Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT APPLIED TO A COMPRESSION DRESSING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/230690
Kind Code:
A1
Abstract:
The present application to a utility model belongs to the field of surgical products, more specifically dressings and bandages used in plastic and dermatological surgery procedures, in particular having an elastic dressing with a compression element for treating post-surgical scars, unaesthetic scars, hypertrophic and keloid scars.

More Like This:
Inventors:
THÁ GUSTAVO (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050170
Publication Date:
December 07, 2023
Filing Date:
May 30, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
THA GUSTAVO (BR)
International Classes:
A61F13/02
Domestic Patent References:
WO2015002796A12015-01-08
Foreign References:
US7683234B22010-03-23
US5209718A1993-05-11
US7115792B22006-10-03
Download PDF:
Claims:
REIVI N DICAÇÃO

1) "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CURATIVO

COMPRESSIVO", concebe um curativo (1) elástico com elemento de compressão (3); caracterizado por o curativo (1) ser composto basicamente de duas partes, a bandagem (2) e o elemento de pressão (3); a bandagem (2) ser constituída de um material elástico e impermeável ou não, sendo maleável para se ajustar as curvas e aos movimentos do corpo; a face de contato (4) com a pele possuir uma cola aderente hipoalergênica; o elemento de pressão (3) ter uma estrutura mais rígida, porém ainda flexível; tal elemento (3) ser posicionado no centro da bandagem (2) deixando toda a borda livre; dito curativo (1) ter a função de pressionar e comprimir a cicatriz com o intuito de produzir diminuição da oxigenação tecidual e por consequência desencadear o processo de regressão da cicatriz; os curativos (1) poderem ser confeccionados em formatos retangulares ou redondos, sempre com o elemento de pressão (3) seguindo o mesmo formato da bandagem (2).

Description:
"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CURATIVO COMPRESSIVO".

CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO

[01] O presente pedido de patente de modelo de utilidade pertence ao segmento de produtos cirúrgicos, mais especificamente ao de curativos e bandagens utilizados em procedimentos das áreas de cirurgia plástica e dermatologia, que notadamente apresenta um curativo elástico com elemento de compressão destinado ao tratamento de cicatrizes pós-cirúrgicas, cicatrizes inestéticas, cicatrizes hipertróficas e queloides.

HISTÓRICO DA TÉCNICA

[02] Curativo são a proteção da lesão contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos. É um meio que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação e infecção.

[03] Na pré-história, os homens utilizavam plantas e seus extratos como cataplasmas, para estancar hemorragias e umidificar as feridas. Por volta de 2700 a.C. os egípcios utilizavam produtos que, hoje são denominamos como "Fármacos da Sujeira", esses produtos eram derivados de produtos aparentemente absurdos como urina humana e outros, associados a orações e sacrifícios. Já os médicos egípcios acreditavam que quanto mais a ferida supurava, mais rápida era a cicatrização. Foram os precursores do adesivo atual, com a descoberta da ligadura adesiva, que consistia em tiras de linho impregnado de goma.

[04] O curativo tem, portanto, como finalidades, promover a cicatrização, eliminando fatores que possam retardá-la, tratar e prevenir infecções, prevenir contaminação exógena, proteger a ferida contra traumas mecânicos, manter a umidade da ferida, fornecer isolamento térmico e entre tantas outras. Variando de acordo com a natureza, a localização e o tamanho da ferida, os curativos, em alguns casos, necessitam de imobilização com ataduras, em outros, a lavagem exaustiva com solução fisiológica e há os que exigem compressão, pois baseados em estudos médicos, a compressão de cicatrizes traz melhoras significativas, estéticas e funcionais.

ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA

[05] Em pesquisa realizada em bancos de dados especializados foram encontrados documentos referentes à curativo compressivo, tal como, o documento de n- BR 11 2021 022115 8 que trata de "CURATIVO DE FERIDA DE PRESSÃO NEGATIVA", a presente invenção refere-se a um curativo de ferida de múltiplas camadas para aplicar pressão negativa a uma ferida. O curativo compreende uma camada bioabsorvível, para ser colocada em contato com a ferida; uma camada externa oclusiva impermeável a fluidos; uma camada carreadora porosa a fluidos posicionada entre a camada externa e a camada bioabsorvível; e um conduto de fluido em comunicação fluida com a camada carreadora, para acoplar a uma fonte de pressão negativa. A camada carreadora compreende uma multiplicidade de passagens para fluidos entre o conduto e a camada bioabsorvível para permitir a transferência de fluido através das camadas de curativo e bioabsorvível. A camada bioabsorvível compreende uma pluralidade de aberturas para permitir que o exsudato flua da ferida à camada carreadora.

[06] O documento de n? BR 11 2020 009713 6 que trata de "CURATIVO PROFILÁTICO", a presente invenção refere-se geralmente a um curativo médico para prevenção de úlceras de pressão. O curativo compreende um revestimento em gel possuindo uma baixa resistência à pressão; isto é, de 5 kPa a 60 kPa com um esforço de 50%, como medido pelo teste de compressão descrito na especificação. O curativo reduz o cisalhamento e forças de compressão na pele e nas camadas subjacentes do tecido mole e impede ou mitiga a instalação de úlceras de pressão.

[07] O documento de n? BR 20 2019 024885 3 que trata de "CURATIVO PARA TERAPIA DE FERIDAS COM PRESSÃO NEGATIVA", a presente patente de modelo de utilidade é aplicada na área médica especificamente na indústria de produtos para cuidados e tratamento de feridas, incluindo a cirurgia plástica e outras especialidades médicas, e refere-se a disposição aplicada em curativo para aplicação de enxerto de gordura em uso de terapia de ferida com pressão negativa (TFPN).

[08] Existem diversos tipos de curativos compressivos no mercado, geralmente a base de silicone, mas que não conferem pressão adequada sobre a cicatriz e, além disso, possuem um custo elevado. Falta a opção de um produto que seja impermeável, maleável, com uma cola aderente, sem risco de alergia de alergia cutânea, que faça a pressão sobre a cicatriz de maneira eficaz e que seja com um custo acessível para que o usuário possa realizar o tratamento por conta própria e de maneira correta, respeitando as indicações para troca do curativo e limpeza da cicatriz.

[09] Assim, é fato que os documentos citados nos parágrafos acima, apesar de pertencerem ao mesmo campo de aplicação, não apresentam nenhuma das características do objeto ora aperfeiçoado, ou seja, um curativo elástico com elemento de compressão, garantindo assim, que o mesmo atenda aos requisitos legais de patenteabilidade.

BREVE DESCRITIVO DA INVENÇÃO

[10] Levando em conta todos os problemas que foram apresentados no estado da técnica, o inventor, que possui notório conhecimento sobre o setor, criou e desenvolveu a referida "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CURATIVO COMPRESSIVO", que visa realizar pressão externa sobre a cicatrizes diversas e também cicatrizes de procedimentos de cirurgias plástica ou dermatológicas de maneira mais eficaz.

[11] O objetivo da presente invenção é apresentar uma opção de curativo mais acessível para auxiliar no tratamento de queloides e cicatrizes diversas. O curativo realiza pressão sobre a cicatriz de maneira mais eficaz, diferente dos curativos encontrados no mercado atualmente, e por ser confeccionado com material elástico, é maleável e pode ser ou não impermeável, de acordo com a necessidade.

[12] O presente invento não leva em conta apenas as qualidades mecânicas e funcionais, mas também a forma, a disposição e a localização estratégica de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum aos usuários.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[13] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento:

A Fig. 1 apresenta uma imagem do curativo composto pela bandagem e o elemento de pressão;

A Fig. 2 revela uma perspectiva do curativo compressivo;

A Fig. 3 ilustra a aplicação do curativo em um braço, na região do bíceps; e A Fig. 4 mostra a variação do curativo em formato redondo.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[14] Com referência aos desenhos ilustrados, a presente patente de invenção se refere à "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CURATIVO COMPRESSIVO", mais precisamente um curativo (1) elástico com elemento de compressão (3).

[15] Segundo a presente invenção o curativo (1) é composto basicamente de duas partes, a bandagem (2) e o elemento de pressão (3). A bandagem (2) é constituída de um material elástico e impermeável ou não, sendo maleável para se ajustar as curvas e aos movimentos do corpo, a face de contato (4) com a pele possui uma cola aderente, de material hipoalergênico. O elemento de pressão (3) tem uma estrutura mais rígida, porém ainda flexível, tal elemento (3) é posicionado no centro da bandagem (2) deixando toda a borda livre para uma melhor aplicação na pele, o que faz com que a pressão seja eficaz. [16] Dito curativo (1) tem a função de pressionar e comprimir a cicatriz com o intuito de produzir diminuição da oxigenação tecidual e por consequência desencadear o processo de regressão da cicatriz. Os curativos (1) podem ser confeccionados em formatos retangulares ou redondos, sempre com o elemento de pressão (3) seguindo o mesmo formato da bandagem (2), em tamanho reduzido, para que as quatro laterais fiquem livres.

[17] É certo que quando o presente invento for colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.