Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
END-OF-TRAVEL LOCK WITH HANDLE FOR MOTOR CONTROL CENTER (MCC) DRAWER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/189120
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a lock which comprises a latch that includes a movable rod, a base rod, a guide rod and an end-of-travel stop, in which the movable rod has a lock at one of the ends thereof, the base rod is positioned vertically and is fastened to the drawer, said base rod is connected to the movable rod through the rotation hole, the guide rod is fastened to the drawer and is parallel to the static rod, said guide rod has an oblong guide hole that is connected to the guide pin that is fastened to the movable rod and that, together with the guide hole, forms an end-of-travel stop for the moveable rod, in which said end-of-travel stop is positioned high enough to reach the lock when the drawer is being opened.

Inventors:
FRANCISQUINI MELQUISEDEC (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050115
Publication Date:
September 30, 2021
Filing Date:
March 19, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FRANCISQUINI MELQUISEDEC (BR)
International Classes:
H02B11/133; A47B88/50; H02B11/127; H05K5/00
Foreign References:
CN201868766U2011-06-15
CN102227056A2011-10-26
BR112017000608A22019-11-12
CA2966643A12017-11-09
CN209448318U2019-09-27
DE102010025240A12011-12-29
Attorney, Agent or Firm:
VILELACOELHO SOCIEDADE DE ADVOGADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. “TRAVA FIM DE CURSO COM ALÇA PARA GAVETA

DE CCM” caracterizado pelo fato de compreender uma tramela (T) que consiste de uma haste móvel (1), uma haste base (2), uma haste guia (3) e um fim de curso (4); em que a haste móvel (1 ) possui em uma de suas extremidades uma trava (11 ); a haste base (2) está posicionada na vertical e é fixada na gaveta (G), dita haste base (2) se liga à haste móvel (1 ) através do furo de rotação (13); a haste guia (3) é fixada na gaveta (G) e está paralela à haste fixa (2), referida haste guia (3) possui um furo guia (31) em formato oblongo, que se liga ao pino guia (15) que está fixado na haste móvel (1 ), e juntamente com o furo guia (31) determinam o limite de movimento da haste móvel (1 ); referido fim de curso (4) está posicionado em para atingir a trava (11) durante a abertura da gaveta (G).

2. “TRAVA” de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da tramela (T) possuir uma trava (11 ) com um chanfro (12) em sua porção frontal.

3. “TRAVA” de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da tramela (T) possuir a haste móvel (1) com uma dobra de reforço (14) em sua porção inferior.

4. “TRAVA” de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de a tramela (T) possuir a haste móvel (1 ) com uma dobra (16) de modo que a trava (11 ) fique deslocada paralelamente.

5. “TRAVA” de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de a tramela (T) possuir as hastes base (2) e guia (3) com uma dobra afastando haste móvel (1 ) para um plano paralelo e mais externo.

6. “TRAVA” de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de a tramela (T) possuir uma mola (6) forçando a haste móvel (1 ) na posição fechada.

7. “TRAVA” de acordo com a reivindicação (1 ), caracterizado pelo fato de fim de curso (4) ser um pino fixado na badeja da gaveta (G) 8. “TRAVA” de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de a tramela (T) possuir em uma variante construtiva um fim de curso (4a).

9. “TRAVA” de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o fim de curso (4a) possui formato de dente de serra e uma dobra (41) que interrompe o movimento de abertura ao se encostar na trava (11 ) da haste móvel (1 ).

Description:
“TRAVA FIM DE CURSO COM ALÇA PARA GAVETA DE CCM”

CAMPO DE APLICAÇÃO

[001] A presente invenção está contida no campo de aplicação de gavetas para armários elétricos, mais precisamente no campo de meios para transporte e fim de curso aplicados em gavetas extraíveis para armários elétricos de distribuição, Centro de Controle de Motores (CCM) entre outros. Mais especificamente, a presente invenção trata de uma tramela que atua como trava de fim de curso e alça de transporte, aplicada nos ditos armários elétricos de distribuição, CCMs, e outros dispositivos de configuração semelhante.

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

[002] Os armários e gabinetes elétricos são vastamente utilizados na indústria, sua função básica é permitir a montagem de componentes elétricos e eletrónicos.

[003] Os armários CCM são, usualmente, divididos em áreas que acomodam equipamentos para Proteção, Seccionamento e Manobra de Cargas, que apresentam função importante nos sistemas de distribuição de energia elétrica em unidades comerciais e industriais, onde se conectam os cabos provenientes das cargas.

[004] No entanto, apesar da maioria das cargas industriais serem conformadas por motores, razão da denominação CCM - Centro de Controle de Motores - o termo “cargas”, é bastante abrangente, podendo significar qualquer equipamento que consuma energia elétrica, como estufas, resistores e outros equipamentos correlatos. Portanto, a utilização de CCMs é destinada a instalações industriais que apresentam grande número de equipamentos que consomem energia elétrica, as quais devem ser comandadas, devendo ser assegurada a máxima continuidade de operação. Para essa continuidade ocorrer, é necessária que a retirada de uma gaveta e sua substituição seja feita de maneira rápida, segura e sem falhas.

[005] Uma gaveta utilizada em um CCM ou qualquer outro tipo de armário elétrico, pode conter diversos componentes, e, por esse motivo, exige um manuseio cuidadoso devido ao seu peso. Tal peso dificulta a retirada e o transporte da referida gaveta. Ademais, essa dificuldade é aumentada devido à falta de apoio, e de um local apropriado para pegar a gaveta com as mãos, sendo que a gaveta também precisa de um fim de curso, para que não caia quando efetuado o movimento de abertura da mesma.

[006] A maioria dos fins de curso existentes no estado da técnica, são do tipo fixo e que exigem um movimento de alavanca com a gaveta para que o referido fim de curso seja superado. Existem ainda alguns fins de curso que, para serem necessitam de acionamento de algum botão ou alavanca. Portanto, após a liberação do fim de curso, o operador precisa se movimentar para apoiar a gaveta e conseguir retirá-la do armário, correndo o risco da gaveta se mover e cair durante essa preparação.

[007] Desta forma o estado da técnica se beneficiaria com a introdução de um fim de curso, que seja liberado no momento em que o operador está totalmente preparado para suportar o peso da gaveta e retirá-la do armário.

BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[008] A presente invenção oferece uma tramela que possui uma trava que atinge um fim de curso, impedido a abertura excessiva de uma gaveta para armário CCM ou similar, e apresenta ainda uma alça de transporte que ao ser tracionada para a posição de transporte libera a trava permitindo a extração completa da gaveta.

[009] A presente invenção tem como principal objetivo introduzir uma inovadora tramela que atua como trava de fim de curso e alça de transporte para gavetas de CCMs, e também para outros armários elétricos em geral.

[010] Outro objetivo da presente invenção é oferecer um fim de curso para gavetas de CCM.

[011] É ainda objetivo da presente invenção é oferecer um fim de curso seja na forma de trava, podendo ser aberta pelo operador.

[012] Ainda outro objetivo da presente invenção é oferecer um sistema que possibilite que a abertura da trava seja realizada de maneira simples sem movimentos adicionais.

[013] Por fim, é objetivo da presente invenção oferecer um sistema que seja liberado no momento em que o operador está preparado para suportar o peso da gaveta.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[014] A matéria objeto deste relatório ficará totalmente clara em seus aspectos técnicos a partir da descrição pormenorizada que será feita com base nas figuras abaixo relacionadas, nas quais: a figura 1 mostra uma vista lateral da tramela na posição fechada, com a referida trava fixada em uma gaveta; a figura 2 mostra vista em perspectiva da tramela montada em uma gaveta, em uma forma de realização da presente invenção; a figura 3 mostra uma vista lateral da tramela na posição aberta, com a referida tramela fixada em uma gaveta; a figura 4 mostra um detalhe lateral da gaveta aberta com trava, da tramela, em contato com o fim de curso; a figura 5 mostra detalhe em perspectiva de uma forma de realização da trava e do fim de curso, quando a gaveta está na posição aberta; a figura 6 mostra uma vista em perspectiva de duas tramelas montadas em uma gaveta e a bandeja com uma forma de realização do fim de curso; a figura 7 mostra um detalhe lateral da gaveta aberta e a trava em contato com uma forma de realização do fim de curso; e a figura 8 mostra um detalhe em perspectiva da gaveta aberta e a trava em contato com uma forma de realização do fim de curso.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[015] Em conformidade com as figuras mencionadas, a presente invenção “TRAVA FIM DE CURSO E ALÇA PARA GAVETA DE CCM” consiste em uma tramela (T) que compreende uma haste móvel (1 ), uma haste base (2), uma haste guia (3) e um fim de curso (4).

[016] A haste móvel (1 ) possui em uma de suas extremidades uma trava (11 ). Referida trava (11 ) possui um chanfro (12) em sua porção frontal. Dita haste móvel (1 ) funciona como alça para retirada e transporte manual da gaveta (G).

[017] Uma gaveta (G) de armário elétrico pode conter uma ou mais tramelas (T), sendo preferencialmente duas por gaveta (G), que são localizadas próximas às bordas laterais da referida gaveta (G) e de modo que as travas (11 ) toquem simultaneamente cada um dos fins de curso (4) e referidas tramelas (T) forneçam duas alças para o transporte.

[018] Em uma forma de realização da presente invenção, a haste móvel (1) possui uma dobra de reforço (14) em sua porção inferior para melhorar a resistência estrutural da mesma, além de oferecer maior área de contato com a mão do operador, oferecendo maior conforto ao manusear e utilizar referida haste móvel (1) para o transporte da gaveta (G).

[019] Em uma outra forma de realização da presente invenção haste móvel (1 ) possui uma dobra (16) para facilitar que a trava (11 ) toque o fim de curso (4).

[020] A haste base (2) está posicionada na vertical e é fixada na gaveta (G), de modo que dita haste base (2) se liga à haste móvel (1 ) através do furo de rotação (13). Referido furo de rotação (13), encontra-se em uma altura suficiente, que possibilite ao operador inserir sua mão abaixo da haste móvel (1), de maneira confortável para realizar a retirada e transporte da gaveta (G).

[021] A haste guia (3) está alinhada no mesmo plano da haste fixa (2) e ambas possuem a mesma altura. Referida haste guia (3) possui um furo guia (31 ) em formato oblongo, para que um pino guia (15) corra em seu interior. Referido pino guia (15) está fixado na haste móvel (1 ), e juntamente com o furo guia (31 ) determinam o limite de movimento da haste móvel (1 ). A figura 3 mostra o movimento feito pela haste móvel (1 ).

[022] Em uma forma de realização da presente invenção as hastes base (2) e guia (3) possuem um par de dobra, similar a um degrau, de modo que a haste móvel (1 ) fique em um plano paralelo e mais externo que porção inferior das referidas hastes base (2) e guia (3), facilitando que a trava (11 ) toque o fim de curso (4).

[023] Quando a haste móvel (1 ) se encontra na posição superior ou aberta, ela deve, preferencialmente, estar alinhada horizontalmente, melhorando o conforto e segurança do operador ao retirar e transportar a gaveta (G). Uma mola (6) pode ser usada para forçar que a haste móvel (1 ) retorne para a posição inferior ou fechada.

[024] O fim de curso (4), pode estar fixado na estrutura do armário ou na bandeja da gaveta (G) posicionado de tal forma que ao abrir a gaveta (G) a trava (11 ) da haste móvel (1) atinja referido fim de curso (4), para impedir que a gaveta (G) abra excessivamente, evitando que a mesma seja derrubada, o que pode, além de, causar danos irreparáveis a gaveta, também pode comprometer a segurança do operador. A bandeja é a porção que é fixada na estrutura do armário, onde a gaveta (G) é montada se movimenta.

[025] Em uma forma de realização da presente invenção apresenta o fim de curso (4a) que compreende uma região dobrada da bandeja onde a gaveta (G) é encaixada. Nessa forma de construção referido fim de curso (4a) possui formato de dente de serra e uma dobra (41 ) para que a trava (11 ) da haste móvel (1 ), encoste e interrompa o movimento de abertura. Nas figuras 6, 7 e 8 é possível observar essa forma de realização com referido fim de curso (4a).

[026] Para retirar a gaveta (G) do armário, o operador abre a gaveta até que a trava (11 ) atinja o fim de curso (4), segura cada haste móvel (1 ) com a mão e, ao puxá-la para cima, ela movimenta referida haste móvel (1 ) para a posição superior ou aberta, para possibilitar que a trava (11 ) passe sobre o fim de curso (4), o que permite a retirada da gaveta (G) do armário CCM, com o operador utilizando as hastes móveis (1 ) como alça para retirada e transporte, sem precisar mover suas mãos desde a liberação da trava (11 ), trazendo, dessa forma, maior segurança ao operador.

[027] Ao encaixar a gaveta (G) na bandeja do CCM, basta que o operador a posicione referida gaveta (G) na bandeja e empurre a mesma. O chanfro (12) da haste móvel (1 ) tocará o fim de curso (4) e será empurrado para cima, permitindo a passagem da trava (11 ) pelo referido fim de curso (4) e retornando para a posição fechada em seguida, o que impede que a gaveta (G) fique excessivamente aberta ou seja derrubada.

[028] A tramela (T) aqui apresentada, é capaz de fornecer uma forma segura para evitar que a gaveta (G) caia no momento da abertura, ao oferecer um fim de curso para a abertura da gaveta (G). Além disso fornece uma alça para retirada e transporte da gaveta (G), em que tal alça realiza a liberação do fim de curso da referida gaveta (G), garantindo que o operador esteja preparado para suportar o peso da gaveta no momento da liberação da mesma.

[029] A presente invenção destaca-se pela construção simples, de baixo custo e fácil mente aplicada a qualquer tipo de gaveta existente em armários elétricos.

[030] Deve ficar entendido que a presente descrição não limita a aplicação aos detalhes aqui descritos e que a invenção é capaz de outras modalidades e de ser praticada ou executada em uma variedade de modos, dentro do escopo das reivindicações. Embora tenham sido usados termos específicos, tais termos devem ser interpretados em sentido genérico e descritivo, e não com o propósito de limitação.