Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT FOR AN IDENTIFICATION TAG
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/019329
Kind Code:
A1
Abstract:
STRUCTURAL ARRANGEMENT FOR AN IDENTIFICATION TAG The present application to an utility model belongs to the field of identification accessories in general, relating namely to a QR code tag containing all the personal data of a person or pet, also including emergency contact telephone numbers, health data, such as blood type, photograph, any possible psychological disease, among other data, all the possible data enabling a quick response in the event of an accident or loss, since the tag can be used on bicycles, helmets, backpacks or any object for personal use.

Inventors:
SOUZA SILVEIRA DANIELLE CAINY (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050398
Publication Date:
February 23, 2023
Filing Date:
September 17, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SOUZA SILVEIRA DANIELLE CAINY (BR)
International Classes:
G06K19/06; G06K7/14
Foreign References:
US20120280049A12012-11-08
US20160125088A12016-05-05
US20170193124A12017-07-06
Attorney, Agent or Firm:
DE CARVALHO SANTOS, Guilherme (BR)
Download PDF:
Claims:
5

REIVI N DICAÇÕES

1 ) “DISPOSIÇÃO CONSTRU TIVA APLICADA EM ETI QU ETA D E I DENTI FICAÇÃO”, concebe de uma etiqueta (1 ) que leva um código do tipo qr (2) onde é possível armazenar dados e acessa-los através de um smartphone (3); caracterizado porarmazenar todo tipo de informação que usuário achar necessário, conforme a aplicação da mesma; permitir inserir o nome, endereço, telefone para contato, contato em caso de emergência, tipo sanguíneo, entre outros dados; dito invento ser uma alternativa ao andar com documentos físicos e originais, também ser uma maneira de identificar crianças, pessoas incapazes, animais e objetos pessoais; para acessar as informações somente ser necessário uma smartphone (3) com câmera e conexão a internet.

2) “DISPOSIÇÃO CONSTRU TIVA APLICADA EM ETI QU ETA D E I DENTI FICAÇÃO”, de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por tal etiqueta pode ser concebida em forma de adesivo (4) sendo colocado em bases lisas; também ser concebido em forma de etiquetas termo colantes para aplicação em tecidos de fibras naturais e sintéticos.

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ETIQU ETA DE IDENTIFICAÇÃO”.

CAM PO TÉCN ICO DA INVENÇÃO

[1 ] O presente pedido de patente de modelo de utilidade pertence ao segmento dos acessórios para identificação em geral que notadamente, se refere a uma TAG (etiqueta) do tipo código qr com todos os dados pessoais de uma pessoa física ou pet, nele haverá também telefones de contato em caso de emergência, dados da sua saúde, por exemplo, tipo sanguíneo, foto, se tem alguma doença psicológica dentre outras informações, todos os dados possíveis para um pronto atendimento em caso de algum acidente ou perca, uma vez que a TAG pode ser usado em bicicletas, capacete, mochilas ou qualquer objeto de uso pessoal.

ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCN ICA

[2] Perder as coisas ou ser roubado sempre causa grande transtorno, a burocracia para refazer os documentos pessoais, objetos podem até ser achados por terceiros, mas dificilmente o dono é encontrado, por falta de identificação, isso serve para as pessoas também, uma criança perdida, um idoso que não se lembra do caminho de volta para casa ou até mesmo em um eventual acidente e a pessoa fica incapaz de poder fornecer alguma informação pessoal. A identificação sempre nos auxilia, mas por outro lado carregar documentos originais ou escrever nossos dados nos objetos nem sempre é viável.

[3] Em pesquisa realizada em bancos de dados especializados foram encontrados documentos referentes à etiqueta de identificação, tal como, o documento de n e BR 10 2016 015892 3 oue trata de uma etiqueta de identificação (10) e um método (100) de fabricação da etiqueta de identificação (10) é provido. A etiqueta de identificação (10) inclui um primeiro substrato (12) tendo uma porção de etiqueta (14) e uma porção de fixação (16), um aparelho de identificação por radiofrequência (RFID), um segundo substrato (30) tendo material impresso (36) disposto em uma superfície (32) do segundo substrato (30), e um material à base de resina (38) encapsulando o aparelho RFID (28) e o segundo substrato (30). O aparelho RFID (28) está disposto na porção de etiqueta (14) do primeiro substrato (12), e o segundo substrato (30) está disposto no aparelho RFID (28). O segundo substrato (30) e o aparelho RFID (28) são hermeticamente vedados, deste modo, protegendo os mesmos de produtos químicos, sujeira, umidade e outros poluentes do meio ambiente que possam degradar à legibilidade do material impresso (36) e/ou a operação do aparelho RFID (28).

[4] O documento de n e BR 10 2015 004786 0 que trata de pertencer ao campo de aplicação dos impressos adesivos destinados a identificar produtos via radio frequência, ditos etiqueta multiuso (1 ) é composta de uma camada de nylon (2) + cola (3) + inlay (4) + cola (3) + liner (10), sendo fornecida em rolos (5), perfazendo unidades (6) serrilhadas destacáveis (7), com pequenos furos extremos centrais (8), as quais recebem também um corte (9) no nylon.

[5] O documento de n e BR 11 2015 004261 9 que trata de um sistema de sensor (1000) que compreende uma etiqueta (100), que compreende um circuito integrado de radiofrequência removível (130), uma antena (140) disposta em comunicação elétrica com o circuito integrado (130) e um revestimento não condutivo (115) disposto sobre uma superfície da etiqueta (100). O circuito integrado (130) compreende um elemento de memória que fornece armazenamento elétrico de dados em código binário, e terminais de saída. A antena (140) está em comunicação elétrica com os terminais de saída. O revestimento não condutivo cobre o circuito integrado e define um perímetro (125). O perímetro (125) está disposto sobre e expõe uma porção da antena (140).

[6] Assim, é fato que os documentos citados nos parágrafos acima, apesar de pertencerem ao mesmo campo de aplicação, não apresentam nenhuma das características do objeto ora aperfeiçoado, ou seja, uma TAG de identificação comcódigo qr, garantindo assim, que o mesmo atenda aos requisitos legais de patenteabilidade. BREVE DESCRITIVO DA INVEN ÇÃO

[7] Levando em conta todos os problemas que foram apresentados no estado da técnica, o inventor, que possui notório conhecimento sobre o setor, criou e desenvolveu a referida “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ETIQU ETA DE IDENTIFICAÇÃO”, que visa minimizar o uso de documentos originais e físicos ao sair, e também facilitar a identificação em caso de acidente ou para crianças, pessoas incapazes, animais e objetos perdidos.

[8] O objetivo da presente invenção é apresentar um produto que será aplicado em qualquer objeto, roupas, coleiras, para ter a identificação pessoal do proprietário da mesma, um produto personalizado, por exemplo, a uma criança em seu uniforme escolar ou seu traje de banho ao ir a praia, á um ciclista aplicar em sua roupa ou sua bicicleta, um piloto em seu capacete, em pessoas com algum problema psíquicos colocar em suas roupas, em coleiras de animais para identificação de seus donos.

[9] O presente invento não leva em conta apenas as qualidades mecânicas e funcionais, mas também a forma, a disposição e a localização estratégica de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum aos usuários.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[10] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento:

A Fig. 1 ilustra uma imagem da tag em adesivo com o código qr;

A Fig. 2 revela um capacete com a tag colada; e

A Fig. 3 mostra um smartphone fazendo a leitura da tag. DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[11 ] Com referência aos desenhos ilustrados, a presente patente de invenção se refere à “ DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ETIQU ETA DE IDENTIFICAÇÃO” , mais precisamente um produto para armazenar informações e identificar pessoas, animais ou objetos.

[12] Segundo a presente invenção trata-se de uma etiqueta (1 ) que leva um código do tipo qr (2) onde é armazenado todo tipo de informação que usuário achar necessário, conforme a aplicação da mesma. Como exemplo, pode ser inserido o nome, endereço, telefone para contato, contato em caso de emergência, tipo sanguíneo, entre outros dados.

[13] Dito invento é uma alternativa ao andar com documentos físicos e originais, também é uma maneira de identificar crianças, pessoas incapazes, animais e objetos pessoais. Sua aplicação pode ser exemplificada no caso de um acidente, onde na etiqueta já consta as informações das pessoas, contatos e dados sobre sua saúde ou em animais, crianças e objetos que estão perdidos, quem encontrar pode acessar os dados de contato e endereço. Para acessar as informações somente é necessário uma smartphone (3) com câmera e conexão a internet.

[14] Tal etiqueta pode ser concebida em forma de adesivo (4) para colocar em bases lisas, por exemplo, em capacetes, bicicletas, motos, carros, eletrônicos e etc. E também em forma de etiquetas termo colantes para aplicação em tecidos de fibras naturais e sintéticos, por exemplo, mochilas, uniformes e roupas em geral.

[15] É certo que quando o presente invento for colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.