Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
RAIN/SUN HAT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/226111
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a hat protecting against rain and the sun. The invention differs from any existing models because it does not require a pole or support ribs, and because it is foldable and non-rigid, being made from a thermoplastic material and cardboard. The invention is obtained by sucessive cuts and folds of the thermoplastic or cardboard sheet with a width of between 30 and 60 cm and a length of between 40 and 100 cm, similar to origami cuts and fold, identified in the drawing by continuous lines (1) and dashed lines (2), respectively, the ends of the pattern being then joined together by a male/female fastening system (3 and 4). The material used is transparent and translucent in the version for protection against the rain and opaque in the version for protection against the sun, and, for even better protection against the weather, a fastening string is run through the two holes (5) provided.

Inventors:
ISMAEL SORAIA (PT)
Application Number:
PCT/PT2018/050022
Publication Date:
December 13, 2018
Filing Date:
June 04, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ISMAEL SORAIA (PT)
International Classes:
A45B13/00; A45B19/00; A45B19/02
Foreign References:
JPS5229514U1977-03-01
US1772740A1930-08-12
CN201131386Y2008-10-15
JPH03101220U1991-10-22
US1772740A1930-08-12
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Chapéu-de-chuva/sol, de largura entre 30 e 60 cm e comprimento entre 40 a 100 cm, caraterizado por ser em material termoplástico, como por exemplo o polipropileno ou em cartão, obtido por corte (1) e vincos sucessivos (2), que inclui um sistema de encaixe macho/fêmea, (3 e 4) e um par de orifícios (5) por onde é aplicado um cordel.

Lisboa, 14 de Julho de 2017

1

Description:
CHAPÉU-DE-CHUVA/SOL

Área técnica da invenção

A invenção diz respeito a um chapéu-de-chuva/sol de funções idênticas às opções, ocidental e oriental, atualmente existentes. Resulta do corte e vincos sucessivos, tipo origami, respetivamente representados por linha contínua (1) e tracejada (2) na Figura 1. O chapéu-de- chuva/sol é produzido preferencialmente em material termoplástico, tal como o polipropileno ou em cartão, plastificado ou não, conforme se aplique à chuva ou ao sol. As extremidades do molde obtido por corte e vincos, de largura entre 30 e 60 cm e comprimento entre 40 e 100 cm, são unidas por um sistema de encaixe macho/fêmea (respetivamente 3 e 4). É utilizado material transparente e translúcido na versão contra a chuva e opaco contra o sol e, para uma maior proteção contra a intempérie é aplicado um cordel nos dois furos (5), tal como na tradição oriental.

O chapéu-de-chuva/sol é preferencialmente produzido em material termoplástico como o polipropileno (PP) por se tratar de um polímero reciclável, derivado do propeno ou propilenoe (plástico). O polipropileno é identificado através do símbolo triangular de reciclável, com um número «5» por dentro e as letras «PP» por baixo, de forma molecular (C 3 H 6 ) X . Pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Algumas das principais propriedades do polipropileno são o seu baixo custo, a facilidade de moldagem e de coloração, a boa resistência ao impacto e a boa estabilidade térmica. O polipropileno é bastante utilizado na produção industrial de embalagens e recipientes flexíveis, sacos, fibras, cadeiras, brinquedos, copos, eletrodomésticos, tampas em geral, como por exemplo as de refrigerantes, carpetes, seringas, material hospitalar esterilizável, peças de automóveis, como para-choques, pedais, capas de baterias, interior de estofos, lanternas, ventoinhas, ventiladores e peças diversas no habitáculo, cabos para ferramentas manuais, etc.

O chapéu-de-chuva/sol proposto pode igualmente ser produzido em qualquer outro material termoplástico ou em cartão.

Ao contrário das opções ocidentais do guarda-chuva/sol, o evento proposto não necessita de qualquer haste ou varas de suporte e, contra o rígido formato oriental, a versão proposta apresenta um formato desdobrável. Quando aberto o chapéu-de-chuva/sol apresenta uma forma cónica, próxima de um capuz, de largura entre 30 e 60 cm e comprimento entre 40 e 100 cm, com um sistema de encaixe das extremidades e um cordel para prender o mesmo ao pescoço tal como a versão oriental. A forma reduzida, quando dobrado, facilita o seu transporte e reduz consideravelmente os danos associados ao guarda-chuva/sol atual, quer por quebra da estrutura de suporte quer por perda/esquecimento.

Estado da técnica

O chapéu-de-chuva ocidental é composto por um cabo de metal, madeira ou plástico e uma armação de 8 a 16 varas de arame, mais ou menos acentuada na curvatura sustentada por tecido protetor em polyester ou nylon, cujo raio pode variar entre 50 a 80 cm, articulados de forma a poder abrir e fechar a estrutura. Para a variante de maior curvatura é comum utilizar- se o termo «cogumelo». É, no geral, frágil e parte-se com maior ou menor facilidade pela fraca resistência que apresenta ao vento. Face à estrutura semirrígida e tamanho que apresenta é normalmente transportado quando faz mau tempo e não de uma forma preventiva. O chapéu- de-sol apresenta grande porte e é de utilização fixa, usado em praias, cafés e eventos e não durante as deslocações do seu utilizador, pois a versão portátil, a sombrinha, caiu em desuso.

O chapéu típico oriental, associado à utilização por parte de camponeses em arrozais, é de dimensão mais reduzida, de fabrico artesanal em palha ou material similar (serapilheira, bambu ou folha de arroz) e apresenta uma forma cónica rígida, não passível de dobragem. Possui um cordel que pode ser preso ao pescoço do utilizador.

O evento proposto, cuja largura pode variar entre 30 e 60 cm e comprimento entre 40 e 100 cm, apresenta idêntica forma cónica e o cordel do chapéu oriental, embora o material termoplástico e o cartão de que o mesmo é feito permitam apresentá-lo sem necessidade de cabo ou varetas, num formato desdobrável, mais prático e eficiente.

Relativamente à patente US1772740 A - Head or Hat Supported Umbrella e ao Vintage 1950's black & white striped conical oriental origami folding coolie sun hat, a presente invenção goza de novidade e atividade inventiva por a) A junção das extremidades é feita por fecho macho/fêmea, o que implica incisões no material; b) Não é obrigatoriamente composto por partes em número par. A junção das extremidades pode abarcar mais ou menos peças de forma a alargar ou estreitar o formato para adulto e crianças; c) Embora a maior novidade seja a utilização de material termoplástico (ex: Polipropileno, que é transparente/translúcido) a parte da frente do chapéu é significativamente inferior à parte traseira, de forma a abarcar os ombros sem obstruir a visão de quem o usa. Não estando o usuário obrigado a utilizar o chapéu apenas numa posição em que a borda frontal seja inferior a borda traseira para não afetar a sua visão; d) A presente invenção aproxima-se o mais possível do formato circular do chapéu-de-chuva comum de forma a dar o mesmo tipo de proteção, mas ao mesmo tempo resolver questões relacionadas com a dimensão/transporte; e) Os materiais termo moldáveis (tal como o polipropileno) apresentam-se translúcidos/transparentes (não reduz a visão) e podem ser tratados contra raios UV (contra o Sol).

Sumário da invenção

A invenção respeita à produção por um processo industrial simples de um chapéu-de- chuva/sol que consiste na obtenção de uma forma cónica octogonal desdobrável, por corte e vincos sucessivos de uma folha termoplástica como por exemplo o polipropileno ou o cartão, cuja consistência dispensa qualquer cabo ou varas de suporte. A largura pode variar entre os 30 e 60 cm e o comprimento entre 40 a 100 cm, sendo as extremidades unidas por um sistema de encaixe macho/fêmea, obtido por cortes do próprio material. Dispõe ainda de um cordel preso em dois orifícios para uma melhor proteção contra o vento forte. A principal vantagem deste modelo de chapéu relativamente às atuais opções é precisamente o seu formato desdobrável, prático e de reduzida dimensão que facilita o transporte, evita a quebra e reduz a perda/esquecimento.

Descrição do Método

Fazendo referência à figura, é agora descrita a concretização do invento:

1) Desenhar uma circunferência de raio idêntico ao tecido de um vulgo chapéu-de- chuva/sol, 50 a 80 cm, sobre uma folha de polipropileno ou cartão.

2) Traçar no interior da circunferência uma diagonal vertical e outra horizontal, dividindo- a em quatro.

3) Repetir o procedimento para que cada quarto seja por sua vez dividido ao meio;

4) Efetuar o corte à volta da circunferência, eliminando os excessos exteriores;

5) Vincar os traços interiores do octógono, facilitando a dobragem;

6) Numa das partes, a da frente, desbastar ligeiramente o arredondamento para não tapar a vista, (experimentar o chapéu para perceber a dimensão do desbaste).

7) Efetuar os cortes respeitantes ao sistema de fecho (macho/fêmea)

8) Unir as extremidades com o sistema de encaixe efetuado;

9) Fazer dois orifícios e aplicar uma fita elástica.

10) Completar as dobras/vincos necessários (ao comprido e ao meio). Depois de desenhado em lllustrater {adobe) o molde pode ser facilmente replicado industrialmente, numa máquina de corte a laser. O corte apresenta-se a linha contínua, inclui dois orifícios e sistema de encaixe das extremidades e as dobras apresentam-se a tracejado.