Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SCAN BODIES AND COMPLEMENTARY CHAIN
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/219395
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a scan body (2) which has a cylindrical or polyhedral shaped body and, around its body, protruding macro-geometrical shapes, said shapes being different from body to body when at least two are used. Additionally, the present invention relates to a helical chain (7) comprising a plurality of links (8), said links (8) having a rotational offset of 20 degrees clockwise or anti-clockwise with respect to the preceding link (8). At least two scan bodies (2) and one helical chain (7) form a system for intraoral scanning, wherein the helical chain (7) is positioned between at least two scan bodies (2), the links (8) each sliding up to at least two grooves of the scan bodies (2).

Inventors:
DOS SANTOS REDINHA LUÍS ANTÓNIO (PT)
DA COSTA CABECINHA PACHECO VIEGAS DIOGO MIGUEL (PT)
Application Number:
PCT/IB2021/060610
Publication Date:
October 20, 2022
Filing Date:
November 16, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DOS SANTOS REDINHA LUIS ANTONIO (PT)
DA COSTA CABECINHA PACHECO VIEGAS DIOGO MIGUEL (PT)
International Classes:
A61C7/30; A61C8/00; A61C9/00
Domestic Patent References:
WO2001034057A12001-05-17
WO2015189647A12015-12-17
Foreign References:
US20180206951A12018-07-26
US20130273492A12013-10-17
DE202016104885U12016-09-29
DE102011053336A12013-03-07
US7909602B12011-03-22
AU2020102538A42020-11-19
EP2218423A12010-08-18
Other References:
RUOXUAN HUANG; BAOXIN HUANG; YUANXIANG LIU; FENGXING ZHOU: "Improved accuracy of digital implant impressions with newly designed scan bodies: an in vivo evaluation in beagle dogs", 1 December 2021 (2021-12-01), XP002805833, Retrieved from the Internet [retrieved on 20220307]
Attorney, Agent or Firm:
CRUZ, João PEREIRA (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Pilar de digitalização (2) o qual compreende um corpo de forma cilíndrica ou poliédrica, e um orifício (6) para fixação à peça a digitalizar caracterizado por o topo do corpo do pilar de digitalização ser biselado (4) e por apresentar em redor do corpo do pilar de digitalização (2) formas macro geométricas salientes (3), essas formas macro geométricas salientes (3) serem pelo menos três, o pilar de digitalização apresentar ainda uma calha (5), localizada no terço superior do seu corpo, e essa calha (5) apresentando um perímetro inferior ao perímetro do corpo do pilar de digitalização em aproximadamente 1 mm.

2. Cadeia helicoidal (7) elástica semirrígida caracterizada por compreender uma pluralidade de elos (8), esses elos (8) terem um off set de rotação de 20 graus no sentido horário ou anti-horário em relação ao elo (8) precedente.

3. Cadeia (7) de acordo com a reivindicação anterior caracterizadas por os elos (8) terem uma forma quadrangular ou circular de diâmetro lmm inferior ao diâmetro do pilar de digitalização (2)

4. Cadeia (7) de acordo com a reivindicação anterior caracterizadas por os elos (8) serem maciços de cor solida.

5. Cadeia (7) de acordo com a reivindicação anterior caracterizadas por os elos (8) serem transparentes, ocos e preenchidos por uma resina foto polimerizavel, de alta precisão . 6.Sistema para digitalização intraoral caracterizado por compreender : a. pelo menos dois os pilares de digitalização (2) descritos na reivindicação 1, sendo que esses pilares têm formas macro geométricas salientes (3) distintas entre pilares de digitalização (2); b. uma cadeia helicoidal descrita nas reivindicações 1 a 5; c. a cadeia helicoidal (7) se posiciona entre pelos menos dois pilares de digitalização (2), sendo que pelo menos dois elos (8) da cadeia helicoidal (7) deslizam até pelos menos duas calhas (5) dos pilares de digitalização (2), cada um.

Description:
DESCRIÇÃO

"PILAR DE DIGITALIZAÇÃO E CADEIA COMPLEMENTAR"

CAMPO DA INVENÇÃO

A presente invenção enquadra-se na área da medicina dentária, dos pilares de digitalização, em particular a pilares de digitalização com cadeia para impressões associadas, em particular pilares de digitalização diferenciados e cadeia helicoidal híbrida elástica de resina para impressões com digitalizadores intraorais .

ENQUADRAMENTO DA INVENÇÃO

0 avanço constante da tecnologia em todas as áreas do saber tem permitido o aparecimento de variadas aplicações utilizadas, estas aplicações contribuem para uma vivência mais confortável, saudável e facilitada do ser humano. Inúmeras ofertas surgem constantemente no mercado para satisfazer a procura humana, cada vez mais atenta a produtos inovadores que possam fazer a diferença ao nivel da praticidade das suas vidas.

Atualmente, é possível realizar tratamentos dentários com elevada agilidade e excelência. Com as atuais inovações, algumas etapas do processo de tratamento são eliminadas, ao mesmo tempo que é garantido um maior conforto ao paciente, sendo disto exemplo as novas tecnologias digitais de impressão através de digitalizadores (scanners) intraorais, os quais são uma alternativa às técnicas de impressão convencional. Como beneficio no campo das reabilitações com implantes, as impressões digitais permitem a realização da avaliação virtual do espaço protético do implante profundidade da interface restauradora e configuração do perfil de emergência -, antes de iniciar as etapas do laboratoriais de reabilitação, estas impressões quando realizadas com o auxilio de digitalizadores intraorais trazendo vantagens técnicas, e também de conforto para o paciente.

PROBLEMAS TÉCNICOS A RESOLVER

Em situações de impressões de implantes contíguos ou arcadas edêntulas, é muitas vezes de difícil e de duvidosa precisão a impressão final, pois a presença de pilares de digitalização contíguos, sem dentes interpostos ou a extensão ou mobilidade dos tecidos moles não facilita os processos de digitalização. O que isto quer dizer é que quando não temos dentes entre os pilares de digitalização, e entenda-se por pilar de digitalização o produto que substitui o dente, para que se saiba onde está colocado o implante, esta tarefa é difícil, ainda mais quando estes pilares estão afastados e não contíguos e entre os mesmo só temos gengiva (tecido mole), assim existe uma grande dificuldade de utilização de pilares de digitalização em implantes contíguos sem dentes interpostos. Acrescenta-se que o facto de os pilares de digitalização não apresentarem uma macro morfologia que diferencie as suas várias faces, muitas vezes sem elementos morfológicos que permitam de forma fluida a sobreposição correta de imagens entre os pilares de digitalização e nos tecidos envolventes, dificultam o processo de digitalização, o seja é difícil diferenciar os vários pilares de digitalização, quando são mais que um, entre eles, pois são iguais entre si e não existe nada que os diferencie ou referencie entre eles.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

A evidência cientifica de diversos estudos atesta a dificuldade na obtenção de imagens precisas ser diretamente proporcional ao aumento da área a ser digitalizada, apresentando menores erros para arcadas parciais em relação à digitalização de arcadas totais. Entenda-se por arcadas a totalidade dentição superior e inferior, presente em cada um dos maxilares. Para além da extensão existem outros fatores que contribuem para a falta de exatidão no processo tais como a mobilidade do tecido mole, a angulação dos pilares de digitalização, a proximidade entre implantes e a quantidade de gengiva existente em redor do implante.

O dinamismo da medicina dentária digital está documentado na literatura, porém as informações são vagas quanto à exatidão do resultado final em casos de arcada total. Existem múltiplos protocolos e técnicas no mercado, contudo nenhuma padronização está definida.

Os pilares de digitalização, designados na área técnica de Scan Bodies (SB), e neste documento por pilares de digitalização, não tendo sido encontrada uma melhor tradução, atualmente existentes no mercado apresentam, na esmagadora maioria dos casos, corpos cilíndricos ou poliédricos regulares com poucas irregularidades morfológicas .

SUMARIO DA INVENÇÃO Assim a presente invenção diz respeito a pilares de digitalização (2) diferenciados, uma vez que é proposto uma modificação à sua macro geometria, e é ainda complementado por uma cadeia helicoidal elástica a utilizar nas impressões de arcada total com o intuito de facilitar e melhorar a precisão das impressões digitais em prótese sobre implantes dentários.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

Figura 1 - representação de diversos pilares de digitalização existentes do estado da técnica (1), atualmente existentes no mercado sendo representados por corpos cilíndricos ou poliédricos regulares com poucas irregularidades morfológicas.

Figuras 2 e 3 - Representação de uma situação de pilares de digitalização do estado da técnica (1), para uma situação de impressão de implantes contíguos (figura 2) ou em arcadas (figura 3), para se visualizar a difícil e de duvidosa precisão a impressão final pois a presença de pilares de digitalização, sem dentes entre os mesmos, ou para uma melhor referenciação, sendo percetível como estes pilares não facilitam o processo de digitalização.

Figura 4 - Representação de uma situação de pilares de digitalização do estado da técnica (1), onde fica claro que não permitem de forma fluida a sobreposição correta de imagens entre os mesmos e nos tecidos envolventes, dificultam o processo de digitalização. Figuras 5 e 6 - Representação da presente invenção onde se identifica o pilar de digitalização (2), o topo biselado (4) e a forma macro geométrica saliente (3), é também visível a calha (5) e o orifício (6) onde se insere o parafuso para inserção da peça / implante a digitalizar.

Figuras 7 e 8 - Representação das referências tridimensionais para uma digitalização com os novos pilares de digitalização (2).

Figura 9 - Representação de uma cadeia helicoidal (7) elástica semirrígida com elos (8) de forma quadrangular.

Figura 10 - Representação de uma cadeia helicoidal (7) elástica semirrígida com elos (8) de forma circular de diâmetro 1 mm inferior ao diâmetro do pilar digitalizador (2).

Figura 11 - Representação da cadeia helicoidal (7) com elos (8) circulares nos pilares de digitalização (2).

Figuras 12 - Representação de um pilar de digitalização (2) com topo biselado (4), forma macro geométrica saliente (3) e onde se visualiza como fica posicionado um elo (8) de uma cadeia helicoidal de digitalização.

Figuras 13, 14, 15 e 16 - Representação da cadeia helicoidal (7) com elos (8) circulares nos pilares de digitalização (2) com simulação de inserida em tecidos moles.

Figura 17 - Representação da aplicação da cadeia helicoidal (7) complementar de digitalização de uma forma convencional quando usada em impressões convencionais, rígida "per se" se foto polimerizável.

Figuras 18 e 19 - Representação da aplicação da cadeia helicoidal (7) complementar de digitalização como suporte de resina acrílica ou compósito, auto ou foto polimerizáveis .

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

A presente invenção diz respeito a um pilar de digitalização (2) diferenciado para medicina dentária, o qual apresenta um corpo de forma cilíndrica ou poliédrica, biselada (4) no topo do corpo e apresenta formas macro geométricas salientes (3) e distintas entre pilares de digitalização (2) em uso, sendo que estas formas, são preferencialmente num n° de igual ou superior a três, e em redor do corpo do pilar de digitalização (2).

O pilar de digitalização (2) apresenta ainda uma calha (5) ou estrangulamento, localizado no terço superior do seu corpo, e essa calha (5) ou estrangulamento apresentando um perímetro inferior ao perímetro do corpo do pilar de digitalização em aproximadamente 1 mm.

A fixação do pilar de digitalização (2) à peça a digitalizar, implante ou pilar, é realizada através de um parafuso com as mesmas características dos pilares de digitalização atualmente existentes no mercado e conhecidos pelos peritos na área, o qual é inserido no orifício (6).

As referências tridimensionais, que mais não são que as formas macro geométricas salientes (3) dos pilares de digitalização (2) permitem uma maior fluidez e precisão das impressões de implantes dentários adjacentes com os digitalizadores (scanners) intraorais (IOS), comparativamente aos pilares digitalizadores do estado da técnica (1) sem qualquer diferenciação ente eles, uma vez que existe dificuldade e irregular precisão de digitalização de implantes em arcadas edêntulas devido à distância existente entre os pilares digitalizadores e à pouca exuberância morfológica e /ou mobilidade dos tecidos moles.

É ainda objeto da presente invenção uma cadeia helicoidal (7) elástica semirrigida, formada por uma pluralidade de elos (8) de forma quadrangular ou circular de diâmetro lmm inferior ao diâmetro do pilar de digitalização (2). Estes elos (8) da cadeia helicoidal (7) têm um off set de rotação de 20 graus no sentido horário ou anti-horário em relação ao elo (8) precedente.

Os elos (8) da cadeia helicoidal (7), vistos em corte podem ser maciços - de cor solida ou, em alternativa transparentes, ocos e preenchidos por uma resina foto polimerizavel, de alta precisão, esta segunda forma de realização permite a foto polimerização da cadeia depois de posicionada resultando numa estrutura rígida.

Esta cadeia helicoidal (7) em conjunto com os pilares de digitalização (2) permite uma eficaz digitalização intraoral, o que constitui um sistema para digitalização intraoral. Em primeiro lugar é necessário o posicionamento da cadeia helicoidal (7) nos pilares de digitalização (2), sem tensão provocada pela cadeia helicoidal (7) entre os pilares de digitalização (2) e com o cuidado de não deixar a cadeia helicoidal (7) contactar com os tecidos moles, podendo em opção ser feita a sua foto polimerização .

A presença de uma cadeia (7) tridimensional helicoidal - com macro geometria exuberante e angulação relativa de cada elo (8) da cadeia helicoidal (7) com o elo (8) precedente, posicionada entre os pilares de digitalização (2), torna mais fluido e preciso o processo de digitalização em arcadas edêntulas.

A utilização dos pilares de digitalização (2) objetos da presente invenção em conjugação com a cadeia helicoidal (7) complementar de digitalização objeto da presente invenção, torna o processo mais eficaz e rigoroso, uma vez que a calha (5) existente no terço superior dos pilares de digitalização (2) permite o fácil e correto posicionamento da cadeia complementar de digitalização, em conjunto com o topo biselado (4) para deslize da cadeia helicoidal (7) para posicionamento da mesma até à calha (5).

A cadeia helicoidal (7) complementar de digitalização também poderá ser aplicada de uma forma convencional quando usada em impressões convencionais, rígida "per se" se foto polimerizável ou como suporte de resina acrílica ou compósito, auto ou foto polimerizáveis.

Como será claro para um perito na especialidade, a presente invenção não deverá estar limitada aos modos de realização descritos no presente documento, sendo possíveis diversas alterações que se mantêm no âmbito da presente invenção. Evidentemente, os modos preferenciais acima apresentados são combináveis, nas diferentes formas possíveis, evitando-se aqui a repetição de todas essas combinações.