Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
INTERNAL REFRIGERATOR OR FREEZER BEVERAGE-CHILLING COMPARTMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/039762
Kind Code:
A1
Abstract:
It is proposed that a compartment (1) be installed, for chilling beverages (2), which has a thermal lining (3) on all faces except for the access door (4), the lower face having electrical resistors (5) for generating heat when duly activated by the thermal sensor (6) of the temperature control system, which keeps the heat/cold gradient adjusted to the ideal value for the corresponding beverage conditioned in said compartment.

Inventors:
VANTIL JULIO CELSO (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050230
Publication Date:
March 08, 2018
Filing Date:
August 16, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
VANTIL JULIO CELSO (BR)
International Classes:
F25D23/12; F25D3/00; F25D19/02; F25D29/00; F25D31/00
Domestic Patent References:
WO2011128815A12011-10-20
WO2016036015A12016-03-10
WO1999042770A11999-08-26
Foreign References:
US6158227A2000-12-12
US3478818A1969-11-18
US2586853A1952-02-26
US4879878A1989-11-14
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 ) COMPARTIMENTO DE ARREFECIMENTO DE BEBIDAS INTERNO AO REFRIGERADOR OU FREEZER, montado em uma estrutura prismática (9), mas não necessariamente nessa forma, que tem as faces revestidas com isolante térmico (3) à exceção da porta (4) caracterizado por na sua base se destaca um patamar (10) telado que serve de anteparo para a colocação das bebidas (2) e para isolar as resistências elétrica (5) que são acionadas e desacioanadas pelo sensor térmico (6) via circuito elétrico; ou termostato; quando o sensor térmico (6) detecta a temperatura, ajustada no circuito elétrico pelo potenciometro (13) ou pelo termostato (12), ideal para o consumo daquela bebida, atua e aciona as resistências elétricas (5); da mesma forma o sensor térmico (6) ao identificar a subida da temperatura envia sinal para desligar as resistências elétricas e assim sucessivamente.

Description:
COMPARTIMENTO DE ARREFECIMENTO DE BEBIDAS INTERNO AO REFRIGERADOR OU FREEZER

Introdução

[0001 ] Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um inédito COMPARTIMENTO DE ARREFECIMENTO DE BEBIDAS INTERNO AO REFRIGERADOR OU FREEZER, mais particularmente de um compartimento projetado para recepcionar latas ou garrafas de bebidas, o qual possui um sensor de temperatura que ao atingir determinado valor, aciona resistências elétricas que interromperá o resfriamento, no interior do compartimento, aquecendo-o levemente deixando as bebidas, ali acondicionadas, na condição ideal para consumo.

Estado da Técnica

[0002] É de conhecimento dos técnicos no assunto que a temperatura média de um refrigerador é 5 Q C e de seu congelador de -6 Q C ao passo que a de um freezer pode chegar a -20 Q C, ou seja, nenhuma das opções acima está apta a atender a temperatura ideal para se degustar uma cerveja ou então um bom vinho. Para tanto, as pessoas devem controlar o tempo de permanência das bebidas nos refrigeradores, que devido a abertura e fechamento da porta torna-se ineficaz ou então nos congeladores ou freezers onde qualquer descuido com o tempo de permanência pode levar ao congelamento do líquido e mesmo inutilização da embalagem. Há de se convir que não é nada agradável num momento de lazer se ter esse tipo de preocupação com as bebidas.

[0003] O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre dispositivos para refrigeração de bebidas como o PI 0902324-0 intitulado "Refrigerador Rápido de Bebidas" - que tem como prioridade em seu funcionamento gelar líquidos em poucos minutos, destinados a gelar recipientes como latas e garrafas contendo bebidas tais como: cervejas, refrigerantes, vinhos, champanhes, águas, sucos e chás, estes atingindo até -40 Q C, onde 48 recipientes gelam entre 7 e 9 minutos.

[0004] A anterioridade acima é um equipamento de grande eficiência, no entanto seu custo de aquisição não faz parte da realidade da grande parcela da população brasileira cujas residências também não têm metragem para comportar este eletrodoméstico.

[0005] O M U 8801601 -3 intitulado Utensílio Eletro Portátil para Gelar de Imediato Latas de Bebidas - consiste de um equipamento passível de ser ligado à bateria do automóvel ou mesmo à rede de energia residencial em que uma lata de cerveja é posicionada em um eixo que permanece girando em um meio fluido gelado (água com gelo) e na troca de calor é resfriado.

[0006] O utensílio supracitado apresenta uma série de inconvenientes a iniciar pela troca térmica entre o fluido a ser resfriado e o fluido resfriador não ser tão rápida assim, bem como o manuseio do mesmo ser dificultoso. Por fim, é um limitante só poder resfriar lata de bebida e não garrafas e uma de cada vez.

Objetivos da Invenção

[0007] É objetivo da invenção, proporcionar a possibilidade de, no refrigerador ou no freezer, em uso, adaptar o compartimento de arrefecimento de bebidas e controlar sua temperatura com a finalidade pretendida.

[0008] É objetivo da invenção, proporcionar a possibilidade de o compartimento de arrefecimento já ser incluído no refrigerador ou freezer no processo de fabricação do eletrodoméstico.

[0009] É objetivo da invenção, excluir a necessidade de aquisição de outros eletrodomésticos para gelar bebidas como adegas e geladeiras especiais.

Da Invenção

[0010] Tendo em vista a superação dos limitantes técnicos fartamente expostos, o inventor, após estudos e pesquisas, criou o COMPARTIMENTO DE ARREFECIMENTO DE BEBIDAS INTERNO AO REFRIGERADOR OU FREEZER

em questão, que trata de um compartimento semi-isolado em cuja base estão posicionadas resistências elétricas acionadas por sensor térmico que geram calor contrapondo a temperatura fria do refrigerador ou do freezer gerando um delta que mantém o ambiente no interior do aludido compartimento na temperatura ideal para consumo daquela bebida que está sendo arrefecida.

[001 1 ] Assim, o usuário poderá, por exemplo, deixar cervejas gelando no congelador ou freezer sem o risco de solidificação do fluido bastando escolher a temperatura ideal. O mesmo procedimento deverá se dar para bebidas como vinho, champanhe, sucos, etc.

Descrição das Figuras

[0012] A invenção será descrita com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:

Figura 1 : Vista em perspectiva em corte esquemático do compartimento de arrefecimento de bebidas e congéneres interno ao refrigerador ou freezer (para instalação vertical 1 A ou horizontal 1 B);

Figura 2: Vista em corte lateral do compartimento de arrefecimento de bebidas e congéneres interno ao refrigerador (A) ou no congelador do mesmo (B);

Figura 3: Vista em corte lateral do compartimento de arrefecimento de bebidas e congéneres interno ao freezer vertical (A) ou horizontal (B);

Figura 4: Diagrama elétrico do sistema de arrefecimento de bebidas e congéneres interno ao refrigerador ou freezer quando a temperatura for regulada eletronicamente.

Figura 5: Termostato de bulbo com diagrama elétrico do sistema de arrefecimento de bebidas e congéneres, interno ao refrigerador ou freezer para regulagem de temperatura via termostato.

Descrição Detalhada

[0013] O COMPARTIMENTO DE ARREFECIMENTO DE BEBIDAS INTERNO AO REFRIGERADOR OU FREEZER, objeto desta solicitação de Patente de Invenção, propõe a instalação de um compartimento (1 ) de arrefecimento de bebidas (2), o qual apresenta um revestimento térmico (3) em todas as faces à exceção da porta (4) de acesso, sendo que na face inferior se localizam resistências elétrica (5) responsáveis por gerar calor quando devidamente acionadas pelo sensor térmico (6) do sistema de controle de temperatura, que mantém o gradiente quente e frio no valor desejado.

[0014] Mais particularmente, a invenção consiste de um compartimento (1 ) de arrefecimento de bebidas (2) a ser instalado em refrigeradores (7) ou freezers (8), em uso ou saídos de fábricas, o qual é montado em uma estrutura prismática (9), mas não necessariamente nessa forma, que tem as faces revestidas com isolante térmico (3), preferencialmente cortiça, sendo que na sua base se destaca um patamar (10) telado que serve de anteparo para a colocação das bebidas (2), em lata, garrafas ou outro tipo de embalagem, patamar (10) esse que também serve para isolar as resistências elétrica (5) que são acionadas sempre que a temperatura interna ao aludido compartimento (1 ) atingir o nível ideal para o consumo da bebida que está sendo arrefecida, o que é acusado pelo sensor térmico (6) estrategicamente localizado em sua região superior. Portanto, solidário ao compartimento estão o sensor térmico (6) e as resistências elétricas (5), ao passo que externamente um circuito elétrico de simples atuação com uma fonte (1 1 ), relés, e resistores, ou internamente um termostato, atuam diretamente para acionar as resistências elétricas (5). Quando a temperatura no interior do compartimento (1 ) cai ao valor estipulado ideal para o consumo daquela bebida ajustada pelo potenciômetro (13) ou pelo termostato (12), o sensor térmico (6) aciona o circuito elétrico, que energiza as resistências elétricas (5) que, por conseguinte irão aquecer o ambiente interno mantendo o gradiente ideal interrompendo a queda da temperatura. Com a elevação da temperatura o sensor térmico (6) interrompe o circuito e as resistências elétricas (5) são desligadas iniciando assim nova queda de temperatura e consequentemente um novo ciclo.

[0015] O compartimento (1 ) quando usado num freezer vertical se comportará como uma ou mais gavetas do mesmo, ao passo que no refrigerador ele se apoiará em uma de suas prateleiras sendo nesse caso ideal para vinhos. Ambos de fácil remoção.