Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENTS APPLIED TO A FLOATING SWIMMING POOL DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/154156
Kind Code:
A1
Abstract:
Utility model patent to structural arrangements applied to a floating swimming pool device for water leisure with floating mats or chairs, by means of a structure with a mat (1) with flaps (1-A) and one to five headrests (1-B), floats (2) and floats (3) that provide enhanced functionality and achieves the objective of being useable in two positions: lying down or seated, with the body partially submerged, and it has the multifunctional advantage of greater safety and comfort during leisure time.

Inventors:
VIANNA ANTONIO CARLOS MONTANHA (BR)
Application Number:
PCT/BR2015/000051
Publication Date:
October 15, 2015
Filing Date:
April 10, 2015
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
VIANNA ANTONIO CARLOS MONTANHA (BR)
International Classes:
B63B34/00; B63B34/50
Foreign References:
BR6200174U1983-09-13
EP0244212A21987-11-04
US6062930A2000-05-16
US2717399A1955-09-13
US3056979A1962-10-09
US20110159756A12011-06-30
Attorney, Agent or Firm:
SILVA, Eduardo Pereira da (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM UTENSÍLIO FLUTUANTE PARA PISCINA", caracterizadas por, uma esteira (1) de tela em formato retangular com abas (1-A) tubulares para o encaixe dos dois flutuadores (2) nas laterais e com um a cincos encostos para cabeça (1-B) tubulares para encaixe de flutuadores (3) na parte posterior; flutuadores (2) de material flutuante de formato cilíndrico maciço encaixado e preso nas extremidades da esteira (1) e flutuadores (3) de material flutuante de formato cilíndrico maciço encaixado e preso na parte posterior da esteira (1).

2. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM UTENSÍLIO FLUTUANTE PARA PISCINA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas por, alternativamente os flutuadores (2) e (3) serem fixados na esteira (1), através de soldagem a quente selando-os totalmente.

Description:
DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS

INTRODUZIDAS EM UTENSÍLIO FLUTUANTE PARA PISCINA".

[01] Refere-se a presente Patente de modelo de utilidade a disposições construtivas introduzidos em utensílio flutuante para piscina, aplicado em lazeres aquáticos com esteiras ou cadeiras flutuantes, através de construtividade inédita que proporciona melhoria funcional atendendo o objetivo de ser utilizado em duas configurações deitado ou sentado com o corpo parcialmente mergulhado e apresenta vantagens multifuncionalidade de maior segurança conforto durante o lazer.

[02] Fazendo- se buscas no site de busca Google encontramos o link http://portuguese.alibaba.com product-gs /best-sell-new- design-float-beabag-pool-beanbags-water-beanbag-floats-78581 4945.html com a revelação de um sistema de flutuação construído de um tecido impermeável com o preenchimento das laterais com esferas de poliestireno;

[03] Esta Solução apresenta desvantagens, inconvenientes e limitações do seu tamanho que traz insegurança e conforto na sua utilização, caso aconteça à abertura do tecido é muito fácil de perder as esferas de poliestireno devido o tamanho, fazendo com que o produto não flutue com a mesma qualidade.

[04] Fazendo-se buscas nos bancos de patente brasileiro, encontramos as seguintes revelações:

[05] MU9000134 denominada "cadeira flutuante de piscina para fisioterapia, hidroginástica e lazer", que revelou Modelo de Utilidade para uma cadeira flutuante de piscina para fisioterapia, hidroginástica e lazer. Ela compreende um tubo circular flutuante de isopor que servirá de apoio para a parte do encosto da cadeira; recebe uma rede costurada com dobras nas extremidades onde numa ponta é o encosto e na outra o assento; tem uma faixa de cadarço, cuja função é sustentar o assento, que é presa nas laterais do tubo circular flutuante de isopor; e contém um cinto de segurança com abertura na frente que é colocado em cada um dos lados da faixa de cadarço. A cadeira flutuante de piscina para fisioterapia, hidroginástica e lazer permitirá a prática de exercícios físicos e de reabilitação com total segurança e conforto, como também sua utilização apenas para o lazer. Vale ressaltar que o objeto da presente patente é um produto todo confeccionado de material leve, com pouco volume e baixo custo, o que o torna acessível em todos os aspectos.

[06] O objeto desta patente apresenta desvantagens, limitações e inconvenientes de ter uma única aplicação que seria de uma cadeira flutuante, sem a possibilidade de utilizar como uma esteira também.

[07] Patente brasileira PI0904781 denominada

"disposição construtiva aplicada em esteira flutuante", que revelou uma esteira compreendida por ser formada por 2 (duas) placas de espuma PAC (ou material similar) que permita a flutuação na água, fabricada com materiais leves, porém resistentes. As placas ficam posicionadas nas extremidades, o que garante maior ergonomia. Sendo que a primeira destinada ao posicionamento dos membros inferiores representa 25% (vinte e cinco por cento) da dimensão total da esteira flutuante, enquanto a segunda destinada ao suporte da cabeça representa 15% (quinze por cento). Os 60% (sessenta por cento) restantes ficam na parte intermediária da esteira flutuante não sendo esta área dotada de placa. As laterais da esteira flutuante são simétricas. A esteira flutuante é dotada de formato retangular. A esteira flutuante permite a colocação de logomarcas e anúncios publicitários. A Esteira Flutuante é maleável na parte intermediária, facilitando a dobra e armazenagem.

[08] Esta Solução apresenta desvantagens, inconvenientes e limitações de ter uma única aplicação que seria em formato de esteira, não tendo a possibilidade de uma aplicação segura de uma cadeira flutuante.

[09] Patente brasileira MU7702524 denominada

"disposição introduzida em bóia de piscina" que revelou uma bóia composta por duas almofadas infláveis, onde as bordas internas confrontantes recebem a aplicação, por exemplo, através de solda eletrônica, de uma rede com uma pluralidade de pequenos furos, de correspondente largura, com comprimento variável, em função das características dimensionais do usuário, sendo que, as almofadas apresentam uma inclinação característica <225>, ao passo que as válvulas de enchimento das almofadas estarão sempre dispostas para o lado de baixo das mesmas; uma vez infladas as almofadas, as mesmas se constituem em apoios flutuantes para a cabeça e membros, ficando a rede como apoio do tronco, que se mantém em contato permanente com a água através dos referidos furos; opcionalmente, o usuário pode ficar na posição sentada sobre a rede apoiando os braços nas almofadas.

[010] Esta Solução apresenta desvantagens, inconvenientes e limitações da necessidade de inflar, essa aplicação é frágil uma vez que o produto tenha um defeito ou uma falha que o ar não pare no seu interior, a utilização como cadeira não traz segurança devido não ter o encosto para as costas e nem a cabeça.

[011] "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS

INTRODUZIDAS EM UTENSÍLIO FLUTUANTE PARA PISCINA", objeto da presente patente, foi desenvolvido para superar as limitações, os inconvenientes e as desvantagens dos flutuadores atuais, pois sua construtividade com melhorias incorporadas obtém-se uma esteira flutuante com a opção de cadeira flutuante, trazendo conforto e segurança em lazer aquático com o melhor custo/beneficio.

[012] Problemas que as anterioridades não resolvem e forma como foi solucionado pelo flutuador aperfeiçoado da presente patente:

[013] a) Deitar ou sentar com segurança, solucionado através do seu formato e da utilização do encosto para cabeça;

[014] b) Aplicação em uma única posição, solucionado através da construtividade e o formato inédito do utensílio flutuante que possibilita ter duas aplicações de uso, onde uma opção é sentada quando utilizado como cadeira flutuante e a outra é deitado utilizado como esteira flutuante; e

[015] c) Furar e perder o ar, solucionado com a utilização dos flutuadores cilíndricos maciços, possibilitou que se obtenha um produto sem a necessidade de inflar para boiar, assim não tendo o risco de furar o produto e ficar sem ar.

[016] Para melhor compreensão do presente invento são anexados os seguintes desenhos:

[017] FIGURA 1., que mostra a perspectiva do utensílio flutuante com três encostos para cabeça da presente patente;

[018] FIGURA 2., que mostra a vista frontal do utensílio flutuante com três encostos para cabeça da presente patente;

[019] FIGURA 3., que mostra a vista traseira do utensílio flutuante com três encostos para cabeça da presente patente; [020] FIGURA 4.,que mostra a vista lateral direita do utensílio flutuante com três encostos para cabeça da presente patente;

[021] FIGURA 5., que mostra a vista lateral esquerda do utensílio flutuante com três encostos para cabeça da presente patente; -

[022] FIGURA 6., que mostra a vista superior do utensílio flutuante com três encostos para cabeça da presente patente;

[023] FIGURA 7., que mostra a vista inferior do utensílio flutuante com três encostos para cabeça da presente patente; e

[024] FIGURA 8., que mostra a vista no formato de cadeira do utensílio flutuante com três encostos para cabeça da presente patente.

[025] De acordo com as referidas figuras, o utensílio flutuador é dotado de uma. esteira (1) de tela em format retangular com abas (1-A) tubulares para o encaixe dos dois flutuadores (2) nas laterais e com um a cincos encostos para cabeça (1-B) tubulares para encaixe de flutuadores (3) na parte posterior; flutuadores (2) de material flutuante de formato cilíndrico maciço encaixado e preso nas extremidades da esteira (1 ) e flutuadores (3) de material flutuante de formato cilíndrico maciço encaixado e preso na parte posterior da esteira (1).

[026] Alternativamente os flutuadores (2) e (3) podem ser fixados na esteira (1), através de soldagem a quente selando-os totalmente.

[027] A montagem do utensílio flutuante se dá na seguinte sequência:

[028] A) Posiciona-se a esteira (1); [029] B) Encaixam-se dois flutuadores (2) nas abas (1-A) da esteira (1) e no encosto para cabeça (1-B) encaixam-se os flutuadores (3); e

[030] C) Prendem-se os flutuadores (2) e (3) através de velcros ou outro meio convencional.

[031] A utilização do objeto depende da posição no usuário na água, podendo ser como uma esteira flutuante ou como cadeira flutuante.