Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ELECTROMECHANICAL BATTERY LOCKING SYSTEM IN A CABINET
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/207812
Kind Code:
A1
Abstract:
Electromechanical battery locking system in a cabinet for use with battery packs used in uninterruptible power supply systems (UPS), which includes a locking assembly with at least one electromechanical lock and one latch that are fastened to a supporting element, in which said supporting element is fastened to the structure of a cabinet of a UPS system; a battery with at least one lock housing and an alignment element.

Inventors:
ADLER FONSECA D'ALMEIDA DEAN (BR)
BARROS DE OLIVEIRA MARCUS AURELIUS (BR)
MACEDO ROCHA FELIPE (BR)
EMERSON TEIXEIRA DE ARAÚJO TIAGO (BR)
RODRIGUES MALVEIRA MARCOS ROBERTO (BR)
VANNUCCHI PIERRE VINICIUS (BR)
NUNES DE LIMA RAFAEL (BR)
FERNANDES BARBOSA JOAO PAULO (BR)
FIGUEROA LACERDA HENRIQUE (BR)
MACHADO DA SILVA JOÃO GABRIEL (BR)
PEREIRA PEDROSA SPARTACUS (BR)
DE ARAÚJO SILVA JÚNIOR WASHINGTON (BR)
GOMES PEREIRA JÚNIOR ANTONIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050150
Publication Date:
October 21, 2021
Filing Date:
April 14, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ACUMULADORES MOURA S/A (BR)
International Classes:
E05B47/02; E05B73/00; G08C17/02
Domestic Patent References:
WO2021024244A12021-02-11
Foreign References:
BR102019003421A22020-09-29
BRPI1102114A22013-03-19
US9275505B22016-03-01
US20110316683A12011-12-29
US20010045778A12001-11-29
US20180034036A12018-02-01
Attorney, Agent or Firm:
RIBEIRO AUGUSTO, Eduardo (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. “SISTEMA DE TRAVAMENTO ELETROMECÂNICO DE BATERIAS EM UM ARMÁRIO” para aplicação em conjunto de baterias utilizados em sistemas de fonte de alimentação ininterruptas (UPS), caracterizado pelo fato de que compreende um conjunto de travamento (1 ) com pelo menos uma trava eletromecânica (2) e um engate (61) fixados em um suporte (3), em que o referido suporte (3) está preso na estrutura de um armário (A) de um sistema de UPS; uma bateria (4) com pelo menos um alojamento de trava (5) e um elemento de alinhamento (6).

2. “SISTEMA DE TRAVAMENTO ELETROMECÂNICO DE BATERIAS EM UM ARMÁRIO” de acordo com a reivindicações 1 , caracterizado pelo fato de que bateria (4) possui um vaso (42) que envolve os componentes da bateria (4), e uma tampa (41 ) localizada na porção superior efetuando o fechamento do vaso (42), um alojamento de trava (5) localizado na tampa (41 ) e outro alojamento de trava (5) localizado na porção inferior, da parede posterior (43) do vaso (42), um elemento de alinhamento (6) está localizado na porção central da parede posterior (43) do vaso (42) da bateria (4).

3. “SISTEMA DE TRAVAMENTO ELETROMECÂNICO DE BATERIAS EM UM ARMÁRIO” de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o conjunto de travamento (1 ) possui duas travas eletromecânicas (2) fixadas no suporte (3), em que referidas travas eletromecânicas (2) possuem um elemento de travamento (21) que se encaixa no alojamento de trava (5) para efetuar o travamento da bateria (4), referido conjunto de travamento (1) possui ainda um engate (61 ) que se acopla no elemento de alinhamento (6) para posicionar a bateria (4) de forma que seja possível efetuar seu travamento.

4. “SISTEMA DE TRAVAMENTO ELETROMECÂNICO DE BATERIAS EM UM ARMÁRIO” de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o alojamento de trava (5) possui formato poligonal.

5. “SISTEMA DE TRAVAMENTO ELETROMECÂNICO DE BATERIAS EM UM ARMÁRIO” de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a trava eletromecânica (2) é uma trava normal fechada, que compreende uma relê que quando acionado libera o elemento de travamento (21 ).

6. “SISTEMA DE TRAVAMENTO ELETROMECÂNICO DE BATERIAS EM UM ARMÁRIO” de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que compreende ainda, um sistema de comunicação para acionamento remoto da trava eletromecânica (2), tal sistema de comunicação permite que o acionamento e a liberação da trava eletromecânica (2) sejam feitos por um dispositivo externo de forma remota.

7. “SISTEMA DE TRAVAMENTO ELETROMECÂNICO DE BATERIAS EM UM ARMÁRIO” de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que as travas eletromecânicas (2) são acionadas por um aplicativo em um smartphone, tablet ou similar, em que o aplicativo de ativação possui o registro de toda a execução da ordem de serviço, incluindo operador que fez a instalação, localização geográfica do operador, horário de ativação/desativação da trava e nível de tensão do barramento, adicionalmente o aplicativo deve gerar alertas do encaixe da bateria no sistema de trava e permitir a ativação e desativação do bloqueio, referido aplicativo armazena todas as informações ficam em ambiente em nuvem.

8. “SISTEMA DE TRAVAMENTO ELETROMECÂNICO DE BATERIAS EM UM ARMÁRIO” de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que a bateria (4) é colocada no interior de uma caixa metálica, em que a referida caixa metálica possui, em sua parede posterior, pelo menos um alojamento da trava (5) e pelo menos um elemento de alinhamento (6), de forma que permita o encaixe do conjunto de travamento (1).

9. “SISTEMA DE TRAVAMENTO ELETROMECÂNICO DE BATERIAS EM UM ARMÁRIO” de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que as baterias são agrupadas em um conjunto de 4 baterias de 12 volts, unidas por meio de cola especial e dispostas em uma caixa plástica ou em uma caixa metálica para formar um único bloco de tensão elétrica operacional de 48 volts, em que a caixa não permite acesso às baterias que compõem o conjunto, e em sua parede posterior referido agrupamento possua pelo menos um alojamento da trava (5) e pelo menos um elemento de alinhamento (6), de forma que permita o encaixe do conjunto de travamento (1 ).

Description:
“SISTEMA DE TRAVAMENTO ELETROMECÂNICO DE BATERIAS EM UM

ARMÁRIO”

CAMPO DE APLICAÇÃO

[001] A presente invenção refere-se a um sistema de travamento de baterias, mais especificamente a presente invenção refere-se a um sistema de travamento eletromecânico de baterias no interior de um armário de uma fonte de alimentação ininterrupta instalada em campo, com o objetivo de impedir a retirada da bateria por pessoas não autorizadas.

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

[002] O uso de conjunto de baterias como fonte de alimentação secundária possui uma grande variedade de aplicações, desde uso doméstico até os mais diversos campos da indústria. Tais conjuntos de baterias são as fontes de alimentação ininterrupta ou UPS ( Uninterruptible Power Supply), que são comumente chamadas de No-Break.

[003] No mercado brasileiro de telecomunicações, um dos principais desafios envolvendo a gestão das Estações Rádio-Base (ERBs) é o constante furto das baterias do sistema de UPS. Diversas ERBs são instaladas em campo e em locais afastados e sem vigilância constante, o que faz com que as baterias das UPS sejam frequentemente furtadas para o uso em sistemas de som automotivo, revenda a outros consumidores ou mesmo para venda como sucata.

[004] Estima-se que as empresas de telecomunicações têm uma perda na ordem de 30% de seu parque de baterias, gerando diversos transtornos, tanto na aquisição de novas baterias quanto na mão de obra para reposição de tais baterias em campo, e, além disso, a não reposição imediata das baterias que pode causar falha e interrupção da operação da ERB, que acabem por gerar multas aplicadas pelas agências regulatórias.

[005] Para evitar este tipo de problema, existem algumas linhas de atuação que podem ser aplicadas, como: Inibir o furto - soluções que impeçam ou desmotivem a remoção da bateria do ambiente da ERB;

Inutilizar o funcionamento da bateria - soluções que, uma vez identificando uma tentativa de furto de bateria, desabilite seu funcionamento, parcialmente ou permanentemente;

Rastrear a bateria - Solução de rastreamento, georreferenciada ou não, que permita identificar o paradeiro da bateria, permitindo recuperar o ativo e encontrar os infratores.

[006] Das três soluções apontadas acima, a mais viável, tanto economicamente quanto em relação a sua implementação, é a inibição do furto, uma vez que a inutilização parcial ou total da bateria continua gerando os custos de substituição da bateria, e o rastreamento é de difícil aplicação uma vez que a recuperação exige o uso de força policial.

[007] Os sistemas de inibição do furto normalmente incluem a inserção de alarmes sonoros nas ERBs. No entanto, tal solução apresenta pouca eficiência, pois muitas ERBs estão instaladas em locais afastados, que dificultam o acesso tornando o alarme ineficaz.

[008] Para evitar que a bateria seja furtada, usualmente são utilizadas formas de fixação mecânica da bateria no armário ou gabinete da ERB, seja pelo uso de resinas ou mecanismos de travamento.

[009] A utilização de resinas para a fixação da bateria no armário dificulta ou até impede a substituição da bateria em caso de necessidade, e, dessa forma, é uma solução de difícil aplicação e pouco utilizada.

[010] A utilização de travas mecânicas é eficaz, mas traz dificuldade no momento de substituição da bateria, pois para que a fixação mecânica seja eficiente ela não pode estar exposta, de modo a evitar a violação por um infrator. Desta forma, o posicionamento e a montagem das travas mecânicas também dificultam a remoção da bateria pelo técnico no momento da manutenção.

[011] Desta forma o estado da técnica se beneficiaria de uma solução que apresentasse um sistema de travamento da bateria em um sistema de UPS que fosse de fácil aplicação e que permita a fácil remoção da bateria por uma pessoa autorizada.

BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[012] A presente invenção oferece um sistema de travamento eletromecânico de baterias, que permite a liberação remota da bateria, o que facilita a manutenção e a reposição da mesma e dificulta o acesso de pessoas não autorizadas que eventualmente queiram violar o sistema de travamento.

[013] O sistema de travamento eletromecânico faz uso de uma trava que realiza a fixação da bateria no armário ou gabinete e é liberado através de um acionamento remoto, que pode ser por meio de um aplicativo de smartphone ou um comando vindo de uma central de monitoramento.

[014] É portanto, um objetivo da presente invenção oferecer um sistema de travamento que impeça o furto de baterias de sistemas de UPS em ERBs.

[015] Outro objetivo da presente invenção é oferecer um sistema de travamento que seja de fácil travamento e liberação.

[016] É ainda objetivo da presente invenção oferecer um sistema de travamento que seja acionado remotamente.

[017] Tem-se ainda como objetivo da presente invenção oferecer um sistema de travamento de fácil implementação em sistemas de UPS já existentes.

[018] Por fim é objetivo da presente invenção permitir que as informações sobre o acionamento e liberação da trava sejam monitorados e possam ser armazenados. BREVE DECRICÃQ DOS DESENHOS

[019] A matéria objeto desta Invenção ficará totalmente clara em seus aspectos técnicos a partir da descrição pormenorizada que será feita com base nas figuras abaixo relacionadas, nas quais: a figura 1 apresenta uma vista lateral de uma bateria em uma forma de realização da presente invenção, com dois alojamentos de trava e um elemento de alinhamento; a figura 2 apresenta uma superior da tapa de uma bateria em uma forma de realização da presente invenção, onde observa-se o alojamento da trava; a figura 3 apresenta uma vista lateral de um conjunto de travamento de uma forma de realização da presente invenção, com duas travas eletromecânicas fixadas em um suporte que também possui um engate para acoplamento no elemento de alinhamento; a figura 4 apresenta uma vista lateral da bateria, da figura 1 , e conjunto de travamento, da figura 3, acoplados; e a figura 5 apresenta uma vista em perspectiva do armário, com baterias instaladas em seu interior.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[020] Em conformidade com as figuras mencionadas, a presente invenção “SISTEMA DE TRAVAMENTO ELETROMECÂNICO DE BATERIAS EM UM ARMÁRIO” compreende um conjunto de travamento (1) que compreende pelo menos uma trava eletromecânica (2) e um engate (61) fixados em um suporte (3), em que o referido suporte (3) está preso na estrutura de um armário (A) de um sistema de UPS de uma Estação de Rádio- Base (ERB); uma bateria (4) com pelo menos um alojamento de trava (5) e um elemento de alinhamento (6). Referido sistema de travamento compreende ainda um sistema de comunicação para acionamento remoto da trava eletromecânica (2), sendo que tal sistema de comunicação permite que o acionamento e a liberação da trava eletromecânica (2) sejam feitos por um dispositivo externo de forma remota.

[021] A bateria (4) possui um vaso (42) que envolve os componentes da bateria (4), e uma tampa (41) localizada na porção superior efetuando o fechamento do vaso (42). Na figura 1 é possível observar uma forma de realização da presente invenção com um alojamento de trava (5) localizado na tampa (41) e outro alojamento de trava (5) localizado na porção inferior, da parede posterior (43) do vaso (42), um elemento de alinhamento (6) está localizado na porção central da parede posterior (43) do vaso (42) da bateria (4). Na forma de realização apresentada da figura 1 , a parede anterior (44) do vaso (42) é, preferencialmente, a porção que fica voltada para a frente do armário (A) ou gabinete do sistema de UPS.

[022] Na figura 2 é possível observar a tampa (41) da bateria (4), com um alojamento de trava (5), localizado na porção posterior da tampa (41) próximo aos contatos elétricos (45). O alojamento de trava (5) pode ter formatos diversos, e é preferencialmente poligonal, para diminuir o grau de liberdade da bateria (4) quando o sistema de travamento está acionado, impedindo, dessa forma, além do movimento linear o movimento rotativo sobre a trava eletromecânica (2).

[023] Na figura 3 é possível observar uma forma de realização da presente invenção, com um conjunto de travamento (1) com duas travas eletromecânicas (2) fixadas no suporte (3), em que referidas travas eletromecânicas (2) possuem um elemento de travamento (21) que se encaixa no alojamento de trava (5) para efetuar o travamento da bateria (4). Na figura 3 também é possível observar o engate (61) que se acopla no elemento de alinhamento (6) para posicionar a bateria (4) de forma que seja possível efetuar seu travamento.

[024] A trava eletromecânica (2) é uma trava que compreende uma relê que quando acionado libera o elemento de travamento (21), ou seja, é uma trava normal fechada, e dessa forma, quando ocorrer corte no fornecimento de energia a trava permanecerá fechada.

[025] Na figura 4 é possível observar o sistema de travamento com um conjunto de travamento (1 ) conforme a forma de realização apresentada na figura 3, com os elementos de travamento (21 ) das travas eletromecânica (2) fixando a bateria (4), apresentada na figura 1 , através dos alojamentos da trava (5). Também é possível observar o elemento de alinhamento (6) acoplado no engate (61).

[026] O conjunto de travamento (1) deve ter o suporte (3) fixado no fundo do armário (A) do sistema de UPS, de modo que fique inacessível, quando a bateria (4) é instalada no referido armário (A), pois a mesma fica com a parede anterior (44) voltada para a porta do armário (A) do sistema de UPS, como é possível observar na figura 5, funcionando assim como uma barreira mecânica que impede o acesso ao sistema de travamento.

[027] Em uma forma de realização da presente invenção as travas eletromecânicas (2) são acionadas por um aplicativo em um smartphone, tablet ou similar, em que o aplicativo de ativação possui o registro de toda a execução da ordem de serviço, incluindo operador que fez a instalação, localização geográfica do operador, horário de ativação/desativação da trava e nível de tensão do barramento. Além disso, deve gerar alertas do encaixe da bateria no sistema de trava e permitir a ativação e desativação do travamento. Essas informações ficam armazenadas em ambiente em nuvem, com segurança dos dados para posterior auditoria do processo de instalação.

[028] Em uma forma alternativa de realização da presente invenção a bateria (4) pode ser colocada no interior de uma caixa que impede que a bateria seja removida de seu interior. Referida caixa metálica possui, em sua parede posterior, pelo menos um alojamento da trava (5) e pelo menos um elemento de alinhamento (6), de forma que permita o encaixe do conjunto de travamento (1 ). Nesta forma de realização não é necessária a alteração da bateria. A caixa metálica pode ser construída em uma peça única, com juntas soldadas, pode possuir partes crimpadas, etc, de modo que não possa ser aberta quando instalada no sistema de UPS e impeça a retirada da bateria. Referida caixa metálica é construída de modo que só possa ser aberta em uma oficina, com equipamentos especiais, para a retirada da bateria, e reutilização da caixa.

[029] E uma outra forma alternativa de realização da presente invenção pode ocorrer o agrupamento de 4 baterias de 12 volts, unidas por meio de cola especial e dispostas em uma caixa plástica, ou ainda em uma caixa metálica, de modo que forme um único bloco de tensão elétrica operacional de 48 volts. A caixa é selada e não permite acesso às baterias que compõem o conjunto. Em sua parede posterior, referida caixa selada possui pelo menos um alojamento da trava (5) e pelo menos um elemento de alinhamento (6), de forma que permita o encaixe do conjunto de travamento (1). Nesta forma de realização, além do travamento da caixa, o peso das 4 baterias juntas dificulta a retirada da referida caixa de um sistema de UPS por um infrator.

[030] O sistema de travamento aqui apresentado traz a vantagem de ser de fácil aplicação, uma vez que pode ser implantando em uma ERB já existente, além disso, não altera o custo de manutenção, pois permitir uma fácil remoção da bateria por uma pessoa autorizada.

[031] Adicionalmente ao utilizar um aplicativo para a acionamento e liberação da trava, a presente invenção possibilita total controle e rastreamento das operações realizada na ERB.

[032] Deve ficar entendido que a presente descrição não limita a aplicação aos detalhes aqui descritos e que a invenção é capaz de outras modalidades e de ser praticada ou executada em uma variedade de modos, dentro do escopo das reivindicações. Embora tenham sido usados termos específicos, tais termos devem ser interpretados em sentido genérico e descritivo, e não com o propósito de limitação.