Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
INTERCHANGEABLE SANDALS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/134033
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model relates to a new arrangement for a sandal that allows the wearer to combine in various ways the sandal bases and/or straps, which are easily interchangeable, profoundly affecting the concept of the utility of this type of footwear. The sandals comprise a sole (1) on which at least two interchangeable bases (2, 3) are mounted one on top of the other, the assembly being retained by a strap (7) that includes shanks (4, 5, 6) that are long enough to extend through, in that order, the interchangeable bases (2, 3), then the sole (1) provided with recesses for holding the ends (4', 5', 6') of the respective shanks and fasten the strap (7) therein.

Inventors:
PANARIELLO JULIO CESAR JR (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000125
Publication Date:
November 03, 2011
Filing Date:
April 29, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SAO PAULO ALPARGATAS (BR)
PANARIELLO JULIO CESAR JR (BR)
International Classes:
A43B13/16; A43B3/10
Foreign References:
US20040055178A12004-03-25
US20040088889A12004-05-13
US20030200675A12003-10-30
BRPI0604324A2008-06-10
Attorney, Agent or Firm:
Murta Goyanes Advogados (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. SANDÁLIAS INTERCAMBIÁVEIS, caracterizadas por compreenderem um solado (1) sobre o qual são montadas de forma sobreposta bases minimamente duplas e intercambiáveis (2, 3), sendo esse conjunto preso por uma tira (7) incorporando hastes (4, 5, 6) de dimensões alongadas o suficiente para transpassar, péla ordem, as bases intercambiáveis (2, 3) e, em seguida, o solado (1) que é dotado de recessos para alojar os respectivos terminais (4', 5', 6') e nele fixar a referida tira (7).

2. SANDÁLIAS INTERCAMBIÁVEIS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizadas pelo fato de que tanto o solado (1) como as bases intercambiáveis (2, 3) possuem corpo cujo perfil reproduz de forma aproximada o perfil periférico dos pés de um indivíduo.

3. SANDÁLIAS INTERCAMBIÁVEIS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizadas por ditas bases intercambiáveis (2, 3) serem fabricadas em cores diferentes uma da outra e ambas diferentes da cor do solado (1).

4. SANDÁLIAS INTERCAMBIÁVEIS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizadas por ditas bases intercambiáveis (2, 3) conterem aplicações de adereços decorativos gravados ou aplicados sobres as mesmas.

5. SANDÁLIAS INTERCAMBIÁVEIS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizadas pela referida tira conter terminais (4', 5'. 6') fixos ou removíveis.

6. SANDÁLIAS INTERCAMBIÁVEIS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizadas por dito solado (1), ditas bases duplas e dita tira (7) serem fabricadas em material de natureza polimérica.

7. SANDÁLIAS INTERCAMBIÁVEIS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizadas por dito solado (1), ditas bases duplas e dita tira (7) serem fabricadas em material elastomérico.

Description:
"SANDÁLIAS INTERCAMBIÁVEIS"

O presente modelo de utilidade trata de uma nova disposição introduzida em sandália, mais preferencialmente sandálias de borracha, PVC ou materiais assemelhados e, mais precisamente, sandálias de uso feminino. O novo modelo de sandália permite uma série de possibilidade de combinações de suas bases ou tiras, que são facilmente intercambiáveis, interferindo decisivamente no conceito de utilidade deste tipo de calçado.

A nova disposição da sandália altera o perfil de uso do componente de base da sandália, que passa a ser intercambiável, prolongando sua vida útil, ao mesmo tempo em que proporciona um diferencial significativo na forma de apresentação desse tipo de calçado, possibilitando, ao consumidor final, a possibilidade de usufruir de várias conjugações de cores de sandália adquirindo um só conjunto.

Fundamentação Técnica

As sandálias fabricadas em borracha, PVC ou materiais assemelhados são bastante conhecidas pelo público consumidor. São confortáveis, práticas, elegantes e podem ser utilizadas em várias combinações com diversos tipos de roupas. No entanto, tais sandálias possuem cores preestabelecidas e não permitem intercambialidade de cores, exigindo do público, sobretudo mulheres, a compra de mais de uma versão de cor de tais sandálias para combinar com seu vestuário, o que geralmente incorre em aumento do orçamento para aquisição de tais sandálias.

Portanto, uma solução para esse problema é há muitos anos esperada pelo público e representa um avanço bastante promissor para o setor calçadista. Descrição Resumida do Modelo de Utilidade

Com vistas à solução desse problema, foi desenvolvido um novo modelo de sandália feminina, do tipo fabricado em de borracha, PVC ou materiais assemelhados, compreendendo pelo menos duas bases intercambiáveis sobrepostas ao solado, as quais podem ser facilmente alternadas na montagem pelo próprio usuário, de modo a compor efeitos de cores diferentes. Essa intercambialidade pode ser facilitada pela utilização de tiras especiais de fácil remoção e reinstalação no conjunto da sandália.

Desta feita tem-se que as bases intercambiáveis, duplas ou mais, são facilmente trocadas pelo próprio consumidor ao seu gosto, bastando que este disponha de bases extras.

As figuras esquemáticas em anexo, ilustram uma forma construtiva da sandália objeto do presente modelo de utilidade, as quais de uma forma não limitativa representam:

- Figura 1 - vista em perspectiva da sandália;

- Figura 2 - vista lateral da sandália; e

- Figura 3 - vista explodida da sandália.

Descrição Detalhada do Modelo de Utilidade

De acordo com as citadas figuras, observa-se que as sandálias objeto do presente modelo de utilidade compreendem um solado (1) ao qual são montadas de forma sobreposta as bases minimamente duplas e intercambiáveis (2, 3).

O solado (1) possui corpo cujo perfil reproduz de forma aproximada o perfil periférico dos pés de um indivíduo, sendo nele sobrepostas as bases intercambiáveis (2, 3) que acompanham o mesmo perfil. Ditas bases intercambiáveis (2, 3), são geralmente fabricadas em cores diferentes uma da outra e ambas diferentes da cor do solado (1). Podem, ainda, ditas bases intercambiáveis (2, 3), de uma forma alternativa, conter aplicações de adereços decorativos gravados ou aplicados sobre as mesmas.

O conjunto formado pelo solado (1) e bases intercambiáveis (2, 3) é preso por uma tira de formato geral conhecido (7), mas que incorpora hastes (4, 5, 6) de dimensões alongadas, de modo a transpassar, pela ordem, as bases intercambiáveis (2, 3) e, em seguida, o solado (1) que é dotado de recessos para alojar os respectivos terminais (4', 5'. 6') e ali fixar a referida tira (7).

Referida tira pode conter terminais (4', 5'. 6') fixos ou removíveis, preferindo-se estes últimos, e mais ainda, preferindo-se aqueles de fabricação da própria Depositante.

Preferencialmente, o solado (1) assim como as bases duplas intercambiáveis (2, 3) e a tira (7) são fabricados em material de natureza polimérica, tal como, por exemplo, material elastomérico.

A disposição construtiva de sandálias de acordo com o presente modelo de utilidade possibilita ao usuário final proceder à troca das bases intercambiáveis, criando modelos diferentes de sandálias, bastando para tal soltar as tiras, proceder a troca e fixar novamente a tira ao solado da sandália.

Deve ser notado que as sandálias acima descritas permitem alterações, modificações e variações a partir do conceito de intercambialidade das bases sem, no entanto, imprimir disposições ou configurações que estejam além do alcance do presente modelo de utilidade.