Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SIGNING SYSTEM FOR PERSONS WITH AN IMPAIRMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/187917
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent description relates to a system of signs for persons with visual impairment, comprising a touch plate, a microprocessor and a computer program for the interface between the system and the person with visual impairment.

Inventors:
DE ALMEIDA DOUGLAS SANTOS (BR)
PROOST SOUSA RAFAEL (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050355
Publication Date:
September 15, 2022
Filing Date:
August 23, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE ALMEIDA DOUGLAS SANTOS (BR)
PROOST SOUSA RAFAEL (BR)
International Classes:
G09B21/00; G09F7/00
Domestic Patent References:
WO1993025364A11993-12-23
Foreign References:
US20180061277A12018-03-01
KR101845754B12018-04-05
US20130269228A12013-10-17
GB2359656A2001-08-29
BR9904397A2001-06-05
US5810597A1998-09-22
Attorney, Agent or Firm:
GOZELOTO, Marcelo (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. SISTEMA DE PLACAS INDICATIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, caracterizado por ser produzida em três elementos essenciais, uma placa de sinalização tátil, um microprocessador para comunicação por campo de proximidade e um programa computacional para realizar a interface do sistema com o usuário.

2. SISTEMA DE PLACAS INDICATIVAS PARA PESSOAS COM

DEFICIÊNCIA VISUAL, caracterizado pela reivindicação 1 e pela placa de sinalização na qual há o código em Braille ser fabricada, preferencialmente em polimetacrilato de metila, poliestireno cristalino ou aço inoxidável.

3. SISTEMA DE PLACAS INDICATIVAS PARA PESSOAS COM

DEFICIÊNCIA VISUAL, caracterizado pela reivindicação 1 e pelo programa computacional, com correspondentes códigos, Scripts e rotinas para leitura, gravação e interpretação dos textos dispostos na placa de sinalização visual tátil.

4. SISTEMA DE PLACAS INDICATIVAS PARA PESSOAS COM

DEFICIÊNCIA VISUAL, caracterizado pela reivindicação 1 e pelo microprocessador universal, tipo NFC, designação em inglês para microprocessador para comunicação por campo de proximidade

5. SISTEMA DE PLACAS INDICATIVAS PARA PESSOAS COM

DEFICIÊNCIA VISUAL, caracterizado pela reivindicação 1 e pela gravação dos léxicos e informações em geral que são gravadas no microprocessador de modo que a dita informação possa ser interpretada em voz quando um dispositivo se aproximar do dito microprocessador, cujo disposto pode ser, preferencialmente, um telefone móvel inteligente, o qualquer outro dispositivo eletrónico que possa realizar, ou ter devido protocolo de comunicação, para criar a interface com o microprocessador alocada na placa de sinalização 6. SISTEMA DE PLACAS INDICATIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, caracterizado pela reivindicação 1 e pelo funcionamento que ocorre pela aproximação do dito dispositivo inteligente do indivíduo à placa de sinalização e quando ocorre tal aproximação, de modo automático processa- se a descrição em voz artificial da informação contida na dita placa

7. SISTEMA DE PLACAS INDICATIVAS PARA PESSOAS COM

DEFICIÊNCIA VISUAL, caracterizado pela reivindicação 1 e pelo ponto fato do dito sistema de placas poder ser utilizado sem o toque físico das mesmas.

8. SISTEMA DE PLACAS INDICATIVAS PARA PESSOAS COM

DEFICIÊNCIA VISUAL, caracterizado pela reivindicação 1 e pelo fato de ocorrer de modo automático, o endereçamento do dispositivo do indivíduo para correspondente endereço eletrónico onde poderá ser feita a aquisição do programa computacional a ser instalado no dispositivo do dito indivíduo usuário desse sistema, caso o mesmo já não esteja instalado.

9. SISTEMA DE PLACAS INDICATIVAS PARA PESSOAS COM

DEFICIÊNCIA VISUAL, caracterizado pela reivindicação 1 e pelo fato de, em uma mesma placa de sinalização, poder ser instalados diversos microprocessadores, cada qual com suas próprias informações que serão disponibilizadas ao indivíduo usuário desse sistema.

Description:
“SISTEMA DE PLACAS INDICATIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

VISUAL”

INTRODUÇÃO O ESTADO DA TÉCNICA

[001] O presente relatório descritivo de patente de invenção diz respeito a um dispositivo eletrónico para sinalização sonora, audiovisual e comunicação de campo por proximidade, bem como permitir a acessibilidade sonora e propor um sistema de comunicação para pessoas com deficiência visual.

[002] Em sua concepção geral, a invenção compreende uma um microprocessador universal adicionado a uma placa de sinalização visual tátil Braille, que compreende um aplicativo de gravação e leitura do dito microprocessador e portanto, suas funcionalidades descritas nesse pedido de privilégio de modelo de utilidade

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[003] Na atualidade, os dispositivos ou acessórios ou ainda, quaisquer mecanismos, sejam mecânicos, eletromecânicos, eletroeletrônicos, eletrónicos, ou a combinação desses, configurados em placas para a acessibilidade e sinalização visual tátil constitui-se por símbolos do alfabeto corrente, algarismos, ou símbolos, dispostos em alto relevo e em codificação Braille.

[004] Tal configuração, preexistente no estado da técnica, pressupõe que o indivíduo, usuário dos atuais e presentes sistemas, tenha sido devidamente alfabetizado e assim, incorre-se que os mais variados mecanismos, presentes no estado da técnica não abrange a totalidade da população com deficiência visual, já que nesse grupo há significativa cifra de pessoas com deficiência de alfabetização, tornando assim, os ditos dispositivos presentes estado da técnica ineficazes à proposta de inclusão dessas pessoas, e inclusive, meio de segregação, já que não se faz útil à pessoa com deficiência visual e de alfabetização. [005] Para a correta compreensão do estado preexistente da técnica e sua comparação com o invento apresentado, são destacados os seguintes documentos e seus respectivos resumos, como encontrados:

[006] PI 0210371 -0 A2 - SUPORTE E PLACAS EM BRAILLE E DE PROPAGANDAS". A presente invenção, adapta-se perfeitamente aos postes metálicos geralmente com 2" que já fazem parte do mobiliário urbano, estas ficarão a uma altura de 1 ,5 metros, composto de uma caixa bipartida que será fixada através de 4 parafusos que ficarão embutidos no suporte, atrás de uma das placas em Braille ou de propaganda. Para identificar o posicionamento do suporte das placas quando em Braille, foi também idealizada uma lajota que direcionará o deficiente físico para o suporte, que o identificará através de sua bengala. Este ladrilho é uma variação lajota guia, tendo o nome de lajota guia criada.

[007] MU 8702290-7 U2 PLACAS DAS TOMADAS DE ENERGIA ELÉTRICA. Patente de Modelo de Utilidade para requerer, a partir dos modelos de espelhos ou placas de energia elétrica oferecidos no mercado, a gravação etn número e em Braile das voltagens da corrente elétrica "110 volts" ou "220 volts", em cada espelho ou placa de acordo com a corrente elétrica correspondente ao local onde forem fixados. A gravação em Brajíle poderá ficar na parte superior do espelho e em algarismos arábicos na parte inferior.

[008] BR 20 2015 011942 4 U2 DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM PLACAS, constituída por três modelos, sendo o primeiro compreendido por espaço reservado para campanhas sócias educativas (A), espaço reservado para informações das empresas que apoiam a campanha (B), espaço reservado para nomenclatura das ruas (C), sensor de localização (D) e poste (E) dotado de plaqueta com a nomenclatura das ruas em BRAILLE (F). O segundo modelo conta com nomenclatura das ruas em BRAILLE (F), espaço para campanhas socioeducativas (A) e informações das empresas que apoiam a campanha (B) e poste (E). O terceiro modelo conta com espaço reservado para informações das linhas, horários e valores dos bilhetes (G), espaço para campanhas socioeducativas (A), plaqueta com a nomenclatura das ruas em BRAILLE (F) e poste.

[009] MU 8702782-8 U2 SISTEMA DE MÓDULOS COMPONÍVEIS EM BRAILLE. Patente de modelo de utilidade compreendido por um sistema composto por plaquetas (fig. 1 ) com letras 1 , símbolos 6, números, palavras 3 ou agrupamento destes 4 em Braille, chamados módulos, que poderão ser agrupados 5 para gerar informações que serão lidas por deficientes visuais. Os agrupamentos de módulos poderão ser utilizados sozinhos ou como complemento da informação visual e poderão ser fixados diretamente 8 ou encaixados em dispositivos 9 nas gôndolas, prateleiras 7, placas, portas, paredes, postes ou sobre produtos (fig.3). Os módulos têm altura definida e largura proporcional e respeitam a padronização de cada letra, símbolo ou número em Braille e no agrupamento a distância entre as mesmas de acordo com as normas brasileiras e internacionais, o que possibilita a leitura para os deficientes visuais. Os módulos podem ser produzidos por punção pelo verso, por encravamento frontal de esferas com dimensões padrão sobre plaquetas base ou através de gravação por corrosão ou deposição e poderão ser personalizados pelo uso de cores do material base ou das esferas e por aplicação de impressão ou pintura total ou parcial. O sistema de módulos componíveis em Braille pode ser utilizado para identificação de produtos, preços, quantidades, locais, entre outras informações na área de comunicação visual ou propaganda, em estabelecimentos comerciais como supermercados, lojas, escritórios, em áreas de estoque, em pontos-de-venda sobre gôndolas, prateleiras, displays ou aplicadas nos produtos, ou para identificar e direcionar locais fixados sobre placas, portas, batentes, postes ou totens, entre outros vários usos, não restritos a estes, e possíveis. FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

[010] A presente patente de modelo de utilidade fundamenta-se em três elementos essenciais, descritos na sequência.

[011] Uma placa de sinalização visual tátil na qual há o código em Braille, fabricada, preferencialmente, em polimetacrilato de metila, poliestireno cristalino aço inoxidável.

[012] Um microprocessador universal, tipo NFC, designação em inglês para microprocessador para comunicação por campo de proximidade.

[013] Um programa computacional, com correspondentes códigos, Scripts e rotinas para leitura, gravação e interpretação dos textos dispostos na placa de sinalização visual tátil.

[014] O microprocessador é disposto, preferencialmente, no canto superior direito da placa de sinalização.

[015] Os léxicos e informações em geral são gravadas no microprocessador de modo que a dita informação possa ser interpretada em voz quando um dispositivo se aproximar do dito microprocessador, cujo disposto pode ser, preferencialmente, um telefone móvel inteligente (smartphone), ou qualquer outro dispositivo eletrónico que possa realizar, ou ter devido protocolo de comunicação, para criar a interface com o microprocessador alocada na placa de sinalização.

[016] O funcionamento ocorre, desse modo, pela aproximação do dito dispositivo inteligente do indivíduo à placa de sinalização e quando ocorre tal aproximação, de modo automático processa-se a descrição em voz artificial da informação contida na dita placa.

[017] Outra funcionalidade é que caso não haja o programa computacional para interface com a placa, de modo automático o dispositivo do indivíduo será direcionado para correspondente endereço eletrónico onde poderá ser feita a aquisição do programa computacional a ser instalado no dispositivo do dito indivíduo usuário desse sistema e assim sanar essa demanda.

[018] Finalmente, para uma mesma placa de sinalização podem ser instalados diversos microprocessadores, cada qual com suas próprias informações que serão disponibilizadas ao indivíduo usuário desse sistema.

[019] Importante ressaltar que a invenção toma por base o fato de que a tecnologia de comunicação e correspondentes sistemas de conversão de textos, símbolos e algarismos de modo geral em áudio torna acessível ambientes diversos para as pessoas com deficiência visual, sobretudo àqueles que tenham também, como dito, deficiência de alfabetização.

[020] Do ponto de vista sanitário, o dito sistema de placas indicativas para pessoas com deficiência visual, apresenta vantagens, já que para sua utilização não se faz necessário o toque com as mãos das mensagens contidas nas ditas placas, uma vez que basta a aproximação e um dispositivo inteligente (por exemplo, um smartphone) na placa e assim ter a mensagem comunicada ao usuário.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[021 ] A invenção será a seguir, descrita em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:

[022] A figura 01 mostra a vista frontal de uma placa exemplo, que constitui o dito sistema

[023] A figura 02 mostra a mesma placa exemplo, porém em sua vista lateral.

[024] A figura 03 mostra a mesma placa exemplo, porém em sua vista traseira, com o detalhe do microprocessador [025] A figura 04 mostra a vista frontal de novo exemplo da placa que constitui o dito sistema.

[026] A figura 05 mostra a vista lateral de novo exemplo da mesma placa.

[027] A figura 06 mostra a vista traseira de novo exemplo da mesma placa, com o detalhe do microprocessador.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[028] Nas figuras 01 e 03 há o texto (1), símbolos (2), e a descrição em código Braille da mensagem (3), bem como o símbolo específico do microprocessador (4) agregado à dita placa.

[029] Nas figura 02 e 04 observa-se o relevo dos caracteres e símbolos (5) dispostos nas placas

[030] Nas figura 05 e 06 observa-se o microprocessador (6) disposto na placa.