Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT IN A CONNECTOR FOR OUTDOOR LIGHTING PRODUCTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/137536
Kind Code:
A1
Abstract:
Described is a structural arrangement in a connector for outdoor lighting products, the subject matter of the present utility model, which is intended to overcome the disadvantages described in the prior art by means of an insulated connector for outdoor and garden lighting products, provided with a male connector (10) and a female connector (20) and an insulation system having a structure (121) for preventing water from infiltrating the joint, which prevents water from the external environment from entering the product or the electrical network. In addition, the system prevents water from entering the product by capillary action when the electrical network is exposed to water. This novel structural form is intended for external lighting connectors that are exposed to the elements, in order to improve the sealing and insulation of the product, and also to improve the system of installation and connection.

Inventors:
BERLITZ LISANDRO HENRIQUE (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050016
Publication Date:
July 27, 2023
Filing Date:
January 18, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BERLITZ PARTICIPACOES SOC LTDA (BR)
International Classes:
H01R13/52; H01R13/66; H01R13/717
Foreign References:
BR112014028070B12020-11-17
BR212019011742U22019-10-01
JP6502897B22019-04-17
EP2546934B12020-02-05
Attorney, Agent or Firm:
SKO OYARZÁBALL MARCAS E PATENTES SOCIEDADE SIMPLES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO:

1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM CONECTOR PARA PRODUTOS DE ILUMINAÇÃO EXTERNA descreve um conjunto dotado por um conector macho (10) e um conector fêmea (20), caracterizado por o conector macho (10) ser dotado por duas vias ou mais que apresentam pinos condutivos (11 ) que são construídos juntamente com o corpo do conector formando uma única peça, ditos pinos (11) que apresentam uma fenda central (111) e em uma de suas faces um baixo relevo (112) de face reta proveniente da porção superior até a ranhura (12) que permite a disposição e encaixe de uma estrutura de vedação (121) e borda (13) que serve como limitadora para a estrutura externa (14) dotada por rosca (141 ) que se encaixa junto ao conector fêmea disposto junto ao corpo da luminária; o conector fêmea (20), fixado junto ao corpo da luminária, descrever uma projeção dotada por rosca que apresenta internamente fendas condutivas (21 ), separadas por uma estrutura projetada (22) em formato de T, dotadas por pinos (211 ) que se encaixam nos pinos (11 ) do conector macho (10) de forma que a estrutura externa (14) do conector macho (10) permite a fixação junto a projeção roscada do conector fêmea (20).

2. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM CONECTOR PARA PRODUTOS DE ILUMINAÇÃO EXTERNA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por o fundo da conexão macho- fêmea (10)(20) ser vedada através de um anel de borracha ou silicone (121).

3. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM CONECTOR PARA PRODUTOS DE ILUMINAÇÃO EXTERNA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por o conector (10) ser dotado por uma fenda (111 ) entre os pinos (11) de forma que esta fenda permite o perfeito alinhamento da conexão com o conector (20). DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM CONECTOR PARA PRODUTOS DE ILUMINAÇÃO EXTERNA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por o conector dotado por fenda (111) que se encaixa junto a estrutura (22), separando as fendas (21 ) do conector fêmea e impedindo a ligação de forma errônea.

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM CONECTOR PARA PRODUTOS DE ILUMINAÇÃO EXTERNA

Campo De Aplicação Do Modelo De Utilidade

[01] O presente modelo de utilidade descreve uma disposição construtiva em conector para produtos de iluminação externa. Mais especificamente compreende um conector isolado para produtos de iluminação externa e de jardim, dotado por um sistema de isolação contra infiltração de água na emenda, impedindo que a água do ambiente externo penetre no produto ou na rede elétrica. Além disso, o sistema impede que a água penetre no produto por efeito de capilaridade quando a rede elétrica é exposta à água.

[02] Esta nova forma construtiva é destinada para conectores de iluminação externa que são expostas as intempéries, de modo a melhorar a vedação e isolamento do produto, além de melhorar o sistema de instalação e conexão, evitando erros do instalador quanto as formas de vedação.

Antecedentes Do Modelo De Utilidade

[03] Os produtos de iluminação externa e de jardim exigem a estanqueidade das emendas elétricas para garantir a segurança da instalação tanto para os habitantes quanto para os próprios produtos instalados. Estes produtos eletrônicos são extremamente sensíveis à umidade e podem ser danificados quando expostos à água, resultando em falhas catastrófica ou acidentes possivelmente fatais.

[04] Atualmente, os produtos de linha jardim presentes no mercado brasileiro contam apenas com uma alimentação através de cabo do tipo PP para ligação, exigindo do instalador destreza na execução da emenda para que fique estanque ou a utilização de caixas de instalação com proteção contra água, que muitas vezes não impedem que a água presente na rede elétrica oriunda de uma emenda mau executada penetre nos produtos instalados nessa rede por dentro dos condutores elétricos através do efeito de capilaridade.

[05] Assim, o presente inventor buscando resolver estes inconvenientes de mercado, desenvolveu uma nova forma construtiva aplicada em conector para produtos de iluminação externa dotado por um sistema de conexão que melhora a vedação e estanqueidade, além de apresentar uma construtividade que facilita a instalação do produto.

[06] E m pesquisa realizada no estado da técnica identificamos diversos documentos que descrevem conectores para produtos e iluminação externa, onde podemos destacar os seguintes documentos:

[07] O documento BRPI9505005-1 (Alcoa. 1995) descreve um conector de junção à prova d'água feito a partir de um conector existente, incluindo um primeiro alojamento e uma pluralidade de pinos montados no dispositivo para junção dos pinos localizados no alojamento. Um primeiro membro de vedação é localizado em uma extremidade do alojamento através do dispositivo de junção e dos pinos. Um membro retentor acopla o alojamento atrás do membro de vedação para proteger e fixar o membro de vedação no lugar no alojamento.

[08] O documento BRPI9205667-9 (N.V Raychem. 1992) descreve um conector elétrico, o qual compreende: um invólucro que compreende uma primeira parte oca e uma segunda parte que pode ser movida em relação à primeira parte para abrir e fechar um espaço entre a primeira e a segunda parte; um comutador elétrico dentro do invólucro que é arranjado de maneira tal que uma conexão é feita automaticamente ao se fechar o dito espaço, opcionalmente quando um condutor está localizado na primeira ou na segunda parte; um material de vedação dentro do espaço, e que fica substancialmente encerrado por completo quando o espaço é fechado.

[09] O documento BRPI9206848-0 (Raychem. 1992) descreve um conjunto elétrico de soquete e pino protegidos do meio ambiente possui segurança contra o meio ambiente ao longo de repetidas conexões e desconexões. O conjunto de soquete e pino inclui um soquete, contendo um condutor elétrico e adaptado para receber um pino por meio de inserção.

[010] Estes documentos citados no estado da técnica descrevem conectores com sistemas de vedação destinados para produtos eletrônicos expostos a intempéries, porém estes conectores não apresentam uma construtividade de vedação adequada que evite a penetração de água por efeito de capilaridade quando a rede elétrica é exposta a água.

[011] Desta forma, é objeto do presente modelo de utilidade, disposição construtiva em conector para produtos de iluminação externa que compreende um conector isolado para produtos de iluminação externa e de jardim, dotado por um sistema de isolação contra infiltração de água na emenda, impedindo que a água do ambiente externo penetre no produto ou na rede elétrica. Além disso, o sistema impede que a água penetre no produto por efeito de capilaridade quando a rede elétrica é exposta à água. Esta nova forma construtiva é destinada para conectores de iluminação externa que são expostas as intempéries, de modo a melhorar a vedação e isolamento do produto, além de melhorar o sistema de instalação e conexão, evitando erros do instalador quanto as formas de vedação. Sumário Do Modelo De Utilidade

[012] Tais características promovem melhor vedação no sistema e maior facilidade na montagem e instalação do produto, quando comparado com os documentos do estado da técnica.

[013] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em conector para produtos de iluminação externa que provê um conector macho dotado por duas vias ou mais que apresentam pinos condutivos que são construídos juntamente com o corpo do conector formando uma única peça.

[014] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em conector para produtos de iluminação externa que provê pinos que apresenta uma fenda central e em uma de suas faces um baixo relevo de face reta proveniente da porção superior até a ranhura e borda.

[015] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em conector para produtos de iluminação externa que provê conector fêmea que descreve uma projeção dotada por rosca que apresenta internamente fendas condutivas, separadas por uma estrutura projetada em formato de T.

[016] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em conector para produtos de iluminação externa que provê pinos do conector fêmea que se encaixam nos pinos do conector macho de forma que a estrutura externa do conector macho permite a fixação junto a projeção roscada do conector fêmea.

Descrição Dos Desenhos

[017] A fim de melhor descrever as características técnicas da disposição construtiva em conector para produtos de iluminação externa, são apresentadas as figuras a seguir relacionadas: [018] A figura 1 apresenta a vista em perspectiva do conector macho, detalhando sua forma construtiva.

[019] A figura 2 apresenta a vista frontal do conector macho, detalhando sua forma construtiva.

[020] A figura 3 apresenta a vista frontal conector macho sem a estrutura externa de rosqueamento e sem a estrutura de vedação e a figura 3A apresenta a vista frontal do conector macho com a estrutura de vedação aplicada junto a ranhura.

[021] A figura 4 apresenta a vista frontal em corte do conector macho, detalhando sua forma construtiva.

[022] A figura 5 apresenta a vista perspectiva em corte do conector macho, detalhando sua forma construtiva.

[023] A figura 6 apresenta a vista em perspectiva superior do conector macho, detalhando sua forma construtiva.

[024] A figura 7 apresenta a vista em perspectiva do conector fêmea aplicada junto a luminária, detalhando sua forma construtiva.

[025] A figura 8 apresenta a vista em perspectiva da luminária dotada pelo conector fêmea encaixado junto ao conector macho, detalhando sua forma construtiva.

[026] A figura 9 apresenta a vista em corte da luminária dotada pelo conector fêmea encaixado junto ao conector macho, detalhando sua forma construtiva.

[027] A figura 10 apresenta detalhamento do corte da luminária dotada pelo conector fêmea encaixado junto ao conector macho.

Descrição Detalhada Do Modelo De Utilidade

[028] A disposição construtiva em conector para produtos de iluminação externa, objeto do presente modelo de utilidade, compreende um conjunto dotado por um conector macho (10) e um conector fêmea (20) que inibem a infiltração nos produtos expostos à água.

[029] O conector macho (10) é dotado por duas vias ou mais que apresentam pinos condutivos (11) que são construídos juntamente com o corpo do conector, formando uma única peça.

[030] Os pinos (11) apresentam em uma de suas faces um baixo relevo (112) de face reta proveniente da porção superior até a ranhura (12) e borda (13).

[031] O conector macho (10) é dotado por uma ranhura (12) que permite a disposição e encaixe de uma estrutura de vedação (121) e por uma borda (13) que serve como limitadora para a estrutura externa (14) dotada por rosca (141) que se encaixa junto ao conector fêmea disposto junto ao corpo da luminária.

[032] O conector fêmea (20) fixada junto ao corpo da luminária descreve uma projeção dotada por rosca que apresenta internamente fendas condutivas (21), separadas por uma estrutura projetada (22) em formato de T, dotadas por pinos (211 ) que se encaixam nos pinos (11 ) do conector macho (10) de forma que a estrutura externa (14) do conector macho (10) permite a fixação junto a projeção roscada do conector fêmea (20), promovendo o travamento e vedação do conjunto.

[033] O fundo da conexão macho-fêmea (10)(20) é vedado através de um anel de borracha ou silicone (121).

[034] O conector (10) apresenta uma construtividade dotada por uma fenda (111 ) entre os pinos (11) de forma que esta fenda permite o perfeito alinhamento da conexão com o conector (20)

[035] O conector dispõe de uma fenda (111 ) para alinhamento da conexão, de forma que esta fenda se encaixa junto a estrutura (22) que separa as fendas (21) do conector fêmea, impedindo a ligação de forma errônea (poka-yoke).