Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
LOAD CONFIGURATION CHANGING SYSTEM FOR UTILITY VEHICLES AND REMOVABLE DRAWER ASSEMBLY WITH MOUNTABLE COMPONENTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/070182
Kind Code:
A1
Abstract:
A system suitable for utility vehicles and urban load-carrying vehicles (V) makes it possible to change or modify the load configuration of the same vehicle to a passenger transport configuration or to a material load carrying configuration. The system comprises interchangeable drawers (1, 2 and 3), one with a load carrying configuration (1), one with a passenger transport configuration (2) and one with a mixed configuration (3), besides a mountable system (10) for receiving the drawers and designed to be mounted on the load trunk of the utility vehicle (V), preferably of the type having rails and automatic drive actuators. The system makes it possible to exchange the drawers to modify the vehicle load function freely, solving the problem of the idleness of transport vehicles; allowing products to be quickly and easily loaded onto a load vehicle; automating load vehicle loading operations; allowing vehicles to be completely loaded with a single movement; reducing the cost of fleet vehicles; meeting the high demand for load transport vehicles; and making the services offered by freight companies more versatile.

Inventors:
ANDRÉ SALVADOR JOCELEI (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050370
Publication Date:
May 04, 2023
Filing Date:
September 19, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ARROW MOBILITY LTDA (BR)
International Classes:
B60P3/00; B60P3/42; B62D31/02
Domestic Patent References:
WO2017205403A12017-11-30
Foreign References:
US20210078643A12021-03-18
DE2650062A11978-05-03
US9227675B12016-01-05
US2591380A1952-04-01
BR202014031657U22016-11-08
EP3133001A12017-02-22
GB2556100A2018-05-23
US10081290B22018-09-25
US20180326891A12018-11-15
US11370347B22022-06-28
EP4037935A12022-08-10
Attorney, Agent or Firm:
PRESTES CARVALHO, Marina (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - “SISTEMA DE TROCA DE CONFIGURAÇÃO DE CARGA EM VEÍCULOS UTILITÁRIOS” um sistema adaptado em veículos utilitários e veículos urbanos de carga (V) para permitir a mudança/troca da configuração de carga de um único veículo para uma configuração de acomodação de passageiros ou uma configuração de acomodação de cargas materiais, caracterizado por: ser composto de, pelo menos, um par de gavetas intercambiáveis ( 1 e 2), sendo uma gaveta em configuração de carga ( 1) e uma gaveta em configuração de passageiros (2), além de opcionalmente uma terceira gaveta (3), esta em configuração mista (tanto para carga quanto para passageiros); ser composto de e um sistema instalável ( 10) receptor das referidas gavetas adaptado e instalado no baú de carga do veículo utilitário (V), sendo preferencialmente do tipo trilhos e atuadores para acionamento automático, mas não limitados a estes, que permitam sua fixação estável e estabilidade para pesos elevados e que permita receber de forma removível e sustentar as gavetas ( 1 , 2 e 3) a partir de movimentos automatizados; dito sistema instalável ( 10) sendo preferencialmente automático, acionado por atuadores comandados a partir de ligação elétrica no próprio veículo (V) para a exposição e recolhimento e para a recepção e retirada das gavetas ( 1, 2 ou 3) dito sistema instalável (10) devendo prover a automatização da inserção e retirada da respectiva gaveta do baú de carga a partir da porta traseira deste último; dito sistema instalável ( 10) ser opcionalmente manual, isento de atuadores, onde a gaveta é puxada e empurrada no interior do baú por uma pessoa.

2 - “SISTEMA DE TROCA DE CONFIGURAÇÃO DE CARGA EM VEÍCULOS UTILITÁRIOS” de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o veículo (V) a receber o sistema instalável ( 10) ser qualquer veículo utilitário ou qualquer veículo urbano de carga ou pessoas, como carretas, minivans, microônibus, caminhonetes e caminhonetas.

3 - “SISTEMA DE TROCA DE CONFIGURAÇÃO DE CARGA EM VEÍCULOS UTILITÁRIOS” de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por após sua instalação, o veículo (V) receber uma das gavetas (1 , 2 ou 3) para realizar o transporte de carga ou pessoas e a qualquer momento ser realizada a retirada da gaveta ( 1, 2 ou 3) utilizada, através da porta traseira do baú de carga, e sua substituição por uma outra gaveta ( 1, 2 ou 3) de forma automatizada.

4 - “CONJUNTO DE GAVETAS REMOVÍVEIS COM COMPONENTES INSTALÁVEIS” de acordo com o sistema definido na reivindicação 1 , caracterizado por cada gaveta ( 1, 2 e 3) ser composta de uma plataforma (4) em configuração de U ou outra possível que apresente um par de apoios contrapostos (5) e componentes encaixáveis no sistema instalável ( 10), como corrediças ou outros, onde :

- a gaveta de carga ( 1) pode apresentar-se lisa (sem componentes adicionais) ou dotada de prateleiras e suportes (6) para cargas específicas em sua superfície; - a gaveta de passageiros (2) apresenta poltronas (7) (assentos) para pessoas, sendo preferencialmente uma fileira de poltronas (7) em cada apoio contraposto (5), mantendo o centro livre. ;

- a gaveta mista (3) apresenta a configuração preferencial de poltronas (7) da gaveta de passageiros (2) em sua porção frontal e a configuração preferencial de carga em sua porção traseira; o sistema instalável ( 10) ser preferencialmente composto por trilhos receptores das gavetas ( 1, 2 e 3), adaptados para instalação no baú ou carroceria do veículo (V) de forma a suportar peso elevado e realizar inserção, sustentação e retirada deslizante das gavetas no baú; o sistema instalável ( 10) ser preferencialmente dotado de atuadores para acionamento automático, conectados à alimentação elétrica por bateria do próprio veículo. o sistema instalável ( 10) ser opcionalmente manual, isento de atuadores.

Description:
RELATÓRIO DESCRITIVO

“SISTEMA DE TROCA DE CONFIGURAÇÃO DE CARGA EM VEÍCULOS UTILITÁRIOS E CONJUNTO DE GAVETAS REMOVÍVEIS COM COMPONENTES INSTALÁVEIS”

Introdução

[001] Refere-se o presente relatório descritivo a um pedido de patente de invenção para um sistema instalável que visa permitir a troca rápida de configuração de carga em um veículo utilitário, promovendo a mudança livre entre configuração para transporte de pessoas e configuração para transporte de carga no mesmo veículo.

[002] O sistema promove a versatilidade de um veículo utilitário e a rapidez e automatização na carga e descarga de produtos, além de solucionar o problema de ociosidade dos veículos de companhias de entrega e reduzir os custos destas na aquisição de novos veículos.

Comentários da técnica

[003] Como é sabido por expertos em logística, com o incremento exponencial das vendas pela internet (e-commerce) e com o desafio de realizar entregas em tempos cada vez mais curtos, a necessidade de melhora da performance de todo o sistema de entregas está cada vez mais latente.

[004] Atualmente, o processo de carregamento de um veículo de entregas do tipo “last mile'' pode levar de 1 ,5 até 4 horas para ser completado, dependendo da estrutura física e da quantidade de pessoas envolvidas no processo, visto se tratar de um sistema totalmente manual.

[005] Na impossibilidade de encontrar documentos de maior relevância e a fim de ilustrar e expor exemplos do estado da técnica aplicado à matéria até então abordada, podem ser citadas as seguintes anterioridades:

- WO9856614A1, intitulado "LOAD RESTRAINING CEILING AND SYSTEM FOR REFRIGERATED VEHICLES", o qual pleiteia, em tradução livre, um sistema de restrição de carga para veículos refrigerados onde o teto é fornecido com uma superfície voltada para baixo tendo uma multiplicidade de soquetes espaçados substancialmente ao longo do teto. Os pólos extensíveis verticalmente têm uma projeção na extremidade superior para engatar em um encaixe e, assim, posicionar a extremidade superior do pólo contra o movimento horizontal em qualquer direção. A extremidade inferior de cada poste possui um pé para engatar no chão de forma a inibir o movimento horizontal em qualquer direção. Vários postes podem ser posicionados em todo o veículo refrigerado em locais virtualmente infinitamente variáveis para conter cargas de tamanhos diferentes;

- US9796438B1 , intitulado " Vehicle cargo support structure" e que pleiteia um conjunto estrutural para chassis de transporte de carga de veículos compreendendo vigas que se estendem para frente e para trás no chassi com passagens laterais através das malhas das vigas. As vigas I estendem-se pelas passagens através das vigas. Os suportes são fixados às vigas principais nas passagens. Cada um dos suportes inclui uma tela de suporte, um flange de suporte que se estende a partir da tela de suporte e duas saliências na tela de suporte que se estendem além do flange de suporte. As saliências de cada um dos suportes se estendem para ambos os lados dos flanges de viga I inferiores. Os flanges do suporte estendem-se através das passagens em contato com as vigas nas passagens. Os suportes são mostrados como formados integralmente ou como conjuntos compostos de uma placa e uma extrusão.

[006] De qualquer forma, apesar das excelentes adaptações disponíveis para veículos utilitários e de carga atualmente, não é conhecido qualquer sistema que permita a troca entre configurações de carga de um veículo, alternando entre configuração para transporte de produtos e configuração para transporte de passageiros. Os veículos disponíveis são fabricados em configuração única, o que ocasiona o problema de ociosidade de veículos de uma frota comercial, onde uma empresa necessita adquirir pelo menos um veículo para cada tipo de transporte e onde os veículos de carga permanecem sem uso durante o transporte de pessoas e os veículos de passageiros permanecem sem uso durante o transporte de cargas.

[007] Além disso, outros setores de transporte também sofrem com baixas margens e ociosidade, como é o caso dos ônibus de fretamento que possuem uma altíssima taxa de ociosidade (ao redor de 80%), visto que após realizarem o transporte dos colaboradores das empresas, os veículos ficam parados até o final do turno de trabalho.

[008] Por fim, é também sabido que toda a indústria de fretamento, transporte e entrega sofre com a alta demanda por veículos de carga, uma vez que estes estão fadados a um uso específico (transporte de carga ou transporte de pessoas).

Objetivos do invento

[009] Justamente a fim de solucionar ou amenizar os problemas encontrados no estado da técnica, o inventor vem propor um sistema adaptado em veículo utilitário ou de carga que permite a troca entre suas configurações, ou seja, permite que um único veículo apresente configuração de transporte de pessoas e configuração de transporte de carga de forma alternada.

[010] O sistema se dá a partir de componentes instaláveis a serem instalados no baú do veículo que trabalham com uma gaveta em três configurações distintas. Cada gaveta é projetada para um uso específico do transporte (pessoas, carga ou mista) e podem ser trocadas livremente de acordo com o sistema a ser descrito mais adiante.

[01 1] São objetivos principais do invento:

- Promover a troca livre de configuração/função de um veículo utilitário ou de carga;

- Solucionar o problema de ociosidade de veículos de uma frota;

- Agilizar e facilitar o carregamento de produtos em um veículo de carga;

- Automatizar a ação de carregamento de um veículo de carga;

- Permitir o carregamento total do veículo em apenas um movimento;

- Reduzir gastos com os veículos de uma frota;

- Atender a alta demanda por veículos de transporte de carga;

- Permitir a versatilidade de serviços de uma empresa de fretamento.

Descrição das figuras

[012] Explicado até então resumidamente, passa o invento a ser ilustrado pelos desenhos anexos, dos quais: Figura 1 - vista isométrica de um veículo utilitário ou de carga adaptado com o sistema proposto. Este recebe e sustenta uma ‘gaveta de carga’ , em configuração construtiva para o carregamento e transporte de produtos;

Figura 2 - vista isométrica de um veículo utilitário ou de carga adaptado com o sistema proposto. Este recebe e sustenta uma ‘gaveta de passageiros ’, em configuração construtiva para o transporte de pessoas;

Figura 3 - vista isométrica de um veículo utilitário ou de carga adaptado com o sistema proposto. Este recebe e sustenta uma ‘gaveta mista’, em configuração construtiva para o carregamento e transporte de produtos e também de pessoas.

Descrição detalhada

[013] Assim sendo, em conformidade com o exposto até então, a “SISTEMA DE TROCA DE CONFIGURAÇÃO DE CARGA EM VEÍCULOS UTILITÁRIOS E CONJUNTO DE GAVETAS REMOVÍVEIS COM COMPONENTES INSTALÁVEIS’’ constitui- se, conforme ilustram as figuras 1, 2 e 3 , de um sistema adaptado em veículos urbanos de carga (V) composto, pelo menos, por um par de gavetas intercambiáveis ( 1 e 2) e por um sistema instalável ( 10) receptor das referidas gavetas adaptado no veículo (V). O sistema é implementado a fim de realizar, de forma fácil e rápida, a troca da configuração de carga para uma configuração de acomodação de passageiros ou uma configuração de acomodação de cargas materiais em um mesmo veículo.

Sistema

[014] Para tanto, são providas ao menos duas gavetas, sendo uma gaveta em configuração de carga ( 1) e uma gaveta em configuração de passageiros (2). Opcionalmente pode ser provida uma terceira gaveta (3), esta em configuração mista (tanto para carga quanto para passageiros).

[015] É também provido um sistema instalável ( 10) composto por componentes (preferencialmente do tipo trilhos e atuadores para acionamento automático, mas não limitados a estes) a serem instalados na carroceria de um veículo urbano de carga (V) que permita sua fixação estável e estabilidade para pesos elevados e que permita receber, de forma removível, e sustentar as gavetas ( 1 e 2) a partir de movimentos rápidos sem necessidade de mão de obra especializada. Este sistema instalável ( 10) será preferencialmente automático, acionado por atuadores adaptados ao referido sistema instalável ( 10) e comandados a partir de ligação elétrica no próprio veículo (V). O sistema instalável ( 10) deverá prover a automatização da inserção e retirada da respectiva gaveta do baú de carga a partir da porta traseira deste último. Opcionalmente, o sistema poderá ser manual, isento de atuadores, onde a gaveta é puxada e empurrada no interior do baú por uma pessoa.

[016] O veículo (V) a receber o sistema instalável ( 10) poderá ser qualquer veículo utilitário ou qualquer veículo urbano de carga ou pessoas como, por exemplo, carretas, minivans, microônibus, caminhonetes e caminhonetas.

[017] O funcionamento do sistema se dá após sua instalação, onde o veículo (V) adaptado poderá receber uma das gavetas ( 1, 2 ou 3) para realizar o transporte de carga ou pessoas e, a qualquer momento, ser realizada a retirada da gaveta ( 1, 2 ou 3) utilizada e sua substituição por outra gaveta ( 1, 2 ou 3). [018] Dessa forma, portanto, o sistema está projetado para permitir a mudança/troca de função de um veículo utilitário, alternando livremente entre a configuração de veículo de carga e de veículo de passageiros.

[019] Com isso, um único veículo poderá transportar, por exemplo, os funcionários até a empresa no período da manhã, equipado com a gaveta de passageiros (2), sendo então levado a um centro de distribuição de um operador logístico onde terá a gaveta substituída por uma gaveta de carga ( 1). A gaveta de carga (2) deverá estar carregada com os produtos a serem entregues, agilizando de maneira substancial o processo de carregamento. Assim, o veículo (V) realiza as entregas necessárias durante o dia, efetuando a troca de gavetas já carregadas de forma rápida ou realizando o carregamento e descarga de uma única gaveta de carga (1) sem trocá-la. Ao final do turno, o veículo (V) retorna ao centro de distribuição para nova troca de gavetas, onde poderá receber novamente a gaveta de passageiros (2) e transportar as pessoas de volta às suas casas.

[020] O sistema de exposição da gaveta a partir da porta traseira do baú de carga do veículo permite carregar e descarregar os produtos de forma ágil e facilitada. Além disso, o sistema de troca de gavetas permite a descarga e o carregamento total do veículo (V) em apenas um movimento, substituindo as gavetas vazias por gavetas já carregadas ou substituindo gavetas já carregadas por outras gavetas também já carregadas.

[021] Na prática, esta ação reduz em aproximadamente 80% o tempo de carga e descarga de um veículo utilitário em comparação ao sistema comum de carregamento. Estima-se que este sistema pode reduzir o tempo de carregamento para, no máximo, 30 minutos, contribuindo assim para que a performance de todo o processo de entrega seja aumentada exponencialmente. Além disso, o sistema proposto evita a ociosidade de veículos de uma empresa, dispensando a necessidade de aquisição de veículos voltados somente para o transporte de carga e veículos voltados somente para o transporte de pessoas, que permanecem estacionados quando não está realizando as funções de sua configuração de carga.

[022] Fica aqui explícita também outra vantagem técnica do sistema proposto: a capacidade de dobrar o faturamento das empresas de fretamento, ao mesmo tempo que contribui para atender a alta demanda por veículos de transporte de carga.

Componentes

[023] As gavetas ( 1 , 2 e 3) são compostas de uma plataforma (4) em configuração de U ou outra possível que apresente um par de apoios contrapostos (5) e componentes encaixáveis no sistema instalável ( 10), como corrediças ou outros (não mostrados). A partir disso:

- A gaveta de carga ( 1) poderá apresentar-se lisa (sem componentes adicionais) ou dotada de prateleiras e suportes (6) para cargas específicas;

- A gaveta de passageiros (2) deverá apresentar poltronas (7) (assentos) para pessoas, sendo preferencialmente uma fileira de poltronas (7) em cada apoio contraposto (5), mantendo o centro livre para transitar. As poltronas poderão ser do tipo removíveis ou não, reclináveis ou não, em quantidade pré- definida pelo fabricante e de acordo com o veículo a receber o sistema.

- A gaveta mista (3) apresenta a configuração preferencial de poltronas (7) da gaveta de passageiros (2) em sua porção frontal e a configuração preferencial de carga em sua porção traseira.

[024] O sistema instalável (10) é preferencialmente composto por trilhos receptores das gavetas ( 1 , 2 e 3), adaptados para serem instalados no baú ou carroceria do veículo (V) a receber o sistema e de forma a suportar peso elevado. Se não trilhos, o sistema instalável ( 10) poderá ser composto de outros componentes para a inserção, sustentação e retirada deslizante das gavetas no baú ou carroceria. O sistema instalável ( 10) deverá ser preferencialmente automático, possuindo atuadores conectados à alimentação por bateria do próprio veículo, tanto para realizar a exposição e recolhimento da gaveta quanto sua retirada. Opcionalmente, o sistema instalável ( 10) poderá ser de configuração manual, ou seja, sem os atuadores, onde poderá realizar a exposição e troca das gavetas por um funcionário, e onde as gavetas devem ser trocadas já sem a carga (descarregadas).