Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ENCLOSED CONVEYOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/256893
Kind Code:
A1
Abstract:
ENCLOSED CONVEYOR. The invention relates to an enclosed conveyor (10) comprising a casing (20) made up of a plurality of side walls (21,22) positioned on at least one lower plate (23) and provided with an upper plate (24) positioned on said side walls (21,22), said lower plate (23) being provided with an inner surface (231) facing towards the inside of said casing (20). In addition, the proposed enclosed conveyor (10) comprises at least one conveying roller (30) and at least one return roller (40) mounted inside the casing (20), and a conveyor belt (50) comprising a conveying portion (51) positioned on said conveying roller (30) and a return portion (52) positioned on said return roller (40). According to the proposed invention, the lower plate (23) of the enclosed conveyor (10) is articulated by means of at least one articulation assembly (60).

Inventors:
LAMBERT PAULO AUGUSTO (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050201
Publication Date:
December 15, 2022
Filing Date:
June 06, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
TMSA TECNOLOGIA EM MOVIMENTACAO S A (BR)
International Classes:
B65G21/00; B65G15/08; B65G69/18
Foreign References:
BR102019004398A22020-09-29
KR101242150B12013-03-11
US20060254887A12006-11-16
JP2003221129A2003-08-05
JP2000142945A2000-05-23
KR101424429B12014-08-01
US10246265B22019-04-02
KR101107773B12012-01-20
US3809211A1974-05-07
Attorney, Agent or Firm:
REIS E SILVA, Marta (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. TRANSPORTADOR ENCLAUSURADO compreendendo um envoltório (20) dotado de uma pluralidade de paredes laterais (21 , 22) dispostas sobre ao menos uma placa inferior (23) e dotado de uma placa superior (24) disposta sobre as ditas paredes laterais (21 , 22), sendo a dita placa inferior (23) dotada de uma superfície interna (231) voltada para o interior do dito envoltório (20); ao menos um rolo de transporte (30) e ao menos um rolo de retorno (40) montados no interior do dito envoltório (20); e uma correia transportadora (50) compreendendo uma porção de transporte (51) disposta sobre o dito rolo de transporte (30) e uma porção de retorno (52) disposta sobre o dito rolo de retorno (40); caracterizado pela dita placa inferior (23) ser articulada por intermédio de ao menos um conjunto de articulação (60).

2. TRANSPORTADOR ENCLAUSURADO de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela articulação da placa inferior (23) a partir de uma posição fechada para uma posição aberta formar uma abertura de acesso ao interior do envoltório (20) do dito transportador enclausurado (10).

3. TRANSPORTADOR ENCLAUSURADO de acordo com qualquer uma das reivindicações entre 1 e 2, caracterizado pelo conjunto de articulação (60) estar disposto na extremidade inferior de uma das paredes laterais (21 ,22).

4. TRANSPORTADOR ENCLAUSURADO de acordo com qualquer uma das reivindicações entre 1 e 2, caracterizado por compreender um primeiro conjunto de articulação (60) cooperante com a extremidade inferior da primeira parede lateral (21 ) e com a placa inferior (23); e por compreender um segundo conjunto de articulação cooperante com a extremidade inferior da segunda parede lateral (22) e com a placa inferior (23).

5. TRANSPORTADOR ENCLAUSURADO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo conjunto de articulação (60) compreender ao menos um pino de articulação (61).

6. TRANSPORTADOR ENCLAUSURADO de acordo qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pela placa inferior (23) ser compreendida por um formato côncavo.

7. TRANSPORTADOR ENCLAUSURADO de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pela superfície interna (231) da placa inferior (23) compreender ao menos uma cobertura de fundo.

Description:
TRANSPORTADOR ENCLAUSURADO

CAMPO TÉCNICO

[001] A presente invenção refere-se a um transportador enclausurado de material a granel dotado de um envoltório, o dito transportador enclausurado dotado de meios para acessar o interior do dito envoltório para a realização de procedimentos de limpeza.

ESTADO DA TÉCNICA

[002] Transportadores enclausurados são equipamentos utilizados para o transporte de materiais a granel, como por exemplo, grãos, pellets ou cavacos de madeira, por meio de uma correia transportadora disposta sobre ao menos um rolo de transporte.

[003] Em um transportador enclausurado convencional, a correia transportadora é protegida das condições adversas do ambiente na qual está operando por meio de um envoltório, formado por uma pluralidade de módulos intermediários de diferentes comprimentos, por um módulo de retorno disposto em uma das extremidades e dotado de um rolo de extremidade, e por um módulo de tração disposto na extremidade oposta, sendo o dito módulo de tração dotado de um motor de tração cooperante com um rolo de tração responsável por movimentar a dita correia transportadora. Sendo assim, nota-se que a correia transportadora também envolve tanto o rolo de extremidade do módulo de retorno, quanto o rolo de tração do módulo de tração.

[004] O envoltório de um transportador enclausurado convencional é dotado de uma pluralidade de paredes laterais dispostas sobre ao menos uma placa inferior e dotado de uma placa superior disposta sobre as ditas paredes laterais, sendo a dita placa inferior dotada de uma superfície interna voltada para o interior do dito envoltório. Além disso, o transportador enclausurado convencional compreende uma pluralidade de placas de revestimento dispostas sobre a superfície interna da placa inferior, sendo que a correia transportadora compreende uma porção de transporte disposta sobre o rolo de transporte e uma porção de retorno disposta sobre as ditas placas de revestimento. Dessa forma, a porção de retorno da correia transportadora é capaz de deslizar sobre as ditas placas de revestimento.

[005] Mais especificamente, cada placa de revestimento é confeccionada em um material de baixo atrito, como por exemplo, polietileno de ultra alto peso molecular {UHMW- sigla em inglês), de maneira a reduzir o atrito entre a porção de retorno da correia transportadora e a placa inferior do envoltório, que geralmente é feita de aço. [006] Sendo assim, a porção de transporte é a porção da correia transportadora que desliza sobre os rolos de transporte do transportador enclausurado convencional, enquanto que a porção de retorno é a porção da dita correia transportadora que desliza sobre as placas de revestimento do dito transportador enclausurado convencional.

[007] De modo geral, transportadores enclausurados convencionais são utilizados para o transporte de produtos não higroscópicos, ou seja, que não absorvem umidade do ar. Já para o transporte de produtos higroscópicos, que absorvem umidade do ar, como por exemplo, açúcar, geralmente utilizam-se transportadores abertos, que não compreendem um envoltório e que são dotados de rolos de retorno em substituição às placas de revestimento. Sendo assim, apesar dos transportadores abertos não fornecerem as vantagens de um transportador enclausurado convencional, relacionadas com a proteção das condições adversas do ambiente, seus componentes podem ser acessados para limpezas periódicas. [008] Durante o funcionamento de um transportador enclausurado convencional no transporte de produtos não higroscópicos e não abrasivos, parte do material transportado é eventualmente derramado da correia transportadora sobre a placa inferior do envoltório do dito transportador enclausurado. Nesta situação, de forma já conhecida no estado da técnica, o transportador opera de maneira autolimpante, na qual o pó gerado pela movimentação do dito produto pode ser aspirado por um sistema de filtros, quando houver necessidade, e o restante do produto derramado é arrastado pela porção de retorno da correia transportadora para um sistema de recuperação.

[009] Já no transporte de produtos higroscópicos e abrasivos por um transportador enclausurado convencional, o produto derramado sobre a placa inferior do dito transportador enclausurado convencional, e que é arrastado para baixo da porção de retorno da correia transportadora, acaba gerando consideravelmente mais atrito, podendo danificar tanto a correia transportadora, quanto as placas de revestimento. Além disso, o produto higroscópico derramado sobre a placa inferior do transportador enclausurado convencional pode ainda se liquefazer devido à umidade do ambiente e aderir à dita correia transportadora nas placas de revestimento, prejudicando ainda mais os componentes e o funcionamento do dito transportador enclausurado convencional.

[010] Para evitar que o produto higroscópico, transportado por um transportador enclausurado convencional, que cai sobre a placa inferior danifique a correia transportadora e as placas de revestimento, pode-se substituir as ditas placas de revestimento por rolos de retorno, como os utilizados em transportadores abertos mencionados anteriormente. Neste caso, a porção de retorno da correia transportadora fica disposta sobre os rolos de retorno, de maneira a deixar a dita porção de retorno suspensa, e, consequentemente, evitar que a dita porção de retorno entre em contato com o material higroscópico que cai sobre a placa inferior do transportador enclausurado convencional alternativo.

PROBLEMA TÉCNICO

[011] Entretanto, com a utilização dos rolos de retorno em substituição às placas de revestimento o transportador enclausurado convencional alternativo não opera mais de maneira autolimpante. Assim, como o interior de um transportador enclausurado convencional não é facilmente acessível, o produto que cai da correia transportadora acaba se acumulando gradativamente sobre a placa inferior, causando uma sobrecarga na estrutura do dito transportador enclausurado convencional alternativo, além de eventualmente o dito produto acumulado atingir e danificar as partes móveis do dito transportador enclausurado convencional alternativo.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

[012] Com o objetivo de solucionar os inconvenientes do estado da técnica, a presente invenção propõe um transportador enclausurado compreendendo um envoltório formado por uma pluralidade de paredes laterais dispostas sobre ao menos uma placa inferior e dotado de uma placa superior disposta sobre as ditas paredes laterais, sendo a dita placa inferior dotada de uma superfície interna voltada para o interior do dito envoltório. Além disso, o transportador enclausurado proposto compreende ao menos um rolo de transporte e ao menos um rolo de retorno montados no interior do envoltório, e uma correia transportadora compreendendo uma porção de transporte disposta sobre o dito rolo de transporte e uma porção de retorno disposta sobre o dito rolo de retorno. De acordo com a invenção proposta, a placa inferior do transportador enclausurado é articulada por intermédio de ao menos um conjunto de articulação.

[013] Assim, quando a placa inferior é articulada a partir de uma posição fechada até uma posição aberta, uma abertura de acesso é formada na porção inferior do transportador enclausurado, de maneira a possibilitar fácil acesso ao interior do dito transportador enclausurado.

VANTAGENS

[014] Vantajosamente, o transportador enclausurado proposto compreende ao menos uma abertura de acesso que pode dar fácil acesso ao interior do envoltório do dito transportador enclausurado proposto.

[015] Dessa forma, quando a placa inferior está na posição fechada, o transportador proposto pode operar de maneira enclausurada, protegendo o produto a ser transportado das condições adversas do ambiente, evitando que parte do produto a ser transportado, que eventualmente é derramado, contamine o meio ambiente, que o pó gerado pela movimentação do dito produto seja disperso no meio ambiente e que o operador tenha acesso às partes móveis do dito transportador.

[016] Por outro lado, quando o transportador enclausurado proposto não está em funcionamento, um operador pode articular a placa inferior para facilmente acessar o interior do envoltório do dito transportador enclausurado e realizar os devidos procedimentos de limpeza periódicos.

[017] Assim, evita-se o acúmulo do produto a ser transportado que cai sobre a placa inferior do transportador enclausurado e, consequentemente, não há sobrecarga na estrutura e nem a chance de acumular produto a ponto de atingir e danificar as partes móveis do dito transportador enclausurado.

[018] Alternativamente, o transportador enclausurado pode compreender placas de revestimento dispostos sobre a placa inferior funcionando em conjunto com os rolos de retorno, pois, de acordo com a invenção proposta, é possível facilmente realizar procedimentos de limpeza periódica do transportador enclausurado. Como exemplo, os rolos de retorno e as placas de revestimento poderiam ser montados consecutivamente em série. Assim, vantajosamente, com uma configuração híbrida de rolos de retorno com placas de revestimento para facilitar o deslocamento da porção de retorno da correia transportadora, é possível montar o transportador enclausurado proposto com um comprimento maior utilizando menos recursos, se comparado com um transportador enclausurado convencional. Em outras palavras, não seria economicamente viável aumentar o comprimento de um transportador enclausurado convencional, mas utilizando a configuração híbrida do transportador enclausurado proposto é possível aumentar o comprimento do dito transportador de maneira economicamente viável.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[019] A invenção será melhor compreendida com a descrição detalhada a seguir, que melhor será interpretado com auxílio das figuras, a saber:

[020] A Figura 1 apresenta uma vista de uma seção transversal de um transportador enclausurado de acordo com a invenção proposta com uma placa inferior em uma posição fechada.

[021] A Figura 2 apresenta uma vista da seção transversal do transportador enclausurado proposto com a placa inferior em uma posição aberta.

[022] A Figura 3 apresenta uma vista ampliada do detalhe B apresentado na Figura 2.

[023] A Figura 4 apresenta uma vista ampliada do detalhe A apresentado na Figura 1.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[024] De maneira já conhecida no estado da técnica, um transportador enclausurado (10) é formado por uma pluralidade de módulos intermediários de diferentes comprimentos, por um módulo de retorno disposto em uma das extremidades, e dotado de um rolo de extremidade, e por um módulo de tração disposto em uma extremidade oposta, sendo o dito módulo de tração dotado de um motor de tração cooperante com um rolo de tração. Também de maneira já conhecida, os módulos do transportador enclausurado (10) são interconectáveis em suas extremidades por meio de uniões parafusadas, sendo a quantidade de módulos intermediários dependente do comprimento desejado para o dito transportador enclausurado (10).

[025] Como pode ser visualizado nas Figuras 1 e 2, o transportador enclausurado (10) proposto compreende uma correia transportadora (50) destinada a carregar um produto a ser transportado (P) de maneira já conhecida no estado da técnica. A correia transportadora (50) é montada no interior do transportador enclausurado (10) de maneira a envolver tanto o rolo de tração do módulo de tração, quanto o rolo de extremidade do módulo de retorno, sendo o dito rolo de tração responsável por movimentar a dita correia transportadora (50) por meio do acionamento do motor de tração.

[026] Além disso, uma porção de transporte (51) da correia transportadora (50) é suportada ao longo dos módulos intermediários do transportador enclausurado (10) por meio de ao menos um rolo de transporte (30) disposto em cada um dos ditos módulos intermediários, enquanto que uma porção de retorno (52) da dita correia transportadora (50) é suportada ao longo dos módulos intermediários do transportador enclausurado (10) por meio de ao menos um rolo de retorno (40) disposto em cada um dos ditos módulos intermediários.

[027] Na incorporação representada, apenas um rolo de transporte (30) e apenas um rolo de retorno (40) estão sendo representados nas figuras. Entretanto, de forma já conhecida no estado da técnica, transportadores enclausurado compreendem uma pluralidade de rolos de transporte e de rolos de retorno distribuídos no interior do envoltório ao longo da extensão longitudinal do dito transportador enclausurado, sendo que a quantidade de rolos de transporte e de rolos de retorno a serem utilizados no interior de um transportador enclausurado depende de diversos fatores de projeto.

[028] Sendo assim, o transportador enclausurado (10), conforme proposto pela presente invenção, compreende um envoltório (20) dotado de uma pluralidade de paredes laterais (21 , 22) dispostas sobre ao menos uma placa inferior (23) e dotado de uma placa superior (24) disposta sobre as ditas paredes laterais (21 , 22), sendo a dita placa inferior (23) dotada de uma superfície interna (231) voltada para o interior do dito envoltório (20). Ainda, o transportador enclausurado (10) compreende ao menos um rolo de transporte (30) e ao menos um rolo de retorno (40) montados no interior do envoltório (20), e uma correia transportadora (50) compreendendo uma porção de transporte (51) disposta sobre o dito rolo de transporte (30) e uma porção de retorno (52) disposta sobre o dito rolo de retorno (40). De acordo com a presente invenção, a placa inferior (23) do transportador enclausurado (10) proposto é articulada por intermédio de ao menos um conjunto de articulação (60).

[029] Assim, quando a placa inferior ser articulada a partir de uma posição fechada para uma posição aberta, uma abertura de acesso ao interior do envoltório (20) é formada na porção inferior do transportador enclausurado (10), de maneira a possibilitar fácil acesso ao interior do dito transportador enclausurado (10).

[030] De acordo com a invenção proposta, cada módulo intermediário do transportador enclausurado (10) compreende uma placa inferior (23) articulada que permite fácil acesso ao interior do dito transportador enclausurado (10) ao longo de toda a extensão longitudinal do dito transportador (10).

[031] Na incorporação representada, o envoltório (20) do transportador enclausurado (10) compreende duas paredes laterais (21 , 22), sendo que a placa superior (24) é montada junto às ditas paredes laterais (21 ,22) por meio de uma união mecânica de acoplamento, como, por exemplo, pela utilização de parafusos. [032] Na incorporação representada, o conjunto de articulação (60) conecta de maneira articulada a placa inferior (23) com uma das paredes laterais (21 ,22), sendo que o dito conjunto de articulação (60) fica disposto na extremidade inferior da respectiva parede lateral (21 ,22) e em uma das extremidades da dita placa inferior (23).

[033] Preferencialmente, como pode ser melhor visualizado na Figura 3, o conjunto de articulação (60) compreende ao menos um pino de articulação (61) responsável por possibilitar a articulação da placa inferior (23). Na incorporação representada, a placa inferior (23) compreende dois pinos de articulação (61) afastados longitudinalmente na extremidade da dita placa inferior (23) voltada para a parede lateral (21 ,22) na qual o respectivo conjunto de articulação (60) está montado. Além disso, o conjunto de articulação (60) compreende uma primeira aba (62) conectada à placa inferior (23) e cooperante com o pino de articulação (61), e uma segunda aba (62) conectada à primeira parede lateral (21) e cooperante com o pino de articulação (61). Nota-se que o pino de articulação (61) coopera com as abas (62,63) de maneira similar a uma dobradiça, de maneira a possibilitar uma movimentação angular da placa inferior (23) em relação à primeira parede lateral (21).

[034] Conforme pode ser melhor visualizado na Figura 1 , quando a placa inferior (23) está na posição fechada, uma das extremidades da dita placa inferior (23) está cooperante com uma das paredes laterais (21 ,22) enquanto que a extremidade oposta da dita placa inferior (23) está cooperante com a parede lateral (21 ,22) oposta.

[035] Na incorporação representada, o conjunto de articulação (60) é montado na extremidade da placa inferior (23) voltada para a primeira parede lateral (21), e um conjunto de fechamento (70) é montado na extremidade da placa inferior (23) voltada para a segunda parede lateral (22). Dessa forma, quando a placa inferior (23) está na posição fechada, a extremidade da dita placa inferior (23) voltada para a primeira parede lateral (21) coopera com a dita primeira parede lateral (21) por intermédio do conjunto de articulação (60), enquanto que a extremidade da dita placa inferior (23) voltada para a segunda parede lateral (22) coopera com a dita segunda parede lateral (22) por intermédio do conjunto de fechamento (70).

[036] Preferencialmente, o conjunto de fechamento (70) pode ser compreendido por um fecho mecânico ou qualquer outro mecanismo que possibilite a devida fixação da placa inferior (23) em uma das paredes laterais (21,22) do transportador enclausurado. Na incorporação representada, como pode ser melhor visualizado na Figura 4, o conjunto de fechamento (70) é compreendido por um conjunto de parafuso (71) e porca (72) para realizar a fixação da placa inferior (23) junto à segunda parede lateral (22) do transportador enclausurado (10).

[037] Conforme pode ser melhor visualizado na Figura 2, quando a placa inferior (23) está na posição aberta, uma das extremidades da dita placa inferior (23) está cooperante com uma das paredes laterais (21 ,22) enquanto que a extremidade oposta da dita placa inferior (23) está livre, ou seja, não está fixa em nenhum componente do transportador enclausurado (10).

[038] Dessa forma, quando a placa inferior (23) está na posição aberta, a extremidade da dita placa inferior (23) voltada para a primeira parede lateral (21) coopera com a dita primeira parede lateral (21) por intermédio do conjunto de articulação (60), enquanto que a extremidade da dita placa inferior (23) voltada para a segunda parede lateral (22), e que compreende o conjunto de fechamento (70), está livre. Em outras palavras, o conjunto de fechamento (70) não está fixando a placa inferior (23) à nenhum componente do transportador enclausurado (10). Na posição aberta da placa inferior (23), o conjunto de fechamento (70) pode ser retirado da dita placa inferior (23).

[039] Nota-se que, preferencialmente, a abertura de acesso formada pela placa inferior (23) quando a dita placa inferior (23) for articulada deve ser o suficiente para possibilitar o acesso de um operador, ou de uma ferramenta/utensílio de limpeza utilizado pelo operador, ao interior do envoltório (20) do transportador enclausurado (10) para que os procedimentos de limpeza do produto a ser transportador (P) que cai sobre a placa inferior (23) seja realizado.

[040] Vantajosamente, o transportador enclausurado (10) proposto compreende ao menos uma abertura de acesso que pode dar fácil acesso ao interior do envoltório (20) do dito transportador enclausurado (10). Sem grandes esforços de um operador, apenas com a remoção do conjunto de fechamento (70) a placa inferior (23) pode ser articulada possibilitando que o dito operador acesse o interior do transportador enclausurado (10).

[041] Dessa forma, quando a placa inferior (23) está na posição fechada, o transportador enclausurado (10) pode operar de maneira enclausurada, protegendo o produto a ser transportado (P) das condições adversas do ambiente, evitando que parte do produto a ser transportado (P), que eventualmente é derramado, contamine o meio ambiente, que o pó gerado pela movimentação do dito produto (P) seja disperso no meio ambiente e que o operador tenha acesso às partes móveis do dito transportador (10).

[042] Por outro lado, quando o transportador enclausurado (10) não está em funcionamento, um operador pode articular a placa inferior (23) para facilmente acessar o interior do envoltório (20) do dito transportador enclausurado (10) e realizar os devidos procedimentos de limpeza periódicos.

[043] Assim, evita-se o acúmulo do produto a ser transportado (P) que cai sobre a placa inferior (23) do transportador enclausurado (10) e, consequentemente, não há sobrecarga na estrutura e nem a chance de acumular produto (P) a ponto de atingir e danificar as partes móveis do dito transportador enclausurado (10).

[044] Como pode ser melhor visualizado nas Figuras 1 e 2, a placa inferior (23) do transportador enclausurado (10) proposto permite a formação de uma abertura que pode ser seletivamente aberta ou fechada, e tem a função de permitir o acesso ao interior do envoltório (20). Nota-se também que a placa inferior (23) é móvel em relação à parede lateral (21 , 22) na qual está disposta. A placa inferior (23) pode ser confeccionada de uma chapa metálica, ou ainda, pode ter sua superfície interna (231) revestida de materiais que não favorecem a aderência do produto a ser transportado, como, por exemplo, placas de UHMWou um lençol de borracha.

[045] Na incorporação representada, o rolo de transporte (30) e o rolo de retorno (40) são montados nas paredes laterais (21 , 22) por meio de mancais de rolamento. Dessa forma, os mancais dos rolos (30, 40) podem ser montados no exterior do envoltório (20) do transportador enclausurado (10).

[046] Na incorporação representada, cada rolo de transporte (30) tem uma extremidade montada na primeira parede lateral (21) e a extremidade oposta montada na segunda parede lateral (22). Além disso, cada rolo de transporte (30) é cooperante com um primeiro e um segundo rolos inclinados (31 , 32), sendo o primeiro rolo inclinado (31) montado na primeira parede lateral (21) e o segundo rolo inclinado (32) montado na segunda parede lateral (22). Nota-se que a disposição apresentada de um conjunto de rolos formado por um rolo de transporte (30) e um primeiro e um segundo rolos inclinados (31 , 32) já é conhecida no estado da técnica. [047] Alternativamente, em uma incorporação não representada, em substituição ao conjunto de rolos (30, 31 , 32), o transportador enclausurado (10) pode compreender um rolo do tipo carretel, ou ainda compreender apenas um rolo de transporte (30) horizontal. Ambas alternativas também são conhecidas no estado da técnica.

[048] Além disso, na incorporação representada, cada módulo intermediário (12) do transportador enclausurado (10) compreende um rolo de retorno (40) horizontal tendo uma extremidade montada na primeira parede lateral (21) e a extremidade oposta montada na segunda parede lateral (22).

[049] Na incorporação representada, a placa inferior (23) compreende um formato côncavo. Vantajosamente, o produto a ser transportado (P) que cai da correia transportadora (50) passa a se concentrar em uma única região central da placa inferior (23) afastada dos componentes móveis do transportador enclausurado (10). Dessa forma, os componentes móveis do transportador enclausurado passam a contar com mais uma proteção.

[050] Preferencialmente, em uma incorporação não representada, a placa inferior (23) coopera com um sistema de vedação disposto no perímetro da superfície interna (231) da dita placa inferior (23) que entra em contato com as paredes laterais (21 ,22) do transportador enclausurado (10). Dessa forma, garante-se que nenhum pó saia do interior do envoltório (20) do transportador enclausurado (10) para o ambiente externo. O sistema de vedação pode ser fixado ou no perímetro da superfície interna (231) da dita placa inferior (23) que entra em contato com as paredes laterais (21 ,22) do transportador enclausurado (10), ou em porção inferior de cada módulo intermediário do dito transportador enclausurado (10) formada pelas extremidades inferiores das paredes laterais (21 ,22).

[051] Preferencialmente, em uma incorporação não representada, a porção inferior de cada módulo intermediário do transportador enclausurado (10) compreende uma moldura estrutural disposta em torno de todo o perímetro do dito módulo intermediário, sendo o dito perímetro formado pelas duas paredes laterais (21 ,22) e pelas extremidades da placa inferior (23) voltadas para os módulos intermediários subsequentes. Dessa forma, garante-se uma melhor estabilidade estrutural de cada módulo intermediário enquanto que se mantém uma abertura de acesso para o interior do envoltório (20) do transportador enclausurado (10) quando a placa inferior (23) está articulada na posição aberta. Além disso, com a utilização da moldura estrutural, é possível dispor de melhor forma o sistema de vedação entre a placa inferior (23) e porção inferior das paredes laterais (21 ,22), pois a dita moldura estrutural permite que se tenha duas travessas longitudinais cooperantes com cada uma das ditas paredes laterais (21,22) e que se tenha duas travessa transversais ligando as ditas travessas longitudinais em suas extremidades, formando uma moldura que pode ser montada na porção inferior de cada módulo intermediário do transportador enclausurado (10).

[052] Em uma incorporação alternativa não representada, o transportador enclausurado (10) compreende uma cobertura de fundo disposta sobre a superfície interna (231) da placa inferior (23) do envoltório (20). Por exemplo, o transportador enclausurado (10) pode compreender uma cobertura de fundo localizada no ponto em que a correia transportadora (50) recebe material, a dita cobertura de fundo sendo fixada junto à placa inferior (23). Alternativamente, o transportador enclausurado (10) pode compreender uma pluralidade de coberturas de fundo dispostas ao longo da extensão longitudinal do dito transportador enclausurado (10), cada cobertura de fundo sendo fixada junto à placa inferior (23). Dessa forma, alguns trechos da porção de retorno (52) da correia transportadora (50) são suportados pelos rolos de retorno (40), enquanto outros trechos da dita porção de retorno (52) são suportados pelas coberturas de fundo.

[053] Preferencialmente, cada cobertura de fundo é compreendida por uma placa de revestimento confeccionada em um material polimérico de baixo atrito, como por exemplo, polietileno de ultra alto peso molecular ( UHMW - sigla em inglês), de maneira a reduzir o atrito entre a porção de retorno da correia transportadora e a placa inferior do envoltório, que geralmente é feita de aço.

[054] Vantajosamente, com a configuração alternativa não representada, o transportador enclausurado (10) pode compreender placas de revestimento dispostos sobre a placa inferior (23) funcionando em conjunto com os rolos de retorno (40), pois, de acordo com a invenção proposta, é possível facilmente realizar procedimentos de limpeza periódica do transportador enclausurado (10). Assim, vantajosamente, com uma configuração híbrida de rolos de retorno (40) com placas de revestimento para facilitar o deslocamento da porção de retorno (52) da correia transportadora (50), é possível montar o transportador enclausurado (10) proposto com um comprimento maior se comparado com um transportador enclausurado convencional.

[055] Em uma incorporação não representada da presente invenção, a placa inferior (23) pode ser articulada pelos dois lados. Para tanto, um primeiro conjunto de articulação (60) coopera com a extremidade inferior da primeira parede lateral (21) e com a extremidade da placa inferior (23) voltada para a dita primeira parede lateral (21), e um segundo conjunto de articulação coopera com a extremidade inferior da segunda parede lateral (22) e com a extremidade da placa inferior (23) voltada para a dita segunda parede lateral (22).

[056] Assim, cada extremidade da placa inferior (23) voltada para uma parede lateral (21 ,22) coopera com uma respectiva parede lateral (21 ,22) por intermédio de um respectivo conjunto de articulação (60).

[057] Vantajosamente, a partir dessa incorporação não representada, o transportador enclausurado (10) pode ser configurado para possibilitar o acesso ao seu interior em qualquer uma das suas laterais. Além disso, o conjunto de articulação que não estiver sendo utilizado para articular a placa inferior (23) pode ser utilizado com um conjunto de fechamento.

[058] Assim, quando o conjunto de articulação montado na extremidade da placa inferior (23) voltada para a primeira parede lateral (21) do transportador enclausurado (10) for retirado, o outro conjunto de articulação montado na extremidade da dita placa inferior (23) voltada para a segunda parede lateral (22) do transportador enclausurado (10) será utilizado para articular a placa inferior (23). [059] De forma similar, quando o conjunto de articulação montado na extremidade da placa inferior (23) voltada para a segunda parede lateral (22) do transportador enclausurado (10) for retirado, o outro conjunto de articulação montado na extremidade da dita placa inferior (23) voltada para a primeira parede lateral (21) do transportador enclausurado (10) será utilizado para articular a placa inferior (23).