Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METHOD FOR MANUFACTURING LONG, LIGHT-WEIGHT TILES MADE OF PLASTICS THROUGH EXTRUSION, WITH THE ADDITION OF U.V. PROTECTION AGENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/075201
Kind Code:
A1
Abstract:
The description of the present invention relates to a method for producing a long tile made of polymers such as polypropylene (PP), polyethylene terephthalate (PET); polyvinyl chloride (PVC); polyethylene and wood (PE-WOOD), with the addition of ultraviolet protection agent, by an extrusion process with the addition of ultraviolet protection agent.

Inventors:
LENZ SIDNEY (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000486
Publication Date:
May 30, 2013
Filing Date:
November 23, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
LENZ SIDNEY (BR)
International Classes:
B29C48/13; E04D1/08
Foreign References:
BRMU8401534U2006-02-07
GB2285817A1995-07-26
DE102009015287A12010-10-14
JP2007039904A2007-02-15
Attorney, Agent or Firm:
DA SILVA, Sandro Conrado (BR)
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Ã O

1) "PROCESSO DE FABRICAÇÃO POR EXTRUSÃO DE TELHAS LONGAS E LEVES DE PLÁSTICO COM ADIÇÃO DE PROTETOR ULTRAVIOLETA", caracterizado por a telha longa ondulada (1 ) ser fabricada em polímero em processo de extrusão.

2) PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da telha longa ondulada (1 ) ser fabricada em polímero com adição de pó ou fibra de madeira em processo de extrusão.

3) PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da telha, receber junto à matéria-prima a adição de pigmentação e protetor ultravioleta.

4) "PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato do processo de extrusão produzir uma telha fabricada em materi- al PP, PVC PE-WOOD e PET.

5) PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato do processo de extrusão utilizar matéria-prima virgem ou reciclada.

6) PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 , caracteri- zado pelo fato da espessura da telha longa ondulada (1 ) de PP, PVC PE-WOOD e PET, cuja espessura é de 6 mm a 8 mm, apresentar-se com comprimento máximo de 3,60 m, e 1 ,05 m de largura.

7) "PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da espessura da telha longa ondulada (1 ) de PP, PVC PE-WOOD e PET, cuja a espessura é de 4 mm a 5 mm, apresentar-se com comprimento máximo de 2,44 m e 506 mm de largura.

Description:
"PROCESSO DE FABRICAÇÃO POR EXTRUSÃO DE TELHAS LONGAS E LEVES DE PLÁSTICO COM ADIÇÃO DE PROTETOR ULTRAVIOLETA".

O presente relatório descritivo de requerimento de patente de invenção refere-se a um processo para obtenção de uma telha longa por processo de extrusão, utilizando preferencialmente como matéria-prima polímeros como o Polipropileno (PP); Tereftalato de polietileno (PET); Cloreto de polivinila (PVC) (PE-WOOD) polietileno e pó ou fibra de madeira, e adição de protetor ul- travioleta

A telha aqui requerida tem sua principal característica para servir como cobertura para edificações, e trás como novidade tecnológica seu processo de fabricação somada com a adição de proteção ultravioleta, que lhe atribui características diferentes e não observadas na técnica atual, resultando em qualidades úteis e vantajosas para as coberturas de telhado.

Podemos afirmar que se trata de uma telha leve e especialmente desenvolvida para a finalidade indicada já que, ao mesmo tempo de ser leve, possui condição auto-sustentável e são totalmente resistentes as solicitações mecânicas habituais tais como flexão, compressão ou dilatação, bem como também é isolante térmico, acústico e protege as pessoas da passagem dos raios ultravioletas.

Sua produção ficará a cargo das fábricas de materiais plásticos, atendendo o setor da construção civil, especificadamente para cobertura de telhado com lajes planas ou curvas ou com chapas rígidas ou similares de materiais plásticos.

Na técnica atual podemos citar o documento BR- MU6700167U descreve uma telha de cimento amianto com calha, formando uma configuração senoidal. Este documento descreve uma configuração de telha ondulada, porém o documento aqui pleiteado se difere por apresentar um novo processo de fábrica, diferenciando-se da matéria-prima utilizada, e ainda com a adição de proteção ultravioleta.

Atualmente varias construções de áreas de lazer, que pos- sui apenas a cobertura do telhado descartando a utilização do forro. Desta forma todas as pessoas que ficam abaixo destes telhados principalmente os que não são fabricados em cerâmica, recebem parcialmente a radiação ultravioleta. Estes espectros eletromagnético da luz ultravioleta são formados por raios invisíveis que penetram na pele humana e pode provocar queimadura solar, envelhe- cimento precoce, câncer de pele, além de danos nos olhos e no sistema imunológico.

A telha aqui requerida por ter adição de proteção ultravioleta desenvolvida por uma combinação de materiais, os quais são individualmente conhecidos, porém não tem sido combinado para construir módulos capazes de formar coberturas de telhados, reunindo uma série de características e condições construtivas que enquadram a mesma dentro das normas de novidade inventiva.

A telha poderá apresentar-se com a opção de ter a superfície externa pintada, utilizando para isso pinturas conhecidas, especiais para sua exposição à intempérie. Ou com pigmentação já incorporada junto com a matéria-prima utilizada no processo de extrusãó. (usando processo de máster batch o tradicional pigmento). . .

A principal vantagem desta cobertura, esta no fato da mesma por ser construída em material plástico por processo de extrusão, que possi- bilita constituir coberturas cumpridas com mais de 3,66 m de comprimento, mantendo a condição de ser leves e de fácil manipulação por uma ou duas pessoas, simplificando sobre maneira o trabalho de colocação.

A partir das condições construtivas atualmente utilizadas, é perfeitamente possível instalar um telhado completo e terminado, sobre qualquer tipo de estrutura das habituais de construção, de maneira rápida e direta, como exemplo projeta-se a possibilidade de instalação de até 150m 2 em um só dia.

Outra vantagem distinta resulta do isolamento térmico, já que se podem estabelecer diferenciais de temperatura externas e internas, sendo que e ao mesmo tempo em que são isolantes acústicos em consequência do material no qual é construída, destacando o seu baixo custo construtivo e de instalação.

As figuras em anexo mostram a telha resultante do processo de extrusão com adição de proteção ultravioleta, que conjuntamente com as referências numéricas detalhadas a seguir, se faz entender mais facilmente.

Figura 1 - vista ortogonal frontal da telha, resultante do processo de extrusão com adição de proteção ultravioleta.

Figura 2 - vista em perspectiva da telha resultante do pro- cesso de extrusão.

O presente requerimento é caracterizado por a telha longa ondulada (1) ser fabricada em polímero virgem ou resultante de material reciclado em processo de extrusão, recebendo junto com a matéria-prima a adição de pigmentação e protetor ultravioleta, bem como a adição de pó de madeira, tor- nando a telha mais resistente.

A telha longa ondulada (1 ) já pronta é fabricada em material PP, PVC, PE-WOOD e PET apresentam características de proteção contra os raios ultravioleta.

A telha longa ondulada (1 ) de PP, PVC, PE-WOOD e PET, cuja espessura é de 6 mm a 8 mm, possibilita apresentar-se com comprimento máximo de 3, 60 m, e 1 ,05 m de largura.

A telha longa ondulada (1 ) de PP, PVC, PE-WOOD e PET, cuja espessura é de 4 mm a 5 mm, possibilita apresentar-se com comprimento máximo de 2,44 m e 506 mm de largura. A telha longa ondulada (1 ) de PP, PVC, PE-WOOD e PET é uma chapa ondulada que mantém suas ondas periféricas laterais aparentes de maneira que outras duas telha longa ondulada (1 ) adjacentes, possa se sobre- por e assim conformar a cobertura do telhado.