Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM FOR MANAGING DATA, DEVICES AND TECHNICAL PARAMETER AUTOMATION IN CONTROLLED AREAS AND EQUIPMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/047623
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a control system with alert warnings in commercial and industrial equipment and areas, making use of information, electronic engineering and telecommunications technology. It comprises a central digital control unit (1) with two-way connection to software (2) for managing and storing data (on a WEB platform), with which users (U) communicate for the purpose of managing the data; the software (2) for managing and storing the data interacts with the users (U) via a mobile device (3), particularly a mobile device that incorporates mobile software (3'), such that communication between management software (2), mobile device (3) and users (U) is two-way.

Inventors:
DA GRAGNANO BRUNO (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050321
Publication Date:
March 12, 2020
Filing Date:
September 05, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DA GRAGNANO BRUNO (BR)
International Classes:
G06F17/00; G06Q10/08; G06Q50/28
Foreign References:
US7729941B22010-06-01
BR102016023241A22016-12-20
US9089227B22015-07-28
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, para enviar e receber dados, que inclui além dos recursos do uso de diferentes temperaturas de cor, recursos no sentido de oferecer uma ampla gama de controle de parâmetros técnicos, particularmente um sistema de controle com avisos de alertas em equipamentos e áreas comerciais e industriais, caracterizado pelo fato de serem gerenciados por uma central de controle digital (1 ) que se conecta, em duas vias, a um software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados (na plataforma WEB), com o qual os usuários (U) se comunicam para o gerenciamento de dados, no qual o software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados interage com os usuários (U) por meio de um dispositivo mobile (3), particularmente um dispositivo móvel que incorpora um software mobile (3’), de maneira que a comunicação entre software (2) de gerenciamento, dispositivo mobile (3) e usuários (U) seja feita em duas vias.

2. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados se comunicar, em duas vias, com a central de controle digital (1 ), esta composta de um Hardware + Firmware, e responsável pelo processamento e envio de dados/comandos.

3. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de a central de controle digital (1 ) receber a conexão de uma fonte de alimentação (4), além de fazer o envio de dados/comandos aos dispositivos de iluminação LED (5) e aos equipamentos (6); a central de controle digital (1 ) recebe dados dos sensores (7) distribuídos nas áreas e/ou equipamentos gerenciados pelo sistema.

4. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo software mobile (3’) comunicar os usuários (U), em duas vias, com o“cadastro/login” (8) e, após efetuado o cadastro/login, o usuário passa a ter o acesso às saídas para o“gerenciamento dos dispositivos LED” (9), para o“gerenciamento dos sensores” (10) e para o modo“criar agendamentos de liga/desliga dos equipamentos” (1 1 ), assim como a receber a entrada da“visualização de dados coletados” (12).

5. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo“gerenciamento de dispositivos LED” (9) possuir uma saída de comunicação com o“ajuste manual de cor (13)” das barras de LED ou similares, bem como outra saída de comunicação com o“ajuste automático de cor” (14), este por sua vez com saídas para as opções:“pré-definido” (15) e“utilizar câmera” (16).

6. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo“gerenciamento dos sensores” (10) possuir saída para o modo “criar regra/alerta de acordo com os parâmetros dos sensores” (17), sendo que os modos:“ajuste manual de cor” (13) e“ajuste automático de cor” (14) - nas situações:“pré-definido” (15) e“utilizar câmera” (16) bem como o modo“criar regra/alerta de acordo com os parâmetros dos sensores” (17) podem ser direcionados à entrada do modo“visualização de dados coletados (12)”; ou ainda à entrada do modo “notificações de alertas configurados pelo usuário” (18), direcionando as informações para os usuários (U).

7. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo módulo“gerenciamento de dispositivos LED” (9) contemplar o modo“lista de todos os dispositivos Led instalados” (19) com saídas para o modo“ajuste manual de cor” (20), modo “renomear dispositivos” (21 ), modo “consultar estado atual” (22) e“buscar dispositivo” (23).

8. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de o modo“lista de todos os dispositivos Led instalados” (19) possuir saída, também, para o modo“ajuste automático de temperatura de cor de acordo com parâmetros dos produtos” (24) e, este com o modo “configurar tipo de exposição, gênero de produto exposto e tipo de produto de cada prateleira ou expositor” (25), este se comunica, de um lado com o modo“enviar a melhor opção de cor pré-definida conforme os parâmetros informados” (26) e, do outro lado, com o modo“utilizar câmera” (27).

9. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de nos modos“enviar a melhor opção de cor pré-definida conforme os parâmetros informados” (26) e “utilizar câmera” (27) são previstas saída para o software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados, o mesmo com o modo“ajuste manual de cor” (20).

10. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o software (2) incluir gerenciamento de sensores, regras, alertas e agendamentos, onde a“lista de todos os sensores instalados” (28) possui saída para o modo“renomear sensores” (29), com o modo“consultar estado atual” (22’) e, ainda, com o modo “criar regra” (30); este último modo é empregado para quando determinado sensor (7) for acionado ou de acordo com parâmetros de leitura mínimos ou máximos definidos pelo usuário, de modo a ligar ou desligar saídas específicas do dispositivo, possibilitando controle de dispositivos elétricos; o modo“criar agendamento” (31 ), particularmente para ligar ou desligar, tanto os dispositivos LED quanto qualquer outro equipamento ligado às saídas, permite definir qual data, dia da semana, horário, período e parâmetros congéneres.

11. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de no software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados, os usuários (U) e software mobile (3’) se comunicam, em duas vias, com o modo “análise, gerenciamento e exibição de dados coletados” (32), em um módulo onde estão o modo “cadastro de lotes e números de série” (33) e o modo“cadastro de usuários” (34), estes dois se comunicam em duas vias; o modo“análise, gerenciamento e exibição de dados coletados” (32) se comunica, em duas vias, com a central de controle digital (1 ) (Hardware + Firmware).

12. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 1 1 , caracterizado pelo software (2) de gerenciamento, processamento e armazenamento de dados - na plataforma WEB -, os usuários (U) se comunicarem, em duas vias, com o dispositivo mobile (3), que possui embarcado o software mobile (3’), sendo que os mencionados usuários (U) se comunicam com o modo“cadastro de lotes e números de séries das centrais digitais” (35) e com o modo“cadastro, alteração e remoção de usuários” (36).

13. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo modo“cadastro de lotes e números de séries das centrais digitais” (35) contemplar características vinculadas ao usuário que as adquirir para que estejam disponíveis dentro do software mobile (3’); o modo“cadastro, alteração e remoção de usuários” (36) se comunica, em duas vias, com o modo“cadastro de lotes e números de séries das centrais digitais” (35) e também com o modo“análise, gerenciamento e exibição de dados coletados” (32), bem como com o software mobile (3’); este se comunica em duas vias com a central de controle digital (1 ).

14. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de a central de controle digital (1 ) (Hardware + Firmware) incluir um módulo GPRS, GSM (37) ou outro de comunicação sem fio e um módulo de comunicação (38).

15. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de os módulos GPRS, GSM (37) e de comunicação (38) atuarem no recebimento de comandos de controle e envio de dados coletados, particularmente no software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados, ao passo que também se comunicam em duas vias, entre si, o referido módulo GPRS, GSM (37) e o módulo de comunicação (38).

16. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de os módulos GPRS, GSM (37) ou outros opcionais de comunicação sem fio e módulo de comunicação (38) se comunicarem, em duas vias, com o microcontrolador + Firmware (41 ) - tratamento de dados -, este tendo memória interna (42) para armazenamento de dados e recebendo a entrada de uma bateria opcional (43).

17. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo microcontrolador + Firmware (41 ) possuir saídas para o“driver saídas PWM” (44) e para o“driver saídas ON/OFF” (45); bem como entradas (46) proveniente dos sensores (7), que podem ir de“1” a“n”; o“driver saídas PWM” (44) possui de“1” a“n” saídas para os dispositivos de iluminação LED (5); ao passo que o“driver saídas ON/OFF” (45) possui de“1” a “n” saídas para os equipamentos (6).

Description:
SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS, DISPOSITIVOS E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS

CAMPO DA INVENÇÃO

[001 ] A invenção se volta ao sistema de gerenciamento e controle, com possibilidade de avisos de alertas, em equipamentos e áreas comerciais e industriais, fazendo uso de tecnologia de informação, engenharia eletrónica e de telecomunicações.

ESTADO DA TÉCNICA

[002] Contempla o estado da técnica o documento PI9904515-0, depositado em 24/06/1999 e publicado em 06/03/2001 , sob o título de "Utensílios e Embalagens com Mostrador de Temperatura para Alimentos e Saúde", compreendendo recipientes com a adição de um indicador de temperatura, destinado a utensílios de armazenagem e preparo de alimentos sólidos e líquidos, domésticos e derivados, embalagens dos mais variados produtos alimentícios, ou seja, toda a linha de informe e uso do usuário. A invenção inclui grupo que abrange os utensílios para o cozimento e passa a figurar impreterivelmente em dado de significativa importância para o preparo dos alimentos, sendo de fácil manipulação com a finalidade e atingindo uma qualidade constante e ativa, resultando em teor nutritivo. A invenção permite precisa referência a frios acondicionados em congeladores e refrigeradores, aos genéricos dispostos em despensas, adegas, armários para que venham a ser monitorados e consumidos com o sabor e qualidade adequados. Coloca-se como garantia de segurança a adultos e crianças, pois se evita a ingestão de produtos comestíveis em estado de extrema fervura o que se premedita reverter o processo de graves queimaduras e, em contrapartida, alertando as pessoas sensíveis á ingestão de alimentos e bebidas em estado frio.

[003] Outra característica é a versatilidade em função da possibilidade de informação pelo processo de cores na forma de rótulos e etiquetas, evidenciando, portanto, seu pacto com o conforto e a segurança, tendo em vista a importância que direciona ao consumidor na verificação para o antes e ao após da aquisição, e ao armazenamento adequado com o resultado final de auxílio e controle em resposta às necessidades de pessoas que são as responsáveis por grandes postos e redes, voltando-se indistintamente aos inúmeros comércios, independente de seu tamanho e estrutura. Assim, a invenção se volta ao cotidiano das pessoas, possui simplicidade, eficácia e custo adequado, em que torna o controle a implantação em produtos alimentícios indispensável, em conformidade com o tempo e segurança na responsabilidade atual de utilização dos produtos. Enaltece-se que o aspecto para a implantação resulta em custo secundário, onde o produto torna-se aferido de sua própria temperatura. A sua instalação em utensílios e embalagens não afeta, altera ou desfigura a originalidade genérica da marca ou marcas que o adotarem, não desvirtuando a imagem ou logomarca de cada produto, sinalizando, todavia, a uma multiplicidade e acréscimo de vantagens que reputa e corrobora com a saúde, alimentar pública e individual das pessoas. Acumula funções em embalagens de indicação na variação de temperatura quando incorporado em etiquetas, nos objetos que combinam a reação com a mudança na cor quando do contato do alimento com o interior do recipiente; que necessitem de aferição mecânica e eletrónica, naqueles que devam se realizar através de barra e finalmente em rótulos. Traçando um paralelo de perímetro variável na disposição de integração a todos os servidores e acondicionadores de alimentos indistintamente, em produtos que as pessoas usam para se alimentar invariavelmente como: copos, pratos, talheres, xícaras, jarras, bules, chaleiras, panelas em geral, mamadeiras, tigelas, travessas, garrafas; ou ainda frios, enlatados, doces, pães e salgados, e todos os outros possíveis, e aqueles destinados ao laboratorial, tubos de ensaio, seringas, frascos em geral de medicamentos a perfume, presente em tudo de consumo que se possa imaginar.

[004] O documento BR102016023241 -4, intitulado SISTEMA DE ILUMINAÇÃO LED COM AJUSTE AUTOMÁTICO DE COR EM FUNÇÃO DE PARÂMETROS DO PRODUTO, do mesmo inventor, compreende um sistema de iluminação a partir de leds, com particular aplicação no segmento de iluminação industrial e/ou comercial. O uso da invenção se estende a exposição de produtos em vitrines, balcões, móveis, prateleiras, refrigeradores, expositores, entre outros, utilizados em indústrias e estabelecimentos comerciais, como lojas e supermercados. A invenção compreende uma lâmpada, circuito, fita ou luminária de led ou conjunto dos mesmos com diferentes temperaturas de cor para utilização em expositores de produtos; uma fonte de alimentação; um circuito receptor ou hardware, sendo que estes últimos podem estar dentro ou fora dos dispositivos de LED, dito receptor pode receber comandos sem fio a partir de um software disponível para todos os dispositivos que possuam sistemas operacionais para receber dados sem fio. A invenção permite ajustes automáticos de cores em função dos parâmetros determinados para todos os tipos de alimentos ou produtos não alimentícios, levando em consideração também as tonalidades de cores presentes nos mesmos.

SOBRE A INVENÇÃO

[005] Considerando o documento BR102016023241 -4 como aquele mais próximo à presente invenção, e para melhor entendimento das evoluções e melhoramentos apresentados nesta nova invenção, algumas grandezas, dispositivos e parâmetros técnicos em equipamentos e áreas sujeitos a iluminação e climatização podem ser assim definidos:

- iluminação;

- temperatura;

- umidade;

- sensores magnéticos, mecânicos, digitais ou analógicos: por exemplo: sensores infravermelho, chaves ou pulsadores do tipo on/off, sensores de presença, sensores capacitivos, sensores indutivos, sensores de velocidade, sensores de temperatura, sensores de umidade, etc.;

- controle de fluxo de pessoas;

- controle de acessos, abertura e fechamento de portas de expositores ou não;

- controle de dispositivos elétricos de acordo com o gerenciamento e análise dos dados.

[006] Como áreas a serem controladas podem ser destacadas aquelas destinadas a estabelecimentos comerciais e industriais, a saber: hipermercados, supermercados, lojas em geral e demais locais onde o uso de balcões refrigerados, refrigeradores, balcões frigoríficos, prateleiras, estufas aquecidas, câmaras refrigeradas, expositores em geral e outros que incorram na atividade de parâmetros como: temperatura, umidade, iluminação e demais a serem controlados e que possam gerar alertas sempre que alterados para níveis considerados não ideais.

[007] Tecnicamente, o documento de patente anterior, do mesmo inventor, conforme citado acima, cumpre uma série de requisitos exigidos, como o uso de diferentes temperaturas de cor para utilização em expositores de produtos, de acordo com as características do produto, dentre elas as cores predominantes, sejam da embalagem, do rótulo, do produto em si, de todo o conjunto citado, ou ainda de vários produtos que estejam expostos próximos um ao outro, levando-se em conta parâmetros como o tipo de exposição (congelada, refrigerada, seca, aquecida...), categoria do produto e outros parâmetros, de maneira a viabilizar resultados de iluminação mais adequados para os diferentes produtos armazenados/expostos, mesmo sem o conhecimento técnico por parte de quem utiliza esse sistema, já que o mesmo possui (além da possibilidade de ajuste de temperatura de cor manualmente) a possibilidade de ajuste da temperatura de cor de iluminação mais adequada automaticamente, tanto através das cores já pré-definidas para cada tipo de produto e tipo de exposição acima citada, como através da própria câmera do dispositivo mobile onde está instalado o software mobile, onde o usuário fotografa o(s) produto(s) que ali ficará(ão) exposto(s), após ter indicado os tipos de exposição, e o sistema ajusta automaticamente a melhor temperatura de cor para realce das cores predominantes daquele(s) produto(s) específico(s), dentro de parâmetros mínimos e máximos de temperatura de cor mais adequadas para o tipo de exposição e produto indicados pelo usuário.

[008] O sistema elaborado de acordo com a nova invenção inclui além dos recursos de uso de diferentes temperaturas de cor previstos anteriormente, recursos novos e extraordinários no sentido de oferecer uma ampla gama de controle de parâmetros técnicos que são gerenciados por uma central de controle que conecta os componentes técnicos (dispositivos de iluminação, sensores e equipamentos) a uma plataforma WEB que se conecta a um dispositivo móvel administrado pelo usuário.

[009] A invenção contempla ainda um software na forma de um aplicativo (APP) operado pelo dispositivo móvel ou similar, através do qual o administrador pode controlar e alterar todos os parâmetros, configurar e receber alertas sempre que necessário, além de configurar ações que podem ser realizadas automaticamente de acordo com os dados recebidos dos sensores. Esses procedimentos podem ser realizados de forma automática ou manual.

[010] Outra possibilidade da presente invenção consiste na geração de gráficos que apresentam resultados armazenados e em tempo real referentes a todos os parâmetros controlados pelo sistema.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[01 1 ] O SISTEMA PARA GERENCIAMENTO E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, objeto desta solicitação de patente de invenção será, a seguir, descrito em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:

Figura 1 : Mostra fluxograma geral da invenção;

Figura 2: Mostra o fluxograma do software mobile;

Figura 3: Mostra o fluxograma de gerenciamento dos dispositivos LED;

Figura 4: Mostra o fluxograma de gerenciamento dos sensores, regras, alertas e agendamentos;

Figura 5: Mostra o fluxograma do software de gerenciamento e armazenamento de dados - na plataforma WEB;

Figura 6: Mostra o detalhamento de cadastro de usuários, lotes e números de série e análise, gerenciamento, exibição e armazenamento dos dados coletados, ainda no software de gerenciamento e armazenamento de dados;

Figura 7: Mostra o fluxograma da central de controle digital (Hardware + Firmware);

Figura 8: Mostra gráfico de sensores de temperatura, tendo em um eixo dias e horários e no outro a temperatura ( e C), gerando curvas para os sensores de Ί” a“n”; Figura 9: Mostra gráficos de sensores de umidade, tendo em um eixo dias e horários e no outro, umidade (%), gerando curvas para sensores de Ί” a“n”;

Figura 10: Mostra exemplo de aplicação dos sensores para coleta de dados e gerenciamento;

Figura 11 : Mostra exemplo de corredor com expositores refrigerados (R) com portas e sensores: sensores ON/OFF (S3), sensores de temperatura (S4) e sensores de umidade (S5). Os sensores de abertura de porta ON/OFF (S3) estão instalados dentro do refrigerador; os sensores de temperatura (S4) instalados dentro do refrigerador; o mesmo ocorrendo com os sensores de umidade (S5).

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[012] O SISTEMA PARA GERENCIAMENTO E AUTOMAÇÃO DE PARÂMETROS TÉCNICOS EM ÁREAS E EQUIPAMENTOS CONTROLADOS, objeto desta solicitação de patente de invenção, compreende um sistema para enviar e receber dados, que inclui além dos recursos do uso de diferentes temperaturas de cor, recursos novos e extraordinários no sentido de oferecer uma ampla gama de controle de parâmetros técnicos, particularmente um sistema de controle com avisos de alertas em equipamentos e áreas comerciais e industriais, de modo que estes sejam gerenciados por uma central de controle digital (1 ) que se conecta, em duas vias, a um software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados (na plataforma WEB), com o qual os usuários (U) se comunicam para o gerenciamento de dados.

[013] O software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados interage com os usuários (U) por meio de um dispositivo mobile (3), particularmente um dispositivo móvel que incorpora um software mobile (3’), de maneira que a comunicação entre software (2) de gerenciamento, dispositivo mobile (3) e usuários (U) seja feita em duas vias.

[014] O software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados se comunica, em duas vias, com a central de controle digital (1 ), esta composta de um Hardware + Firmware, e responsável pelo processamento e envio de dados/comandos.

[015] A central de controle digital (1 ) recebe a conexão de uma fonte de alimentação (4), além de fazer o envio de dados/comandos aos dispositivos de iluminação LED (5) e aos equipamentos (6); por outro lado, a central de controle digital (1 ) recebe dados dos sensores (7) distribuídos nas áreas e/ou equipamentos gerenciados pelo sistema, de acordo com a Figura 1.

[016] A Figura 2 mostra o fluxo do software mobile (3’) no qual os usuários (U) se comunicam, em duas vias, com o“cadastro/login” (8) e, após efetuado o cadastro/login, o usuário passa a ter o acesso às saídas para o “gerenciamento dos dispositivos LED” (9), para o “gerenciamento dos sensores” (10) e para o modo“criar agendamentos de liga/desliga dos equipamentos” (1 1 ), assim como a receber a entrada da“visualização de dados coletados” (12).

[017] O“gerenciamento de dispositivos LED” (9) possui uma saída de comunicação com o “ajuste manual de cor (13)” das barras de LED ou similares, bem como outra saída de comunicação com o“ajuste automático de cor” (14), este por sua vez com saídas para as opções:“pré-definido” (15) e“utilizar câmera” (16).

[018] O“gerenciamento dos sensores” (10) possui saída para o modo“criar regra/alerta de acordo com os parâmetros dos sensores” (17). Os modos:“ajuste manual de cor” (13) e “ajuste automático de cor” (14) - nas situações:“pré-definido” (15) e“utilizar câmera” (16) -; bem como o modo“criar regra/alerta de acordo com os parâmetros dos sensores” (17) podem ser direcionados à entrada do modo “visualização de dados coletados (12)”; ou ainda à entrada do modo“notificações de alertas configurados pelo usuário” (18), direcionando as informações para os usuários (U).

[019] A Figura 3 mostra o módulo“gerenciamento de dispositivos LED” (9) em maior nível de detalhamento, onde o modo“lista de todos os dispositivos Led instalados” (19) possui saídas para o modo“ajuste manual de cor” (20), modo“renomear dispositivos” (21 ), modo“consultar estado atual” (22) e“buscar dispositivo” (23).

[020] O modo“lista de todos os dispositivos Led instalados” (19) possui saída para o modo “ajuste automático de temperatura de cor de acordo com parâmetros dos produtos” (24) e, este com o modo“configurar tipo de exposição, gênero de produto exposto e tipo de produto de cada prateleira ou expositor” (25), e este se comunica, de um lado com o modo“enviar a melhor opção de cor pré-definida conforme os parâmetros informados” (26) e, do outro lado, com o modo“utilizar câmera” (27). Neste último modo, se deve fotografar o(s) produto(s) exposto(s), enviando automaticamente a melhor opção de temperatura de cor, de acordo com as cores predominantes do(s) produto(s) exposto(s), dentro da margem de temperatura de cor mais indicada para a aplicação informada (parâmetros informados na etapa anterior).

[021 ] Os modos “enviar a melhor opção de cor pré-definida conforme os parâmetros informados” (26) e“utilizar câmera” (27) possuem saída para o software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados, o mesmo com o modo“ajuste manual de cor” (20).

[022] A Figura 4 mostra o Fluxo de gerenciamento de sensores, regras, alertas e agendamentos, com o modo“criar alerta” (28) onde a“lista de todos os sensores instalados” (28’) possui saída para o modo“renomear sensores” (29), com o modo“consultar estado atual” (22’) e, ainda, com o modo“criar regra” (30). Este último modo é empregado para quando determinado sensor (7) for acionado (ou após quantas vezes ele for acionado) ou de acordo com parâmetros de leitura mínimos ou máximos definidos pelo usuário (temperatura, umidade, luminosidade, velocidade...), de modo a ligar ou desligar equipamentos conectados às saídas específicas do dispositivo, possibilitando controle de dispositivos elétricos como: motores, sistema de ventilação, climatização, iluminação, alarmes sonoros ou visuais, dentre outros.

[023] Neste fluxo está ainda integrado o modo“criar agendamento” (31 ), particularmente para ligar ou desligar, tanto os dispositivos LED quanto qualquer outro equipamento ligado às saídas (todas controladas pela central), onde é possível definir qual data, dia da semana, horário, período e outros.

[024] Tanto o modo“criar regra” (30) como“criar agendamento” (31 ) possuem saídas para o software (2) de gerenciamento, processamento e armazenamento de dados (na plataforma WEB).

[025] No software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados, conforme Figura 5, os usuários (U) e software mobile (3’) se comunicam, em duas vias, com o modo “análise, gerenciamento e exibição de dados coletados” (32), em um módulo onde estão o modo “cadastro de lotes e números de série” (33) e o modo“cadastro de usuários” (34), estes dois se comunicam em duas vias. O modo“análise, gerenciamento e exibição de dados coletados” (32) se comunica, em duas vias, com a central de controle digital (1 ) (Hardware + Firmware).

[026] A Figura 6 se refere também ao software (2) de gerenciamento, processamento e armazenamento de dados (na plataforma WEB), particularmente ao detalhamento de cadastro de usuários, lotes e números de séries e análise, gerenciamento, exibição e armazenamento dos dados coletados. Neste fluxo, os usuários (U) se comunicam, em duas vias, com o dispositivo mobile (3), que possui embarcado o software mobile (3’), sendo que os mencionados usuários (U) se comunicam com o modo“cadastro de lotes e números de séries das centrais digitais” (35) e com o modo“cadastro, alteração e remoção de usuários” (36).

[027] O modo“cadastro de lotes e números de séries das centrais digitais” (35) contemplam características vinculadas ao usuário que as adquirir para que estejam disponíveis dentro do software mobile (3’). O modo“cadastro, alteração e remoção de usuários” (36) se comunica, em duas vias, com o modo“cadastro de lotes e números de séries das centrais digitais” (35) e também com o modo“análise, gerenciamento e exibição de dados coletados” (32), bem como com o software mobile (3’). Este fluxo se comunica em duas vias com a central de controle digital (1 ).

[028] A central de controle digital (1 ) (Hardware + Firmware) (Figura 7), inclui um módulo GPRS, GSM (37) (ou outro de comunicação sem fio) como opcional e um módulo de comunicação (38). Estes dois módulos atuam no recebimento de comandos de controle e envio de dados coletados, particularmente no software (2) de gerenciamento e armazenamento dos dados, ao passo que também se comunicam em duas vias, entre si, o referido módulo GPRS (39) e o módulo de comunicação (38).

[029] Os mencionados módulos GPRS, GSM (37) ou outros opcionais de comunicação sem fio e módulo de comunicação (38) se comunicam, em duas vias, com o microcontrolador + Firmware (41 ) (tratamento de dados), este tendo uma memória interna (42) para armazenamento de dados e recebendo a entrada de uma bateria opcional (43).

[030] O microcontrolador + Firmware (41 ) possui saídas para o“driver saídas PWM” (44) e para o“driver saídas ON/OFF” (45); bem como entradas (46) proveniente dos sensores (7), que podem ir de“1” a“n”. Por outro lado, o“driver saídas PWM” (44) possui de“1” a“n” saídas para os dispositivos de iluminação LED (5); ao passo que o“driver saídas ON/OFF” (45) possui de“1” a“n” saídas para os equipamentos (6).

[031 ] O microcontrolador + Firmware (41 ) é responsável por processar os dados e controlar os demais periféricos ligados ao microcontrolador (memória, drivers, módulos, etc).

[032] Portanto, a presente invenção permite o monitoramento de equipamentos (6) como, por exemplo, aqueles determinados por temperaturas mais frias, como refrigeradores, freezers, câmaras frias e outros; bem como determinadas áreas e acessos às mesmas, como portas, passagens e congéneres, podendo fazer uso de vários dispositivos conhecidos para a operação de gerenciamento, envio e recebimento de comandos a partir de ocorrências nos equipamentos (6) ou áreas controladas, assim como em áreas de temperatura mais quentes ou climatizadas, estufas aquecidas para exposição de determinados alimentos, estufa para cultivo de certos tipos de plantas, ou qualquer outra que necessite de controle de temperatura e/ou climatização.

[033] Ou seja, em linhas gerais os sensores (7) enviam dados para a central de controle digital (1 ) (Hardware + Firmware), a partir de parâmetros predeterminados pelo sistema inteligente de gerenciamento e, em função destes dados e do processamento na mencionada central digital (1 ), são enviados os comandos de controle e/ou ON/OFF para os dispositivos de iluminação LED (5), bem como para os equipamentos (6) ou áreas controladas.

[034] A título de exemplo, os sensores (7) podem ser mecânicos, digitais ou analógicos, embora a grande tecnologia atual seja de natureza digital, dentre os quais podem ser selecionados: infravermelho, ON/OFF (pulsadores, chaves, interruptores mecânicos), sensor de presença, capacitivos, indutivos, magnéticos e outros.

[035] A central de controle digital (1 ) possui no microcontrolador + Firmware (41 ), ou seja, na forma de um software embarcado onde é efetuado o tratamento dos dados, para que a comunicação com os usuários (U) possa ser feita por meio dos componentes descritos, e com os elementos controlados mediante liga/desliga, alteração de situação operacional em função de parâmetros comunicados.

[036] Não obstante, o controle do sistema pode ser realizado de forma manual ou remotamente, particularmente mediante uso do dispositivo mobile (3), este podendo também se valer das diversas tecnologias hoje disponíveis no mercado.

[037] Outro aspecto extremamente positivo e diferenciado na presente invenção se refere à possibilidade de criação de agendamentos de liga/desliga, gerenciamento de dispositivos LED e gerenciamento de sensores, além da visualização de dados coletados e visualização de dados coletados; todos estes aspectos com possibilidades de serem notificados aos usuários (U).

[038] É uma característica da invenção a possibilidade de geração de gráficos que apresentam resultados armazenados e em tempo real referentes a todos os parâmetros controlados pelo sistema. Esses resultados permitem a avaliação de operação, dados operacionais, alertas criados e enviados, ou seja, em linhas gerais, registra graficamente todo o processo de gerenciamento e seus parâmetros, oferecendo recursos e meios para que o histórico gerencial possa contribuir para com os usuários (U) de forma plena e durante todo o funcionamento e/ou monitoração dos equipamentos ou áreas controladas.

[039] Entre outras possibilidades extraordinárias que o referido sistema permite, estão, por exemplo, a de permitir que o usuário possa configurar/determinar quando uma ou mais grandezas, monitoradas por um ou mais sensores estiver com valor igual ou menor que determinado valor (no estabelecimento ou em determinada área ou mesmo no equipamento), ligar ou desligar determinado dispositivo de saída e, quando estiver igual ou maior que determinado valor, desligar ou ligar. Isso pode ser também configurado combinando resultados de mais de um sensor.

[040] Um exemplo simples: grandeza monitorada = Temperatura; Exemplo de dispositivos que podem estar ligados a uma das saídas “driver saídas ON/OFF” (45): sistema de ar condicionado, climatizadores, ventiladores, aquecedores ou outros.

[041 ] Sendo assim, dentre as inúmeras possibilidades que esse referido sistema oferece, o usuário de um estabelecimento como um hipermercado, por exemplo, pode controlar automaticamente os níveis de temperatura, umidade, luminosidade e outros, de forma automática e levando em conta inúmeros parâmetros, colocando, ao seu critério, o que julgar mais conveniente e adequado para o estabelecimento e bem estar de quem ali está.

[042] Na figura 10 temos exemplo de uma das inúmeras possibilidades de aplicação, mostrando sensores aplicados em determinados locais de um Hipermercado (vista superior, meramente ilustrativo), ilustrando assim algumas das possibilidades e nível de controle que o usuário poderá ter sobre o estabelecimento, com os dados coletados, os quais poderá acessar em tempo real pelo APP para saber seu estado, configurar as regras ou alertas e também ter acesso aos gráficos de gerenciamento, podendo selecionar qual(is) sensor(es) deseja, em qual período, recebendo informações de tempo médio de acionamento (no caso de sensores do tipo ON/OFF), tempo máximo e mínimo em que ficou acionado, entre outros.

[043] São mostrados os seguintes componentes:

“A”: Acesso (entrada/saída);

“KG ao“K8”: Caixas/Check-Outs

“1 A" à“1 1 A" e“2B” à“1 1 B” - Corredores;

“S”: Prateleiras para exposição de produtos (temperatura ambiente); “R”: Expositores de produtos refrigerados, com ou sem portas;

“C”: Expositores/Ilhas de produtos congelados;

“CAR”: Expositores/balcões Refrigerados de Carnes;

“CM”: Câmera fria para estocar/conservar determinados produtos (como carnes, por exemplo);

“PAN”: Confeitaria/Panificadora;

“B”: Banheiros;

“P”: Portas de acesso à áreas com necessidade de controle constante/climatizadas (temperatura, umidades, luminosidade...)

”S1”: Sensores do tipo Infravermelhos;

“S2”: Sensores de proximidade;

“S3”: Sensores mecânicos ou magnéticos do tipo “ON/OFF”, aplicados para monitorar abertura de portas

“S4”: Sensores de temperatura;

“S5”: Sensores de Umidade;

“S6”: Sensores de Luminosidade;

“S7”: Sensores de Presença.

[044] Sendo assim, neste exemplo temos sensores Infravermelhos (S1 ) instalados nas extremidades do corredor (2A), nos três acessos (A) e no centro do corredor (9A), fazendo a contagem do número de vezes que alguém passa por entre esses sensores, podendo ser visualizados posteriormente nos gráficos de gerenciamento.

[045] Da mesma forma, sensores de proximidade (S2) instalados na prateleira esquerda do corredor (5A) e na prateleira esquerda do corredor (9B), contando o número de vezes que alguém se aproxima daquela prateleira.

[046] Os sensores mecânicos ou magnéticos do tipo ON/OFF (S3) estão instalados nas portas de acesso (P) das áreas controladas (CM) e (PAN), nas portas dos equipamentos refrigerados do lado direito do corredor (5A) e dos expositores congelados corredor (6A) e (7A), para contagem de abertura de portas (ou acionamentos quaisquer), que poderão ser visualizados no gráfico, inclusive com o tempo total acionado (tempo total que uma porta se manteve aberta, por exemplo) durante o período selecionado pelo usuário, quantidade de acionamentos, maior tempo que a porta ficou aberta nesse período, assim como o menor tempo, possibilitando informações preciosas para o usuário.

[047] Os sensores de temperatura (S4) e umidade instalados no ambiente, ao lado da confeitaria (PAN), no final do corredor (1 1 B), ao lado do caixa (K1 ) e sensores de umidade (S5) instalados no final do corredor (6B) e ao lado do banheiro (B), sensores estes que podem ser configurados pelo usuário para, dependendo da temperatura/umidade daquela(s) área(s), acionar ou desligar sistema de ventilação/climatização (que pode ser central ou setorizado); sensores de temperatura (S4) e de umidade (S5) instalados dentro das áreas controladas constantemente (CM) e (PAN), assim como dentro de expositores refrigerados (R), aquecidos (AQ), de carnes (CAR) e congelados (C), podendo o usuário configurar alerta quando tais expositores estiverem entrando em temperaturas acima ou abaixo do indicado para o acondicionamento daquela mercadoria ali exposta, seja por queda de energia ou qualquer outro problema no equipamento, evitando a perda dos produtos ali expostos, além de possibilitar monitorar o gráfico de temperaturas medidas dentro daquele(s) equipamento(s) onde estão armazenados os alimentos/produtos, inclusive podendo obter uma relação quanto às aberturas de portas destes equipamentos através de sensores do tipo ON/OFF, como os (S3), traçando essa relação com a mudança de temperatura ou um idade desses expositores em questão, possibilitando visualização, por exemplo, de qual porta é mais aberta ou fica maior tempo aberta, o nível de variação de temperatura dentro desse referido expositor, dentre outras, inclusive possibilitando verificar também se aquele tipo de produto ali exposto não está ficando armazenado em temperatura fora da faixa adequada.

[048] Por exemplo, se a temperatura medida pelo sensor (S4) da área (CM) estiver maior ou igual a 5 e C e/ou a umidade medida pelo sensor (S5) da área (CM) for maior ou igual a 90%, envie um alerta para o APP ou então ligue (ou desligue) uma saída da central de controle digital (1 ), determinada pelo usuário, que poderá realizar o acionamento ou desligamento de algum equipamento, sinal luminoso, sonoro ou qualquer outro que o usuário desejar, bastando o usuário ligar tal equipamento à contatora (ou relê ou outro dispositivo de chaveamento qualquer) controlada pela referida saída“driver saídas ON/OFF” (45).

[049] Sensores de Luminosidade (S6) instalados no corredor central (6A) e na parte posterior esquerda do corredor (4A), trazendo as informações quanto à luminosidade daquele corredor ou local, podendo ser constatado, por exemplo, quando há problema em alguma lâmpada ou mesmo deterioração de seu fluxo luminoso, ao atingir padrões inferiores aos dimensionados para a referida área. Neste caso, se o estabelecimento contar com sistema de iluminação natural, através de telhas translúcidas, o usuário pode configurar para, por exemplo, quando a luminosidade estiver superior à determinado valor, desligar parte das lâmpadas e vice-versa, de modo a economizar energia.

[050] Sensores de presença (S7) instalados nos banheiros (B), podendo acessar essas informações dos períodos em que há pessoas utilizando-os ou não, no gráfico, podendo gerenciar sua equipe de limpeza para que faça a limpeza então nos horários mais adequados.

[051 ] Na parte de gerenciamento de dados e BI (Business Intelligence) por exemplo, o sistema permite que o usuário, através da instalação de sensores de passagem, como os infravermelhos (S1 ), possa contar quantas pessoas passam em determinado corredor, escada, acesso ou um sensor mecânico ou magnético (S3) onde saberá quantas vezes os clientes abrem determinada porta de um expositor, ou quantas vezes os funcionários entram/saem de determinada área com acesso restrito, conseguindo selecionar qualquer período desejado e visualizar graficamente, não somente a quantidade de vezes, mas o tempo mínimo e máximo em que a porta ficou aberta, assim como o tempo médio de abertura de tal porta, possibilitando identificação, através dos gráficos gerados, pelos gestores do estabelecimento, de qual porta é mais aberta ou permanece mais tempo aberta, de modo a analisar os produtos ou marcas de maior saída, a eficácia de determinada promoção/redução de preço de determinado produto (através dos comparativos gráficos de aberturas das portas dos expositores onde esses produtos estavam, antes da promoção e após a promoção, ou mesmo de aumento ou diminuição de pessoas em determinado corredor ou setor), quais os corredores por onde os clientes mais passam, quais os horários ou dias de maior movimento, ou em quais condições climáticas (monitoradas pelos sensores) os clientes acessam mais um corredor ou outro, ou abrem mais uma porta ou outra (para pegar determinado produto, como um sorvete ou qualquer outro), realizando assim um mapeamento preciso do estabelecimento com informações fundamentais para ações estratégicas e direcionadas, agregando grande valor e inúmeras possibilidades para a atuação de equipes de marketing, vendas, business intelligence..., podendo realizar ações como alterar produto(s) específico(s) de locais de forma estratégica, dentre tantas outras mais. [052] Outra possibilidade, por exemplo, quando um sensor (S3) for acionado um determinado número de vezes, envie um alerta para o usuário, ou ainda ligue/desligue a saída de número “x” do“driver saídas ON/OFF” (45), à qual está conectada um equipamento qualquer.

[053] Como mencionado, o usuário também pode configurar, em expositores congelados cujos alimentos não possam ficar em temperaturas ambientes (para não estragarem), configurar um alerta quando essa temperatura estiver igual ou maior que um valor determinado. Neste caso, por exemplo, se houver falta de energia no estabelecimento e/ou por algum motivo aquele equipamento parar de refrigerar como deveria, enviar um alerta para o usuário, de modo que o mesmo possa ir até o local (inclusive durante o período que o estabelecimento estiver fechado) para tomar providencias rápidas de modo que não estraguem os alimentos ali armazenados.

[054] Outra possibilidade, por exemplo, é analisar se determinado produto estiver estragando com frequência, mesmo em prazo de validade, analisar a temperatura em que o expositor está (identificando caso haja algum problema de resfriamento no mesmo) e outros fatores que podem desencadear isso, como por exemplo, uma porta “quebrada”, que não fecha por completo, comprometendo o sistema de refrigeração daquele expositor, ou que seja aberta uma quantidade muito grande de vezes, com tempo médio por abertura elevada, etc.