Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ELECTROSTIMULATION FOR PHONOAUDIOLOGY
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/187687
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent relates to the application of electrostimulation in the field of phonoaudiology, with the aim of improving speech in patients. Electrostimulation is applied by means of a device called stimulation pen for phonoaudiology, which is equipped with silicone electrodes at the tip thereof, is connected to an electrostimulation apparatus and serves to allow the passage of electric stimuli to be applied to motor points of the muscles of the patient in order to promote muscle contraction, sensory stimulation or muscle relaxation.

Inventors:
TANABE MARTA ESSUANE JARRUS (BR)
GUIMARÃES BRUNO TAVARES DE LIMA (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050116
Publication Date:
December 01, 2016
Filing Date:
May 27, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
TANABE MARTA ESSUANE JARRUS (BR)
GUIMARÃES BRUNO TAVARES DE LIMA (BR)
International Classes:
A61N1/00; A61H39/00; A61H99/00
Foreign References:
US20050096711A12005-05-05
US20130085551A12013-04-04
Other References:
"NEURODYN V2.0 - Manual de Operação", SHOP PHISIO BRASIL, July 2009 (2009-07-01), pages 1 - 2, 8 -11, 30 - 35, 86-93 and 111-112, XP055331653, Retrieved from the Internet
Attorney, Agent or Firm:
SOBRINHO, Calisto Vendrame (853 - Zona 03Paraná, 130 Maringá, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

E LETROESTI M U LAÇÃO PARA FONOAUDIOLOGIA o objetivo da eletroestimulação transmitida por meio de uma caneta estimuladora para fonoaudiologia, é o de produzir contração muscular, estimulação sensorial e relaxamento muscular, dentro da necessidade de cada paciente. Na ponta da caneta devem ser acoplados eletrodos de silicone, com o objetivo de estimular os pontos motores da face, a eletroestimulação é realizada diretamente sobre o ponto motor do músculo a ser estimulado, ou sobre o ponto de acupuntura do mesmo. Na cavidade oral deve ser possível realizar-se a eletroestimulação sobre as seguintes regiões: os pilares das fauces, bochechas, pontos dos arcos do velo e região da úvula, base da língua e pontos da língua que necessitem estimulação, com este novo método a melhoria alcançada pela estimulação possibilitará aumento da vascularização, aumento da força e velocidade de contração e melhora no trofismo muscular. A melhora da condição funcional estará diretamente relacionada à bateria de exercícios que cada terapeuta poderá realizar com seu paciente após a eletroestimulação.

Description:
RELATÓRIO DESCRITIVO

E LETROESTI M U LAÇÃO PARA FONOAUDIOLOGIA

(01 ) A presente patente de invenção diz respeito a um método de aplicação de eletroestimulação na área de fonoaudiologia, cuja finalidade é a de melhorar a fala de pacientes, utilizando para isto um equipamento denominado caneta estimuladora para fonoaudiologia.

(02) Através de uma caneta estimuladora para fonoaudiologia, que é conectada em um aparelho de eletroestimulação, possui ela como função permitir a passagem do estímulo elétrico que é aplicado nos pontos motores dentro da cavidade oral de pacientes.

(03) O objetivo da eletroestimulação transmitida é o de produzir contração muscular, estimulação sensorial e relaxamento muscular, dentro da necessidade de cada paciente.

(04) Na ponta da caneta devem ser acoplados eletrodos de silicone, com o objetivo de estimular os pontos motores da face, a eletroestimulação é realizada diretamente sobre o ponto motor do músculo a ser estimulado, ou sobre o ponto de acupuntura do mesmo.

(05) Na cavidade oral deve ser possível realizar-se a eletroestimulação sobre as seguintes regiões: os pilares das fauces, bochechas, pontos dos arcos do velo e região da úvula, base da língua e pontos da língua que necessitem estimulação.

(06) A melhoria alcançada pela estimulação provocada com este método, objeto desta patente de invenção, possibilitará aumento da vascularização, aumento da força e velocidade de contração além da melhora no trofismo muscular.

(07) A melhora da condição funcional estará diretamente relacionada à bateria de exercícios que cada terapeuta poderá realizar com seu paciente após a eletroestimulação.

(08) Alguns procedimentos importantes na aplicação da eletroestimulação através da caneta eletroestimuladora: Ao se estimular a região do velo as contrações devem ser espaçadas para evitar-se um possível reflexo vago-vagal principalmente em crianças com menos de três anos de idade que apresentem comprometimentos neurológicos.

(09) Não utilizar em pacientes que façam uso de marca-passo. (10) Não utilizar em pacientes que apresentem estado febril ou ausência de sensibilidade ou nível de cognição rebaixado ou ausente.

(1 1 ) Quando aplicado na face deve ser usado o gel condutor para aumentar a condução do estímulo, evitando-se queimaduras e desconforto.

(12) Em pacientes xerostômicos ao estimular a cavidade intraoral, deve-se utilizarr saliva artificial ou água a fim de aumentar a condução do estímulo.

(13) O setor técnico a que se destina este procedimento inovador trata-se da fonoaudiologia, já que é da rotina clínica do fonoaudiólogo trabalhar todas as áreas relacionadas à motricidade oral, extra e intra oral, além de habilitar as condições do sistema estomatognático necessários a fala e a deglutição.