Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MILLING CUTTER FOR CUTTING WOOD FOR ROUNDED CURVING OF WOOD PANELS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/016686
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a tool of the vertical milling cutter type for cutting wood parts, making it possible for these cuts to be curved and form a rounded finish on wood panels, in general. Said milling cutter comprises a central shaft and a milling cutter end mill arranged at the end of the central shaft; so that the milling cutter end mill has a channel-forming part formed by at least two cutting edges in the shape of a quarter of a cylinder, the at least two cutting edges being arranged in opposite quadrants of one end of the central shaft; a part for forming an inclined cavity for the purposes of bending is formed by at least two truncated cutting edges arranged axially above the quarter-cylinder cutting edges; and two cutting ridges. The milling cutter also comprises a central rod that allows it to be fitted into continuous motion machines and/or milling machines.

Inventors:
SOUSA CRISTOVÃO (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050257
Publication Date:
February 04, 2021
Filing Date:
July 14, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SOUSA SOLANGE (BR)
SOUSA CRISTOVAO (BR)
International Classes:
B27G13/08; B27G13/12
Foreign References:
CN109719812A2019-05-07
CN209007732U2019-06-21
CN109719811A2019-05-07
CN204505474U2015-07-29
CN104441111A2015-03-25
CN208215575U2018-12-11
CN107825555A2018-03-23
CN109291156A2019-02-01
CN207448690U2018-06-05
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. “FRESA PARA CORTE DE MADEIRA PARA DOBRAGEM ARREDONDADA DE PAINÉIS DE MADEIRA”, sendo a fresa do tipo vertical, caracterizada por compreender

um eixo central (4) e uma extremidade de fresa disposta na extremidade do eixo central;

a extremidade de fresa possuindo

- uma Reivindicaçõeparte de formação de canal formada por pelo menos dois gumes em formato de um quarto de cilindro (1 ), os pelo menos dois gumes sendo dispostos em quadrantes opostos de uma extremidade do eixo central (4),

- uma parte de formação de cavidade inclinada de dobra formada por pelo menos dois gumes recortados (2) dispostos axialmente acima dos gumes de quarto de cilíndrico (1 ); e

- duas cristãs de corte (3), cada uma das cristãs sendo formada por uma primeira parte de cristã formada na borda de um respectivo gume em formato de um quarto de cilindro, e uma segunda parte de cristã formada na borda de um respectivo gume recortado;

- a segunda parte de cristã formando um ângulo, em relação a um eixo geométrico do eixo central, que corresponde à metade de um ângulo em que o painel de madeira é dobrado.

2. Fresa, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que os gumes recortados (2) compreendem um primeiro recorte externo paralelo a um plano transversal que passa pelo eixo central (20), um segundo recorte formando uma face convexa (21) e um terceiro recorte formando uma face côncava (22), em um lado oposto à face convexa.

3. Fresa, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que os gumes recortados (2) compreendem um primeiro recorte formando uma face convexa (210) e um segundo recorte formando uma face côncava (220), em um lado oposto à face convexa. 4. Fresa, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que as cristãs de corte (3) são dispostas nas bordas das faces côncavas, opostas aos recortes externos paralelos (20) dos gumes recortados (2).

5. Fresa, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o eixo central da dita fresa corresponde a uma haste central (4) para encaixe da ferramenta em máquinas de movimento contínuo e fresadoras.

6. Fresa, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que seus gumes em formato de um quarto cilíndrico (1 ) forma uma primeira porção de um corte em madeira com ângulo reto (6, 13) e seus gumes recortados formam uma segunda porção de um corte em madeira inclinada (5, 12).

7. Fresa, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o ângulo inclinado da segunda porção (5, 12) do corte em madeira possuir ângulo igual ao ângulo da segunda parte das cristãs de corte (3).

8. Fresa, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que seus gumes em formato de um quarto cilíndrico (1 ) compreendem extremidades inferiores cisalhadas (10).

9. Fresa, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que proporciona um corte em madeira que possibilita a dobragem de um painel de madeira com acabamento arredondado.

Description:
“FRESA PARA CORTE DE MADEIRA PARA DOBRAGEM ARREDONDADA

DE PAINÉIS DE MADEIRA”

CAMPO DE APLICAÇÃO

[001] A presente invenção se refere a uma ferramenta do tipo fresa para corte de madeiras que possibilita a dobragem dos painéis de madeira de forma arredondada em diferentes ângulos. As fresas objeto da invenção podem ser utilizadas e aplicadas nos setores moveleiros, em marcenarias ou em quaisquer outros campos industriais que necessitem de dobragem de painéis de madeira.

ESTADO DA TÉCNICA

[002] Fresas são ferramentas comumente utilizadas para a fabricação de móveis, obras de arte, produtos artesanais, e servem, ainda, como ferramentas para acabamentos em superfícies como paredes, pisos e madeiras.

[003] Evidentemente são conhecidos do estado da técnica diversos tipos de fresas, com geometrias adaptadas aos tipos de cortes que se deseja realizar e aos materiais que se deseja cortar. Suas dimensões, formatos e características são diretamente relacionados ao tipo de corte que se objetiva realizar.

[004] Dentre as fresas de uso mais comuns estão as fresas do tipo cilíndrico, as quais possuem gumes exclusivamente em suas periferias e são utilizadas para o desbaste e para o acabamento de superfícies, em geral.

[005] São também amplamente utilizadas as fresas em formato de disco, compostas por serras circulares e usadas para os cortes de peças e fresamentos de ranhuras estreitas. Já as presas de topo são verticais e similares às fresas frontais cilíndricas, exceto pelo fato de possuírem diâmetros reduzidos e serem utilizadas exclusivamente para cortes ligeiros.

[006] As fresas de forma, por sua vez, são utilizadas para o fresamento de guias prismáticas, usinagem, de guias em ângulos específicos e para fresamentos específicos e menores.

[007] Cada um dos tipos de fresas conhecidos da técnica é voltado a diferentes cortes e em diferentes formatos. Entretanto, dentre as inúmeras fresas já existentes, não são conhecidas fresas que possibilitem a realização de cortes em madeiras que permitam uma dobragem em formato arredondado dos painéis de madeira que são submetidos ao corte.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

[008] É objetivo da presente invenção prover uma fresa para corte de madeira que possibilite a dobragem, em diferentes ângulos, arredondada de painéis de madeira, promovendo o alcance de uma dobra com acabamento liso, sem vincos ou arestas externas.

[009] É também objetivo da presente invenção prover uma fresa com haste acoplável a diferentes máquinas de movimento contínuo.

[0010] É outro objetivo da presente invenção prover, pelo uso da referida fresa, a possibilidade de dobragem de painéis de madeira em diferentes ângulos e com formato arredondado.

BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[0011] A ferramenta do tipo fresa objeto da presente invenção é do tipo vertical e compreende um eixo central e uma extremidade de fresa disposta na extremidade do eixo central, sendo que a extremidade de fresa compreende uma parte de formação de canal formada por pelo menos dois gumes em formato de um quarto de cilindro, os pelo menos dois gumes sendo dispostos em quadrantes opostos de uma extremidade do eixo central; uma parte de formação de cavidade inclinada de dobra formada por pelo menos dois gumes recortados dispostos axialmente acima dos gumes em formato de um quarto de cilíndrico; e duas cristãs de corte, sendo que cada uma das cristãs é formada por uma primeira parte de cristã formada na borda de um respectivo gume em formato de um quarto de cilindro, e uma segunda parte de cristã formada na borda de um respectivo gume recortado, de modo que a segunda parte de cristã forma um ângulo, em relação a um eixo geométrico do eixo central, correspondente à metade de um ângulo em que o painel de madeira é dobrado.

[0012] Os pelo menos dois gumes recortados sendo dispostos em quadrantes opostos do eixo central, ditos gumes compreendendo um primeiro recorte externo e paralelo a um plano transversal que passa pelo eixo central, um segundo recorte formando uma face convexa e um terceiro recorte formando uma face côncava, em um lado oposto à face convexa.

[0013] As cristãs de corte contíguas se prolongam pelas bordas da face convexa e do gume em formato de um quarto de cilindro, estando as cristãs dispostas nas bordas opostas às faces dos recortes paralelos a um plano transversal que passa pelo eixo central dos gumes recortados.

[0014] O eixo central da dita fresa corresponde a uma haste central para encaixe da ferramenta em máquinas de movimento contínuo ou fresadoras, em geral.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0015] A presente invenção será detalhada com base nas figuras a seguir mencionadas e nas suas respectivas representações.

[0016] A Figura 1 ilustra uma vista frontal da fresa objeto da presente invenção para realização de corte para dobragem de painéis de madeira em ângulo de 90°;

[0017] A Figura 2 ilustra uma vista inferior da fresa representada pela Figura 1 ;

[0018] A Figura 3 ilustra o corte de um painel de madeira realizado pelo uso da fresa representada pela Figura 1 ;

[0019] A Figura 4 ilustra um painel de madeira dobrado em ângulo de 90° por dobragem do corte realizado pelo uso da fresa representada pela Figura 1 ;

[0020] A Figura 5 ilustra uma vista frontal da fresa objeto da presente invenção para realização de corte para dobragem de painéis de madeira em ângulo de 45°;

[0021] A Figura 6 ilustra uma vista inferior da fresa representada pela Figura 5;

[0022] A Figura 7 ilustra o corte de um painel de madeira realizado pelo uso da fresa representada pela Figura 5;

[0023] A Figura 8 ilustra um painel de madeira dobrado em ângulo de 45° por dobragem do corte realizado pelo uso da fresa representada pela Figura 5.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO [0024] A presente invenção será descrita a seguir com base em concretizações da invenção mostradas nas figuras 1 a 8.

[0025] A presente invenção se refere a uma ferramenta do tipo fresa para corte de madeira que possibilite a dobragem, em diferentes ângulos, painéis de madeira, em geral, proporcionando um acabamento arredondado dos ditos painéis de madeira.

[0026] Neste sentido, a fresa objeto da presente invenção é do tipo vertical e compreende um eixo central e uma extremidade de fresa disposta na extremidade do eixo central. A extremidade de fresa possui pelo menos dois gumes em formato de um quarto de cilíndrico dispostos em quadrantes opostos de uma extremidade do eixo central e formadores de uma primeira porção de canal de painel formando 90° e pelo menos dois gumes recortados dispostos axialmente acima dos gumes de quarto de cilindro, os dois gumes recortados sendo dispostos em quadrantes opostos do eixo central e voltados à formação de uma segunda porção de canal, inclinada. Como mostrado nas figuras, os dois gumes cónicos são preferencialmente alocados imediatamente acima do gume cilíndrico.

[0027] O eixo central da dita fresa corresponde a uma haste central para encaixe da ferramenta em máquinas de movimento contínuo ou fresadoras, em geral.

[0028] Cada um dos gumes recortados da fresa objeto da presente invenção possui um primeiro recorte externo e paralelo a um plano transversal que passa pelo eixo central da fresa, um segundo recorte formando uma face convexa e um terceiro recorte formando uma face côncava, em um lado oposto à face convexa. Os referidos gumes recortados são responsáveis pela formação de uma porção inclinada de um corte em madeira.

[0029] Além disso, a dita fresa compreende, ainda, duas cristãs de corte contíguas, cada uma das cristãs sendo formada por uma primeira parte de cristã formada na borda de um respectivo gume em formato de um quarto de cilindro, e uma segunda parte de cristã formada na borda de um respectivo gume recortado; e a segunda parte de cristã formando um ângulo, em relação a um eixo geométrico do eixo central, que corresponde à metade de um ângulo em que o painel de madeira é dobrado. As cristãs são posicionadas nas bordas das arestas das faces côncavas paralelas e opostas aos primeiros recortes externos.

[0030] Os gumes em formato de um quarto cilíndrico da fresa, por sua vez, formam uma porção do canal do corte em madeira com ângulo de 90°.

[0031] Frente ao exposto, em uma primeira concretização da presente invenção, representada pelas Figuras 1 a 4, é provida uma fresa vertical para realização de corte de madeira para dobragem de painéis de madeira em ângulo de 90°.

[0032] De acordo com esta concretização e com a Figura 1 , a dita fresa vertical compreende, em sua extremidade inferior, dois gumes em formato de um quarto de cilíndrico (1 ) e, imediatamente acima do referido gume cilíndrico, está posicionada a região dos gumes recortados (2), com o primeiro recorte externo (20), o segundo recorte convexo (21 ) e o terceiro recorte de face côncava (22), além de uma cristã de corte (3) que possui, neste caso, uma segunda parte de cristã em ângulo de 45° em relação ao eixo central. A referida fresa compreende, ainda, uma haste (4) cilíndrica para encaixe em máquinas de movimento contínuo, em geral, ou em fresadoras.

[0033] Conforme mostra a Figura 1 do objeto da presente invenção, a fresa compreende dois gumes recortados (2) dispostos em quadrantes opostos em relação ao eixo central, abaixo dos quais são posicionados os gumes em formato de um quarto de cilindro (1 ). Estes gumes, que ocupam quadrantes opostos do eixo central da fresa, têm seus ângulos da segunda parte de cristã de corte (3) formando um ângulo, em relação ao eixo central, igual à metade do ângulo de dobragem do painel de madeira. Neste caso, portanto, como se objetiva a dobragem do painel em ângulo de 90°, as segundas partes de cristãs de corte formam ângulos de 45° em relação ao eixo central.

[0034] O uso da referida fresa para a realização de cortes em madeira leva à formação de um canal, conforme ilustrado pela Figura 3. Este canal é compreendido por uma primeira porção (13) com ângulo reto e formada pelos gumes em formato de um quarto de cilíndrico e por uma segunda porção inclinada (12) com ângulo igual ao da segunda parte de cristã de corte (3) e sendo esta segunda porção formada pelas bordas dos gumes recortados.

[0035] Desta forma, o canal formado pelo corte da madeira utilizando-se a referida fresa possibilita a dobragem do painel de madeira com acabamento arredondado na região de dobra, conforme mostra a Figura 4, que ilustra a dobragem de um painel em um ângulo de 90°.

[0036] Em uma segunda concretização da presente invenção, representada pelas Figuras 5 a 8, é provida uma fresa vertical para realização de corte de madeira para dobragem de painéis de madeira em ângulo de 45°.

[0037] De acordo com esta concretização e com a Figura 5, a dita fresa vertical compreende, em sua extremidade de corte, dois gumes em formato de um quarto de cilindro (1) e, imediatamente acima dos referidos gumes em formato de um quarto de cilíndrico, está posicionada a região dos gumes recortados (2), que possuem, neste caso, segundas partes de cristãs de corte formando ângulo de 22,5° em relação ao eixo central. A referida fresa compreende, ainda, uma haste (4) cilíndrica para encaixe em máquinas de movimento contínuo, em geral, ou mesmo fresadoras.

[0038] Conforme a Figura 6 do objeto da presente invenção, a fresa compreende dois gumes recortados dispostos em quadrantes opostos em relação ao eixo central. Estes gumes, que ocupam quadrantes opostos do eixo central da fresa, têm cristãs de corte com segunda parte de cristã formando um ângulo, em relação ao eixo central, igual à metade do ângulo de dobragem do painel de madeira. Neste caso, portanto, como se objetiva a dobragem do painel em ângulo de 45°, as segundas partes de cristã formam ângulos de 22,5° em relação ao eixo central.

[0039] De acordo com a segunda concretização do objeto da presente invenção, a dita fresa vertical compreende, em sua extremidade inferior, dois gumes em formato de um quarto de cilíndrico (1 ) cujas extremidades inferiores são cisalhadas (10), e, imediatamente acima do referido gume cilíndrico, está posicionada a região dos gumes recortados (2), que, de acordo com esta segunda concretização, é formada por um primeiro recorte convexo (210) e um segundo recorte de face côncava (220), além de uma cristã de corte (3) que possui, neste caso, uma segunda parte de cristã em ângulo de 22,5° em relação ao eixo central e sendo posicionada nas bordas das faces côncavas. A referida fresa compreende, ainda, uma haste (4) cilíndrica para encaixe em máquinas de movimento contínuo, em geral, ou em fresadoras.

[0040] O uso da referida fresa para a realização de cortes em madeira leva à formação de um canal, conforme ilustrado pela Figura 7. Este canal é compreendido por uma primeira porção (6) com ângulo reto e formada pelos gumes em formato de um quarto de cilíndrico da fresa cujas extremidades inferiores são cisalhadas e por uma segunda porção inclinada (5) com ângulo igual ao das segundas partes de cristãs de corte e sendo esta segunda porção formada pelos gumes recortados.

[0041] Desta forma, o canal formado pelo corte da madeira utilizando-se a referida fresa possibilita a dobragem do painel de madeira com acabamento arredondado na região de dobra, conforme mostra a Figura 8, que ilustra a dobragem de um painel em um ângulo de 45°.

[0042] Tendo sido descrito um exemplo da presente invenção, deve ser entendido que o escopo da patente abrange outras possíveis variantes construtivas, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações, aí incluídos os possíveis equivalentes.