Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
LID FOR STORING AND DISPENSING AN INGREDIENT FOR MIXING, METHOD FOR DISPENSING AN INGREDIENT FOR MIXING INTO A BOTTLE, AND METHOD FOR PRODUCING A MIXTURE INSIDE A BOTTLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/256896
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a lid for storing and dispensing an ingredient for mixing, comprising at least three components, namely an upper outer closing lid, an element for coupling to the bottle, and a central element, in which the central element has a lower portion provided with a flow opening and inclined protrusions. The lower portion of the central element is inserted by means of a through-hole into the element for coupling to the bottle, and the upper outer closing lid is fitted onto an upper portion of the central element, such that it extends over the element for coupling to the bottle. In addition, the flow opening of the lower portion is closed by means of a seal, said seal comprising at least two grooves in its outer edge, into which grooves the inclined protrusions are fitted. When opened, the seal releases the ingredient for mixing contained in the storing and dispensing lid. The invention also describes a method for dispensing an ingredient for mixing into a bottle using a storing and dispensing lid, and a method for producing a mixture inside a bottle from at least two ingredients.

Inventors:
BRAGHETTO NETO JOSÉ VIRGÍLIO (BR)
RODINI LUIZ KAMMERER CAMILA (BR)
MALEZON MAGALHÃES DE ALMEIDA DANIELLE (BR)
CORREA ANDERSON (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050209
Publication Date:
December 15, 2022
Filing Date:
June 09, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
AMBEV S A (BR)
International Classes:
B65D51/28; B65D25/08
Foreign References:
EP3434616A12019-01-30
BR112015022826A22017-07-18
US20150217924A12015-08-06
US20090205506A12009-08-20
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Tampa para armazenamento e dispensação (1) de ingre diente para mistura, a tampa sendo acoplável ao bocal de uma garra fa, caracterizada pelo fato de que compreende: uma tampa de fechamento externa superior (2), que com preende uma parede periférica em que cuja porção inferior é formada pelo menos duas guias de trava giratórias (13); um elemento de acoplamento à garrafa (3) que compreen de:

- uma parede periférica com pelo menos dois elementos de contenção (14) se sobressaindo em relação a essa parede,

- um furo transpassante (18) axial;

- um lacre (5) conectado de forma móvel em um único pon to ao elemento de acoplamento à garrafa (3) por meio de pelo menos um elemento de pivotamento (15), em que o lacre (5) compreende uma borda externa (7) com pelo menos duas ranhuras (9); e um elemento central (4) que compreende:

- uma porção superior (10) em comunicação com uma por ção inferior (11), em que a porção superior (10) possui um diâmetro maior do que a porção inferior (11), a porção inferior (11) sendo dotada de uma abertura de escoamento inferior; e

- um compartimento interno (6) localizado em sua porção superior (10) para o armazenamento do ingrediente para mistura;

- pelo menos duas projeções inclinadas (8) em sua porção inferior (11); em que a porção inferior (11) do elemento central (4) é in serida no elemento de acoplamento à garrafa (3) através do furo transpassante (18), com sua abertura de escoamento inferior em co municação com o referido furo transpassante (18), sendo que, em uma posição fechada, o referido lacre fecha a abertura de escoamento infe- rior da porção inferior (11) e cada uma das projeções inclinadas (8) se encaixa em uma das pelos menos duas ranhuras (9) da borda externa (7) do lacre (5); e em que a tampa de fechamento externa superior (2) é en caixada a prova de torção na porção superior (10) do elemento central (4), com a porção inferior da sua parede periférica se estendendo so bre o elemento de acoplamento à garrafa (3), de modo que os elemen tos de contenção (14) do elemento de acoplamento à garrafa (3) se encaixam de forma deslizante no interior das guias de trava giratórias (13).

2. Tampa para armazenamento e dispensação (1), de acor do com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a tampa de fechamento externa superior (2) compreende uma pluralidade de faces internas planas (16) no interior da sua parede periférica, e o elemento central (4) compreende uma pluralidade de faces externas planas (17) no exterior da sua porção superior (10) de formato compatível com as faces internas planas (16) da tampa de fechamento externa superior (2).

3. Tampa para armazenamento e dispensação (1), de acor do com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a porção superior (10) do elemento central (4) se afunila em direção à porção inferior (11).

4. Tampa para armazenamento e dispensação (1), de acor do com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que a tampa de fechamento externa superior (2) compreende pelo menos duas ranhuras de alívio (20) internas.

5. Tampa para armazenamento e dispensação (1), de acor do com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o elemento de acoplamento à garrafa (3) compreende uma rosca interna para acoplamento ao bocal de uma garrafa. 6. Tampa para armazenamento e dispensação (1), de acor do com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o ingrediente para mistura é um dentre uma substância líquida, uma substância granulada, uma substância em pó e uma substância sólida.

7. Tampa para armazenamento e dispensação (1), de acor do com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o ingrediente para mistura possui um teor alcoólico de entre 40% a 65% quando armazenado na tampa (1), sendo preferencialmen te 54%.

8. Tampa para armazenamento e dispensação (1) para gar rafa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracteri zada pelo fato de que a tampa (1) é fabricada de um material dentre plástico, PVC, polímero reciclado e polímero reciclável.

9. Tampa para armazenamento e dispensação (1) para gar rafa, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o compartimento interno (6) possui um furo interno (21) em comunicação com a abertura de escoamento inferior da porção inferior (11), para escoamento do ingrediente de mistura para fora do elemento central (4).

10. Tampa para armazenamento e dispensação (1) para garrafa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, carac terizada pelo fato de que o compartimento interno (6) possui um volu me total de entre 16ml e 24ml, preferencialmente 20ml.

11. Tampa para armazenamento e dispensação (1) para garrafa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, ca racterizada pelo fato de que o elemento central (4) possui um compri mento que varia entre 25mm a 35mm, preferencialmente entre 28mm a 33mm.

12. Tampa para armazenamento e dispensação (1) para garrafa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, ca- racterizada pelo fato de que o lacre (5) compreende uma protuberân cia (19) que se encaixa na abertura de escoamento inferior da porção inferior (11) do elemento central (4).

13. Tampa para armazenamento e dispensação (1) para garrafa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, ca- racterizada pelo fato de que a parede periférica da tampa de fecha mento externa superior (2) possui um perfil circular, e as guias de trava giratórias (13) apresentam uma extensão correspondente a um ângulo entre 90° e 170° em torno dessa parede periférica.

14. Método para dispensar um ingrediente para mistura (6) em uma garrafa com uma tampa para armazenamento e dispensação (1) como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 13 acopla da sobre o bocal dessa garrafa, caracterizado pelo fato de que com preende as etapas de: girar o conjunto tampa de fechamento externa superior (2) e elemento central (4) fixados por pressão no sentido anti-horário para uma posição aberta, de modo que as pelo menos duas guias de trava (13) deslizam em relação aos pelo menos dois elementos de conten ção (14), e as pelo menos duas projeções inclinadas (8) se desencai xam das respectivas ranhuras (9) na borda externa (7) do lacre (5), abrindo-o; e liberar o ingrediente de mistura na substância contida no interior da garrafa.

15. Método para produzir uma mistura no interior de uma garrafa a partir de pelo menos dois ingredientes, caracterizado pelo fato de compreender: proporcionar uma tampa para armazenamento e dispensa ção (1) como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 14 com um primeiro ingrediente para mistura no seu compartimento interno (6), a tampa estando na posição fechada, com o lacre fechando a abertura de escoamento inferior da porção inferior (11), e com cada uma das projeções inclinadas (8) encaixada em uma das respectivas ranhuras (9) da borda externa (7) do lacre (5), proporcionar uma garrafa com um segundo elemento para mistura no seu interior, encaixar o elemento de acoplamento à garrafa (3) da tampa (1) sobre o bocal da garrafa e girar essa tampa em relação ao bocal no sentido horário, girar o conjunto tampa de fechamento externa superior (2) e elemento central (4) no sentido anti-horário em relação ao gargalo da garrafa e ao elemento de acoplamento à garrafa (3) para uma posição aberta da tampa, até que as projeções inclinadas (8) do elemento cen tral (4) se desencaixem das respectivas ranhuras (9) na borda externa

(7) do lacre (5), liberar o lacre em relação ao elemento central (4), abrindo a abertura de escoamento inferior da porção inferior (11) do elemento central (4), e dispensar o primeiro ingrediente para a mistura a partir do compartimento interno (6) do elemento central (4) para o interior da garrafa, misturando-o com o segundo ingrediente para mistura.

Description:
Relatório Descrito para Patente de Invenção para "TAMPA PARA ARMAZENAMENTO E DISPENSAÇÃO DE INGREDIENTE PARA MISTURA, MÉTODO PARA DISPENSAR UM INGREDIENTE PARA MISTURA EM UMA GARRAFA E MÉTODO PARA PRODUZIR UMA MISTURA NO INTERIOR DE UMA GARRAFA".

[001] A presente invenção refere-se a uma tampa, a um método para dispensação de ingrediente para realizar uma mistura em uma garrafa de bebida, e a um método para produzir uma mistura no interi or de uma garrafa mais especificamente a uma tampa, e a métodos que permitem que um usuário realize uma mistura no líquido contido em uma garrafa de bebida imediatamente antes do consumo, produ zindo uma nova bebida.

DECRICÂO DO ESTADO DA TÉCNICA

[002] Existem alguns documentos de patente que descrevem tampas de fechamento de garrafas dosadoras, ou não, de diversos formatos com compartimento para ingredientes a serem misturados no líquido contido na garrafa, porém nenhum desses modelos de tampa possui as características de configuração e funcionamento conforme descritas nesta invenção. Dentre esses documentos podem-se desta car os seguintes:

[003] O Documento de Patente U.S. 2013134055A1 revela uma tampa de mistura que inclui um corpo de tampa incluindo uma parte de conexão de garrafa para conexão a um gargalo de uma garrafa, um recipiente de misturador montado na parte de conexão de garrafa cor respondente ao gargalo, um invólucro de prensagem pressionável pa ra deformar elasticamente e um membro de vedação unido ao recipi ente do misturador e definir uma câmara de armazenamento no recipi ente do misturador para conter um misturador. O invólucro de prensa gem é elasticamente deformavelmente pressionável por uma força ex terna para transmitir uma pressão ao membro de vedação, fazendo uma abertura no membro de vedação para permitir que o misturador entre na garrafa;

[004] O Documento de Patente BR 102018015156-8 refere-se a uma tampa de fechamento para um recipiente, em que a dita tampa de fechamento tem um alojamento de tampa que inclui uma reentrância substancialmente cilíndrica que tem uma abertura de topo e uma aber tura de fundo, em que a abertura de fundo é fechada por meio de uma membrana, um êmbolo que compreende uma cobertura e uma super fície lateral substancialmente cilíndrica que se estende para baixo a partir de um lado inferior da cobertura, e uma câmara que é definida pela reentrância do alojamento de tampa e o êmbolo, em que o êmbo lo e o alojamento de tampa são dispostos de modo a serem móveis um em relação ao outro. O alojamento de tampa é dotado de uma pla ca de fundo disposta na abertura de fundo e conectado de modo arti culado à reentrância cilíndrica, em que a membrana é disposta abaixo da placa de fundo e é conectada de modo vedante a um aro de fundo da reentrância cilíndrica.

[005] O documento BR 112015022826-7 revela um dispositivo para o fechamento de recipientes de bebidas que compreende uma estrutura básica configurada para o acoplamento ao recipiente de be bida, e a estrutura básica abrange pelo menos um canal de passagem para a bebida, um elemento de fechamento acoplado de forma soltável à estrutura básica para o fechamento de pelo menos um canal de pas sagem, pelo menos um suporte deslocável axialmente que é disposto pelo menos parcialmente no canal de passagem e que é pelo menos parcialmente preenchido com um aditivo para ser adicionado à bebida, em que um lado superior do suporte deve ser aberto voltado para o elemento de fechamento, e um lado inferior do suporte remoto ao ele mento de fechamento inicialmente fecha o suporte de forma substan cialmente meio estanque, e pelo menos uma estrutura de perfuração inferior posicionada sob um lado inferior do suporte remoto do elemen to de fechamento e configurado para perfurar o lado inferior do suporte durante o deslocamento de forma descendente do suporte no canal de passagem na direção da estrutura de perfuração inferior, em que o aditivo pode ser liberado para a bebida presente no recipiente de bebi da.

[006] O documento WO 2007053970A1 refere-se a um recipiente que serve para derramar simultaneamente dois líquidos separados com uma proporção quantitativa especificada de um recipiente. Para este fim, um recipiente separado é localizado dentro do referido recipi ente. O fechamento do recipiente forma uma tampa de boca. Este afu- nila para cima de forma cónica em um bico concêntrico reto com um espaço interno. Um gargalo de bico maior e fechável tendo uma proje ção que se projeta radialmente no fundo, é colocado concentricamente em torno do bico reto da tampa da boca. Esta projeção é apoiada por cintas de suporte no ressalto formado pelo cone cónico. Uma abertura de fluxo, que circunda até as travas de suporte, é deixada aberta entre o ombro e a borda interna da projeção e do gargalo da bica maior. As braçadeiras de suporte e a projeção radial são, cada uma, passadas por um furo que se comunica com o interior da tampa da boca e com o espaço fora do gargalo do bico maior. Quando o recipiente é inclinado, o conteúdo separado é derramado com uma proporção especificada. [007] O documento KR 101398750B1 refere-se a uma tampa pa ra misturar aditivos e, mais especificamente, a uma tampa para mistu rar aditivos capaz de permitir que um usuário beba o conteúdo, tal co mo uma bebida líquida, após misturar o conteúdo com aditivos, se ne cessário, armazenando os aditivos diferentes do conteúdo na tampa, acoplado a um recipiente de bebida no qual o conteúdo é armazenado. A estrutura interna da tampa acoplada ao gargalo da garrafa é forma da em vários estágios para armazenar os diversos aditivos. Quando a estrutura interna é formada em vários estágios, uma parte de abertura e fechamento tendo um feixe de abertura e fechamento é instalada para permitir que o conteúdo principal contido nas peças receptoras entre na garrafa. A presente invenção pode ajustar os aditivos de acordo com a preferência do usuário, tendo os vários aditivos mistura dos com a bebida na garrafa, e pode fazer vários sabores ou cheiros ajustando os aditivos de forma variada, quando os aditivos são mistu rados com a bebida. O feixe de abertura e fechamento formado na ex tremidade de um membro de abertura e fechamento, penetra na parte inferior das partes de recepção instalando o membro de abertura e fe chamento para ser movido verticalmente, quando a parte de abertura e fechamento disposta na parte superior da tampa opera. Consequen temente, as partes receptoras são penetradas a partir de uma parte receptora perto da garrafa para inserir os aditivos contidos nas partes receptoras na garrafa de acordo com a preferência do usuário.

[008] O documento KR 101538632B1 refere-se a uma tampa pa ra misturar conteúdo duplo para armazenar separadamente conteúdo duplo em um único recipiente, para permitir que os usuários misturem o conteúdo duplo, por meio de uma operação simples, para usar ins tantaneamente o conteúdo. De acordo com a presente invenção, a tampa para misturar conteúdo duplo é instalada em uma saída de um recipiente para armazenar o conteúdo a ser aberto e fechado e inclui: uma parte do espaço de armazenamento para aceitar os materiais a serem misturados com o conteúdo do recipiente dentro; e uma unida de de mistura de conteúdo duplo instalada em um fundo da parte do espaço de armazenamento a ser aberta com um toque do usuário para permitir que os materiais sejam misturados com o conteúdo do recipi ente. Portanto, a tampa para misturar conteúdo duplo permite o arma zenamento e distribuição de conteúdo duplo aceito em um único reci piente para ser distribuído e permite que os usuários misturem facil- mente o conteúdo duplo separado um do outro por meio de uma ope ração predeterminada;

[009] O documento US 2013292275A1 revela uma tampa fixável sobre a abertura de um recipiente que facilita seletivamente a mistura de um componente (por exemplo, suplemento, vitaminas, etc.) de qualquer forma apropriada (por exemplo, pós, flocos, líquidos) com um líquido no recipiente para criar uma mistura. Em um aspecto, a tampa inclui um corpo, um compartimento de armazenamento dentro do cor po, um bocal recebido de forma móvel na parede anular, uma tampa que pode ser recebida sobre uma porção do corpo e o bocal, uma tira de puxar anular envolvendo o corpo e espaçando a extremidade da tampa de um colar externo do corpo e um êmbolo disposto dentro do compartimento de armazenamento que está adaptado para quebrar seletivamente um selo para permitir a mistura entre os ingredientes e o líquido;

[0010] O documento KR 20120064465A revela um conjunto de tampa de mistura do tipo de um toque, que é fornecido para permitir que os usuários misturem um primeiro conteúdo e um segundo conte údo quando um usuário pressiona o lado superior de uma tampa de pressão abrindo um filme de vedação. Onde o conjunto de tampa de mistura do tipo instantâneo inclui uma estrutura inferior (10), um filme de vedação (20) e uma tampa de pressão (30). A parte inferior da es trutura inferior se combina com uma entrada (110). Uma parede inter na com a seção transversal de formato uniforme é instalada no centro da estrutura inferior. O filme de vedação sela a entrada ao ser combi nado com o fundo da parede interna e é moldado para montar um se gundo material (200) no lado superior. A tampa de pressão é formada em um recipiente que tem uma abertura no lado inferior e está intima- mente ligada à parede interna da estrutura inferior para ser deslizada para cima e para baixo. A tampa de pressão inclui uma lâmina de pressurização que pressiona o filme de vedação e abre a entrada. [0011] O documento DE 102011102161 A1 revela um recipiente que tem duas partes individuais de recipiente embaladas dispostas lado a lado para receber diferentes líquidos para beber e líquidos pas tosos de baixa viscosidade, que são feitos para fluir para dentro e re movidos das câmaras de mistura comuns, isto é, bocal de bebida. As partes do recipiente são acomodadas em uma tampa móvel vertical mente e equipada com fechos de vedação perfuráveis. Mandris perfu ráveis direcionados para dentro são dispostos na tampa e ficam de frente para as partes do recipiente. Os mandris formam uma conexão condutora de líquido na câmara de mistura. Uma reivindicação inde pendente também está incluída para um método para misturar líquidos em um recipiente de múltiplas câmaras.

[0012] O documento KR 20110025000A revela um aparelho de armazenamento de material estranho, que é fornecido para inserir o conteúdo dentro de um espaço de armazenamento em um recipiente ao abrir uma tampa superior e para descarregar facilmente o conteúdo misturado. Um aparelho de armazenamento de material estranho compreende o seguinte: uma unidade de armazenamento com um es paço de armazenamento estendido de uma tampa superior a uma uni dade de guia de um corpo principal; e uma parte hermética vedando a unidade de armazenamento, separada para dentro de um recipiente ao abrir a tampa superior e levantar a unidade de armazenamento. Um material estranho é descartado do espaço de armazenamento para o recipiente. O aparelho de armazenamento de material estranho inclui adicionalmente um suporte de descarga instalado no lado superior da tampa superior para descarregar o conteúdo misturado do recipiente; [0013] O documento WO 2011046305A2 descreve uma tampa pa ra misturar diferentes tipos de materiais. A tampa para misturar dife rentes tipos de materiais de acordo com a presente invenção permite que um usuário adicione e misture outro material de uma maneira sim ples, se necessário, antes de usar o material que contém uma bebida para encher um recipiente;

[0014] O documento HRP 20080441A2 revela uma tampa de uma garrafa com um recipiente para misturar pó ou líquido com o conteúdo da embalagem é uma solução técnica única que resolve o problema técnico de como projetar um recipiente que contenha pó, líquido ou semelhante que deve ser misturado com o conteúdo da embalagem. Podem misturar o recipiente e o conteúdo da embalagem apenas quando o usuário precisar e que, pela sua simplicidade e eficiência e rentabilidade comercial, não têm soluções iguais. O conjunto está loca lizado na embalagem fixada à tampa, durante o uso girando a tampa, o recipiente interno é abaixado enquanto o recipiente externo está em repouso, o abaixamento continua até que ele abra no recipiente inter no não coincidam com as aberturas no recipiente externo. O conteúdo do recipiente é liberado e misturado com o conteúdo da embalagem, a embalagem é manualmente agitada para misturar os ingredientes da melhor forma possível, após o que a tampa é removida (desparafusa- da) para a qual o conjunto do recipiente, e o produto pode ser consu mido;

[0015] O documento WO 2006115506A1 revela uma tampa de mistura e método para uso da mesma, em que a tampa de mistura é de preferência pré-carregada durante o tempo de fabricação com um ingrediente seco ou líquido selecionado para facilitar o uso subsequen te pelo consumidor. A tampa de mistura compreende um tubo interno com aberturas, engatável por rosca na boca de uma garrafa, e um in vólucro externo acoplado cooperativamente ao tubo interno e restrito de forma deslizante sobre ele por meio de um arranjo de flange. Ingre dientes pré-carregados contidos dentro do invólucro externo podem ser introduzidos ou descarregados na garrafa simplesmente pressio- nando o invólucro externo sobre o tubo interno, permitindo assim que os ingredientes fluam através das aberturas do tubo interno e para o conteúdo líquido da garrafa. Os ingredientes combinados e o líquido dentro da garrafa podem ser agitados subsequentemente sem medo ou risco de vazamento ou derramamento;

[0016] O documento US 2008067084A1 revela uma tampa de mis tura e método para uso da mesma, em que a tampa de mistura é pre ferencialmente pré-carregada durante o tempo de fabricação com in gredientes secos ou líquidos selecionados para facilitar o uso subse quente pelo consumidor. A tampa de mistura compreende um tubo in terno com aberturas que pode ser encaixado por rosca na boca de uma garrafa e um invólucro externo cooperativamente encaixado no tubo interno e restrito de forma deslizante sobre ele por meio de uma saliência e um arranjo de flange com fenda. Ingredientes pré- carregados contidos dentro do alojamento externo podem ser introdu zidos ou descarregados na garrafa simplesmente pressionando o alo jamento externo sobre o tubo interno quando a saliência está alinhada com a fenda, permitindo assim que os ingredientes fluam através das aberturas do alojamento externo e tubo interno e no conteúdo líquido do frasco. Os ingredientes combinados e o líquido dentro da garrafa podem ser agitados subsequentemente sem medo ou risco de vaza mento ou derramamento;

[0017] O documento US 2004200742A1 revela um dispositivo de tampa para garrafas, que é capaz de misturar dois aditivos diferentes contidos separadamente neles com um material contido em uma gar rafa para preparar uma mistura de acordo com uma simples ação de rotação do dispositivo de tampa em relação à garrafa, realizada por um usuário, assim permitindo ao usuário preparar facilmente a mistura antes de beber ou usar a mistura. O dispositivo de tampa tem uma tampa que atua como uma parte contendo aditivo e definindo uma ca- vidade na mesma, com uma parede divisória fornecida na cavidade para dividir a cavidade em duas câmaras e para conter separadamen te dois aditivos diferentes nas câmaras; uma primeira parte do funil fornecida em uma seção inferior da tampa da tampa; uma folha que brável tendo uma estrutura para ser facilmente quebrada por impacto externo fornecida em uma extremidade inferior aberta da primeira par te do funil para fechar a extremidade inferior aberta da primeira parte do funil; um corpo da tampa montado com uma extremidade inferior da tampa da tampa apertada externamente a uma boca roscada exter namente de uma garrafa; uma segunda parte do funil tendo a mesma forma que a primeira parte do funil fornecida em uma seção superior do corpo da tampa, de modo que a primeira e a segunda partes do fu nil estejam espaçadas uma da outra ou entrem em contato uma com a outra; e um meio para quebrar a folha quebrável de modo a abrir a ex tremidade inferior da primeira parte do funil.

[0018] Segundo o documento US 2004200741 A1, um meio de vál vula é colocado de forma estável em uma posição desejada em um gargalo da garrafa, sem ser indesejavelmente deslocado, e que permi te que um aditivo e um material sejam armazenados completamente separadamente no dispositivo de tampa e na garrafa, respectivamente, de modo que o aditivo não seja indesejavelmente adicionado ao mate rial engarrafado. O dispositivo de tampa tem um corpo de tampa aper tado a uma boca roscada externamente de uma garrafa, com uma par te do funil formada integralmente no corpo da tampa para descarregar um aditivo do corpo da tampa na garrafa através de uma extremidade inferior da mesma. Uma tampa é montada com o corpo da tampa para cobrir uma extremidade superior aberta do corpo da tampa, enquanto define uma cavidade dentro do corpo da tampa e da tampa para conter o aditivo na cavidade. O dispositivo de tampa também tem um meio de válvula para abrir ou fechar a extremidade inferior da parte do funil do corpo da tampa de acordo com uma ação de rotação do corpo da tam pa em relação à boca roscada externamente da garrafa. Os meios de válvula compreendem um membro de válvula tendo uma parte de vál vula cónica para ser colocada em contato próximo com ou espaçada da extremidade inferior da parte do funil do corpo da tampa, fechando ou abrindo assim a extremidade inferior da parte do funil. Uma plurali dade de nervuras radiais se estende para fora de uma superfície ex terna da parte cónica da válvula em direções radiais. Um anel é inte grado às extremidades externas das nervuras radiais de modo a ser apoiado na superfície interna de um gargalo da garrafa.

[0019] O documento US 2004154937A1 revela um dispositivo de tampa para garrafas, que é capaz de misturar um aditivo contido nele com um material contido em uma garrafa para preparar uma mistura de acordo com uma simples ação de rotação do dispositivo de tampa em relação à garrafa, e que permite que a mistura seja rapidamente descarregada do recipiente. No dispositivo de tampa da invenção, ten do um membro de válvula assentado em um gargalo de uma garrafa; um corpo de tampa apertado a uma boca roscada externamente de uma garrafa e aberta ou fechada em uma extremidade inferior de uma parte do funil pela válvula; e uma tampa que atua como uma parte contendo aditivo e montada com o corpo da tampa para definir uma cavidade na mesma para conter um aditivo na cavidade, o gargalo da garrafa é afilado para baixo em uma superfície interna da mesma; o elemento de válvula é fornecido com uma parte de válvula em um cen tro da mesma para abrir ou fechar a extremidade inferior da parte de funil do corpo da tampa, com uma pluralidade de nervuras radiais se estendendo para fora de uma superfície externa da parte da válvula enquanto define uma pluralidade de orifícios de descarga de aditivo entre as nervuras radiais, o elemento de válvula também tendo um anel para circundar as extremidades externas dos anéis radiais e uma haste com ponta em cunha se estendendo verticalmente para cima a partir de um centro da parte da válvula; uma superfície afilada é for mada ao longo de uma superfície externa do anel para corresponder à superfície interna afunilada do gargalo da garrafa; e um orifício de ven tilação é formado em uma posição predeterminada de uma extremida de superior da parte do funil do corpo da tampa.

[0020] O documento US 2004200740A1 revela um dispositivo de tampa para garrafas, que é capaz de misturar um aditivo contido nele com um material contido em uma garrafa para preparar uma mistura de acordo com uma simples ação de rotação do dispositivo de tampa em relação à garrafa, realizada por um usuário, permitindo assim que o usuário deve preparar facilmente a mistura antes de beber ou usar a mistura. O dispositivo de tampa também permite que a mistura seja rapidamente descarregada do recipiente. O dispositivo de tampa para garrafas da presente invenção inclui uma unidade de válvula ajustada de forma justa e removível sobre a boca de uma garrafa. Uma unidade contendo aditivo engata externamente e de forma removível com a unidade de válvula, e a unidade contendo aditivo define uma cavidade nela para conter um aditivo.

[0021] O documento US 2003222102A1 revela um dispositivo de tampa para garrafas, que é capaz de misturar um aditivo contido nele com um material contido em uma garrafa para preparar uma mistura de acordo com uma simples ação de rotação do dispositivo de tampa em relação à garrafa, realizada por um usuário, permitindo assim que o usuário para preparar facilmente a mistura imediatamente antes de tomar ou usar a mistura. O dispositivo de tampa tem um corpo de tam pa apertado a uma boca roscada externamente da garrafa, com uma parte do funil formada integralmente no corpo da tampa para descar regar o aditivo do corpo da tampa na garrafa através de uma extremi dade inferior da mesma. Uma tampa é montada com o corpo da tampa para cobrir uma extremidade superior aberta do corpo da tampa, en quanto define uma cavidade dentro do corpo da tampa, e da tampa para conter o aditivo na cavidade. O dispositivo de tampa também tem um meio de válvula para abrir ou fechar a extremidade inferior da parte do funil do corpo da tampa de acordo com a ação de rotação do corpo da tampa em relação à boca roscada externamente da garrafa.

[0022] O documento US 2004149599A1 revela um dispositivo de tampa tendo um membro de tampa conectado a uma superfície exter na roscada de uma porção de gargalo de um corpo de recipiente e um membro contendo aditivo conectado a um lado do membro de tampa. Um membro de cilindro é formado dentro do dispositivo de tampa co mo um corpo integrado tendo um espaço em um lado superior do membro de cilindro de modo que o membro de cilindro se conecte ao membro contendo aditivo. Uma pluralidade de primeiros furos de pas sagem é formada em forma de leque no lado inferior do membro cilín drico. Uma placa de válvula é posicionada rotativamente dentro do membro de cilindro e a placa de válvula tem uma pluralidade de se gundos furos de passagem correspondentes em posições com a plura lidade dos primeiros furos de passagem do elemento contendo aditivo com base em uma rotação predeterminada da placa de válvula para abrir ou fechar seletivamente a pluralidade do primeiro furo passante. Um meio de abertura e fechamento é instalado e formado em torno do cilindro e da tampa e a porção do gargalo do corpo do recipiente de modo que a placa da válvula abre e fecha a pluralidade de primeiros orifícios de passagem do membro do cilindro quando a placa da válvu la é girada.

[0023] O documento US 6705462B2 revela uma tampa para um misturador de conteúdo que é capaz de, com uma operação simples, armazenar um primeiro conteúdo e outro conteúdo isolado um do outro até que sejam necessários, e de misturar os pelo menos dois conteú- dos quando necessário. Para este fim, uma tampa para o misturador de conteúdo é fixada a uma seção de abertura do corpo do recipiente. A tampa compreende um corpo principal da tampa com um primeiro tubo de armazenamento de conteúdo. O primeiro tubo de armazena mento de conteúdo tem um fundo fino que é selado, mas capaz de ser aberto. O tubo de armazenamento é suspenso de uma superfície infe rior de uma parede superior do corpo principal da tampa. O primeiro tubo de armazenamento de conteúdo é ainda formado com uma seção de engate para fixá-lo a uma seção de abertura do corpo principal do recipiente em uma superfície interna. Um tubo de corte também está incluído com uma seção de cabeça bloqueada e o tubo de corte tem uma seção de flange formada em uma periferia externa da seção de cabeça. O tubo de corte é encaixado dentro do primeiro tubo contendo conteúdo de uma maneira estanque e é capaz de deslizar nele. Tam bém está incluída uma rolha substancialmente em forma de U, que é interposta entre a seção de flange do tubo de corte e a parede superior do corpo principal da tampa.

[0024] Segundo o documento JPH1191789A, para evitar que uma tampa de descarga feche de modo selado uma seção da porta de ser aberta se dois tipos de conteúdo não tiverem sido misturados, e ainda realize uma mistura positiva e segura e uma descarga das bebidas a uma taxa especificada dos dois tipos conteúdo. Uma primeira seção de armazenamento M e uma segunda seção de armazenamento N tendo sua abertura inferior comunicada com a primeira seção de ar mazenamento M são formadas sob uma combinação de um primeiro recipiente e um segundo recipiente. Sua porta é fechada de forma es tanque por uma tampa de descarga. Uma parte de abertura inferior da segunda seção de armazenamento N é fechada de forma estanque por um membro inferior a ser aberto sob uma rotação relativa de dois membros. Uma tampa de cobertura cobrindo a tampa de descarga de tal maneira que ela não possa ser aberta é engatada de forma roscada em um dos dois membros e ao mesmo tempo é montada no outro membro por um meio de engate H de tal maneira que sua rotação em marcha lenta não pode ser realizada. Se ambos os conteúdos não fo ram misturados por encaixe roscado ou remoção da tampa de cobertu ra, a abertura da tampa de descarga é desativada.

[0025] O documento US 2011266170A1 revela sistema e compo sições para preparar e distribuir misturas líquidas perecíveis compre endendo pelo menos um ingrediente ativo. O sistema compreende va sos com novas barreiras para segregar solventes líquidos dos ingredi entes ativos antes da preparação. Também são divulgadas novas mis turas líquidas com propriedades terapêuticas.

[0026] Segundo o documento JP 2019131237A, para fornecer uma tampa de mistura que permite que a superfície de abertura de um copo de porção seja suficientemente aberta, um subagente seja rapi damente descartado e misturado em um recipiente do copo de porção e um conteúdo misturado seja derramado sem remover a tampa de mistura de uma saída de contêiner com uma estrutura simples.

[0027] SOLUÇÃO: Uma tampa de mistura tem: uma tampa exter na; uma tampa interna que tem um cortador de abertura; e um copo de porção. A tampa externa tem uma superfície superior de tampa exter na e uma parede cilíndrica. Um orifício de vazamento formado através da superfície superior da tampa externa e uma tampa de vedação ca paz de abrir / fechar o orifício de vazamento são fornecidos para a su perfície superior da tampa externa. Um espaço de retenção capaz de alojar o copo de porção é fornecido para o lado periférico interno da parede cilíndrica. Um orifício de passagem formado verticalmente através de uma placa superior é fornecido para a placa superior da tampa interna. O cortador de abertura é fornecido para uma posição oposta ao espaço de retenção. SUMÁRIO DA INVENÇÃO

[0028] A presente invenção descreve uma tampa para armazena mento e dispensação de ingrediente para mistura, acoplável a um bo cal de uma garrafa. A tampa da presente invenção é formada por pelo menos três componentes diferentes, sendo o primeiro componente uma tampa de fechamento externa superior que compreende uma pa rede periférica em cuja porção inferior é formada por menos duas guias de trava giratórias.

[0029] Adicionalmente, o segundo componente da tampa para ar mazenamento e dispensação de ingrediente para mistura, é um ele mento de acoplamento à garrafa que é formado por uma parede peri férica com pelo menos dois elementos de contenção se sobressaindo em relação a essa parede, um furo transpassante axial e um lacre co nectado de forma móvel em um único ponto ao elemento de acopla mento à garrafa por meio de pelo menos um elemento de pivotamento, em que o lacre compreende uma borda externa com pelo menos duas ranhuras.

[0030] Por fim, o terceiro componente da tampa para armazena mento e dispensação de ingrediente para mistura é um elemento cen tral que compreende uma porção superior em comunicação com uma porção inferior, em que a porção superior possui um diâmetro maior do que a porção inferior, a porção inferior sendo dotada de uma abertura de escoamento inferior, um compartimento interno localizado em sua porção superior para o armazenamento do ingrediente para mistura e pelo menos duas projeções inclinadas em sua porção inferior.

[0031] Dessa forma, para realizar a montagem da tampa para ar mazenamento e dispensação de ingrediente, a porção inferior do ele mento central é inserida no elemento de acoplamento à garrafa atra vés do furo transpassante, com sua abertura de escoamento inferior em comunicação com o referido furo transpassante, sendo que, em uma posição fechada, o referido lacre fecha a abertura de escoamento inferior da porção inferior e cada uma das projeções inclinadas se en caixa em uma das pelos menos duas ranhuras da borda externa do lacre.

[0032] Além disso, a tampa de fechamento externa superior é en caixada a prova de torção na porção superior do elemento central, com a porção inferior da sua parede periférica se estendendo sobre o elemento de acoplamento à garrafa, de modo que os elementos de contenção do elemento de acoplamento à garrafa se encaixam de forma deslizante no interior das guias de trava giratórias.

[0033] Ainda, a presente invenção descreve um método para dis pensar um ingrediente para mistura em uma garrafa com a tampa para armazenamento e dispensação acoplada sobre o bocal dessa garrafa. Para isso, é necessário que um usuário gire o conjunto tampa de fe chamento externa superior e elemento central fixados por pressão no sentido anti-horário para uma posição aberta, de modo que as pelo menos duas guias de trava deslizam em relação aos pelo menos dois elementos de contenção, e as pelo menos duas projeções inclinadas se desencaixam das respectivas ranhuras na borda externa do lacre, abrindo-o e liberando assim o ingrediente de mistura na substância contida no interior da garrafa.

[0034] Por fim, a presente invenção ainda descreve um método para produzir uma mistura no interior de uma garrafa a partir de pelo menos dois ingredientes, de modo que um usuário deve proporcionar a tampa para armazenamento e dispensação com um primeiro ingre diente para mistura no seu compartimento interno, a tampa estando na posição fechada, com o lacre fechando a abertura de escoamento infe rior da porção inferior do elemento central, e com cada uma das proje ções inclinadas encaixada em uma das respectivas ranhuras da borda externa do lacre, e ainda o usuário deve proporcionar uma garrafa com um segundo ingrediente de mistura no seu interior.

[0035] Posteriormente, o usuário deverá encaixar o elemento de acoplamento à garrafa da tampa sobre o bocal da garrafa e girar essa tampa em relação ao bocal no sentido horário.

[0036] Em seguida, deve girar o conjunto tampa de fechamento externa superior e elemento central no sentido anti-horário em relação ao gargalo da garrafa e ao elemento de acoplamento à garrafa para uma posição aberta da tampa, até que as projeções inclinadas do elemento central se desencaixem das respectivas ranhuras na borda externa do lacre, liberando o lacre em relação ao elemento central, abrindo a abertura de escoamento inferior da porção inferior do ele mento central, para dispensar o primeiro ingrediente para mistura a partir do compartimento interno do elemento central para o interior da garrafa, misturando-o com o segundo ingrediente para mistura. DESCRIÇÃO RESUMIDA DAS FIGURAS

[0037] A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos de senhos. As figuras mostram:

[0038] Figura 1 - é uma vista tridimensional dos componentes que constituem a tampa para armazenamento e dispensação objeto da presente invenção;

[0039] Figura 4 - é uma em corte do elemento central, um dos componentes que constituem a tampa para armazenamento e dispen sação objeto da presente invenção;

[0040] Figura 3 - é uma vista tridimensional do elemento de aco plamento à garrafa, um dos componentes que constituem a tampa pa ra armazenamento e dispensação objeto da presente invenção;

[0041] Figura 4 - é uma vista do lacre, em posição aberta, da tam pa para armazenamento e dispensação objeto da presente invenção; [0042] Figura 5 - é uma vista tridimensional da tampa para arma- zenamento e dispensação montada objeto da presente invenção. DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FIGURAS

[0043] De acordo com uma configuração preferida da presente in venção, conforme a Figura 1, a tampa para armazenamento e dispen sação 1 de ingrediente para mistura compreende pelo menos três componentes. O primeiro componente é uma tampa de fechamento externa superior 2, que compreende uma parede periférica em cuja porção inferior, são formadas pelo menos duas guias de trava girató rias 13. A tampa de fechamento externa superior 2 possui um perfil circular, e as guias de trava giratórias 13 apresentam uma extensão correspondente a um ângulo entre 90° e 170° em torno dessa parede periférica.

[0044] De acordo com uma modalidade preferida da invenção, a tampa de fechamento externa superior 2 ainda compreende, no interior da sua parede periférica, uma pluralidade de faces internas planas 16, e pelo menos duas ranhuras de alívio 20 internas. As ranhuras 20 evi tam o acúmulo de ar na porção interna da tampa de fechamento exter na superior 2, quando ocorre a montagem da tampa para armazena mento e dispensação 1. As faces internas planas 16 servem para o acoplamento à prova de rotação com o elemento central 4 que será descrito a seguir.

[0045] Um segundo componente da tampa para armazenamento e dispensação 1 é um elemento central 4, o qual é constituído por uma porção superior 10 e uma porção inferior 11. A porção superior 10 possui um diâmetro maior do que a porção inferior 11 e a porção infe rior se comunica com a porção superior 10 e é dotada de uma abertura de escoamento inferior. O elemento central 4 pode apresentar um comprimento total que varia entre 25mm a 35mm, preferencialmente entre 28mm a 33mm, não estando limitado a essas dimensões.

[0046] Ainda, o elemento central 4 possui uma pluralidade de fa- ces externas planas 17 no exterior da sua porção superior 10 de for mato compatível com as faces internas planas 16 da tampa de fecha mento externa superior 2. As referidas pluralidades de faces planas 16, 17 irão auxiliar para realizar um melhor encaixe por pressão e à prova de rotação entre o elemento central 4 e a tampa de fechamento externa superior 2, como será posteriormente detalhado.

[0047] O elemento central 4 compreende ainda um compartimento interno 6 localizado em sua porção superior 10, no qual é armazenado um material que consiste em pelo menos um ingrediente de mistura, que será, posteriormente, liberado quando do acionamento da tampa para armazenamento e dispensação 1, para ser misturado a um se gundo ingrediente de mistura.

[0048] O compartimento interno 6 tem uma capacidade de volume total entre 16ml e 24ml, preferencialmente 20ml. O compartimento in terno 6 possui um furo interno 21, conforme indicado na Figura 2, o qual permite que o ingrediente de mistura possa escoar para a porção inferior 11 do elemento central 4, e sendo liberado pela abertura de escoamento inferior da porção inferior 11. Em uma modalidade prefe rencial da tampa para armazenamento e dispensação 1, o elemento central possui um formato cónico na transição entre a porção superior 10 e a porção inferior 11, que se afunila em direção à porção inferior 11.

[0049] O ingrediente de mistura pode ser formado por uma subs tância líquida, uma substância granulada, uma substância em pó ou uma substância sólida. Os ingredientes da mistura podem ser comes tíveis ou não.

[0050] O ingrediente para mistura pode ainda ser um concentrado para fabricação de bebidas alcoólicas. Esse concentrado para fabrica ção de bebidas alcoólicas, quando ainda armazenado no comparti mento interno 6, possui um teor alcoólico entre 40% a 65%, sendo pre- ferencialmente 54%. Em uma modalidade da invenção, quando esse ingrediente para mistura concentrado alcoólico é liberado para ser mis turado a um segundo ingrediente de mistura (dentro de uma garrafa, por exemplo), poderá produzir uma mistura de bebida alcoólica com um teor alcoólico que pode variar entre 3% a 5%. No entanto, o teor alcóolico final dependerá dos volumes do primeiro e segundo ingredi entes da mistura.

[0051] A porção inferior 11 do elemento central 4 compreende pelo menos duas projeções inclinadas 8, que formam pelo menos duas pro jeções do tipo tampa.

[0052] A tampa para armazenamento e dispensação 1 compreen de ainda, como terceiro componente, um elemento de acoplamento à garrafa 3, mostrado em detalhes na Figura 3, dotado de um furo trans- passante 18 axial e uma parede periférica com pelo menos dois ele mentos de contenção 14 que se sobressaem em relação a essa pare de.

[0053] Adicionalmente, um lacre 5 é conectado de forma móvel por pelo menos um ponto na porção inferior do elemento de acoplamento à garrafa 3 por meio de pelo menos um elemento de pivotamento 15. Em modalidades alternativas da invenção, podem ser usados dois elementos de pivotamento 15 para conexão entre o lacre e o elemento de acoplamento à garrafa 3, desde que esses dois elementos de pivo tamento estejam posicionados próximos um do outro, para não impedir o pivotamento do lacre para baixo pela força da gravidade, quando ele é destravado. O lacre 5 é ainda dotado de uma borda externa 7, a qual compreende pelo menos duas ranhuras 9.

[0054] Como pode ser melhor verificado na Figuras 4 e 5, o ele mento de pivotamento 15 permite que o lacre 5, quando aberto, não se destaque completamente do elemento de acoplamento à garrafa 3, de modo a impedir que este caia no segundo ingrediente de mistura, que está contido no interior de uma garrafa (não mostrada). O lacre 5, quando em posição fechada, é o responsável por impedir que o ingre diente de mistura contido no compartimento interno 6 seja dispensado na garrafa precipitadamente, uma vez que fecha a abertura de escoa mento inferior porção inferior 11 do elemento central 4, conforme será explicado a seguir.

[0055] O lacre 5 possui ainda uma protuberância 19 voltada para o interior do elemento central 4, ou seja, para dentro da abertura de es coamento inferior porção inferior 11. Essa protuberância 19 tem a fun ção de impedir que quaisquer quantidades de ingrediente para mistura fique retida no lacre 5 quando há a abertura do mesmo.

[0056] O elemento de acoplamento à garrafa 3 é o que permitirá que a tampa para armazenamento e dispensação 1 seja fixada à gar rafa, uma vez que compreende roscas internas para acoplamento no bocal da garrafa. Preferivelmente, esse elemento de acoplamento à garrafa 3 é compatível com garrafas PET ou de vidro dos modelos pa drão já existentes no mercado. Quando a tampa 1 é aplicada à garra fa, o elemento de acoplamento à garrafa 3 fica acoplado à prova de torção ao bocal da garrafa.

[0057] Como pode ser melhor verificado ainda nas Figuras 4 e 5, o elemento de acoplamento à garrafa 3, o elemento central 4 e a tampa de fechamento externa superior 2 são acoplados uns aos outros for mando um conjunto único.

[0058] Nesse sentido, a porção inferior 11 do elemento central 4 é inserida no elemento de acoplamento à garrafa 3 através do furo transpassante 18 axial, de modo que, em uma posição fechada, cada uma das projeções inclinadas 8 se encaixa em uma das pelos menos duas ranhuras 9 da borda externa 7 do lacre 5.

[0059] A tampa de fechamento externa superior 2 é encaixada a prova de torção na porção superior 10 do elemento central 4, com a porção inferior da sua parede periférica se estendendo sobre o ele mento de acoplamento à garrafa 3, de modo que os elementos de con tenção 14 do elemento de acoplamento à garrafa 3 se encaixem de forma deslizante no interior das guias de trava giratórias 13.

[0060] Após a montagem e o encaixe dos três componentes cons tituintes forma-se a tampa para armazenamento e dispensação 1, a qual será posteriormente encaixada, por meio de roscas, na garrafa. [0061] Para que um usuário possa dispensar o ingrediente de mis tura contido no compartimento interno 6 da tampa de armazenamento e dispensação 1 para o interior de uma garrafa é necessário que este gire o conjunto tampa de fechamento externa superior 2 e elemento central 4 fixados por pressão no sentido anti-horário para uma posição aberta, enquanto o elemento de acoplamento à garrafa 3 permanece fixado imóvel ao bocal da garrafa, de modo que as pelo menos duas guias de trava 13 deslizam em relação aos pelo menos dois elementos de contenção 14, e as pelo menos duas projeções inclinadas 8 se de sencaixem das respectivas ranhuras 9 na borda externa 7 do lacre 5, abrindo-o, liberando, dessa forma, o ingrediente de mistura na subs tância contida no interior da garrafa.

[0062] As pelo menos duas guias de trava 13 marcam o início e o fim do movimento giratório de abertura da tampa 1 suficiente para dis pensação do ingrediente de mistura do compartimento central, uma vez que impedem que haja movimento giratório excessivo do conjunto tampa de fechamento externa superior 2 e elemento central 4 que po deria levar à falha do funcionamento da tampa de armazenamento e dispensação 1.

[0063] A mistura no interior da garrafa, para formar, por exemplo, uma bebida diferenciada, é realizada a partir de pelo menos dois in gredientes, sendo que o primeiro ingrediente está contido no interior do compartimento interno 6 e o segundo ingrediente está contido na garrafa. Para isso, um usuário irá proporcionar a tampa para armaze namento e dispensação 1 com o primeiro ingrediente para mistura, a tampa estando na posição fechada, com o lacre fechando a abertura de escoamento da porção inferior 11 , e com cada uma das projeções inclinadas 8 encaixadas em uma das respectivas ranhuras 9 da borda externa 7 do lacre 5.

[0064] A garrafa deve ser provisionada com o segundo ingrediente para mistura no seu interior. Em seguida, a tampa 1 é aplicada sobre a garrafa, encaixando-se o elemento de acoplamento à garrafa 3 sobre o bocal da garrafa e girando-se o conjunto completo da tampa em rela ção ao bocal no sentido horário, até que o elemento de acoplamento à garrafa 3 fique acoplado de forma segura ao bocal da garrafa. Em se guida, o conjunto tampa de fechamento externa superior 2 e elemento central 4 é girado no sentido anti-horário em relação ao gargalo da garrafa e ao elemento de acoplamento à garrafa 3 para uma posição aberta da tampa, até que as projeções inclinadas 8 do elemento cen tral 4 se desencaixem das respectivas ranhuras 9 na borda externa 7 do lacre 5.

[0065] Dessa forma, o lacre 5 será liberado, abrindo a abertura de escoamento da porção inferior 11 do elemento central 4, dispensando o primeiro ingrediente para mistura a partir do compartimento interno 6 do elemento central 4 para o interior da garrafa, misturando-o com o segundo ingrediente para mistura no interior da garrafa. O ingrediente de mistura contido no compartimento interno 6 é escoado para a por ção inferior 11 do elemento central 4, por meio do furo interno 21. [0066] A tampa para armazenamento e dispensação 1 de ingredi ente para mistura em uma garrafa, objeto da presente invenção, con forme descrita acima, apresenta grandes vantagens frente às tampas anteriormente conhecidas, a saber: a facilidade de uso pelo consumi dor, a sensação diferenciada que se proporciona à bebida, a vantagem de poder realizar a mistura apenas no ato do consumo, a vantagem de permitir maior tempo de armazenagem e de vida, ou tempo de valida de do pelo menos um ingrediente para mistura que fica alojado na tampa e que é melhor conservado isoladamente do segundo ingredi ente de mistura localizado dentro da garrafa, a facilidade de montagem em qualquer tipo de garrafa de bebida, e a vantagem de possibilitar o uso de diversos tipos e estados de ingrediente de mistura.

[0067] Além das vantagens indicadas acima, a tampa de armaze namento e dispensação 1 da presente invenção traz uma maior facili dade de fabricação uma vez que se dispensa o uso de lacre de veda ção na tampa, sendo este um objeto, normalmente é inserido nas tam pas comuns apenas após a fabricação da mesma.

[0068] Os componentes constituintes da tampa de armazenamen to e dispensação 1 da presente invenção são, cada um, moldados em uma única peça, de modo que haja uma diminuição das etapas de fa bricação e, portanto, uma economia significativa para a linha de pro dução.

[0069] Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferi da, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.