Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT FOR A RACK DOOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/006935
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model patent relates to a structural arrangement for a door of a telecommunications rack in which servers, patch panels and switches are installed, requiring an important air flow for cooling the equipment, and providing signals regarding the temperature status of the servers installed in the racks.

Inventors:
DIAFERIA FLAVIO ALBERTINI (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000240
Publication Date:
January 17, 2013
Filing Date:
July 11, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DIAFERIA FLAVIO ALBERTINI (BR)
International Classes:
E06B7/08; A47B96/00
Foreign References:
US7201651B22007-04-10
US6400567B12002-06-04
US7031154B22006-04-18
US8154870B12012-04-10
US7872865B22011-01-18
US6819563B12004-11-16
Attorney, Agent or Firm:
ALGO ALLIANCE ASSESSORIA EM PROPRIEDADE INTELECTUAL LTDA et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PORTA DE RACK (1 ) caracterizada pelo fato de que compreende pelo menos duas venezianas (2) encaixadas uma na outra por meio de encaixe inferior e superior (B) e (C), em que a dita veneziana (2) compreende entrada ou saída de ar (3) na porção inferior, grelha (4) de proteção para objetos sólidos na porção posterior, lente (5) na porção frontal e defletor (A) para entrada de luz tipo LED.

2. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que as venezianas (2) são constituídas de policarbonato injetado transparente.

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM PORTA DE RACK

Campo de aplicação

A presente patente de modelo de utilidade refere-se a uma nova disposição construtiva introduzida em porta de rack para telecomunicação, onde se instalam servidores, pacth panei e switchs, que necessitam de grande fluxo de ar para refrigeração de equipamentos e sinalização de status de temperatura dos servidores instalados nos racks.

Estado da Técnica

Atualmente os racks de telecomunicação são fabricados em aço e suas portas em telas de aço estampado perfuradas, o que garante até 75% de abertura para entrada de ar frio do sistema de ar condicionado. Estas telas são planas e, como o ar advém do piso, não há captação do frio suficiente.

O sistema de perfuração atualmente empregado propicia furos em forma de losango. Porém, esse processo de fabricação é demasiadamente lento e a chapa perfurada (ou tela) é frágil, podendo ser danificada com facilidade. Além disso, como a espessura é muito baixa, o acabamento fica comprometido e, na maioria das vezes, ondulado, necessitando de vários anteparos mecânicos e tornando o sistema de montagem das portas lento.

Assim, resta à necessidade de novas alternativas construtivas relacionadas a portas de racks com propriedades aprimoradas em termos de construtividade, acabamento e desempenho de fluxo de ar.

Breve Descrição das Figuras

As figuras 1A e 1B apresentam a porta de rack (1) de acordo com a presente patente de modelo de utilidade, onde na figura 1 B é possível verificar detalhe (A) de sua montagem.

A figura 2 apresenta vista inferior da veneziana (2) utilizada para formação da porta de rack (1 ). A figura 3 apresenta vista posterior da veneziana (2), onde se verifica os detalhes (B), (C) e (D).

A figura 4 apresenta vista superior da veneziana (2), onde se verifica o detalhe (A).

A figura 5 apresenta vista em perspectiva frontal da veneziana (2).

Descrição do modelo

A presente patente de modelo de utilidade refere-se a uma nova disposição construtiva introduzida em porta de rack (1 ), particularmente para telecomunicação, onde se instalam servidores, pacth panei e switchs, que necessitam de grande fluxo de ar para refrigeração de equipamentos e sinalização de status de temperatura dos servidores instalados nos racks.

A nova disposição construtiva de acordo com a presente patente de modelo de utilidade apresenta veneziana (2), que pode ser fabricada em policarbonato injetado transparente, onde a entrada de ar é direcionada para baixo e possui abertura de 88%. Essa nova disposição construtiva aumenta a eficiência e proporcionalmente a economia de energia elétrica e, por sua vez, a colaboração da preservação do meio ambiente.

Em realização particular, a porta em policarbonato também é utilizada como difusor luminoso que indicará a temperatura interna do rack. Ou seja, juntamente com a porta em policarbonato é associado um LED RGB, o qual indica a temperatura interna do rack, modulando do azul para o vermelho de acordo com a faixa de temperatura pré-ajustada.

As venezianas (2) em policarbonato injetado transparente, além de proporcionar estética diferenciada, também propicia uma montagem mais rápida da porta. Isso porque as peças são encaixadas entre si, permitindo também a padronização das peças.

Assim, a nova disposição construtiva introduzida em porta de rack (1 ) de acordo com a presente patente de modelo de utilidade compreende venezianas (2) que compreende entrada ou saída de ar (3), como verificado na figura 2. A entrada e saída de ar são formadas por janelas que permitem a entrada ou saída do fluxo de ar.

A veneziana (2) compreende também grelha (4) de proteção para objetos sólidos, conforme pode ser verificado na figura 3. Esta grelha esta no lado interno da veneziana e garante a integridade dos equipamentos instalados, não permitindo a queda de ferramentas no lado interno do rack principalmente quando instalado para cima como saída de ar quente. Do outro lado, localiza-se a lente frontal (5) da veneziana, como pode ser verificado nas figuras 4 e 5.

As venezianas (2) contam com encaixe inferior e superior para sua montagem, como mostrado nos detalhes (B) e (C) da figura 2. O tamanho e número de venezianas (2) empregado na construção de cada rack podem variar de acordo com necessidade do equipamento.

As venezianas (2) contam ainda com defletor (A) para entrada de luz tipo LED, como pode ser verificado na figura 4. A lente (5) torna a superfície da veneziana (e) da cor da luz emitida nas bordas pelo defletor (A) e pode ser utilizada para sinalização.

As venezianas (2) em policarbonato proporcionam um melhor aproveitamento do ar insuflado pelo piso, por estarem direcionadas para a saída do ar. Além disso, com a abertura de 88%, aumenta-se o fluxo interno de ar e, como a luz se propaga na superfície interna, através de uma fita RGB de LED, configura-se um difusor de luz e sinalizador de faixa de temperatura interna do rack.

Os Data Center atuais são construídos de forma a separar corredores quente e frio. O corredor frio está à frente dos racks e o ar é proveniente do piso na maioria das vezes. No corredor quente, o ar é exaurido pela parte superior. Assim, quando se utiliza um sistema de venezianas como o da presente patente de modelo de utilidade é possível direcionar o sentido da entrada e saída de ar no rack, ou seja, se na frente do rack a veneziana for instalada para baixo, captará o ar que esta proveniente do piso. Já se as venezianas forem instaladas atrás do rack para cima jogará o ar quente direto nos dutos de exaustão, fazendo com que este fluxo de ar quente não invada os corredores de ar frio. Estudos comprovam que esta forma de instalação proporciona economia de até 40% de energia elétrica.

Assim, o emprego da veneziana (2) direciona o fluxo de ar para o sentido adequado em um ambiente de Data Center. Outra vantagem é que o policarbonato pode ser utilizado como difusor de luz.

Na nova disposição construtiva, as laterais estarão fixadas em um perfil de alumínio extrudado, com compartimento para uma fita de LED RGB. Com esta fita é possível modular cores e um circuito eletrônico detectara a temperatura interna do rack, fazendo com que a modulação fique entre azul passando por tons de amarelo e laranja e migrando para vermelho, de maneira que quando chegar a um estado critica passará a piscar na cor vermelha. A vantagem desse sistema é a fácil identificação do rack que esta com problema de temperatura, visto que em um Data Center podemos ter a concentração de até 2000 racks.

Deve-se compreender que as realizações descritas acima são meramente ilustrativas e que qualquer modificação ao longo delas pode ocorrer para um técnico no assunto. Consequentemente, a presente patente não deve ser considerada limitada às realizações descritas no presente.

O homem da técnica saberá prontamente avaliar, por meio dos ensinamentos contidos no texto e nos desenhos apresentados, vantagens do modelo e propor variações e alternativas equivalentes de realização, sem no entanto fugir ao escopo de proteção, conforme definido no quadro reivindicatório anexo.