Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ROTARY EVAPORATOR WITH MAGNETIC HEATING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2012/171088
Kind Code:
A1
Abstract:
A rotary evaporator with magnetic heating can be used in the fields of chemical heating, desalination and biodiesel synthesis and in the environmental remediation industries. The invention relates to a rotary evaporator that comprises a cylindrical rotor (1) that is made of metal (copper, aluminium, brass, stainless steel, galvanised steel, zinc, tungsten) and contains cavities in the surface (2) thereof. The cylindrical rotor (1) rotates together with a shaft (3) supported on bearings (4) of the tops, which bearings are fitted (5) by means of screws (6) and nuts (7) into the frame (stator) (5) in which they are located; or the rotary evaporator comprises permanent magnets (8) (ferrite, neodymium, samarium-cobalt, aluminium-nickel-cobalt magnets) attached to the outside of same or a copper wire spool (9) supplied with an oscillating current within a radiofrequency range from 1 KHz to 800 KHz (10). In these arrangements, the perforated rotor (1) ejects hot water and steam under pressure out of the rotary evaporator, through a valved duct (11). It thus produces a greater quantity of steam and heat by unit of time, because of the heating caused through magnetic induction by the magnets or copper wire spools located on the rotor, during the rotation of the rotor.

Inventors:
SILVA PAIVA GERSON (BR)
CHAVES PINTO FURTADO NELSON CESAR (BR)
TAFT CARLON ANTHONY (BR)
PAVAO ANTONIO CARLOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000198
Publication Date:
December 20, 2012
Filing Date:
June 15, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
UNIV FED DE PERNAMBUCO UFPE (BR)
CBPF CT BRASILEIRO DE PESQUISAS FISICAS (BR)
SILVA PAIVA GERSON (BR)
CHAVES PINTO FURTADO NELSON CESAR (BR)
TAFT CARLON ANTHONY (BR)
PAVAO ANTONIO CARLOS (BR)
International Classes:
H05B6/02; F22B3/06; F24J3/00
Domestic Patent References:
WO2005003641A22005-01-13
Foreign References:
US4388915A1983-06-21
US4781151A1988-11-01
US20110088681A12011-04-21
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. ROTO-EVAPORADOR COM AQUECIMENTO MAGNÉTICO composto por um rotor cilíndrico de metal, um eixo giratório, um estator, tampas do conjunto rotor-estator, mancais de rolamento e ímãs permanentes caracterizado pelo dito rotor cilíndrico de metal conter cavidades em sua superfície e girar solidário ao dito eixo giratório, apoiado nos ditos mancais de rolamento colocados nas ditas tampas do conjunto rotor-estator, o dito estator conter ímãs permanentes fixos na sua parte externa e as ditas tampas do conjunto rotor-estator conterem pelo menos um canal valvulado de entrada e pelo menos um canal valvulado de saída.

2. ROTO-EVAPORADOR COM AQUECIMENTO MAGNÉTICO composto por um rotor cilíndrico de metal, um eixo giratório, um estator, tampas do conjunto rotor-estator, mancais de rolamento, uma bobina de fio de cobre e uma fonte de corrente oscilante na faixa de rádio frequência caracterizado pelo dito rotor cilíndrico de metal conter cavidades em sua superfície e girar solidário ao dito eixo giratório, apoiado nos ditos mancais de rolamento colocados nas ditas tampas do conjunto rotor-estator, o dito estator ser enrolado pela dita bobina de fio de cobre, a dita bobina de fio de cobre ser alimentada pela fonte de corrente oscilante na faixa de rádio frequência e as ditas tampas do conjunto rotor-estator conterem pelo menos um canal valvulado de entrada e pelo menos um canal valvulado de saída. 3. ROTO-EVAPORADOR COM AQUECIMENTO MAGNÉTICO conforme reivindicação 1 ou 2 caracterizado pelo dito rotor cilíndrico de metal ser feito de cobre, alumínio, latão, aço inox, aço galvanizado, zinco, tungsténio ou qualquer liga metálica dos referidos metais. 4. ROTO-EVAPORADOR COM AQUECIMENTO MAGNÉTICO conforme reivindicação 1 caracterizado pelos ditos ímãs permanentes serem de ferrite, de neodímio, de samário-cobalto ou de alumínio-níquel-cobalto.

Description:
ROTO-EVAPORADOR COM AQUECIMENTO MAGNÉTICO

Campo da Invenção

Esta patente de invenção tem aplicação em muitas áreas da indústria. Há usos atuais para ela em aquecimento químico, dessalinização, síntese de biodiesel e indústrias de limpeza ambiental. A água quente proveniente do roto-evaporador pode ser usada para aquecer casas, hospitais e vilas situadas em locais frios e remotos. Também pode fornecer água quente para agricultura em períodos de frio.

Antecedentes

Roto-evaporador é um cilindro de metal, geralmente de aço inox, com furos em sua superfície, que gira imerso em água, o que causa aquecimento da água devido às forças de atrito entre o rotor e a água, gerando vapor aquecido sob alta pressão. Produção de calor anómalo foi detectada neste dispositivo criado por James L. Griggs em 1987 (Patente n° US 5,188,090) que ele chama de bomba hidrosônica e depois aperfeiçoada (Patente n° BR 0701 174- 1 ). A explicação do calor anómalo é um efeito conjunto envolvendo forças de atrito e cavitação, este último consistindo na rápida expansão e colapso de bolhas de ar em ressonância com as ondas ultra-sônicas geradas pelas cavidades sobre a superfície do rotor em rápida rotação. O calor produzido por ultra-som é responsável pela evaporação da água dentro de nebulizadores comerciais que usam ultra-som de um pequeno cristal piezoelétrico para gerar expansão e colapso de bolhas de ar que existem naturalmente na água. Apesar disso, os roto-evaporadores comerciais geram pouco vapor de água por unidade de tempo devido ao baixo poder de aquecimento da cavitação e atrito hidrodinâmico que desenvolvem durante a rotação do rotor. Isso representa baixo rendimento no processo e aplicabilidade industrial limitada.

Obietivo

O Roto-Evaporador com Aquecimento Magnético tem como principal propósito construir um roto-evaporador que produza uma maior quantidade de vapor e calor por unidade de tempo através do aquecimento gerado pelo campo de indução magnética gerado por ímãs permanentes ou eletroímãs (bobinas) sobre o rotor metálico. Solução

O Roto-Evaporador com Aquecimento Magnético apresenta um rotor metálico de cobre, alumínio, latão, aço inox, aço galvanizado, zinco, tungsténio contendo cavidades em sua superfície que gira dentro de um cilindro de ferro fundido ou aço galvanizado (estator) produzindo desta forma maior quantidade de vapor e calor por unidade de tempo devido ao aquecimento causado pela indução magnética originária de ímãs ou bobinas de fio de cobre sobre o rotor durante o seu giro. Qualquer metal quando se desloca em rotação ou linearmente nas proximidades de um ímã se aquece devido à indução de correntes parasitas 5 causados pelo campo magnético do ímã. É um processo que ocorre nas usinas hidroelétricas onde fios de cobre giram próximos a ímãs permanentes gerando corrente elétrica (parasita). E sabemos que uma corrente elétrica é capaz de gerar calor por efeito Joule que, por exemplo, aquece um forno elétrico ou ferro de passar roupas, í o No roto-evaporador os ímãs geram correntes elétricas sobre a superfície do rotor metálico que por sua vez aquecerá simultaneamente a superfície do mesmo por efeito Joule de forma similar ao descrito acima.

15 Descrição das Figuras

Fig. 1 representa as partes que compõe o presente aparelho em perspectiva.

Fig. 2 representa as partes que compõem o mesmo aparelho 0 em outra perspectiva;

Fig. 3 representa uma segunda variação do roto-evaporador contendo uma bobina ao redor do estator no lugar dos ímãs.

> Ί - Um rotor de cobre, alumínio, latão, aço inox, aço 5 galvanizado, zinco, ou tungsténio;

> 2 - Cavidades;

> 3 - Eixo de aço oco e furado;

> 4 - Mancais das tampas de ferro fundido ou aço galvanizado;

> 5 - Estator (cilindro de ferro fundido ou aço inox ou 0 galvanizado);

> 6 - Parafusos; > 7 - Porcas

> 8 - Imãs permanentes;

> 9 - bobina de fio de cobre ou alumínio;

> 10 - Oscilador de rádio frequência;

> 11 - Tubos transpassando uma das tampas para entrada de água e saída de vapor.

Descrição Detalhada

Roto-Evaporador com Aquecimento Magnético, mostrado nas figuras 1 , 2 e 3 consta de um rotor cilíndrico de metal (1 ) (cobre, alumínio, latão, aço inox, aço galvanizado, zinco, tungsténio) contendo cavidades em sua superfície (2) que gira solidário a um eixo (3) apoiado em mancais das tampas (4) que se encaixam a carcaça (estator) (5) por meio de parafusos (6) e porcas (7) na qual se situam, ou os ímãs permanentes (8) (ímãs de ferrite, neodímio, samário-cobalto, alumínio-níquel-cobalto) fixos na parte externa da mesma, como nas figuras 1 e 2, ou uma bobina de fio de cobre (9) alimentada por corrente oscilante na faixa de rádio frequência (10), como na figura 3. Nestas disposições o rotor perfurado (1 ) jogará a água quente e vapor sob pressão para o exterior do roto- evaporador por meio de um canal (11 ) valvulado. Logicamente, um roto-evaporador com tais construções pode ser obtido em tamanhos e capacidades diversas para atender diferentes necessidades dos usuários desse tipo de equipamento.