Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
EQUIPMENT AND METHOD TO EVALUATE AND MEASURE BALANCE, FATIGUE AND SOMNOLENCE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/039647
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent pertains to the field of applied mass spectrometry research and relates, more specifically, to an equipment and method aimed at evaluating and measuring an individual's balance and determining a fatigue and somnolence index, and at transmitting and storing the data over the web, internet applications or a personal computer. The equipment comprises a box (1) provided with an electronic viewer (2), an on/off button (3), an USB connection port (4), is attached to a base plate (5) and elastic straps (6), and is operated by an application using communication over Bluetooth.

Inventors:
DE MELLO MARCO TULIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050399
Publication Date:
March 23, 2023
Filing Date:
September 18, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE MELLO MARCO TULIO (BR)
International Classes:
A61B5/103; A61B5/00; A61B5/11; A61B5/16
Foreign References:
US9474481B22016-10-25
US10744371B22020-08-18
US20210106870A12021-04-15
Attorney, Agent or Firm:
DE MAGALHÃES, Luiz Claudio (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1- EQUIPAMENTO PARA AVALIAR E MEDIR O EQUILÍBRIO, FADIGA E SONOLÊNCIA, caracterizado por ser composto de caixa (1 ) com visor eletrônico (2), botão liga/desliga (3), entrada para conexão USB (4), placa de circuito eletrônico (5) e tiras elásticas (6).

2- EQUIPAMENTO PARA AVALIAR E MEDIR O EQUILÍBRIO, FADIGA E SONOLÊNCIA, de acordo com a reivindicação 1 , e caracterizado por ser aplicado junto a cintura por meio de colete ajustável por ganchos plásticos (7) e bolso para colocação (8) ou por cinta elástica com botão de pressão ajustável ao formato do corpo (9) e bolso para colocação do aparelho (8).

3- MÉTODO PARA AVALIAR E MEDIR O EQUILÍBRIO, FADIGA E SONOLÊNCIA, caracterizado por coletar a oscilação postural nos eixos X, Y e Z, e armazenar os dados em um cartão de memória e enviar, via conexão com celular, para a nuvem onde é calculado o estado de fadiga e tempo que o avaliado está acordado.

4- MÉTODO PARA AVALIAR E MEDIR O EQUILÍBRIO, FADIGA E SONOLÊNCIA, caracterizado pelo fato de acessar o aplicativo, ter que fazer login com senha individual, e após realização do cadastro o avaliado realizar, antecedendo 3 períodos de jornada de trabalho, de 3 a 5 avaliações basais em dias de jornadas de trabalho diferentes, com intervalo mínimo de 20h entre cada avaliação e após ter descansado; do avaliado cadastrado preencher dados sobre seu sono e a jornada de trabalho e, dar o comando para iniciar a avaliação de fadiga no equipamento e a avaliação ter duração de 60s, divididos em duas coletas de 30 segundos simultâneas, estando em posição bipodal durante o período de avaliação e ao final na tela do smartphone ou na Web ser apresentado o escore de fadiga.

5- MÉTODO PARA AVALIAR E MEDIR O EQUILÍBRIO, FADIGA E SONOLÊNCIA, de acordo com a reivindicação 4, e caracterizado por as coletas basais ocorrerem em um prazo de até 2h após o avaliado ter acordado. 6- MÉTODO PARA AVALIAR E MEDIR O EQUILÍBRIO, FADIGA E SONOLÊNCIA, de acordo com a reivindicação 4, e caracterizado por enviar resultados via SMS para o avaliado informando seu nível atual de fadiga, e disponibilizar dicas por meio de mensagens de minimização da fadiga.

7- MÉTODO PARA AVALIAR E MEDIR O EQUILÍBRIO, FADIGA E SONOLÊNCIA, de acordo com a reivindicação 4, e caracterizado por monitorar online o nível de fadiga do avaliado via site/via e-mail ou SMS e poder ser integrado a outras plataformas físicas.

Description:
EQUIPAMENTO E MÉTODO PARA AVALIAR E MEDIR O EQUILÍBRIO, FADIGA E SONOLÊNCIA

Setor tecnológico da invenção

[001] De uma maneira geral a presente patente de invenção pertence ao setor de pesquisa em espectrometria de massas aplicada, e se refere, mais especificamente, a um equipamento e método que têm a finalidade de avaliar e medir o equilíbrio de um indivíduo e determinar o índice de fadiga e sonolência, e de enviar e armazenar as informações através da WEB, aplicativos de internet ou no próprio computador.

Estado da técnica

[002] A restrição de sono é uma condição comumente observada em trabalhadores por turnos e está altamente relacionada aos acidentes ocupacionais. Van Dongen et al. (2003) observaram que o desempenho cognitivo piora e se acumula com restrição crônica de sono, ou seja, quanto menor o tempo de sono, maior é o número de erros e lapsos de atenção.

[003] Dawson e Reid (1997), observaram que indivíduos acordados por mais de 17 horas apresentaram prejuízo cognitivo semelhante a quem ingeriu bebida alcóolica. Ou seja, 19 horas sem dormir, assemelha-se a ingestão de 6 copos de cerveja e 3 copos de vinho ou 24 horas sem dormir iguala-se a 6 copos de cerveja e 3 copos de vinho para um homem de 90 kg.

[004] A causas de sonolência principalmente de motoristas e trabalhadores que atuam no período noturno e por turnos, tem origem em fadiga física e mental, privação ou restrição do sono, devido ao tempo de muitas horas acordado, passando a ter situações de monotonia, homeostasia corpórea por diminuição da temperatura central, associados as outros fatores.

[005] Através de estudos sobre o sono e ritmos circadianos, determinou-se que as condições em um indivíduo está mais sujeito a dormir, ou ficar fadigado, de forma que estas informações sejam tratadas e informadas através de um sistema de dados, para evitar que o indivíduo, motorista ou o trabalhador que atua no período noturno e por turnos, percam a atenção durante o horário de trabalho.

[006] Em um estudo dos pesquisadores desta invenção “Robust evaluation of time since awakening using force platform posturography” (2014), concluiu-se que longos períodos de vigília aumentam a oscilação postural. Isto evidencia que a restrição de sono influencia negativamente nas capacidades física e cognitiva.

[007] Existem diversos artigos científicos que correlacionam positivamente o déficit cognitivo com o equilíbrio postural, ou seja, prejuízos psicomotores são detectados por ferramentas simples e de fácil aplicação. Por exemplo, Morad et. al (2007) sugeriram que a fadiga causada pela privação do sono pode ser avaliada objetivamente por meio de um teste postural rápido e não invasivo. Esses autores concluíram que o equilíbrio postural pode ser usado como uma ferramenta de triagem eficiente para detecção do tempo acordado e da fadiga. Neste mesmo raciocínio, em outro estudo dos pesquisadores da invenção “Effects of Shift Work on the Postural and Psychomotor Performance of Night Workers” (2016), mostraram que o trabalho noturno per se prejudica o equilíbrio postural e reduz o desempenho em tarefas de vigilância, concentração e atenção, demonstrando que simples tarefas, como se manter de pé por 30 segundos, são capazes de inferir o desempenho dos trabalhadores.

[008] Outros autores, já validaram positivamente os resultados de testes de equilíbrio utilizando uma plataforma de força com um sistema fixo na cintura, e concluíram que os resultados são semelhantes e com alta confiabilidade e reprodutibilidade (Mayagoitia et. al, 2002; Johnson e Trivedi, 2011 ).

[009] Algumas invenções reveladas por documentos de patentes proporcionam possíveis soluções para os problemas técnicos outrora expostos, como o n e BR 102013012519-9 publicado em 21/05/2013, que apresenta um processo de gerenciamento de sono em banco/assento e cabine de veículo com meios de alerta, com o objetivo de prover por meios de coleta e tratamento de dados para monitoramento de suas condições de sonolência através de uma plataforma física.

[010] O documento de patente n° BR 112015032507-6 publicado em 26/06/2014, descreve um método para derivar pontuação de fadiga, indicativa de um estado de sonolência, que mede uma pluralidade de sinais e deriva uma pontuação de um modo ponderado e personalizado.

[011] E o documento n° BR 112016011763-8 publicado em 27/11/2014, dispõe de dispositivo, sistema e método de monitoramento do sono para monitorar os estado de sono do ser humano, configurado para receber dados de movimento em repouso, e determinar dados de batimento cardíaco, dados de respiração, bem como atividade física.

[012] Ainda assim, tais soluções não contornam os problemas dos indivíduos aqui descritos. Diante disso, torna-se evidente que há correlação entre a oscilação postural e o desempenho psicomotor, justificando cientificamente a viabilidade de métodos que avaliam o equilíbrio postural para predizer a fadiga e evitar erros de atenção e acidentes ocupacionais. Espera-se que com uma gestão de fadiga, coerente e adequada os trabalhadores possam ter maior disposição, menor risco para o acidente e que utilizem suas potencialidades para maximizar sua produtividade e desempenho no trabalho e não fiquem presos a sistemas ortodoxos que não dinamizam e potencializam suas capacidades físicas e mentais.

Novidades e objetivos da invenção

[013] O equipamento é conectado a um aparelho celular (via aplicativo), e foi desenvolvido para avaliar o equilíbrio, fadiga física e sonolência de um ser humano, tendo a finalidade de enviar os dados coletados para a nuvem, que efetua os cálculos da fadiga e sonolência, e retorna para o usuário ou cliente com os dados obtidos, seja via aplicativo ou portal Web, acessando em seu próprio computador. [014] O equipamento apresenta vantagens como calcular o nível de fadiga do trabalhador através de ações proativas, preditivas e de gestão constante de indicadores; enviar resultados via SMS para o trabalhador informando seu nível atual de fadiga; disponibilizar dicas por meio de mensagens de como minimizar a fadiga; monitorar o nível de fadiga do motorista para acompanhamento “online” via site/via e- mail ou SMS do gerente/supervisor e poder ser integrado a outras plataformas físicas.

Descrição dos desenhos anexos

[015] A fim de que o presente invento seja plenamente compreendido e levado à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, o mesmo será descrito de forma clara, concisa e suficiente, tendo como base os desenhos anexos, que a ilustram e subsidiam abaixo listados:

Figura 1 representa uma vista frontal do equipamento;

Figura 2 representa uma vista lateral do equipamento;

Figura 3 representa uma vista frontal e posterior do colete ajustável com o equipamento;

Figura 4 representa uma vista frontal e posterior da cinta elástica ajustável com o equipamento;

Figura 5 representa o gráfico emitido no portal Web das informações de fadiga ao decorrer do tempo dos trabalhadores;

Figura 6 representa o gráfico de informações dos trabalhadores, mais especificamente quanto a projeção do índice de fadiga ao decorrer do tempo;

Figura 7 representa o esquema de procedimento de avaliação dos indivíduos;

Descrição detalhada da invenção

[016] Conforme as Figuras 1 e 2, o equipamento para avaliar e medir o equilíbrio, fadiga e sonolência, objeto desta patente de invenção, é um dispositivo para ser utilizado na cintura, mais especificamente na coluna lombar para medição basal, que é composto de uma caixa (1 ) em material polimérico, dotada de visor eletrônico (2), botão (3) liga/desliga, entrada (4) para conexão USB, afixado a uma placa de circuito eletrônico (5) e tiras elásticas (6), que é operado por meio de um aplicativo, com comunicação Bluetooth. O referido botão (3) é baseado no funcionamento de um interruptor, com precisão de toque leve e sem dureza e a dita entrada (4) para carregamento é formada por rasgo oblongo na lateral da base da caixa (1 ) e é projetada para ser uma entrada fixa e com encaixe mais firme, obtendo maior proteção da entrada de conexão para carregamento, diminuindo o risco de ter desencaixe de peças.

[017] Para montagem, o sensor e os terminais são soldados a 90° na placa (5); após, o visor (2) é colado a caixa (1 ) e reforçado por elementos de fixação; encaixa-se o botão (3) na lateral da dita caixa (1 ), e por conseguinte, a placa (5) é montada também por meio de fita de colagem, seguida do anexo da bateria. Em seguida, a caixa (1 ) que é formada por um case base que recebe os componentes e tampa de acoplamento, após os cabos com seus conectores serem ligados a placa (5), é então fechada e o equipamento encontra-se pronto para uso.

[018] Conforme as Figuras 3 e 4, o equipamento pode ser aplicado junto a cintura por meio de colete ajustável por ganchos plásticos (7) e bolso para colocação (8) ou por cinta elástica com botão de pressão ajustável ao formato do corpo (9) e bolso para colocação do aparelho (8).

[019] O equipamento coleta a oscilação postural nos eixos X, Y e Z, e armazena os dados em um cartão de memória e envia, via conexão com celular para a nuvem onde é feito o cálculo do estado de fadiga e tempo acordado. Em conjunto, realiza-se a leitura basal, que é uma coleta igual a feita habitualmente, no entanto, durante 3 dias, fazendo 3 a 5 coletas por dia, em até 2 horas que o usuário acordou. É denominada basal porque analisa-se dado com avaliado descansado e com no máximo 2 horas acordado. Estas coletas basais (usuário descansado) é que são o padrão para comparação com as demais avaliações que virão em outros dias e horários. [020] A segurança da informação é garantida pelo servidor, que armazena os dados processados a partir dos dados brutos gerados pelo equipamento, que são protegidos pelo controle de acesso implementados nos níveis superiores do sistema, onde a segurança no nível do hardware deve ser garantida pelo indivíduo que tem acesso físico ao produto, e os dados brutos são armazenados em cartão de memória embarcado no hardware, e também são armazenados no servidor quando enviado para processamento.

[021] Existem várias formas de avaliar e observar o comportamento humano, quanto ao aspecto fadiga. Optou-se por desenvolver e aprimorar as avaliações que abordem o perfil biológico e comportamental dos trabalhadores, por aplicação de questionários; a avaliação do perfil genético, quanto a característica genética do trabalhador; e a avaliação da fadiga, utilizando aplicativos, portal Web e o presente equipamento. Os instrumentos relacionados a questionários estão amplamente validados na literatura, por meio de diversas publicações cientificas. No entanto, busca-se executar a correção automática destes questionários, facilitando, desta forma, sua aplicação, correção, tempo de processamento e número de pessoas envolvidas nesta avaliação, contribuindo com os custos para a empresa em relação a recursos humanos. O desenvolvimento de aplicativos e portal Web traz facilidade, praticidade e rapidez nas avaliações que se propõe a realizar.

[022] Estas avaliações e medições periódicas, visam permitir ou não que o indivíduo inicie sua jornada de trabalho, e que durante esta jornada, que o mesmo a partir dos dados disponíveis, haja com segurança principalmente em sua rotina, como por exemplo no transporte de pessoas ou cargas no caso de motoristas.

Exemplo de aplicação do equipamento

[023] Pode-se implantar o equipamento para trabalhadores que atuam na condução de veículos automotores de carga, visando à melhoria na gestão da saúde e da segurança ocupacional. [024] Fornece-se a empresa contratante, em regime de comodato, o equipamento, aparelho celular, chip de transmissão de dados e licenças de uso de software. O sistema de alerta e prontidão ao trabalho é aplicável para todos os empregados que desempenhem atividades críticas/especiais, notadamente a condução de veículos automotores leves e pesados, e para todos os outros trabalhadores que atuam em áreas críticas e com jornadas de trabalho noturnas e por turno.

[025] É utilizado um sistema de gerenciamento na web, incluindo permissões de acesso, validados pelas equipes de Tecnologia da Informação (TI). Este sistema, tem como objetivo predizer a fadiga real, no momento da entrada para a jornada de trabalho e efetuar um cálculo com um algoritmo, já validado, para predizer a fadiga até o final da jornada de trabalho.

[026] O monitoramento da fadiga consiste na interface de dois equipamentos o aplicativo ou portal Web e o equipamento.

[027] No portal web os gestores terão acesso as informações dos trabalhadores (escala de trabalho, nível de fadiga atual, históricos), emissão de relatórios, alteração e inclusão de cadastros, conforme ilustra a Figura 5.

[028] As principais funcionalidades do portal Web são:

Controle de acesso ao sistema em autenticação e autorização do usuário;

Cadastramento dos dados dos clientes, bem como suas respectivas parametrizações;

Cadastramento dos dados dos usuários/trabalhadores, bem como suas respectivas características;

Preenchimento do questionário no início da jornada de trabalho;

Gráficos de projeção de fadiga;

Notificações/Alertas;

Painel de Controle. [029] O aplicativo para celular tem função de analisar e projetar o nível de fadiga do trabalhador durante a jornada de trabalho. O trabalhador faz o cadastro preenchendo informações pessoais como por exemplo, idade, estado civil e perfil de sono. Para a avaliação de fadiga, o usuário insere informações sobre a jornada de trabalho, executa a avaliação no equipamento e o aplicativo apresenta o escore de fadiga atual e projeções do risco de fadiga (escores) por meio de gráficos, evidenciando o momento crítico para a execução das atividades laborais, conforme ilustra a Figura 6. Este sistema, caso seja opção do cliente utilizar, deverá ser instalado nos celulares dos colaboradores.

[030] Este sistema e avaliação fornece um escore, que é classificado em:

Fadiga normal (escore até 5);

Fadiga moderada (escore entre: 5,01 e 9,0);

Fadiga elevada (escore entre 9,01 e 12,0);

Fadiga extrema (escore superior a 12,01 ).

[031] A empresa/cliente que determinará o ponto máximo aceitável para a fadiga de seus colaboradores, e desta forma, durante o cadastro da empresa no sistema a mesma devera inserir o escore máximo permitido.

[032] Ao decorrer do período de jornada, é fornecido especificações e notificações online do nível de fadiga predito, para cada colaborador, e também poderá ser implementado, a critério da empresa, outras informações como:

Por colaborador:

Escore médio de fadiga no início da jornada de trabalho; *

Escore médio de fadiga ao final da jornada de trabalho; *

Escore médio de fadiga durante a jornada de trabalho; *

Tempo total, estimado, acordado antes da jornada de trabalho; *

Tempo total, estimado, acordado ao final da jornada de trabalho; * Entre outras implementações que podem ser analisadas, em orçamento a ser definido posteriormente e não constante na proposta comercial que será encaminhada conjuntamente com esta proposta técnica.

Análise global de todos os colaboradores:

Escore médio de fadiga no início da jornada de trabalho; *

Escore médio de fadiga ao final da jornada de trabalho; *

Escore médio de fadiga durante a jornada de trabalho; *

Tempo total, estimado, acordado antes da jornada de trabalho; *

Tempo total, estimado, acordado ao final da jornada de trabalho; *

* Referente a todos os dias trabalhados anterior, em que foi efetuado a avaliação com o equipamento e aplicativo.

[033] A inserção de dados referente ao cadastro dos usuários pode ser realizada pelo aplicativo Mobile ou no portal Web. O cadastro abrange dados referentes ao aspecto geral do trabalhador, saúde, família e trabalho.

[034] O equipamento é projetado para ser utilizado na cintura na região lombar (Figuras 3 e 4). É composto por uma caixa (1 ) afixada a uma placa base (5) e tiras elásticas (6) e será fornecido para cada posto de trabalho.

[035] O equipamento deve ser utilizado somente no momento da avaliação de fadiga; por meio do equilíbrio, é capaz de inferir o nível de fadiga. Um indivíduo mais fadigado aumenta mais a oscilação corporal. São realizadas 5 avaliações testes em diferentes momentos da jornada de trabalho para o algoritmo identificar e determinar o padrão de oscilação individual para assim, inferir o nível de fadiga no momento da avaliação. O equipamento é colocado na cintura do avaliado para a coleta do nível de fadiga e prontidão para as atividades ocupacionais.

[036] Os trabalhadores, ao chegarem ao local de trabalho para iniciar a jornada de trabalho devem realizam a avalição no equipamento. Conforme a Figura 7, para acessar o aplicativo, os colaboradores devem fazer por meio de login e senha individual, cadastrados previamente. Após realização do cadastro o avaliado (colaborador/funcionário) deverá realizar, antecedendo 3 períodos de jornada de trabalho, de 3 a 5 avaliações basais em dias de jornadas de trabalho diferentes, com intervalo mínimo de 20h entre cada avaliação e após ter descansado o suficiente para sua recuperação (entre 7h e 9h de sono), preferencialmente sono no período noturno. Somente após as avaliações basais é que será liberado a coleta de dados para a avaliação da fadiga do trabalhador. Uma vez que o escore de fadiga é individual, a inteligência artificial terá como referência os dados coletados nas avaliações basais. É importante que as coletas basais ocorram em um prazo de até 2h após o colaborador ter acordado, para que o padrão e a referência sejam considerados com o trabalhador descansado. Caso sejam coletadas com um prazo maior, os escores de fadiga serão mitigados, pois terão uma comparação com um nível de fadiga maior que o nível basal. [037] O colaborador cadastrado deverá preencher dados sobre seu sono e a jornada de trabalho e, dar o comando para iniciar a avaliação de fadiga no equipamento. A avaliação tem duração de 60s (divididos em duas coletas de 30 segundos, simultâneas), o colaborador deve permanecer quieto em posição bipodal durante o período de avaliação. Ao final na tela do smartphone ou na Web será apresentado o escore de fadiga.

[038] Embora o equipamento avalie quantitativamente o nível de atenção do trabalhador, por sua vez permite inferir o estado de alerta e vigilância para desemprenhar as atividades laborais por meio do equilíbrio postural. Além disso, é um sistema capaz de predizer o nível de fadiga do colaborador em tempo real e por meio de score é possível classificar o trabalhador como apto ou não para iniciar a jornada de trabalho com segurança. Mas as ações a serem realizadas após o fornecimento do escore de fadiga, ao cliente, serão de sua responsabilidade. Para tanto, o mesmo deverá ter uma política de ação para atender os colaboradores que apresentarem um escore inadequado.

[039] Por meio do portal os gestores podem acessar as avalições de todo os trabalhadores avaliados. O sistema permite o monitoramento dos níveis de fadiga dos trabalhadores que estão em atividade, bem como o acesso dos históricos das projeções de fadiga. Além disso, no portal é possível adicionar ou remover usuários, adicionar ou remover jornadas de trabalho/turnos, emitir relatórios individuais e/ou grupo e cadastrar turnos e perfis de risco de trabalho.

[040] Por meio do portal, os gestores podem ter acesso exclusivo as informações de sua equipe como por exemplo usuários cadastrados, jornadas de trabalho e escores de fadiga. Isto favorece o feedback, a gestão das informações bem como as decisões assertivas visando em melhores resultados e operações mais seguras.

[041] No portal Web, os gestores são capazes de emitir relatórios gerais mensais (formato PDF ou Excel), a relação de trabalhadores avaliados, quantidade de avaliações realizadas e projeções de fadiga.

[042] A segurança da informação é garantida pelo servidor que armazena os dados processados a partir dos dados brutos gerados pelo equipamento. Esses dados são protegidos pelo controle de acesso implementados nos níveis superiores do sistema. A segurança no nível do hardware deve ser garantida pelo indivíduo que tem acesso físico ao produto. E os dados brutos são armazenados em um cartão de memória embarcado no hardware, como já comentado. Além disso, também são armazenados no servidor quando enviado para processamento.

[043] É importante salientar que as figuras e descrição realizadas não possuem o condão de limitar as formas de execução do conceito inventivo ora proposto, mas sim de ilustrar e tornar compreensíveis as inovações conceituais reveladas nesta solução. Desse modo, as descrições e imagens devem ser interpretadas de forma ilustrativa e não limitativa, podendo existir outras formas equivalentes ou análogas de implementação do conceito inventivo ora revelado e que não fujam do espectro de proteção delineado na solução proposta.