Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SUPPORT TRAY FOR A SEAT OF A PUBLIC TRANSPORT VEHICLE AND METHOD FOR ASSEMBLING SUPPORT TRAY IN A SEAT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/251941
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a support tray for a seat of a public transport vehicle, and a method for assembling a support tray in a seat. Specifically, the present invention comprises a support tray comprising a support rod provided with a fitting element that engages and is associated with a front and/or top region of at least one arm rest of the seat, in which said association of the tray with the arm rest is detachable, enabling the tray to be disconnected and removed when not in use by the passenger user, providing greater comfort and free space in the seat to accommodate the passenger, and also facilitating and optimizing assembly and disassembly of the tray on the seat. The present invention pertains to the field of mechanical engineering, and specifically structural solutions for public transport vehicle seats.

Inventors:
RESNER LUCIANO RICARDO (BR)
SOARES EDSON CARDOSO (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050195
Publication Date:
December 08, 2022
Filing Date:
June 02, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARCOPOLO SA (BR)
International Classes:
B60N3/00; B60N2/75; B64D11/06
Domestic Patent References:
WO2009040247A12009-04-02
Foreign References:
GB2299752A1996-10-16
US5547247A1996-08-20
CN112078459A2020-12-15
Attorney, Agent or Firm:
REMER VILLAÇA & NOGUEIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL S/S et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Bandeja de apoio para poltrona de veículo de transporte coletivo caracterizada por compreender ao menos uma haste de suporte (2) compreendendo: a. uma primeira extremidade associada de forma não- permanente com uma região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1) da poltrona (3); e b. uma segunda extremidade associada à uma mesa de apoio

(1 ); em que, a associação da primeira extremidade da haste de suporte (2) com ao menos um dos apoios de braço (3.1) é do tipo destacável.

2. Bandeja de apoio para poltrona de veículo de transporte coletivo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pela primeira extremidade da haste de suporte (2) compreender ao menos um elemento de encaixe (4) associável à região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço

(3.1) da poltrona (3).

3. Bandeja de apoio para poltrona de veículo de transporte coletivo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo elemento de encaixe (4) da primeira extremidade da haste de suporte (2) compreender ao menos um pino

(4.1) para associação com ao menos uma cavidade (3.2) da região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1) da poltrona (3).

4. Bandeja de apoio para poltrona de veículo de transporte coletivo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pela cavidade (3.2) da região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1) da poltrona (3) compreender ao menos um elemento de aperto (5) que se associa ao pino (4.1) do elemento de encaixe (4).

5. Processo de montagem de bandeja de apoio em poltrona de veículo de transporte coletivo caracterizado por compreender as etapas de: a. associação de uma segunda extremidade de ao menos uma haste de suporte (2) em uma mesa de apoio (1 ); e b. associação não-permanente de uma primeira extremidade da haste de suporte (2) em uma região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3); em que, a associação da primeira extremidade da haste de suporte (2) com ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) é do tipo encaixável e destacável.

6. Processo de montagem de bandeja de apoio em poltrona de veículo de transporte coletivo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pela etapa de associação não-permanente da primeira extremidade da haste de suporte (2) em ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3) ser realizada por meio da etapa de: a. associação de ao menos um elemento de encaixe (4) dotado de ao menos um pino (4.1 ) da primeira extremidade da haste de suporte (2) em ao menos uma cavidade (3.2) da região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3).

7. Processo de montagem de bandeja de apoio em poltrona de veículo de transporte coletivo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por compreender uma etapa de associação de ao menos um elemento de aperto (5) em ao menos um pino (4.1 ) do elemento de encaixe (4).

8. Poltrona para veículo de transporte coletivo compreendendo bandeja de apoio caracterizada por compreender ao menos um apoio de braço (3.1 ) compreendendo uma região de associação frontal e/ou superior para associação do tipo destacável com ao menos uma bandeja de apoio, em que a bandeja de apoio compreende uma haste de suporte (2) compreendendo: a. uma primeira extremidade que se associa de forma não- permanente com a região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3); e b. uma segunda extremidade associada à uma mesa de apoio (1 )·

9. Poltrona para veículo de transporte coletivo compreendendo bandeja de apoio, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pela região de associação frontal e/ou superior do apoio de braço (3.1 ) compreender ao menos uma cavidade (3.2) que se associa com a primeira extremidade da haste de suporte por meio de ao menos um elemento de encaixe (4) dotado de ao menos um pino (4.1).

10. Poltrona para veículo de transporte coletivo compreendendo bandeja de apoio, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pela cavidade (3.2) da região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1) da poltrona (3) compreender ao menos um elemento de aperto (5) que se associa ao pino (4.1) do elemento de encaixe (4).

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

BANDEJA DE APOIO PARA POLTRONA DE VEÍCULO DE TRANSPORTE COLETIVO E PROCESSO DE MONTAGEM DE BANDEJA DE APOIO EM

POLTRONA

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção descreve uma bandeja de apoio para poltrona de veículo de transporte coletivo e um processo de montagem de bandeja de apoio em poltrona. Mais especificamente, a presente invenção compreende uma bandeja de apoio compreendendo uma haste de suporte dotada de um elemento de encaixe que se encaixa e se associa a uma região frontal e/ou superior de ao menos um apoio de braço da poltrona, em que a referida associação da bandeja ao apoio de braço é destacável, permitindo que a bandeja seja desassociada e removida quando não estiver sendo utilizada pelo usuário passageiro, promovendo maior conforto e espaço livre na poltrona para acomodação do passageiro, bem como facilitando e otimizando a montagem e desmontagem da bandeja na poltrona. A presente invenção se situa nos campos da engenharia mecânica, voltada para a área de soluções estruturais para poltronas de veículo de transporte coletivo.

Antecedentes da Invenção

[0002] Em viagens realizadas em veículos de transporte coletivo, como em ônibus e micro-ônibus, é comum os usuários passageiros escolherem uma determinada rota a ser viajada com base no tempo de viagem e também com base no conforto oferecido pelas empresas rodoviárias, como por exemplo, com relação ao tipo de poltrona ofertada no veículo.

[0003] Nesse sentido, existem diversos modelos de poltronas disponíveis no mercado, como poltrona executiva, semi-leito, leito, leito-cama, cama premium, entre outros, utilizadas para viagens curtas ou viagens longas, que oferecem diferentes funcionalidades aos passageiros, como a regulagem do ângulo de reclinação do encosto, a largura e comprimento do assento e encosto, a presença de apoios de braço, de bandejas/mesas de apoio, entre outros. [0004] Com relação aos elementos de conforto presentes nas poltronas, a bandeja/mesa de apoio é um dispositivo para apoiar objetos, com base plana, bordas baixas, com ou sem alças, que serve para apoiar, servir, transportar ou apresentar objetos diversos, sendo mais usualmente utilizada para apoiar alimentos durante refeições ou para suportar objetos para leitura durante a viagem, como livros, revistas, notebooks, tablets, etc.

[0005] Uma característica comum aos modelos de poltronas que possuem bandejas/mesas de apoio em veículos de transporte de passageiros é a presença dessas bandejas associadas na parte lateral interna do descansa- braços das poltronas e/ou fixadas no descansa-braços de forma permanente por meio de uma haste, permitindo que a bandeja seja apenas recolhida e não destacada do descansa-braços.

[0006] Nesse sentido, esse tipo de bandeja associada na parte lateral interna do descansa-braços possui diversas limitações, tanto estruturais, quanto funcionais, visto que ao ser associada na parte interior do descansa-braços da poltrona, a movimentação das pernas e braços do usuário é comprometida mesmo quando a bandeja não é utilizada, o que pode gerar desconfortos ao usuário passageiro durante a viagem.

[0007] Na busca pelo estado da técnica em literaturas científica e patentária, foram encontrados os seguintes documentos que tratam sobre o tema:

[0008] O documento CN209257938U revela uma bandeja retrátil para assentos de veículos possuindo uma haste que sustenta a bandeja em uma posição de uso, em que a haste é fixada de forma permanente em uma região superior do descansa-braço da poltrona. Contudo, o documento CN209257938U não revela uma bandeja de apoio sendo suportada por uma haste que se associa a uma região frontal e/ou superior do descansa-braços de forma destacável, isto é, não revela uma bandeja de apoio para poltrona que pode ser destacada/removida do descansa-braços quando não está sendo utilizada. [0009] O documento PI0314171 -3 revela uma bandeja de apoio para poltronas que é acoplada de forma removível em uma coluna adjacente a um dos dois descansa-braços da poltrona, sendo que a bandeja pode ser destacada e guardada em um compartimento em um dos descansa-braços da poltrona. Contudo, o documento PI0314171 -3 não revela uma bandeja de apoio sendo suportada por uma haste que se associa a uma região frontal e/ou superior do descansa-braços de forma destacável, visto que a bandeja revelada no documento PI0314171 -3 necessita de uma haste fixada a uma coluna para ser associada à poltrona.

[0010] O documento CN112078459A revela uma bandeja de apoio com estrutura dobrável, sendo apoiada a um descansa-braço da poltrona por meio de uma haste de suporte com estrutura robusta dotada de mecanismos articuladores conectados tanto na bandeja de apoio quanto no descansa-braço. Contudo, o documento CN112078459A não revela uma bandeja de apoio sendo suportada por uma haste dotada de um elemento de encaixe que se associa a uma região frontal e/ou superior do descansa-braços de forma destacável, isto é, não revela uma bandeja de apoio para poltrona que pode ser destacada/removida do descansa-braços quando não está sendo utilizada. [0011] Assim, do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.

Sumário da Invenção

[0012] Dessa forma, a presente invenção resolve os problemas do estado da técnica a partir de uma bandeja de apoio compreendendo ao menos uma haste de suporte dotada de um elemento de encaixe que se encaixa e se associa a uma região frontal e/ou superior de ao menos um apoio de braço da poltrona, em que a referida associação da bandeja ao apoio de braço é destacável, permitindo que a bandeja seja desassociada e removida quando não estiver sendo utilizada pelo usuário passageiro, promovendo maior conforto e espaço livre na poltrona para acomodação do passageiro, bem como facilitando e otimizando a montagem e desmontagem da bandeja na poltrona.

[0013] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta uma bandeja de apoio para poltrona de veículo de transporte coletivo compreendendo ao menos uma haste de suporte, em que a dita haste de suporte compreende: a. uma primeira extremidade associada de forma não- permanente com uma região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço da poltrona; e b. uma segunda extremidade associada à uma mesa de apoio; em que, a associação da primeira extremidade da haste de suporte com ao menos um dos apoios de braço é do tipo destacável.

[0014] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de bandeja de apoio em poltrona de veículo de transporte coletivo compreendendo as etapas de: a. associação de uma segunda extremidade de ao menos uma haste de suporte em uma mesa de apoio; e b. associação não-permanente de uma primeira extremidade da haste de suporte em uma região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço da poltrona; em que, a associação da primeira extremidade da haste de suporte com ao menos um dos apoios de braço é do tipo destacável.

[0015] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta uma poltrona para veículo de transporte coletivo compreendendo bandeja de apoio compreendendo ao menos um apoio de braço, em que o apoio de braço compreende uma região de associação frontal e/ou superior para associação do tipo destacável com ao menos uma bandeja de apoio, em que a bandeja de apoio compreende uma haste de suporte compreendendo: a. uma primeira extremidade que se associa de forma não- permanente com a região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço da poltrona; e b. uma segunda extremidade associada à uma mesa de apoio; [0016] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e serão descritos detalhadamente a seguir.

Breve Descrição das Figuras

[0017] São apresentadas as seguintes figuras:

[0018] A figura 1 mostra uma concretização da bandeja de apoio da presente invenção, ilustrando uma mesa de apoio (1 ) compreendendo uma haste de suporte (2) associada à uma região frontal e/ou superior do apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3) através de um elemento de encaixe (4).

[0019] A figura 2 mostra uma vista aproximada da figura 1 , ilustrando uma concretização da bandeja de apoio da presente invenção, em que mostra o encaixe e associação do elemento de encaixe (4) ao apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3), associando assim a mesa de apoio (1) à poltrona (3).

[0020] A figura 3 mostra uma concretização da bandeja de apoio da presente invenção, em que ilustra o encaixe do pino (4.1 ) do elemento de encaixe (4) a uma cavidade (3.2) do apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3) e ilustra um elemento de aperto (5) disposto na cavidade (3.2) que auxilia a associação do pino (4.1 ) à cavidade (3.2).

Descrição Detalhada da Invenção

[0021] A presente invenção descreve uma bandeja de apoio para poltrona de veículo de transporte de passageiros compreendendo ao menos uma haste (2) que apoia uma mesa de apoio (1 ) e se associa ao apoio de braço (3) da poltrona de forma não-permanente, permitindo que a bandeja de apoio seja destacada quando não está sendo utilizada, trazendo maior conforto e praticidade ao usuário passageiro.

[0022] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta uma bandeja de apoio para poltrona de veículo de transporte coletivo compreendendo ao menos uma haste de suporte (2), em que a dita haste de suporte (2) compreende: a. uma primeira extremidade associada de forma não- permanente com uma região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3); e b. uma segunda extremidade associada à uma mesa de apoio

(1 ); em que, a associação da primeira extremidade da haste de suporte (2) com ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) é do tipo destacável.

[0023] Em uma concretização, a bandeja de apoio da presente invenção compreende uma haste de suporte (2) com uma primeira extremidade que se associa de forma não-permanente com uma região de associação frontal e/ou superior de um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3), de modo que a associação é destacável, em que a haste de suporte (2) pode ser desassociada do apoio de braço (3.1 ) quando a bandeja de apoio não está sendo utilizada pelo usuário.

[0024] Em outra concretização, a bandeja de apoio da presente invenção compreende duas hastes de suporte (2), sendo cada haste de suporte (2) compreendendo uma primeira extremidade que se associa de forma não- permanente com uma região de associação frontal e/ou superior de um apoio de braço (3.1 ) de cada lado da poltrona (3), de modo que a associação é destacável, em que as duas hastes de suporte (2) podem ser desassociadas dos apoios de braço (3.1 ) quando a bandeja de apoio não está sendo utilizada pelo usuário. [0025] Em uma concretização, a primeira extremidade da haste de suporte (2) compreende ao menos um elemento de encaixe (4) associável a região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3).

[0026] Em uma concretização, o elemento de encaixe (4) da primeira extremidade da haste de suporte (2) compreende ao menos um pino (4.1 ) para associação com ao menos uma cavidade (3.2) da região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3).

[0027] Em uma concretização, o pino (4.1 ) do elemento de encaixe (4) da haste de suporte (2) se encaixa e se associa a cavidade (3.2) da região de associação frontal e/ou superior do apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3) de forma a permitir que a haste de suporte (2) seja desassociada e destacada do apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3).

[0028] Em uma concretização, a cavidade (3.2) da região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3) compreende ao menos um elemento de aperto (5) que se associa ao pino (4.1 ) do elemento de encaixe (4). Em uma concretização, o referido elemento de aperto (5) compreende qualquer elemento que reforce a associação não- permanente do pino (4.1 ) à cavidade (3.2) do apoio de braço (3.1 ), como por exemplo e não limitativo, anel de aperto, parafusos, porcas, etc., e/ou uma combinação dos mesmos.

[0029] Desta forma, a bandeja de apoio da presente invenção é acoplada ao apoio de braço (3.1 ) de forma removível, podendo ser associada à poltrona (3) apenas quando for utilizada, proporcionando maior conforto, segurança e possibilidade de desfrutar de maior espaço livre para a movimentação dos braços e pernas do usuário passageiro.

[0030] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de bandeja de apoio em poltrona de veículo de transporte coletivo compreendendo as etapas de: a. associação de uma segunda extremidade de ao menos uma haste de suporte (2) em uma mesa de apoio (1 ); e b. associação não-permanente de uma primeira extremidade da haste de suporte (2) em uma região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3); em que, a associação da primeira extremidade da haste de suporte (2) com ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) é do tipo destacável. [0031 ] Em uma concretização, a associação de uma segunda extremidade da haste de suporte (2) em uma mesa de apoio (1 ) é por meio de união não- permanente.

[0032] Em uma concretização, a etapa de associação não-permanente da primeira extremidade da haste de suporte (2) em ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3) é realizada por meio da etapa de: a. associação de ao menos um elemento de encaixe (4) dotado de ao menos um pino (4.1 ) da primeira extremidade da haste de suporte (2) em ao menos uma cavidade (3.2) da região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3).

[0033] Em uma concretização, o pino (4.1 ) do elemento de encaixe (4) da haste de suporte (2) se encaixa e se associa a cavidade (3.2) da região de associação frontal e/ou superior do apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3) de forma a permitir que a haste de suporte (2) seja desassociada e destacada do apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3).

[0034] Em uma concretização, o processo de montagem compreende uma etapa adicional de associação de ao menos um elemento de aperto (5) em ao menos um pino (4.1 ) do elemento de encaixe (4). Em uma concretização, o referido elemento de aperto (5) compreende qualquer elemento que reforce a associação não-permanente do pino (4.1 ) à cavidade (3.2) do apoio de braço (3.1 ), como por exemplo e não limitativo, a associação de um ou mais anéis de aperto, um ou mais parafusos, uma ou mais porcas, etc., e/ou uma combinação dos mesmos.

[0035] Em uma concretização, a bandeja de apoio compreende uma haste de suporte (2) compreendendo uma primeira extremidade com um elemento de encaixe (4) que se associa de forma não-permanente com uma região de associação frontal e/ou superior de um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3), de modo que a associação é destacável, em que a haste de suporte (2) pode ser desassociada do apoio de braço (3.1) quando a bandeja de apoio não está sendo utilizada pelo usuário.

[0036] Em outra concretização, a bandeja de apoio compreende duas hastes de suporte (2), sendo cada haste de suporte (2) compreendendo uma primeira extremidade com um elemento de encaixe (4) que se associa de forma não-permanente com uma região de associação frontal e/ou superior de um apoio de braço (3.1 ) de cada lado da poltrona (3), de modo que a associação é destacável, em que as duas hastes de suporte (2) podem ser desassociadas dos apoios de braço (3.1 ) quando a bandeja de apoio não está sendo utilizada pelo usuário.

[0037] Desta forma, a montagem e desmontagem da bandeja de apoio na região de associação frontal e/ou superior do apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3) é facilitada e otimizada, visto que a bandeja é acoplada ao apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3) de forma removível, podendo ser associada à poltrona (3) apenas quando for utilizada, proporcionando maior conforto, segurança e possibilidade de desfrutar de maior espaço livre para a movimentação dos braços e pernas do usuário passageiro.

[0038] Além do mais, a montagem e desmontagem da bandeja de apoio à poltrona (3) é simples e otimizada, de modo que o usuário passageiro apenas necessite encaixar o elemento de encaixe (4) da haste de suporte (2) da bandeja na região de associação frontal e/ou superior de um apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3) para associar a bandeja à poltrona (3), não necessitando de nenhuma outra ação.

[0039] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta uma poltrona para veículo de transporte coletivo compreendendo bandeja de apoio compreendendo ao menos um apoio de braço (3.1 ), em que o apoio de braço (3.1 ) compreende uma região de associação frontal e/ou superior para associação do tipo destacável com ao menos uma bandeja de apoio, em que a bandeja de apoio compreende uma haste de suporte (2) compreendendo: a. uma primeira extremidade que se associa de forma não- permanente com a região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3); e b. uma segunda extremidade associada à uma mesa de apoio (1)-

[0040] Em uma concretização, a região de associação frontal e/ou superior do apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3) compreende ao menos uma cavidade (3.2) que se associa com a primeira extremidade da haste de suporte (2) da bandeja de apoio por meio de ao menos um elemento de encaixe (4) dotado de ao menos um pino (4.1 ).

[0041] Em uma concretização, a cavidade (3.2) da região de associação frontal e/ou superior de ao menos um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3) compreende ao menos um elemento de aperto (5) que se associa ao pino (4.1 ) do elemento de encaixe (4). Em uma concretização, o referido elemento de aperto (5) compreende qualquer elemento que reforce a associação não- permanente do pino (4.1 ) à cavidade (3.2) do apoio de braço (3.1 ), como por exemplo e não limitativo, anel de aperto, parafusos, porcas, etc., e/ou uma combinação dos mesmos.

[0042] Em uma concretização, a bandeja de apoio compreende uma haste de suporte (2) compreendendo uma primeira extremidade com um elemento de encaixe (4) que se associa de forma não-permanente com uma região de associação frontal e/ou superior de um dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3), de modo que a associação é destacável, em que a haste de suporte (2) pode ser desassociada da poltrona (3) quando a bandeja de apoio não está sendo utilizada pelo usuário.

[0043] Em outra concretização, a bandeja de apoio compreende duas hastes de suporte (2), sendo cada haste de suporte (2) compreendendo uma primeira extremidade com um elemento de encaixe (4) que se associa de forma não-permanente com uma região de associação frontal e/ou superior de um apoio de braço (3.1 ) de cada lado da poltrona (3), de modo que a associação é destacável, em que as duas hastes de suporte (2) podem ser desassociadas dos dois apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3) quando a bandeja de apoio não está sendo utilizada pelo usuário.

[0044] Desta forma, a possibilidade de destacar a bandeja de apoio da poltrona (3) quando não está sendo utilizada proporciona uma poltrona com maior conforto, praticidade e espaço livre para o usuário passageiro durante uma viagem. Além do mais, a montagem e desmontagem da bandeja de apoio à poltrona (3) é simples e otimizada, de modo que o usuário passageiro apenas necessite encaixar o elemento de encaixe (4) da haste de suporte (2) da bandeja na região de associação frontal e/ou superior de um apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3), não necessitando de nenhuma outra ação para associar a bandeja de apoio à poltrona (3).

Exemplo 1 - Bandeia de apoio para poltrona leito

[0045] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

[0046] Neste exemplo, foi desenvolvida uma bandeja de apoio para poltronas de ônibus possuindo um mecanismo de associação da bandeja com a poltrona que permite que a bandeja seja destacada e removida quando não está sendo utilizada, promovendo maior conforto e espaço disponível na poltrona para o usuário passageiro.

[0047] A bandeja de apoio desenvolvida possui ao menos uma haste de suporte (2) com um elemento de encaixe (4) dotado de um pino (4.1 ) para encaixe e associação com uma cavidade (3.2) do apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3). A dita associação é simples e facilitada, bastando apenas encaixar o pino (4.1 ) do elemento de encaixe (4) na cavidade (3.2) do apoio de braço (3.1 ). A figura 3 mostra o encaixe do pino (4.1 ) do elemento de encaixe (4) a uma cavidade (3.2) do apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3).

[0048] A dita bandeja desenvolvida possui uma mesa de apoio (1) associada à uma extremidade da haste de suporte (2) e a outra extremidade da haste de suporte (2) possui o elemento de encaixe (4) para associação com o apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3).

[0049] A figura 1 mostra duas mesas de apoio (1 ), cada mesa (1) compreendendo duas hastes de suporte (2) associadas à uma região frontal dos apoios de braço (3.1 ) da poltrona (3) através de um elemento de encaixe (4). A figura 2 mostra uma vista aproximada da figura 1 , ilustrando o encaixe e associação do elemento de encaixe (4) ao apoio de braço (3.1) da poltrona (3), associando assim a mesa de apoio (1 ) à poltrona (3).

[0050] A cavidade (3.2) é disposta em uma região frontal e/ou superior do apoio de braço (3.1 ) da poltrona (3), de modo que a associação do elemento de apoio (4) da haste de suporte (2) não diminui o espaço da poltrona (3) disponível para o usuário passageiro sentar, promovendo conforto e praticidade ao passageiro. Na figura 2 mostra um exemplo de posicionamento da cavidade (3.2) na região frontal do apoio de braço (3.1 ) da poltrona.

[0051] Ainda, a bandeja de apoio pode possuir uma ou duas hastes de suporte (2) que se associam em um ou em dois apoios de braço (3.1 ) opostos da poltrona (3) e se associam em uma ou duas laterais inferiores da mesa de apoio (1 ). Assim, a bandeja de apoio desenvolvida é associável a poltrona (3) por meio de uma ou mais hastes de suporte (2).

[0052] Devido ao fato de a bandeja ser removível da poltrona, o passageiro terá maior conforto e espaço disponível para a movimentação de seus braços e pernas e sua utilização é independente da inclinação da poltrona a sua frente.

[0053] Ainda, um elemento de aperto (5), como por exemplo um anel de aperto ou um parafuso, pode ser disposto na cavidade (3.2) do apoio de braço (3.1 ) da poltrona para reforçar a associação do pino (4.1 ) do elemento de encaixe (4) à cavidade (3.2). Desta forma, a associação da haste de suporte (2) da bandeja à poltrona (3) é reforçada. A figura 3 mostra o encaixe do pino (4.1 ) do elemento de encaixe (4) a uma cavidade (3.2) do apoio de braço (3.1 ) da poltrona e ilustra um elemento de aperto (5), neste exemplo sendo um anel de aperto, disposto na cavidade (3.2) que auxilia a associação do pino (4.1 ) à cavidade (3.2).

[0054] Desta forma, a bandeja de apoio desenvolvida com a possibilidade de desassociar a haste de suporte (2) do apoio de braço (3.1) da poltrona (3) quando não está sendo utilizada, proporciona uma poltrona (3) com maior conforto, praticidade e espaço livre para o usuário passageiro durante uma viagem.

[0055] Além do mais, a montagem e desmontagem da bandeja de apoio à poltrona (3) é simples e otimizada, de modo que o usuário passageiro apenas necessite encaixar o elemento de encaixe (4) da haste de suporte (2) na região de associação frontal e/ou superior de um ou mais apoios de braço (3.1) da poltrona (3), não necessitando de nenhuma ação para encaixar a bandeja à poltrona (3).

[0056] Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes e alternativas, abrangidas pelo escopo das reivindicações a seguir.