Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PORTABLE AND DISPOSABLE TOILET SEAT PROTECTOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/245395
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a toilet seat protector which is portable and disposable. The present invention relates to a toilet seat protector which is portable and disposable, comprising two or more layers joined by water-soluble glue. In addition, the toilet seat protector of the present invention has a 14 cm (4) wide strip which extends from the edge of the back of the aperture (in which it is glued (6)), and overlies the cutaway front portion (7), so that the two parts are superimposed on the inside of the toilet, covering the entire interior of the toilet, in particular the waste water, and thus preventing any possibility of splashing.

Inventors:
ALMEIDA EMÍDIO (PT)
Application Number:
PCT/PT2019/050017
Publication Date:
December 26, 2019
Filing Date:
June 18, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
IDS INVESTIG DESENVOLVIMENTO SAUDE LDA (PT)
International Classes:
A47K13/18; A47K13/16
Domestic Patent References:
WO2011068300A12011-06-09
Foreign References:
GB2263488A1993-07-28
EP0628278A11994-12-14
US4935969A1990-06-26
US2825070A1958-03-04
US5005223A1991-04-09
US20020078495A12002-06-27
US20120246811A12012-10-04
Attorney, Agent or Firm:
MATOS, Emiliano (PT)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Protetor de sanita caracterizado por compreender 3 camadas :

- uma camada de papel entre 12 e 45 g/m2, de pasta virgem ou reciclado ou misto (A) ;

- uma camada intermédia de PVA ou PVOH de espessura entre os 20 e os 200 microns (B) ; e

- uma camada de papel entre 12 e 45 g/m2, de pasta virgem ou reciclado ou misto (C) .

2. Protetor de sanita de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por as três camadas estarem unidas por cola hidrossolúvel .

3. Protetor de sanita de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por ter formato externo retangular e formato interno com recorte oval interior .

4. Protetor de sanita de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por ter 45cm de largura e 52cm de comprimento.

5. Protetor de sanita de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizado por ter uma faixa de 14 cm de largura que parte do bordo da parte de trás da abertura e se sobrepõe à parte da frente recortada em formato oval .

Description:
DESCRIÇÃO

Campo da invenção

A presente invenção é um protetor de assento de sanita portátil e descartável, que oferece protecção ao utilizador no momento do uso de um assento de vaso sanitário potencialmente insalubre e contaminado, permitindo que aquele evite o contato direto com o assento da sanita, e impedindo a possibilidade de eventuais salpicos da água residual contaminada existente no vaso sanitário, poderem atingir o seu corpo. O protetor de assento de sanita da presente invenção pode ser utilizado em sanitas de crianças ou de adultos.

A presente invenção tem aplicação como produto de higiene.

E stado da técnica

No atual mundo de preocupações com a saúde, a necessidade de proteção contra um assento de sanita potencialmente insalubre é do interesse de todos os indivíduos. Esta situação agrava-se imenso em situações de grandes eventos, onde haja grande afluência de pessoas, como Feiras, Congressos, Concertos, Eventos desportivos, centrais de transportes públicos, etc. etc. onde há mais pessoas eventualmente contaminadas, com uma taxa muito maior de probabilidade de transmissão a outras pessoas sãs.

Muitas pessoas relutam em ter contato com um assento de sanita fora de casa, especialmente um localizado em um local público, por preocupação com o risco de contaminação. Ao utilizar os protetores de assento da sanita, os usuários têm o conforto de saber que não estão em contato com uma superfície usada anteriormente por um estranho e quaisquer doenças que possam ter sido transferidas para o assento da sanita .

Protetores de assento de sanita convencionais usados hoje em dia são feitas de papel deixando repassar humidades, e portanto, não protegem efectivamente de possíveis contaminações, ou então são de simples plástico, não sendo por isso biodegradáveis e muito menos solúveis na água. Os protetores de tampas de assento de sanita são geralmente fornecidos numa configuração dobrada e, quando desdobradas, aproximam-se da forma do assento do vaso sanitário. Tais protetores de assento de sanita geralmente, ou não têm de todo (muitos não têm) , ou têm uma região no centro da cobertura que é parcialmente perfurada. Quando a região parcialmente perfurada é separada dos protetores de tampas de assento de sanita por um usuário, forma-se uma abertura que se alinha aproximadamente com a abertura no assento da sanita. Esta região parcialmente perfurada geralmente permanece presa ao assento da sanita em uma região posterior.

Os utilizadores de protetores de assento de sanita convencionais descobrem frequentemente que estes não servem adequadamente o seu propósito pretendido. Por exemplo, protetores de assento de sanita convencionais muitas vezes deslizam quando colocados em um assento de sanita. Além disso, os protetores de assento de sanita convencionais geralmente não cobrem totalmente, ou mesmo substancialmente, o assento do vaso para impedir adequadamente o contato entre o usuário e o assento da sanita. Além disso, a região parcialmente perfurada, no caso de existir (picotado) (que geralmente permanece presa à tampa do assento da sanita) muitas vezes fica molhada da água dentro do vaso sanitário, porque geralmente fica pendurada no próprio vaso sanitário. Isso pode fazer com que o protetor de assento de sanita seja puxado para baixo dentro da sanita, devido ao peso adicional, antes que o usuário perceba que isso aconteceu (pois são extremamente finas e leves), fazendo com que o usuário se sente no assento da sanita desprotegido. Além disso, os protetores de assento de sanita convencionais muitas vezes não protegem adequadamente o liquido da infiltração através da cobertura quando colocadas num assento da sanita devido ao material convencional que compreende tais protetores de assento de sanita.

Consequentemente, um protetor de assento de sanitas que alivia os problemas inerentes aos protetores convencionais como descrito anteriormente é necessário.

Embora existam alguns produtos de proteção de assentos sanitários, mas não são compactos o suficiente, em tamanho, nivelamento, ou ambos, para serem transportados numa bolsa. Na maioria, existe um sistema mecânico, que tem um pequeno motor e desenrola uma manga de plástico que envolve o tampo da sanita. Devido à falta de conveniência, seja devido à falta de portabilidade, disponibilidade ou compactação, muitas vezes esses protetores de assentos de sanita não são usados.

O estado da técnica descreve alguns protetores de assento de sanita. No entanto, nenhum descreve suficientemente um protetor de tampa de assento de sanita que resolve todos os problemas identificados acima. Por exemplo, descrevem-se protetores de assentos de sanita que não fornecem nenhuma proteção da parte traseira de uma sanita (por exemplo, Patente US No. 2.825.070) ou não cobrem toda a parte superior de um assento de sanita, mas seguem a forma exata (isto é, U ou C) de um protetor de assento de sanita padrão (por exemplo, US Pat . No. 5, 005, 223) . Outros ainda não fornecem proteção do interior ou de fora da parte frontal de uma sanita ou não fornecem uma cobertura de assento com uma área de assento maior que pode ser compacta o suficiente para que seja facilmente transportada em uma pequena embalagem portátil (por exemplo, patentes US 2.825.070 e 5.005.223) .

Outros documentos do estado da técnica, como por exemplo, o documento US2002/0078495 divulga um protetor de sanita descartável e portátil, preferencialmente adaptado para crianças. Contudo o protetor é feito de papelão ou material semelhante e por isso pouco resistente a água/líquidos . Além disso este não será portátil, dobrável e passível de ser transportado numa pequena bolsa.

O documento US2012/0246811 divulga um protetor de sanita descartável e portátil, mas que é mantido preso ao lado exterior do assento da sanita por um elástico para evitar que caia, (que não pode funcionar corretamente dada a grande variabilidade de formatos de sanitas e de dimensões, enquanto o nosso que é adesivo se adequa a qualquer tipo ou formato) .

Por conseguinte, existe a necessidade de proporcionar um protetor de assento de sanita estável, impermeável, que proteja não só o tampo mas também o interior da sanita, e descartável, que seja biodegradável e hidrossolúvel, que seja compacto e portátil, de modo a poder ser facilmente transportada de um local para outro em várias situações, por exemplo, pode ser levado na mala, no bolso, na mochila, pode estar no carro, ou seja, pode ser transportado onde for mais prático para os indivíduos.

Descrição detalhada da invenção

O protetor de assento de sanita da presente invenção é um revestimento protetor impermeável durante o tempo necessário e suficiente para que o utilizador dele faça uso, que se coloca sobre o assento da sanita antes da utilização.

O protetor de assento da sanita da presente invenção, quando aberto, tem o formato externo retangular (45cm Largura (3) x 52cm Comprimento (1)), e formato interno do tampo de uma sanita, com recorte oval interior de cerca de 18cm x 23 cm, mas mais largo, ficando uns centímetros pendurada do lado de fora e do lado de dentro da sanita.

O protetor de assento de sanita da presente invenção compreende duas ou mais camadas.

A primeira camada é a camada que fica em contato com o assento da sanita e possui um revestimento adesivo que permite a adesão do protetor ao assento, para que este adira ao assento e se mantenha fixo enquanto está a ser utilizado, evitando escorregar. Numa realização preferencial o revestimento adesivo é uma cola (5) . Após a utilização este descola-se do assento e é removido com facilidade.

Numa forma de realização preferencial o protetor de sanita da presente invenção compreende 3 camadas:

- uma camada de papel entre 12 e 45 g/m2, de pasta virgem ou reciclado ou misto (A) ;

- uma camada intermédia de PVA ou PVOH. Este filme será usado entre os 20 e os 200 microns de espessura (B) ; e

- uma camada de papel entre 12 e 45 g/m2, de pasta virgem ou reciclado ou misto (C) .

As 3 camadas são unidas ao serem aspergidas com cola hidrossolúvel . Na presente invenção a parte central do protetor fica presa/pendurada no restante protetor de modo a cobrir todo o interior da sanita e para impedir o contacto dos genitais com a sanita, e fica pendurada dentro da própria sanita.

Na parte traseira do protetor há uma faixa de 14 cm (4) de largura que parte do bordo da parte de trás da abertura (na qual está colada (6)), e se sobrepõe à parte da frente recortada (7), ficando assim as duas partes sobrepostas no interior da sanita, cobrindo todo o interior da mesma nomeadamente a água residual, e impedindo assim quaisquer possibilidades de salpicos. Ou seja, o utilizador quando se senta na sanita, está totalmente protegido e seguro de qualquer contacto, seja com a sanita ou com o seu interior. Esta faixa de 14 cm é feita do mesmo material da camada intermédia (B) , preferencialmente PVA.

O protetor de assento de sanita da presente invenção é de uso único, descartável, de muito pequenas dimensões quando dobrado (entre 8 a 10 x 10 a 12 cm) pesando cerca de entre 30 a 40 gramas, podendo ser transportado em qualquer bolso, na mala, no carro, numa mochila.

Preferencialmente o protetor de assento de sanita da presente invenção é feito de material biodegradável.

As matérias-primas a utilizar na fabricação do inovador produto caracteri zam-se por serem biodegradáveis, na medida em que se utiliza papel e PVA. A camada inferior e a camada superior do protetor que estará em contacto com o utilizador, são preferencialmente de papel, pelo que, estamos ainda na presença de materiais naturais por forma a garantir a máxima tolerância, mesmo em peles sensíveis. Método de produção

0 processo de produção do protetor de sanita da presente invenção compreende os seguintes passos:

1. Desenrolamento

A unidade foi projetada para desenrolar as bobines do material numa tensão baixa e constante, com valores ajustáveis. Cada unidade é composta por dois fusos de suporte de bobina, um splicer automático e uma reserva de material.

2. Controlo automático de alinhamento da matéria prima Sistema de guiamento automático, incluindo um sensor de posicionamento e equipado com rolos de transferência de baixa inércia .

3. Aplicação de cola

Sistema composto por 2 cabeças de revestimento continuo para aplicação de cola nas 3 camadas de produto. O sistema é dimensionado para a aplicação de uma quantidade máxima de cola para cada camada. A cola é aspergida em spray na quantidade de cerca de 7 a 15 gr/m2.

4. Aplicação de pressão

Esta unidade permite fixar em conjunto as diferentes camadas.

5. Corte

Neste passo fazem-se os pré cortes na área do meio dos protetores de sanita descartáveis de acordo com a forma do produto .

6. Dobragem

O protetor é alimentado na estação de dobragem longitudinal a um nivel inferior em relação ao eixo do produto. Nesta seção é aplicada a dobra Omega ou Double Z, que permite um produto compacto maior e uma uniformidade maior. Fora desta estação, uma unidade pneumática especifica pressiona o produto .

7. Corte final

A unidade de corte final é posicionada entre o sistema de dobra horizontal e a alimentação na unidade de dobragem transversal .

8. Dobragem transversal

O produto é completado dobrado em 3 dobras.

9. Selagem e corte

A unidade de selagem e corte final cria os sacos com os produtos dentro.

Preferencialmente, a pressão aplicada nos rolos de laminação é de 18kg/cm, 900 foi a força máxima dos cilindros. A tensão é 150 N.

O tempo de dissolução do protetor de sanita da presente invenção após utilização é de entre 9 e 30 minutos.

Breve descrição das figuras

A Figura 1 mostra uma vista superior do protetor com indicação das dimensões máximas, em que (1) corresponde a 52 cm, (2) e (3) correspondem a 45 cm e (4) corresponde a 14 cm.

Na Figura 2 é apresentada uma representação esquemática das 3 camadas que compõem o protetor de sanita da presente invenção em que (A) é a camada superior que fica em contato com o utilizador, (B) é a camada intermédia e (C) é a camada inferior que fica em contato com o assento da sanita.

Na Figura 3 é apresentada uma vista superior do protetor sem embalagem em que (5) representa uma cola que cola o protetor ao assento e (6) representa uma cola que une a faixa de 14 cm á parte traseira do protetor.

Na Figura 4 representa uma vista de topo de um vaso sanitário com o protetor em que se pode ver a faixa de 14 cm (4) , que se sobrepõe ao recorte oval (7), o qual fica agarrado á parte da frente (zona dos genitais), e que "forra" todo o interior do vaso sanitário, passando por cima do dito recorte oval (7) .

Na Figura 5 está representada uma imagem do protetor de sanita com embalagem sendo uma vista superior e outra lateral .

Os presentes exemplos e figuras são meramente exemplificativos e não se pretende que sejam limitadores da presente invenção.