Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SPHERE-DRIVEN PRESSURE/GRAVITY GENERATOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/134840
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a generator/motor that extracts the directional movement of identical and hermetically sealed spheres from the pressure difference between two different points relative to the surface of a liquid medium for actuating a central shaft and generating torque to be used for generating electric energy, moving seagoing ships and river boats, lifting liquids or aerating fish breeding tanks and water reservoirs.

Inventors:
JOSE BENEDITO DE MELO COSTA (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000077
Publication Date:
September 19, 2013
Filing Date:
March 08, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
JOSE BENEDITO DE MELO COSTA (BR)
International Classes:
F03G7/10; H02K53/00
Domestic Patent References:
WO2004067952A12004-08-12
WO2009010073A12009-01-22
Foreign References:
US20020108369A12002-08-15
Other References:
ARTHUR W.J.G. ORD-HUME: "PERPETUAL MOTION-THE HISTORY OF AN OBSESSION", 2005, ADVENTURES UNLIMITED PRESS, KEMPTON, USA, ISBN: 1-931882-51-7, article CHAPTER1,(P.19), 2 (P.27), E6 (P.100-109)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES:

1) "Gerador de esferas Peso/Pressão" constitui um sistema de geração de energia elétrica, pela rotação de um eixo, através do aproveitamento da movimentação de esferas idênticas e hermeticamente fechadas em um meio líquido qualquer.

2) "Gerador de Esferas Peso/Pressão" pode ser aplicado diretamente para a movimentação de embarcações de pequeno, médio e grande portes, como força motriz, através da utilização do torque gerado no eixo de rotação.

3) "Gerador de Esferas Peso/Pressão" pode ser aplicado para a elevação de volumes líquidos, adaptada para

4) "Gerador de Esferas Peso/Pressão" pode ser usado como aerador para tanques de criação de peixes e reservatórios aquáticos.

5) "Gerador de Esferas Peso/Pressão" pode ser usado para dragagem de leitos de lagos, de rios e de canais de acesso a embarcadouros de navios.

Description:
"GERADOR DE ESFERAS PESO/PRESSÃO"

A presente patente de invenção "GERADOR DE ESFERAS PÊSO/PRESSÀÕ" tem por objetivo um gerador de energia, que extrai da movimentação de esferas idênticas e hermeticamente fechadas em um meio líquido, energia mecânica, por meio da rotação de um eixo disposto na trajetória dessas esferas.

Os geradores de energia elétrica conhecidos atual- mente tem como característica fazer a transformação de uma forma de energia em outra, utilizável, através de equipamentos de controle, de manipulação e de distribuição. As hidrelétricas de massa fazem uso do peso de um grande voluriie de água para fazer girarem rotores, e dali extrair energia elétrica. As termoelétricas fazem uso do vapor sobre pressão para fazer a movimentação de induzidos e produção de energia elétrica. As usinas nucleares fazem uso da energia liberada pela movimentação de partículas no núcleo do urânio, quando bombardeadas, para conversão dessa em energia elétrica.

O "Gerador de Esferas Peso/Pressão" pode ser considerado também um motor hidráulico, por ser capaz de converter em rotação de um eixo, a movimentação direcionada de esferas em um meio líquido.

Atualmente, todo gerador de energia em operação, tem custos elevadíssimos para sua construção, além de serem todos eles, exceto o eólico, altamente prejudiciais ao meio ambiente.

"Gerador de Esferas Peso/Pressão" é um gerador que extrai da movimentação forçada de esferas em um meio líquido, devido à diferença de pressão entre dois pontos distintos desse meio em relação a superfície, através de um trajeto "estanque" e dirécionado, energia mecânica, pela rotação de um eixo disposto nesse circuito de movimentação.

Os desenhos anexos definem o "Gerador de Esferas Peso/Pressão", a ser fixado no leito ou na margem de reservatórios de água, ou em plataformas que suportem toda a estrutura e as forças envolvidas na movimentação das esferas idênticas e hermeticamente fechadas em um meio líquido, para causar a rotação de um eixo, gerando energia mecânica a ser diretamente utilizada ou transformada em energia elétrica.

Na figura 1 vemos uma esfera hermeticamente fechada, flutuando em um meio líquido, com parte de seu volume submerso, nesse meio. Um conjunto dessas esferas, em movimento devido à diferença de pressão entre dois pontos distintos de um meio líquido, será o agente causador da rotação do eixo.

Na figura 2 vemos um conjunto de esferas idênticas e hermeticamente fechadas, sobrepostas no "tubo de empilhamento". Esse "tubo de empilhamento" deve ser submerso em um ângulo de 45° em relação a superfície do líquido, facilitando assim a reentrada da esfera em movimento ascendente devido a diferença de pressão, no "tubo de empilhamento". No ponto mais profundo do sistema há uma abertura, para que o. líquido preencha todo o conjunto e a pressão atue.

Na figura 3 vemos o "contrapeso", que é um conjunto formado por uma esfera de mesmo diâmetro das demais, mas com densidade muito superior, e molas, de maneira a comprimir todas as demais esferas para dentro do "tubo de empilhamento" submerso, permitindo assim o uso de esferas com muita flutuabilidade no meio líquido, de maneira que o sistema tenha a movimentação de grandes massas ( volume do líquido deslocado ) com muita aceleração associada.

A figura 4 mostra o "tubo direcionador", que encaminha a esfera que "escapa" do "tubo de empilhamento" para a entrada do "sistema de rotação". Esse "tubo direcionador" é disposto ao final do "tubo de empilhamento", em um ângulo de 15° com a horizontal, para que a esfera que escapa do tubo de empilhamento seja movimentada pela diferença de pressão entre esses pontos para a entrada do "sistema de rotação".

A figura 5 mostra o "sistema de rotação", que consiste de um trajèto em forma helicoidal, no centro do qual há um eixo, que será movimentado por contato no trajeto da esfera em movimento ascendente.

A figura 6 mostra o "tubo de reentrada", que direcio- na a esfera que sai do "sistema de rotação" novamente para o " tubo de empilhamento" , para uma posição exata- mente no meio entre duas esferas consecutivas no "tubo de empilhamento" ( figura 7 ). Essa esfera é novamente forçada a reentrar no "tubo de empilhamento" por um sistema hidráulico (multiplicador de força), que associado ao impulso na esfera pela pressão da água desde sua saída do sistema de rotação, tenha força suficiente para recoloca-la entre as esferas, fazendo escapar a mais profunda delas.

O "Gerador de Esferas Peso/Pressão" é caracterizado pela sobreposição de esferas idênticas no "tubo de empilhamento", mantidas nele pelo "contrapeso", e sendo empilhadas até que o comprimento da pilha de esferas seja maior que o "tubo de empilhamento", fazendo que a mais profunda das .esferas escape do "tubo de empilhamento". Essa esfera liberada segue pelo "tubo direcionador" até a entrada do "sistema de rotação". Esse "sistema de rotação" consiste de um trajeto em forma de uma rosca sem fim, que fará com que a esfera suba em um movimento helicoidal ascendente devido à diferença de pressão entre os pontos de escape e de reentrada no "tubo de empilhamento" e faça o "eixo de rotação" girar por contato. A área de con- tato do eixo de rotação não é maciça (figura 8 ), minimizando a força de arraste contrária ao movimento de rotação do eixo. As esferas vão sendo empilhadas até que o movimento de rotação seja constante.

Imediatamente ao final do "sistema de rotação", uma "curva de compensação" (figura 9) direciona a esfera para um maior caminho vertical ascendente possível, para que a esfera ganhe aceleração e siga pelo "tubo de reentrada" para a abertura de reentrada no "tubo de empilhamento", posicionada exatamente no meio de duas esferas subsequentes, facilitando assim seu re-empilhamento e causando assim a liberação da mais profunda das esferas no "tubo de empilhamento".

Na figura 10 vemos todo o sistema em corte.