Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MODULAR CONTAINER FOR ASPHALT PLANTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/186318
Kind Code:
A1
Abstract:
The modular container for asphalt plants to which the present invention relates comprises a modular 40' HC ISO standard container (300), characterized in that it complies with ISO 1496-1:2013 and in that it is used as a main structure asphalt mass production plants of low and high production capacity, allowing the transport and operation of the plant. The container is characterized by the modularization of the main structure (100), which is made up of reinforcing structures (200) and beams and cross members specifically designed to hold, transport and act as the main structure for the assembly and operation of the components of an asphalt plant.

Inventors:
IGLESIAS FELIPE (BR)
LUCKOW FELIPE TROGLIO (BR)
MARTINS ALEX (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050095
Publication Date:
September 24, 2020
Filing Date:
March 21, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BOMAG MARINI EQUIPAMENTOS LTDA (BR)
International Classes:
B65D88/12; B65D90/20
Foreign References:
CN101585439A2009-11-25
DE10134773A12003-01-23
GB2478373A2011-09-07
DE202008005946U12008-07-31
US4854094A1989-08-08
CN206813720U2017-12-29
Attorney, Agent or Firm:
SKO OYARZÁBALL MARCAS E PATENTES SOCIEDADE SIMPLES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
1/2

REIVINDICAÇÕES:

1. CONTEINER MODULARIZADO PARA USINAS DE ASFALTO caracterizado por compreender uma estrutura modular (100) que permite transportar e operar uma usina de produção de massa asfáltica de baixa e de alta capacidade, dita estrutura principal (100) que apresenta uma base (10) dotada por um conjunto de travessas (11), travessas verticais (12 e 15) que servem de sustentação a travessas superiores (13) dotadas por travessas (14) dispostas inclinadas entre a base (10) e travessas superiores (13), resultando em uma estrutura principal (100) soldada que garante estabilidade ao conjunto, de modo a permitir que todos componentes ou subsistemas da usina sejam montados em um ou mais contêineres de acordo com a sua capacidade de produção junto a estrutura (100) sendo necessário apenas o acréscimo de estruturas de reforço (200) para suportar cargas pontuais; as estruturas de reforço (200) são dotadas por um conjunto de hastes dispostas em inclinações variadas junto às travessas da estrutura (100), ditas estruturas (200) que são fixadas junto às arestas e haste fixada transversal mente na porção medial, de modo a reforçar pontos específicos para o suporte de cargas junto a estas faces da estrutura (100), de modo que junto as faces laterais da estrutura (100) são dispostas hastes inclinadas de reforço (200) interligadas entre si através de ponto de fixação disposto junto à estrutura (100), ditas hastes que são dispostas em ambas as extremidades das porções laterais da estrutura (100), além disso, a estrutura (100) apresenta a disposição de hastes inclinadas de reforço (200) dispostas junto às travessas descritas na porção medial das faces laterais; a 2/2 estrutura padrão (300) dotada por estrutura (100) e estruturas de reforços (200) é capaz de atender as necessidades de transporte e operação tanto de uma usina de baixa quanto de alta capacidade de produção.

2. CONTEINER MODULARIZADO PARA USINAS DE ASFALTO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por a base (10) ser dotada por um conjunto de travessas (11) dispostas transversais que garantem uma estrutura base de sustentação para o transporte e operação da usina.

3. CONTEINER MODULARIZADO PARA USINAS DE ASFALTO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por as estruturas de reforço (200) serem fixadas através de elementos de fixação.

4. CONTEINER MODULARIZADO PARA USINAS DE ASFALTO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por a estrutura dos reforços (200) garantir à estrutura principal (100) um acréscimo estrutural para suportar cargas pontuais para o transporte e operação dos módulos da usina de asfalto.

5. CONTEINER MODULARIZADO PARA USINAS DE ASFALTO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por a estrutura (100) dotada pelas estruturas de reforço (200) permitir acondicionar a usina de produção de massa asfáltica em um conteiner, no caso de baixa capacidade de produção, ou em múltiplos contêineres divida por módulos, sendo cada módulo um conteiner, no caso de alta capacidade de produção.

Description:
Ml

CONTEINER MODULARIZADO PARA USINAS DE ASFALTO CAMPO DA INVENÇÃO

[01] A presente invenção descreve um conteiner modularizado para usinas de asfalto. Mais especificamente compreende um conteiner padrão ISO 40’ HC modular, caracterizado por atender a norma ISO 1496-1 : 2013 e a utilização como estrutura principal para usinas de produção de massa asfáltica de baixa e alta capacidade de produção, permitindo o transporte e a operação da usina.

[02] O conteiner se singulariza por uma modularização da estrutura principal, composta por vigas e travessas projetadas especificamente para comportar, transportar e servir como estrutura principal para montagem e operação dos componentes de uma usina de asfalto. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[03] Atualmente, os produtos disponíveis no mercado, em sua maioria, possuem uma estrutura que possibilita que o equipamento seja transportado no conteiner, porém dificulta a montagem e desmontagem, ou seja, é possível, apenas, transporta-los em um ou mais conteineres. Este tipo de estrutura é comum em usinas de asfalto do tipo gravimétrica, porém não há uma modularização, com isso, cada conteiner possui uma estrutura diferenciada e especifica.

[04] Em pesquisa realizada junto ao estado da técnica identificamos diversos documentos que descrevem novas formas construtivas aplicadas em conteineres, onde podemos destacar os seguintes documentos:

[05] O documento CN201 128856 descreve um dispositivo misturador de mistura de asfalto que pode ser carregado num conteiner. O dispositivo consiste de uma unidade de peneiramento, uma unidade de aquecimento, uma unidade de pesagem, uma unidade de mistura e uma estrutura de sustentação, os componentes da unidade de aquecimento, da unidade de pesagem e da unidade de mistura são respectivamente montadas em uma estrutura cúbica, e todas as unidades são posicionadas verticalmente. Como todos os conjuntos do equipamento misturador de asfalto são montados na estrutura cubica, cada peça pode ser convenientemente montada e desmontada e carregada em um contêiner para transporte, protegendo efetivamente o dispositivo durante o transporte.

[06] Este documento citado no estado da técnica descreve um dispositivo misturador de asfalto aplicado em conteiner, porém a forma construtiva descrita não menciona a utilização de um conteiner modular que permite comportar, transportar e servir como estrutura principal para formação de uma usina de asfalto.

[07] O documento US2014007522 descreve sistemas de construção para construir estruturas de edifícios compreendem uma pluralidade de unidades construtivas modulares interconectáveis pré-fabricadas, cada unidade compreendendo elementos de estrutura e uma pluralidade de nós, cada nó situado para interconexão seletiva com outras unidades, os nós e as dimensões externas da estrutura em conformidade com o envio ISO normas tais que cada unidade é transportável usando o sistema de transporte intermodal ISO, e de tal forma que quando as unidades são interligadas, uma estrutura de edifício é formada. As unidades modulares são montadas em um local remoto e são construídas para um estado semi-acabado, após o qual as unidades modulares semi-acabadas são transportadas do local remoto para o local de trabalho, onde são presas para formar a estrutura que está sendo erguida e as unidades modulares semi acabadas são depois construídas para um estado acabado. [08] Este documento citado no estado da técnica descreve uma forma construtiva aplicada em conteiner que permite a construção de estruturas, porém a forma construtiva descrita não menciona a utilização de um conteiner modular que permite comportar, transportar e servir como estrutura principal para formação de uma usina de asfalto.

[09] O documento GB2478373 descreve o sistema de construção compreende pelo menos um módulo em forma de caixa no qual cada módulo compreende uma estrutura que tem pelo menos quatro membros verticais e membros horizontais que ligam os respectivos topos e fundos dos membros verticais. O módulo também tem acessórios de canto montados nos membros verticais em posições compatíveis com as normas internacionais ISO para pontos de fixação de contentores de expedição. Um mecanismo de travamento para travar os módulos juntos e para um ponto de fixação no solo também pode ser fornecido.

[010] Este documento citado no estado da técnica descreve uma forma construtiva aplicada em conteiner que permite a construção de estruturas, porém a forma construtiva descrita não menciona a utilização de um conteiner modular que permite comportar, transportar e servir como estrutura principal para formação de uma usina de asfalto.

[011] De forma geral, no mercado identificamos diversas formas construtivas aplicadas em conteineres, porem nenhuma adaptada para transportar e operar uma usina de asfalto, onde a construtividade aplicada ao conteiner é modular de forma a facilitar a logística de transporte e instalação da usina. [012] Portanto, o presente titular, desenvolveu um conteiner modularizado dotado por elementos estruturais que permitem comportar, transportar e servir como estrutura principal para montagem e operação dos componentes de uma usina de asfalto.

[013] Desta forma, é objeto da presente invenção, um conteiner modularizado para usinas de asfalto que compreende um conteiner padrão ISO 40’ HC modular composto por vigas e travessas projetadas para utilização como estrutura principal para usinas de produção de massa asfáltica de baixa e alta capacidade de produção, permitindo o transporte e a operação da usina de produção de massa asfáltica, podendo esta ser configurada em um ou mais conteineres. SUMÁRIO DA INVENÇÃO

[014] É característica da presente invenção um conteiner modularizado para usinas de asfalto que provê uma estrutura principal (100) dotada por um conjunto de travessas que garantem a sustentação para transporte e operação da usina.

[015] É característica da presente invenção um conteiner modularizado para usinas de asfalto que provê uma estrutura principal que permite o acréscimo de estruturas de reforço para suportar cargas pontuais.

[016] É característica da presente invenção um conteiner modularizado para usinas de asfalto que provê estruturas de reforço dotadas por um conjunto de hastes dispostas em inclinações variadas junto às travessas da estrutura principal.

[017] É característica da presente invenção um conteiner modularizado para usinas de asfalto que provê um acréscimo estrutural das estruturas dos reforços junto à estrutura principal, suportando cargas pontuais para o transporte e operação dos módulos da usina de asfalto.

[018] É característica da presente invenção um conteiner modularizado para usinas de asfalto que provê um conteiner que possui uma estrutura padrão dotada por um chassi estrutural principal que é capaz de atender as necessidades de transporte e operação tanto de uma usina de baixa quanto de alta capacidade de produção, facilitando o processo de transporte, montagem e desmontagem do equipamento.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[019] A figura 1 apresenta a vista em perspectiva da estrutura principal, detalhando sua construtividade.

[020] A figura 2 apresenta a vista em perspectiva das estruturas de reforço.

[021] A figura 3 apresenta a vista em perspectiva da estrutura principal, demonstrando a aplicação das estruturas de reforço.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[022] O conteiner modularizado para usinas de asfalto, objeto da presente invenção, compreende um conteiner dotado por uma estrutura modular (300) que permite transportar e operar uma usina de produção de massa asfáltica de baixa e de alta capacidade.

[023] A estrutura principal (100) apresenta uma base (10) dotada por um conjunto de travessas (1 1) dispostas transversais que garantem uma estrutura base de sustentação para o transporte e operação da usina.

[024] A base (10) apresenta a disposição de travessas verticais (12 e 15) que servem de sustentação a travessas superiores (13) dotadas por travessas (14) dispostas inclinadas entre a base (10) e travessas superiores (13), resultando em uma estrutura principal (100) soldada que garante estabilidade ao conjunto.

[025] A estrutura principal (100) permite que todos os componentes ou subsistemas de uma usina de asfalto sejam montados em um ou mais contêineres, necessitando a penas o acréscimo dos reforços estruturais (200).

[026] As estruturas de reforço (200) são dotadas por um conjunto de hastes dispostas em inclinações variadas junto às travessas da estrutura (100), ditas estruturas de reforço que são fixadas através de elementos de fixação.

[027] Na face frontal e posterior da estrutura (100) são dispostas hastes inclinadas de reforço (200) fixadas junto às arestas e haste fixada transversalmente na porção medial, de modo a reforçar pontos específicos para o suporte de cargas junto a estas faces da estrutura (100).

[028] Nas faces laterais da estrutura (100) são dispostas hastes inclinadas de reforço (200) interligadas entre si através de ponto de fixação disposto junto à estrutura (100), ditas hastes que são dispostas em ambas as extremidades das porções laterais da estrutura (100).

[029] Além disso, a estrutura (100) apresenta a disposição de hastes inclinadas de reforço (200) dispostas junto às travessas descritas na porção medial das faces laterais.

[030] A estrutura dos reforços (200) garante à estrutura principal (100) um acréscimo estrutural para suportar cargas pontuais para o transporte e operação dos módulos da usina de asfalto.

[031] Portanto, a forma construtiva da estrutura (100) dotada pelas estruturas de reforço (200) permite acondicionar a usina de produção de massa asfáltica em um conteiner, no caso de baixa capacidade de produção, ou em múltiplos contêineres divida por módulos, sendo cada módulo um conteiner, no caso de alta capacidade de produção.

[032] Desta forma, a invenção se caracteriza por um conteiner que possui uma estrutura padrão (300) dotada por um chassi estrutural que é capaz de atender as necessidades de transporte e operação tanto de uma usina de baixa quanto de alta capacidade de produção, facilitando o processo de transporte, montagem e desmontagem do equipamento.