Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVEMENTS TO A RETRACTABLE FALL-PREVENTION DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/038417
Kind Code:
A1
Abstract:
"IMPROVEMENTS TO A RETRACTABLE FALL-PREVENTION DEVICE", embodied by means of a pivoting feeler (1) that, together with a guide pulley (2), organizes the return of the cable (3) to the reel (4) of the device (D), assisted by a centrifugal braking system (5) that reduces the speed of said cable (3), preventing an abrupt halt when rewinding is complete, supplemented by a bridge halt system based on the command from a contact sensor (6) and by a fall alert system, likewise with centrifugal actuation, the optical sensor (7) of which alerts registered cell phones to the occurrence.

Inventors:
PALOMO ADÍRCIO JOSÉ (BR)
FERNANDES AMAURI DE JESUS (BR)
Application Number:
PCT/IB2014/064318
Publication Date:
March 17, 2016
Filing Date:
September 08, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PALOMO ADÍRCIO JOSÉ (BR)
FERNANDES AMAURI DE JESUS (BR)
International Classes:
A62B35/04
Foreign References:
US4589523A1986-05-20
US3042339A1962-07-03
BRMU8801826U22010-01-05
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" caracterizado por ser configurado por um apalpador (1 ) pivotante que organiza o retorno do cabo (3), um sistema de frenagem (5) centrífuga que reduz a velocidade de rebobinagem do cabo no carretel (4), um sistema de parada de ponte configurado por um sensor de contato (6) de parada de ponte atuado ou não por batoque (20) e um sistema de alarme de queda efetivado por um sensor óptico (7) acionado por um atuador centrífugo (21 ).

2) "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo apalpador ser conformado por um braço em "U" (9) que toma posição em um eixo com mola (10); uma roldana (2) contígua ao apalpador (1 ) serve de guia para a passagem do cabo (3) no interior do dispositivo (D).

3) "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" de acordo com a reivindicação 2 caracterizado pelo movimento radial descendente do apalpador (1 ) se dar no sentido da rebobinagem do cabo (3); o movimento ascendente se dá com a extensão do referido cabo (3) para fora do dispositivo (D).

4) "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por uma alavanca (1 1 ) projetante do apalpador (1 ) fazer ou não batente em um sensor (12) que sinaliza a extensão total do cabo (3).

5) "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" de acordo com a reivindicação 4 caracterizado pelo apalpador (1 ) quando mais próximo do carretel (4) tocar o sensor (12) e sinalizar cabo totalmente estendido.

6) "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por no sistema de frenagem (5) centrífuga uma engrenagem principal (13), ligada ao eixo (14) do carretel (4), está conectada com uma engrenagem movida (15) que ao girar vence a resistência das molas tensionadoras (16) obrigando a abertura das sapatas (17) do freio, que em contato com o tambor (18) perfaz a frenagem transmitida para o eixo (14) do carretel (4).

7) "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" de acordo com a reivindicação 6 caracterizado por uma catraca (19) que atua no sentido de engatar a engrenagem principal (13) no sentido de retorno do cabo, transferindo esse movimento para a engrenagem movida (14).

8) "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo sistema de parada de ponte ser configurado por sensor de contato (6) que identifica cabo estendido e cabo recolhido; uma placa de transmissão se comunica por rádio frequência com uma placa receptora na ponte rolante, de forma que essa cessa o movimento imediatamente no caso de um operador, com o cabo do dispositivo antiquedas estendido, esteja próximo e no caminho da ponte.

9) "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" de acordo com a reivindicação 8 caracterizado pelo sensor de contato (6) tomar lugar na região de saída do cabo (3) cujo batoque (20) faz batente no mesmo quando do recolhimento total do cabo (3), cortando a alimentação do motorredutor e liberando a movimentação da ponte rolante.

10) "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" de acordo com a reivindicação 8 caracterizado pelo sistema de alarme de queda funcionar baseado em um sensor óptico (7) acionado quando da abertura do atuador centrífugo (21 ) ligado ao eixo (14) do carretel (4), que ao girar vence a resistência das molas tensionadoras (22); uma vez atuado, o sensor óptico (7) transmite um aviso de queda para os aparelhos celulares cadastrados.

Description:
"APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL"

[0001 ] Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL", especialmente levados a efeito graças a um conjunto de sistemas e mecanismos coadjuvantes, em que pese um mecanismo apalpador responsável por ordenar o retorno do cabo para o carretel, o qual também é auxiliado por um sistema de frenagem centrífuga que evita que um eventual excesso de velocidade desorganize o cabo em dito carretel el ou gere impactos que cause danos ao dispositivo, sendo complementado por um sistema de parada de ponte efetivado por sensores de cabo estendido e cabo recolhido, e outro sistema de alarme de queda do usuário preferencialmente via celular.

[0002] O dispositivo antiquedas é utilizado para proteção contra os riscos de quedas em trabalhos em altura, evitando que o usuário se machuque com o impacto.

[0003] O dispositivo antiquedas é considerado um dos componentes mais importantes no rol de equipamentos necessários ao trabalho em alturas acima de dois metros, e deve ser utilizado independente da movimentação associada à natureza do serviço.

[0004] Existem diferentes modelos de dispositivos antiquedas, sendo os mais conhecidos o tipo deslizante e, em conformidade com esse pedido de patente, o do tipo retrátil.

[0005] O dispositivo deslizante é solidarizado a uma linha de vida vertical e se presta a retenção de quedas nessa direção, ao passo que o tipo retrátil apresenta um cabo de aço, ou fita, com um mosquetão que se estende e retrai mediante a movimentação vertical el ou horizontal, de forma que caso o usuário sofra uma eventual queda, o dispositivo trava imediatamente evitando o impacto.

[0006] Assim, para atividades em andaimes, escadas e telhados usa-se o dispositivo antiquedas tipo deslizante, ao passo que em trabalhos com movimentação vertical el ou horizontal com auxílio, por exemplo, de pontes rolantes na carga e descarga de caminhões, vagões de trem, locomotivas, fabricação e manutenção de aeronaves entre outras atividades usa-se o dispositivo tipo retrátil.

[0007] O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre a matéria em apreço, como o M U 8801826-1 que revela um trava quedas retrátil com o desenrolamento do cabo assistido por motor elétrico acionado remotamente, sendo formado por uma estrutura elíptica que comporta um carretel de fricção com cordame acoplado às engrenagens de transmissão acionadas por motorredutor alocado externamente, o qual atua por limite de peso e controle remoto, sem interferir com a capacidade de retenção do equipamento em caso de queda do usuário.

[0008] O equipamento do documento acima apresenta alguns inconvenientes operacionais e funcionais, como àqueles causados pela falta de um organizador de rebobinagem, e de um sistema de frenagem que resulta numa velocidade de retorno excessiva, passível de emaranhar o cabo no carretel e levar ao travamento e quebra de componentes móveis do dispositivo quando da parada abrupta ao término do enrolamento. Outrossim, em situações onde a atividade se dê em locais onde haja pontes rolantes auxiliares, o equipamento carece de um sistema de segurança, "linkado" com as pontes rolantes, que impeça o avanço el ou movimentação dessas na direção de indivíduos que estejam com o cabo do trava quedas estendido, e sem observar o cumprimento dos procedimentos de segurança estabelecidos.

[0009] O documento WO 2006125785 compreende pelo menos um elemento tubular alongado, sustentado por pelo menos dois suportes devidamente espaçados, de forma que dito elemento tubular por ser em material flexível permite a atribuição de um grau. Assim, o dispositivo antiquedas pode cumprir percursos curvilíneos.

[0010] No documento acima, a linha de vida além de não ter nenhum tipo de interação com o dispositivo antiquedas, também não prevê um sistema de alarme que sinalize a ocorrência de um evento de queda el ou acionamento do dispositivo propriamente dito.

[001 1 ] Ciente do estado da técnica, suas lacunas e limitantes, foi que o inventor, pessoa atuante no segmento em apreço, após estudos e pesquisas criou os "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" em questão, que traz uma série de aperfeiçoamentos que torna o sua operação e funcionamento do dispositivo antiquedas mais segura e confiável, além de aumentar sua vida útil, a iniciar pelo fato de propor um mecanismo apalpador, contíguo ao carretel, que organiza o retorno do cabo quando da sua rebobinagem, não permitindo que o mesmo emaranhe. Um sistema de frenagem centrífuga regula a velocidade de retorno, evitando que ao término da rebobinagem ocorram impactos devido à parada abrupta. Também é um aperfeiçoamento, um sistema de parada de ponte rolante que evita o avanço dessa sobre operadores menos atentos que estejam com o cabo do dispositivo antiquedas estendido, evitando assim o choque. Por fim, um sistema de alarme, de princípio de funcionamento centrífugo, atua um sensor óptico que envia para celulares cadastrados a atuação do dispositivo antiquedas.

[0012] Nos "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL"

- o apalpador é conformado por um braço em "U" que toma posição em um eixo com mola o qual é fixado à carcaça do dispositivo antiquedas, conferindo uma liberdade de movimento radial descendente conforme o enrolamento/ rebobinagem do cabo no carretel, ao passo que o movimento ascendente se dá com a extensão do referido cabo para fora do dispositivo. Uma roldana contígua ao apalpador serve de guia para a passagem do cabo no interior do dispositivo.

[0013] Nos "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL"

- a extremidade duma alavanca projetante do apalpador faz batente em um sensor de contato, que atuado sinaliza cabo estendido total. Nessa situação, o apalpador está na condição de maior proximidade do carretel que está sem cabo algum. Conforme o enrolamento do cabo, o apalpador toma um rumo descendente se afastando do carretel e deixando de fazer batente no sensor de cabo estendido total, que é liberado.

[0014] Nos "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL"

- o sensor de cabo estendido corta o motorredutor, evitando assim que o cabo rebobine ao contrário no carretel.

[0015] Nos "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL"

- o sistema de frenagem centrífuga reduz a velocidade de retorno el ou rebobinagem do cabo no carretel. Uma engrenagem principal, ligada ao eixo do carretel, está conectada com uma engrenagem movida, que ao girar, mediante a movimentação de dita engrenagem principal, funciona como um multiplicador de velocidade, obrigando a abertura das sapatas do freio, que em contato com o tambor efetiva a frenagem transmitida para o eixo do carretel. Uma catraca, igualmente ligada ao eixo do carretel, atua no sentido de engatar a engrenagem principal no sentido de retorno do cabo, transferindo esse movimento para a engrenagem movida. [0016] Nos "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL"

- o sistema de parada de ponte é configurado por sensores que identificam cabo estendido e cabo recolhido. Uma placa de transmissão se comunica, preferentemente por rádio frequência, com uma placa receptora na ponte rolante, de forma que essa cessa o movimento imediatamente no caso de um operador, com o cabo do dispositivo antiquedas estendido, esteja próximo e no caminho da ponte.

[0017] Nos "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL"

- o sensor de parada de ponte toma lugar na região de saída do cabo. Um batoque fixado no cabo faz batente no sensor quando do recolhimento total do cabo propriamente dito, cortando a alimentação do motorredutor e liberando a movimentação da ponte rolante.

[0018] Nos "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL"

- o sistema de alarme de queda do operador funciona baseado em um sensor, preferentemente óptico, o qual é atuado quando da abertura do atuador centrífugo que está ligado ao eixo do carretel. Uma vez atuado, o sensor transmite um aviso para aparelhos celulares cadastrados.

[0019] Em suma, a invenção aqui pleiteada apresenta como vantagens mais preponderantes:

O cabo ao rebobinar não emaranha no carretel, e não trava;

Sensor de cabo estendido não permite que o mesmo rebobine ao contrário no carretel;

■ A redução da velocidade de rebobinagem do cabo evita o desgaste precoce e/ ou quebra de componentes do dispositivo. A menor velocidade de retorno também auxilia na organização do cabo;

■ Segurança - sistema de parada de ponte elimina o risco de atropelamento de operário que esteja no seu caminho com o cabo do dispositivo antiquedas estendido;

■ Segurança - o sistema de aviso de queda possibilita monitorar e prestar pronto atendimento aos operários;

■ Reduz o índice de parada de linha para manutenção dos dispositivos antiquedas e/ ou para o atendimento de incidentes e acidentes; ■ Aumento da vida útil do dispositivo;

■ Reduz o índice de manutenção corretiva. [0020] A seguir, explica-se o modelo com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:

Fig. 1 : Vista em perspectiva do dispositivo antiquedas evidenciando o apalpador, sensores de cabo estendido, cabo recolhido e sensor de queda;

Fig. 2: Vista lateral do dispositivo antiquedas, com detalhe do sensor de cabo estendido total atuado;

Fig. 3: Vista lateral do dispositivo antiquedas, com detalhe do sensor de cabo estendido total desativado;

Fig. 4: Vista em perspectiva do sistema de frenagem do dispositivo antiquedas;

Fig. 5: Vista em perspectiva explodida do sistema de frenagem do dispositivo antiquedas;

Fig. 6: Detalhe em perspectiva do sistema de frenagem do dispositivo antiquedas, com o freio atuado;

Fig. 7: Detalhe em perspectiva do sistema de frenagem do dispositivo antiquedas, com o freio desativado;

Fig. 8: Vista lateral do dispositivo antiquedas, com detalhe do sensor de parada de ponte / cabo recolhido atuado;

Fig. 9: Vista lateral do dispositivo antiquedas, com detalhe do sensor de parada de ponte / cabo recolhido desativado;

Fig. 10: Fluxograma do sistema de parada de ponte do dispositivo antiquedas;

Fig. 1 1 : Vista em perspectiva mostrando componentes do sistema de sensor de queda do dispositivo antiquedas;

Fig. 12: Vista em perspectiva explodida dos componentes do sistema de sensor de queda do dispositivo antiquedas;

Fig. 13: Detalhe em perspectiva mostrando o sensor de queda atuado;

Fig. 14: Detalhe em perspectiva mostrando o sensor de queda desativado.

[0021 ] Os "APERFEIÇOAMENTOS EM DISPOSITIVO ANTIQUEDAS RETRÁTIL" efetivados por meio de um apalpador (1 ) pivotante, que juntamente com uma roldana (2) organiza o retorno do cabo (3) para o carretel (4) do dispositivo (D), auxiliado por um sistema de frenagem (5) centrífuga que reduz a sua velocidade do referido cabo (3) evitando a parada abrupta ao término da rebobinagem, sendo complementado por um sistema de parada de ponte baseado no comando de um sensor de contato (6), e por um sistema de alerta de queda, igualmente de atuação centrífuga, cujo sensor óptico (7) sinaliza a ocorrência em celulares cadastrados.

[0022] Mais particularmente, os aperfeiçoamentos se apresentam num dispositivo (D) antiquedas do tipo retrátil cuja carcaça (8) comporta um motorredutor de acionamento elétrico, que movimenta um cabo (3) que toma lugar em um carretel (4) confrontado por um apalpador (1 ) pivotante que organiza o retorno de tal cabo (3). O apalpador é conformado por um braço em "U" (9) que toma posição em um eixo com mola (10), que atribui uma flexibilidade conferindo ao mesmo uma liberdade de movimento radial descendente no sentido da rebobinagem do cabo (3), ao passo que o movimento ascendente se dá com a extensão do referido cabo (3) para fora do dispositivo (D). Uma roldana (2) contígua ao apalpador (1 ) serve de guia para a passagem do cabo (3) no interior do dispositivo (D). Uma alavanca (1 1 ) projetante do apalpador (1 ) faz batente em um sensor (12) que sinaliza a extensão total do cabo (3) cessando a alimentação do motorredutor. Nessa situação, o apalpador (1 ) está na condição de maior proximidade do carretel (4). Conforme o enrolamento do cabo (3), o apalpador toma um rumo descendente se afastando do carretel (4) liberando o sensor (12) de cabo estendido total. O sistema de frenagem (5) centrífuga reduz a velocidade de retorno el ou rebobinagem do cabo (3) no carretel (4). Uma engrenagem principal (13), ligada ao eixo (14) do carretel (4), está conectada com uma engrenagem movida (15) que ao girar vence a resistência das molas tensionadoras (16) obrigando a abertura das sapatas (17) do freio, que em contato com o tambor (18) perfaz a frenagem transmitida para o eixo (14) do carretel (4).

[0023] Uma catraca (19) atua no sentido de engatar a engrenagem principal (13) no sentido de retorno do cabo, transferindo esse movimento para a engrenagem movida (14). O sistema de parada de ponte é configurado por sensor de contato (6) que identifica cabo estendido e cabo recolhido. Uma placa de transmissão se comunica, preferentemente por rádio frequência, com uma placa receptora na ponte rolante, de forma que essa cessa o movimento imediatamente no caso de um operador, com o cabo do dispositivo antiquedas estendido, esteja próximo e no caminho da ponte. O sensor de contato (6) toma lugar na região de saída do cabo (3) cujo batoque (20) faz batente no mesmo quando do recolhimento total do cabo (3), cortando a alimentação do motorredutor e liberando a movimentação da ponte rolante. Funcionalmente, o sistema de parada de ponte (P) em uma primeira etapa (P1 ) questiona se a ponte está próxima do dispositivo antiquedas, que em caso de negativa (N) segue para uma segunda etapa (P2) de funcionamento normal da ponte. Em caso afirmativo (S) o fluxo segue para uma terceira etapa (P3) que identifica se o sensor de contato (6) está com o cabo estendido. Em caso afirmativo (S) segue para uma quarta etapa (P4) que cessa o movimento da ponte até o sensor acusar recolhimento total do cabo, e em caso de negativa (N) segue para a segunda etapa (P2) de funcionamento normal da ponte. O sistema de alarme de queda do operador funciona baseado em um sensor óptico (7) acionado quando da abertura do atuador centrífugo (21 ) ligado ao eixo (14) do carretel (4), que ao girar vence a resistência das molas tensionadoras (22). Uma vez atuado, o sensor óptico (7) transmite um aviso de queda para os aparelhos celulares cadastrados.