Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
LID AND CAP ASSEMBLY WITH A TAMPER-INDICATING SAFETY CLOSURE HAVING A LOCK, AND LOCK RETAINER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/022796
Kind Code:
A2
Abstract:
The invention relates to a lid and cap assembly with a tamper-indicating safety closure having a lock, and to a lock retainer. The lid and cap assembly with a tamper-indicating safety closure having a lock according to the invention comprises a lid (1) permanently attached to the opening of a container, a cap (2) and a tamper-indicating sealing element (10) that is independent from the lid (1) and cap (2) assembly, has a different colour and is movable, after it is ruptured, from the initial position thereof on the cap (2) to a second position on the surface of the lid (1). The sealing element is inserted into the closed assembly through an opening (16) in the cap (2) and is retained by a retaining element (7) aligned on the lid (1) with said opening (16). The sealing element has a disk-shaped upper end (11), a central pin (12) and a widened lower end (13). The top disk (11) of the sealing element (10) has an outer edge (14) that is sufficiently thick and comprises a lateral border (15) for attachment to the opening (16) in the cap (2). The outer edge (14) is linked to the central region (17) of the disk (11) by means of bridging elements (18). The central pin (12) extends from the central region (17) of the disk (11) and has a wider lower end (13) that forms a catch for the retaining element (7) that retains the lid (1). The retaining element (7) is formed by a well (8) with an opening at the top surface (5) of the lid (1) and flexible claws (9) turned inwards into the well (8).

Inventors:
NOGUEIRA LEONARDO GARCIA (BR)
Application Number:
PCT/BR2010/000251
Publication Date:
March 03, 2011
Filing Date:
July 30, 2010
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
VOLLERS CLAUDIO PATRICK (BR)
NOGUEIRA LEONARDO GARCIA (BR)
International Classes:
B65D47/08; B65D55/00
Foreign References:
US4711372A1987-12-08
US7163127B22007-01-16
US4344545A1982-08-17
Attorney, Agent or Firm:
MOMSEN, LEONARDOS & CIA. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Conjunto de tampa e sobretampa com trava para fechamento de segurança com evidência de violação, constituído por uma tampa (1) presa de forma fixa na abertura do recipiente, uma sobretampa (2) e um elemento de lacre com evidencia de violação, caracterizado pelo fato de que o elemento de lacre

(10) é independente do conjunto tampa (1) e sobretampa (2), em cor diferente e móvel de sua posição inicial na sobretampa (2) para uma segunda situação na superfície da tampa (1) após o seu rompimento; sendo inserido no conjunto fechado através de um orifício (16) na sobretampa (2) e retido por um elemento de retenção (7) na tampa (1) alinhado ao orifício (16), cujo elemento de lacre apresenta a extremidade superior (11) em forma de disco, um pino central (12) e uma extremidade inferior alargada (13); com o disco superior (11) do elemento de lacre (10) apresentando uma borda externa (14) com espessura suficiente, com um f iso lateral (15) de fixação no orifício (16) previsto na sobretampa (2); com a borda externa (14) se comunicando com a região central (17) do disco

(11) por meio de elementos de pontes (18); com o pino central (12) se prolongando da região central (17) do disco (11) e tendo a sua extremidade inferior alargada (13) conformando um batente para o elemento de retenção (7) da tampa (1); com o elemento de retenção (7) sendo constituído por um poço (8) com abertura na superfície de topo (5) da tampa (1) dotada de garra (9) flexíveis reviradas para o interior do poço (8).

2. Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o disco superior (11) do elemento de lacre (10) apresenta uma borda externa (14) plana.

3. Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a extremidade inferior alargada (13) tem a forma tronco-cônica invertida criando um degrau de batente;

4. Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a borda externa (14) se comunica com a região central (17) do disco (11) por meio de uma linha enfraquecida.

5. Conjunto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que tampa (1) apresenta uma superfície de topo (5), uma saia (4) e um bocal de despejo (6), sendo articulada na sobretampa (2) por meio de uma dobradiça (3); com a sobretampa apresentando uma aba (19) de manipulação e um batoque de vedação (20);

6. Retentor (7) para trava, para fechamentos de segurança constituídos por tampa (1), sobretampa (2) e trava, cuja trava (10) apresenta uma extremidade alargada inferior (13) conformando um batente, retida no retentor de trava (7) no topo da tampa (1) na direção do bocal de despejo do recipiente, caracterizado pelo fato de ser constituído por um alojamento conformando um poço (8), com abertura no topo da tampa (1) onde são construídas garras flexíveis (9) que são reviradas para o interior do poço (8).

7. Retentor de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de ser construído no topo da tampa (1) deslocado do bocal de despejo do recipiente.

Description:
"CONJUNTO DE TAMPA E SOBRETAMPA COM TRAVA PARA FECHAMENTO DE SEGURANÇA COM EVIDÊNCIA DE VIOLAÇÃO, E, RETENTOR PARA TRAVA" A presente invenção refere-se a um conjunto de tampa e sobretampa com trava de segurança independente com evidência de violação e ao retentor para trava.

Algumas construções de tampas com sobretampas de segurança conhecidas são dotadas de elementos rompíveis para permitir o acesso ao conteúdo do frasco, tornando visível a abertura não autorizada.

Um dos fechamentos de segurança mais usados em tampas para fechamento de recipientes, garrafas e frascos consiste em uma cinta presa por uma linha frangível em torno da saia ou parede lateral da tampa.

Nesse tipo de travamento com evidência de violação a cinta pode ser usada tanto em fechamentos do tipo de rosca como para fechamentos articulados, tipo fliptop, e podem ser manualmente destacada ou separada da parte superior da tampa em sua linha enfraquecida pela pressão de abertura da sobretampa.

Uma das dificuldades relativas a esse tipo de fechamento consiste na dificuldade na remoção da cinta no momento do uso.

A retirada da cinta de segurança exige muitas vezes o uso de uma faca ou instrumento similar para romper as pontes de ligação entre a cinta e a sobretampa, podendo danificá-las.

Outro inconveniente consiste no fato da cinta em alguns casos, após a abertura, permanecer pendurada atrapalhando o manuseio da tampa, como ocorre f equentemente nas tampas de frascos de temperos líquidos para alimentos.

Outro fechamento de segurança conhecido, aplicado sobretampas articuladas, consiste em um elemento na superfície da sobretampa previsto para ser rompido quando é exercida a pressão para a abertura, sendo este conformado integralmente, como corpo único, com o conjunto de tampa e sobretampa.

Nesse tipo de fechamento a abertura da sobretampa requer apenas um movimento, a pressão vertical de baixo para cima, para o rompimento das pontes de ligação do lacre, mas, as construções conhecidas apresentam a violação pouco visível, ou mesmo camuflada.

Com a pressão de abertura na sobretampa, as pontes que ligam o elemento de segurança à sobretampa são rompidas, e, quando a sobretampa retorna à sua posição de fechamento subsequente, o elemento de lacre retorna ao seu lugar de origem na superfície da sobretampa, camuflando a violação da embalagem.

Os lacres conhecidos são formados em uma só peça em conjunto com a tampa e sobretampa, no mesmo material e também na mesma cor, e via de regra se encontram fixos como parte integrante no topo da tampa sendo o rompimento realizado na sobretampa. Essa construção é preferida visto que para o aprisionamento da trava no topo da tampa principalmente nos fechamentos em peça única de parede simples apresenta limitações para a sua construção visto que a realização de um orifício nessa região permitiria a exposição e o fluxo do conteúdo do frasco, e, sem o orifício, é criada uma situação onde o equipamento não pode acessar o local para a construção da trava para o lacre.

Na técnica conhecida o uso de uma cor diferente para o lacre de segurança pode ser conseguido pelo uso de equipamento caro e especial, sendo que, ainda assim não resulta em nenhum efeito novo de evidência de violação uma vez que com o fechamento da sobretampa o lacre retorna para a mesma situação na superfície da sobretampa de antes da abertura.

A presente invenção tem por objetivo a construção de fechamento de segurança e evidencia de violação, para ser empregado tanto em fechamentos de paredes simples como os de paredes duplas, com a evidência da violação efetiva e clara, e dispensa o uso de instrumentos adicionais para o rompimento do lacre. A presente invenção tem por objetivo a construção de fechamento de segurança e evidencia de violação, onde a evidência de violação se dá pela ausência do elemento de trava na superfície da sobretampa após o rompimento do lacre associado ao efeito de contraste visual pela ausência de um elemento de cor diferente.

A presente invenção tem por objetivo a construção de fechamento de segurança e evidencia de violação com o elemento de lacre construído em cor diferente à cor da tampa e sobretampa, sem interferir no processo de formação do conjunto de tampa e sobretampa e sem a necessidade de equipamentos especiais. A presente invenção tem por objetivo uma construção de um fechamento com de lacre de segurança, onde tanto o conjunto tampa e sobretampa e o elemento de trava são obtidos por processos de fabricação simples e com custo reduzido. A presente invenção tem como objetivo superar as limitações da técnica anterior apresentando uma construção de fechamento de segurança com evidência de violação com o elemento de trava construído como uma peça independente do conjunto tapa e sobretampa. A presente invenção tem como objetivo o provimento de um lacre cujo rompimento é realizado pela abertura da sobretampa e é móvel em relação à tampa, deslocando-se de seu lugar inicial na sobretampa para o topo da tampa, após o seu rompimento. A presente invenção tem como objetivo um lacre que após o seu rompimento fica impossibilitado de retornar para a disposição inicial na superfície da sobretampa, criando uma situação onde a evidência de violação é efetiva, e a ausência do lacre é claramente percebida. A presente invenção tem como objetivo a construção de um elemento de retenção de trava previsto no topo da tampa, do conjunto tampa e sobretampa, que permite a mobilidade da trava de lacre em relação à tampa após o rompimento do lacre.

A presente invenção tem também como objetivo um retentor para o elemento de trava previsto para ser empregado tanto em fechamentos de parede dupla, ou seja, com bocal interno contornando a boca do recipiente conformando um espaço interno vazio entre do bocal e a saia da tampa, como também em fechamentos de parede simples em que a trava de segurança se encontra no topo da tampa na direção da boca do recipiente. A presente invenção tem como objetivo a construção de um elemento retentor constituído por pequenas garras na abertura de um alojamento de trava disposto no topo da tampa, construídos preferencialmente em peça única com o conjunto tampa e sobretampa, no mesmo material e. As garras do elemento retentor são formadas se projetando para fora do alojamento criado para o retentor do lacre e apresentam uma determinada flexibilidade para serem viradas para dentro do alojamento para a retenção da extremidade do elemento de trava. Para atingir os objetivos mencionados, a presente invenção apresenta um fechamento de segurança com evidencia de violação constituído por um conjunto tampa e sobretampa, construídos preferencialmente em peça única de parede simples e com um elemento de lacre independente. O elemento de lacre apresentando uma trava que com o rompimento do lacre a trava assume uma situação diferente, se deslocando da superfície da sobretampa para o topo da tampa, tornando a violação imediatamente visualizada.

A presente invenção tem sua concretização preferida voltada para fechamento articulado, do tipo fliptop, que apresentam uma sobretampa de fechamento articulada à tampa propriamente dita. A tampa preferencialmente de parede simples apresenta uma saia lateral, e uma superfície de topo com uma abertura de despejo e um elemento de retenção de trava é se encontra fixa na abertura do recipiente uma disposição adequada tal como rosca com catraca que impede o giro no sentido de retirada da tampa.

O lacre com trava de segurança é construída por um disco na parte superior, um corpo conformado como pino e uma extremidade inferior alargada.

Na concretização principal da presente invenção, o disco que conforma a parte superior do lacre apresenta uma borda interligada à parte central por meio de pontes frangíveis e é construída com espessura suficiente para ter um friso externo para a fixação do lacre em um orifício da sobretampa.

A extremidade inferior de retenção da trava tem a forma tronco- cónica invertida.

O elemento de retenção de lacre previsto no topo da tampa é constituído por um alojamento preferencialmente cilíndrico fechado inferiormente conformando um poço com a abertura na superfície da tampa.

O elemento de retenção apresenta garras que são conformadas na abertura do poço. As garras são conformadas como pequenas extensões flexíveis, externas ao poço, que convergem para o centro da abertura do poço e que são viradas para o interior do poço para a retenção da extremidade tronco- cônica da trava. A inserção das garras para o interior do poço pode ser realizada pela própria pressão de cravação da trava, ou anteriormente à cravação da trava, no modo manual ou automatizado.

O elemento de retenção de trava no topo da tampa se encontra alinhado a um orifício da sobretampa com o conjunto fechado.

O elemento de trava independente é inserido pelo orifício da sobretampa ficando ali retido pelo friso do disco superior com o pino retido pela extremidade inferior tronco-cônica invertida, alargada, dentro do poço da tampa por meio das garras reviradas.

Com a pressão de abertura realizada na aba da sobretampa, os elementos de ponte do disco superior do lacre se rompem, ficando a borda retida no orifício da sobretampa e a parte central se desloca para a superfície da tampa, junto com o movimento do pino que cai por gravidade no interior do poço.

Em uma alternativa construtiva da presente invenção, o disco superior do elemento de trava é plano e repousa na superfície da sobretampa. Nesse caso, com a ruptura das pontes, a borda externa em aro é liberada e descartada, desaparecendo completamente da superfície da sobretampa.

Estas e outras características e vantagens da invenção serão mais bem compreendidas pela descrição ilustrativa a seguir, à luz das figuras dos desenhos em anexo, onde: a figura 1 é uma vista em perspectiva do conjunto de tampa e sobretampa na posição aberta, antes do recebimento do lacre; a figura 2 é uma vista em perspectiva do conjunto de tampa e sobretampa fechado e pronto para receber o elemento de lacre; a figura 3 é uma vista em perspectiva do conjunto de tampa e sobretampa fechado e com o lacre de segurança inserido; a figura 4 é uma vista em perspectiva do conjunto de tampa e sobretampa aberto com o lacre rompido e deslocado para baixo, no topo da tampa; a figura 5 é uma vista em perspectiva do conjunto de tampa e sobretampa fechado, após o rompimento do lacre; a figura 6 é um corte do conjunto tampa e sobretampa fechado travado com o lacre antes da abertura; a figura 7 é um corte do conjunto tampa e sobretampa fechado com o lacre rompido; a figura 8 uma vista em perspectiva de uma alternativa construtiva do conjunto de tampa e sobretampa fechado e pronto para receber o elemento de lacre com a parte superior plana; a figura 9 uma vista em perspectiva do conjunto de tampa e sobretampa aberto com a borda do disco descartada; e, a figura 10 é uma vista em perspectiva do conjunto de tampa e sobretampa fechado após o rompimento do lacre com a borda do disco descartada;

Conforme se depreende das figuras, o fechamento de segurança com evidencia de violação segundo a presente invenção destina-se preferencialmente a fechamentos que apresentam uma tampa 1 e uma sobretampa 2.

Na concretização preferida da presente invenção a tampa e a sobretampa são do tipo fliptop, ou seja, são articuladas por meio de uma dobradiça 3.

A tampa 1 apresenta uma saia 4 e uma superfície de topo 5 onde é disposta a abertura ou bico de despejo 6 e um elemento retentor 7. A sobretampa 2 apresenta um orifício 16 em correspondência com elemento retentor 7 da tampa 1 os quais se alinham na posição fechada do conjunto de tampa e sobretampa, uma aba 19 de manipulação e um batoque de vedação 20. O elemento de retenção 7 consiste em um alojamento ou poço 8 com abertura na superfície de topo 5 da tampa 1. A abertura do poço 8 é dotada de pequenas projeções flexíveis externas que convergem para o centro do poço e que são viradas para dentro no momento da aplicação do lacre 10 conformando garras 9 de retenção o lacre 10.

O lacre 10 é construído independente do conjunto tampa e sobretampa apresentando a extremidade superior 11 em forma de disco, um pino central 12 e uma extremidade inferior alargada 13.

O disco superior 11 do lacre 10 apresenta uma borda externa 14 com espessura suficiente para ter um friso lateral 15 de fixação no orifício 16 previsto na sobretampa 2.

A borda externa 14 se comunica com região central 17 do disco 11 preferencialmente por meio de elementos de pontes 18 ou uma região enfraquecida.

O pino central 12 é fixo à região central 17 do disco 11 e a sua extremidade inferior alargada 13 tem a forma tronco-cônica invertida que facilita a colocação do lacre 10 e cria um degrau para a atuação das garras 9. Em uma alternativa construtiva o disco superior 11 do lacre 10 é plano inclusive na borda que, quando aplicado no fechamento repousa na superfície da sobretampa 2 em volta da borda do orifício 16.

Conforme a presente invenção, o lacre de segurança 10 é independente do conjunto de tampa 1 e sobretampa 2 e preferencialmente em uma cor contrastante. Com o fechamento de segurança conforme concebido na presente invenção, o lacre de segurança 10 é inserido por pressão no orifício da sobretampa 2 com a sua extremidade inferior alargada 13 dentro do poço 8 retida pelas garras 9.

Com a pressão de abertura na aba 19 os elementos de ponte, ou região enfraquecida, se rompem e a região central 17 do disco 11 juntamente com o pino 12, se desloca para baixo, ficando a região central 17 no nível da superfície da tampa 1, e a borda externa 14 do disco 11 permanece contornando internamente o orifício 16 da sobretampa 2.

No caso da construção alternativa da presente invenção, como a borda externa 14 disco 11 é plana, com a pressão de abertura, os elementos de pontes se rompem liberando o aro externo do disco, que é totalmente removido da superfície da sobretampa.