Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
DUCTED LIQUID TEMPERATURE METER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/127234
Kind Code:
A1
Abstract:
Ducted liquid temperature meter, identified as a whole using reference sign (1), characterized in that it comprises a body (2) shaped similarly to a T-connection of the type used in hydraulic water pipes, said body (2) being provided with a longitudinal channel (3) leading to a perpendicular branch (4), where a thermometer (5), which may be digital (6), is installed, said thermometer being mounted such that the sensor components (8) of same may be kept in contact with the water passing through the hollow body (2). The meter in question enables the temperature of the water passing through the hot water pipe supplying a shower (9) to be monitored safely and without wasting water.

Inventors:
CORREIA DA SILVA LUIZ (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/000013
Publication Date:
August 18, 2016
Filing Date:
February 12, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
CORREIA DA SILVA LUIZ (BR)
International Classes:
G01K1/14; E03C1/04; G01K13/02
Foreign References:
US2603091A1952-07-15
US7226207B22007-06-05
US4575262A1986-03-11
US5829880A1998-11-03
US8167484B22012-05-01
US5076709A1991-12-31
US1890006A1932-12-06
US1609606A1926-12-07
GB1038961A1966-08-17
CN104501998A2015-04-08
Attorney, Agent or Firm:
Fortrade Brasil Marcas e Patentes S/S Ltda (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. -"MEDIDOR DE TEMPERATURA DE LÍQUIDOS CANALIZADOS", o qual é indicado, de modo geral, pela referência numérica (1 ) e é caracterizado por ser definido por um corpo (2) com configuração análoga a de uma conexão em "T" do tipo utilizado em linhas hidráulicas de transporte de água; nesse corpo (2) é provido um canal longitudinal (3) do qual deriva um ramo perpendicular (4), local onde é incorporado um termómetro (5), o qual pode ser digital (6), sendo que esse termômetro é montado de forma a poder ter seus componentes sensores (8) mantidos em contato com a água que passa pelo corpo (2).

2. -"MEDIDOR DE TEMPERATURA DE LÍQUIDOS CANALIZADOS", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por o termómetro (5) ser um termómetro analógico (7).

3. -"MEDIDOR DE TEMPERATURA DE LÍQUIDOS CANALIZADOS", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por o termómetro (5) ser um termómetro bi- metálico.

Description:
"MEDIDOR DE TEMPERATURA DE LÍQUIDOS CANALIZADOS"

CAMPO TÉCNICO

[001] O presente relatório descritivo trata de um pedido de Patente de Invenção que propõe um medidor de temperatura de líquidos canalizados, o qual é destinado a ser utilizado no sistema de transporte de líquidos canalizados, proporcionando segurança quanto á temperatura na tubulação e ponto de consumo.

PREÂMBULO

[002] Este pedido de Patente de Invenção propõe um medidor de temperatura de líquidos canalizados que pode ser montado na tubulação de água quente que conduz essa água a um misturador e deste para um chuveiro ou ducha.

[003] O medidor de temperatura de líquidos canalizados objeto deste pedido de Patente de Invenção permite que a temperatura da água que passa através da tubulação de água quente possa ser visualmente acompanhada proporcionando assim segurança na efetiva utilização do chuveiro ou ducha.

ESTADO DA TÉCNICA

[004] Atualmente o sistema de transporte de líquidos nos âmbitos residencial, comercial e industrial, notadamente no que diz respeito à água quente que é alimentada em chuveiros ou duchas, não utiliza normal e usualmente medidores de temperaturas.

[005] Para medição da temperatura normalmente utilizam-se as mãos ou outra parte do corpo com o objetivo de avaliar a temperatura dos líquidos.

PROBLEMAS DO ESTADO DA TÉCNICA

[006] A utilização das mãos ou de partes do corpo como forma para produzir a avaliação da temperatura de líquidos (água a ser alimentada a um chuveiro ou ducha) é um processo dispendioso já que antes de atingir a temperatura ideal o liquido é desperdiçado se estiver abaixo da temperatura ideal e por outro lado, pode causar desconforto ou mesmo queimaduras leves se a temperatura desse líquido estiver muito alta.

OBJETIVO DA INVENÇÃO

(007] Em face do estado da técnica acima descrito, foi desenvolvido o medidor de temperatura de líquidos canalizados aqui proposto, o qual objetiva solucionar o problema relacionado ao desperdício, sem a necessidade de aferir a temperatura com as mãos ou outras partes do corpo.

[008] Outro objetivo deste pedido de Patente de Invenção diz respeito a propor um medidor de temperatura de líquidos canalizados, o qual é configurado como um termômetro que pode ser digital ou analógico, ou bi metálico, o qual é instalado em um corpo com o formato de uma conexão em "T" análoga às conexões em "T" utilizadas pelos encanadores em linhas hidráulicas de transporte de água. DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO

[009] O medidor de temperatura de líquidos canalizados objeto deste pedido de Patente de Invenção é definido por um corpo, produzido em plástico ou metal, substituível para fins de manutenção e sem a necessidade de quebra de paredes, vez que é rosqueável e acompanha a tendência de mercado, vez que pode ser colorido ou não, com diversos desenhos, o qual é instalado em uma conexão análoga às conexões em "T" utilizadas pelos encanadores em linhas hidráulicas de transporte de água.

[010] E esse corpo é um termómetro, o qual pode ser digital ou analógico, ou bi metálico, sendo que esse termómetro é montado de forma a poder ter seus componentes sensores mantidos em contato com a água que passa pela conexão análoga às conexões em "T" utilizadas pelos encanadores em linhas hidráulicas de transporte de água.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[011] O medidor de temperatura de líquidos canalizados objeto deste pedido de Patente de Invenção será pormenorizadamente descrito com referência aos desenhos abaixo relacionados, nos quais:

A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva de uma forma de concretização do medidor de temperatura de líquidos canalizados ora tratado, o qual é ilustrado ao incorporar um termómetro do tipo analógico, porém com indicação de que o mesmo pode ser substituído por um modelo digital instalado em uma conexão análoga às conexões em "T" utilizadas pelos encanadores em linhas hidráulicas e transporte de água;

A figura 2 ilustra um corte longitudinal esquemático com a inclusão do medidor de temperatura de líquidos canalizados instalado em uma conexão análoga às conexões em "T" utilizadas pelos encanadores em linhas hidráulicas de transporte de água; e

A figura 3 ilustra, esquematicamente, um esquema de montagem das tubulações que alimentam com água quente e fria um chuveiro, sendo que em tal instalação está retratado o local de montagem do medidor de temperatura de líquidos canalizados ora tratado.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[012] O medidor de temperatura de líquidos canalizados objeto deste pedido de Patente de Invenção é indicado, de modo geral, pela referência numérica 1 e é definido por um corpo 2, produzido em plástico ou metal, o qual apresenta uma configuração análoga a de uma conexão em "T" do tipo utilizado em linhas hidráulicas de transporte de água.

[013] Nesse corpo 2 é provido um canal longitudinal 3 do qual deriva um ramo perpendicular 4, local onde é incorporado um termómetro 5, o qual pode ser digital 6 ou analógico 7, ou bi metálico (não ilustrado), sendo que esse termómetro é montado de forma a poder ter seus componentes sensores 8 mantidos em contato com a água que passa pelo corpo oco 2.

[014] A instalação do medidor de temperatura de líquidos canalizados 1 objeto deste pedido de patente de Invenção pode ser entendida através da observação da figura 3, onde está esquematicamente retratada uma instalação básica de duas linhas de fornecimento de água para um chuveiro 9, o qual é alimentado com uma linha de água fria 10 e com uma linha de água quente 11 , ambas rumando para um misturador 12 que conta com respectivos registros de água fria 13 e água quente 14, sendo que após o misturador 12 uma única tubulação 15 segue para o já citado chuveiro 9.

[015] Tal como retratado na figura 3 o medidor de temperatura de líquidos canalizados 1 pode ficar pouco após os registros 14 ou 16 da linha de água quente 11 , registro 16 esse normalmente posicionado no mesmo nível do correspondente registro 17 da linha de água fria 10.