimentação ser por cima ou lateralmente, dependendo do local instalado na baia. O depósito de água possui uma aba dobrada (6) na parte frontal, lado pelo qual o suíno tem acesso a água, para evitar que quando o animal fuçar na água ele não jogue para fora do bebedouro. Poderá ser instalada uma tampa para fechamento da superfície superior do compartimento da bóia (7) protegendo a bóia (3) e a entrada de resíduos de ração neste compartimento. [0012] Devido às características supracitadas, o modelo proposto apresenta como característica um sistema de alimentação autónomo operando sem interferência humana mantendo sempre a quantidade necessária e evitando o desperdício de água, reduzindo o custo de mão de obra ao proprietário.

[0013] Outra situação que ocorre, por natureza dos suínos, que eles tentam colocar a pata dentro do bebedouro, jogando água para fora, ocorrendo o desperdício, porém, com esta aba dobrada (6), acaba por incomodar esta ação, evitando tal. Este incómodo ocorre, pois o suíno possui uma espécie de unha chamada de casco acessório (metacarpiano acessório) na parte posterior da pata, muito sensível, que quando bate causa certo desconforto. Também possui abas laterais (10) mais altas em forma de arco para evitar a disputa, ou seja, quando um suíno estiver bebendo água, outro não conseguirá retirá-lo para - tomar em seu lugar, terá que aguardar até este sair, para então se abastecer, não criando uma alta rotatividade na busca por água, fator muito importante para a redução do desperdício de água, soro de leite ou outros líquidos.

[0014] Sistemas com dispositivos de tração de água, através de desperdícios por autodeterminação ou por vazamento, geram babilónicos volumes de água que é adicionada aos dejetos em reservatório específico chamado de esterqueira ou de compostagem ou outros sistemas de depósito ou tratamento de dejetos, enquanto o novo sistema de bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural proporciona uma redução quase total do desperdício, pois a água fica depositada na taça (8) e dessa forma o suíno não consegue brincar com a água. Basta ver nas instalações/galpões onde o sistema são elevados/suspensos, que a parte inferior abaixo do piso vazado estará apenas urina representando a parte úmida, dejetos e outros produtos, mas não água, no qual, caso o suinocultor desejar um volume de água (lamina d'água) para facilitar a limpeza desta área após a saída dos suínos, deverá colocar somente a quantia que melhor lhe convir, assim, evitando o desperdício de água potável, pois poderá utilizar como, por exemplo, água das calhas (chuva), ou seja, com baixo custo e controlada, sabendo que é somente esta quantia de água que estará sendo adicionada aos dejetos, facilitando e reduzindo enormes custos com este processo de destinação de dejetos que é bastante oneroso para a cadeia produtiva suinícola,

[0015] Este sistema de bebedouro com bóia(s) (3) evita desperdício de água e também possibilitará que o animal sempre tenha água limpa e em volume necessário para uma boa condição de criação, pois possui a divisória de armazenamento de água para os animais no formato tipo abalroado, para que haja decantação dos resíduos sólidos, que ficam no fundo da água, concentrando-se na parte mais funda da taça (8), por este ser o ponto de maior contato e sucção da água pelos suínos, estes farão a troca ou até mesmo a eliminação, pois estarão ingerindo os resíduos de ração juntamente com a água, desta forma contribuindo para manter a taça limpa, ou pelo menos sem a necessidade de limpezas constantes, assim também economizando água gasta para com limpezas, além da mão de obra gerada. Limitando esta limpeza a somente no final do ciclo, após a retirada dos suínos das baias. O compartimento da bóia (7) possui uma ou mais divisões (4) para proteção da(s) bóia(s) (3), com uma abertura em "V" e/ou "U", ou aberturas embaixo em suas laterais, ou cortes e aberturas embaixo ou em qualquer ponto das mesmas para a passagem da água do local onde está instalada a(s) bóia(s) (3) para a "taça" (8), como furos, rasgos, em formato de grade, para o escoamento de água que vem do compartimento da bóia (7) para a taça (8) onde os animais se abastecem. O fundo do bebedouro é ondulado no centro onde está instalada a bóia (3), para que água escoe para a taça (8).

[0016] O bebedouro tem formato que apresenta visualmente a água para o animal, oferecendo-a de forma que tenham facilidade de encontrá-la, seguindo condições de seu habitat natural.

[0017] Este sistema de bebedouro traz notáveis inovações, como podemos citar: ser compacto, fácil montagem e desmontagem (fixação por parafusos), pode ser instalado em divisórias (local limpo das baias), ou em qualquer parte das baias (na entrada, lateralmente ou até mesmo nos fundos), não necessitam de limpeza durante o período de uso pelos suínos, proporcionam bem estar animal, e tem ótimo custo benefício.

[0018] Os desenhos, a título ilustrativo e não limitativo, irão representar melhor o bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural.

[0019] A figura 01 representa a vista em perspectiva do bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural na configuração dupla identificando compartimento da bóia (7) e taça (8).

[0020] A figura 02 representa a vista em perspectiva isométrica do bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural na configuração simples. [0021] A figura 03 representa a vista lateral do bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural na configuração simples.

[0022] A figura 04 representa a vista em perspectiva isométrica do bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural na configuração simples com tampa (11) fechada.

[0023] A figura 05 representa a vista em perspectiva e em corte do bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural na configuração simples.

[0024] A figura 06 representa a vista em perspectiva isométrica do bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural na configuração dupla.

[0025] A figura 07 representa a vista em perspectiva isométrica do bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural na configuração dupla com tampa (11) fechada.

[0026] A figura 08 representa a vista lateral do bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural na configuração dupla.

[0027] A figura 09 representa a vista em perspectiva e em corte do bebedouro para suínos com bóia que fornece a água de forma semelhante ao encontrado em seu habitat natural na configuração dupla.

Lista de referências:

(1) Abraçadeira de fixação; (2) Furos de fixação;

(3) Bóia;

(4) Divisórias de proteção;

(5) Cano de alimentação;

(6) Aba dobrada;

(7) Compartimento da bóia;

(8) Taça;

(9) Guias da bóia;

(10) Abas laterais;

(11) Tampa.