Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM FOR MOVING AND LOCKING A SLIDING DOOR, METHOD FOR FITTING SAME, AND PASSENGER TRANSPORT VEHICLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/000052
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a system for moving and locking a sliding door for a passenger transport vehicle, a method for fitting a system for moving and locking a sliding door for a passenger transport vehicle, and a passenger transport vehicle provided with a sliding door. The present invention specifically comprises an entire assembly for moving the door, designed to contain a lock mechanism, door opening and closing stops and a system for eliminating gaps on the upper and lower portions, above and below the door, wherein the door is entirely supported by the rail and upper rollers, thus making it possible to solve various problems of the prior art. The present invention pertains to the fields of mechanical engineering and public service vehicles.

Inventors:
RESNER LUCIANO RICARDO (BR)
BECKER THIAGO (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050268
Publication Date:
January 26, 2023
Filing Date:
July 20, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARCOPOLO SA (BR)
International Classes:
E06B3/46; B60J5/06; E05D15/06
Foreign References:
US4176497A1979-12-04
US4134233A1979-01-16
US6336248B12002-01-08
US20060080912A12006-04-20
US20160076290A12016-03-17
US20190162002A12019-05-30
US20210115711A12021-04-22
EP2937502A12015-10-28
Attorney, Agent or Firm:
REMER VILLAÇA & NOGUEIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL S/S et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Sistema de movimentação e travamento de porta deslizante para veículo de transporte de passageiros que compreende ao menos um trilho superior (1), fixado ao veículo e disposto acima da porta, cujo comprimento do trilho superior (1) é maior que o comprimento da porta, compreendendo ainda roletes superiores (2) fixados à porta e associados ao trilho superior (1) de modo que a porta pode deslizar pelo trilho superior (1) entre uma posição aberta e uma posição fechada, o referido sistema caracterizado pelo conjunto de trilho superior (1) e roletes superiores (2) sustentar o peso da porta.

2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender um trinco (3) capaz de permitir ou impedir que a porta deslize pelo trilho superior (1), o referido trinco (3) sendo associado à parte superior da porta e associado ao trilho superior (1).

3. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por compreender uma maçaneta (5) disposta em uma região central da altura da porta, a referida maçaneta (5) sendo associada ao trinco (3) por um cabo de acionamento, permitindo que o trinco (3) seja travado ou liberado sob comando de movimento da maçaneta (5).

4. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 ou 3, caracterizado pelo trinco (3) compreender uma alça de abertura de emergência (8) que permite a abertura do trinco (3) manualmente, sem depender o estímulo do cabo de acionamento ou da maçaneta (5), sendo a alça (8) acionável por qualquer lado da porta.

5. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender um conjunto de trilho inferior (6) que é fixado ao veículo e por compreender roletes inferiores (7) que são fixados à parte frontal inferior da porta e associados ao trilho inferior (6), restringindo um movimento da porta transversal ao sentido do trilho inferior (6).

6. Processo de montagem de sistema de movimentação e travamento de porta deslizante para veículo de transporte de passageiros, o referido processo sendo caracterizado por compreender ao menos as etapas de: a. associação um trilho superior (1 ) ao veículo, sobre uma região que se deseja limitar a passagem de usuários por meio de uma porta deslizante; b. associação de roletes superiores (2) à parte superior da porta deslizante; e c. associação dos roletes superiores (2) da porta ao trilho superior (1 ) de modo que a porta possa deslizar entre uma posição aberta e uma posição fechada e de modo que o conjunto de trilho superior (1) e roletes superiores (2) sustente o peso da porta.

7. Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por compreender uma etapa de associação de um trinco (3) acima da porta e associado ao trilho superior (1), o referido trinco (3) sendo capaz de permitir ou impedir que a porta deslize pelo trilho superior (1) e compreendendo ainda uma alça de abertura de emergência (8) que permite a abertura do trinco (3) manualmente, sendo a alça (8) acionável por qualquer lado da porta.

8. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por compreender uma etapa de associação de uma maçaneta (5) em uma região central da altura da porta, e por compreender uma etapa de associação da referida maçaneta (5) ao trinco (3) por um cabo de acionamento que permite que o trinco (3) seja travado ou liberado sob comando de movimento da maçaneta (5).

9. Processo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por compreender as etapas de: a. associação de um trilho inferior (6) ao veículo, sob uma região que se deseja limitar a passagem de usuários por meio de uma porta deslizante; b. associação de roletes inferiores (7) à parte frontal inferior da porta; e c. associação dos roletes inferiores (7) ao trilho inferior (6) de modo a restringir um movimento da porta transversal ao sentido do trilho inferior (6).

10. Veículo de transporte de passageiros que compreende ao menos uma porta interna deslizante que limita a passagem entre dois ambientes internos do veículo, o referido veículo caracterizado por compreender um sistema de movimentação e travamento da porta deslizante que compreende ao menos um trilho superior (1 ), fixado ao veículo e disposto acima da porta, cujo comprimento do trilho superior (1 ) é maior que o comprimento da porta, compreendendo ainda roletes superiores (2) fixados à porta e associados ao trilho superior (1 ) de modo que a porta pode deslizar pelo trilho superior (1 ) entre uma posição aberta e uma posição fechada, o conjunto de trilho superior (1) e roletes superiores (2) sustentando o peso da porta.

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO E TRAVAMENTO DE PORTA DESLIZANTE, SEU PROCESSO DE MONTAGEM E VEÍCULO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção descreve um sistema de movimentação e travamento de porta deslizante para veículo de transporte de passageiros, um processo de montagem de sistema de movimentação e travamento de porta deslizante para veículo de transporte de passageiros e um veículo de transporte de passageiros dotado de uma porta deslizante. A presente invenção compreende todo um conjunto de movimentação da porta que foi projetado a fim de acondicionar mecanismo de trincos, batentes de abertura e fechamento da porta e sistema de eliminação de folgas na parte superior e inferior, acima e abaixo da porta, onde toda a sustentação da porta é realizada pelo trilho e roletes superiores, permitindo assim solucionar diversos problemas da técnica, se situando nos campos da engenharia mecânica e veículos de transporte coletivo.

Antecedentes da Invenção

[0002] Veículos de transporte de passageiros apresentam frequentemente portas em paredes de separação de ambientes do veículo. Tais portas de separação de ambientes são comumente dotadas de sistemas de roletes superiores e inferiores com molas compensadoras, os quais não são dotados de meios de regulagem de ajuste de folga. Este sistema de roletes é extremamente pesado na operação, devido às tensões nos roletes geradas pelas molas. Ademais, o trilho inferior é instalado abaixo da porta, sobre o piso ou um degrau de acesso na transição de ambientes, em uma região por onde passam os pés dos passageiros e, como o trilho tem uma geometria saliente e arredondada, oferece riscos no acesso dos passageiros.

[0003] Ainda, tais portas são dotadas de uma maçaneta na região central da altura da porta, com trinco de fechamento e abertura integrados, o que deixa expostos os ferrolhos de engate do trinco na borda do vão livre de passagem de passageiros, ocasionando risco de danos e ferimentos aos usuários do veículo. [0004] Ademais, tais sistemas de roletes das portas não possuem condição de abertura por emergência caso ocorra algum defeito inoperante da maçaneta.

[0005] Na busca pelo estado da técnica em literaturas científica e patentária, foram encontrados os seguintes documentos que tratam sobre o tema:

[0006] O documento GB2569343A descreve uma porta para veículos de transporte de passageiros que possui um módulo com um mecanismo de travamento para travar a porta na posição fechada. O módulo compreende ainda um primeiro meio para impedir que a porta seja acionada da posição fechada para a posição aberta e um segundo meio para destravar o mecanismo de travamento e abrir a porta em casos de emergência. O mecanismo de GB2569343A permite o destravamento de emergência da porta e um usuário então aciona a manivela conectada a uma das polias de controle. Esta atuação leva a um movimento para frente de um cabo e, em seguida a uma rotação correspondente das três polias. Por fim, a rotação da polia de transmissão leva ao movimento para frente do cabo que está conectado, o que possibilita o destravamento da porta. Somente após o final deste movimento complexo de mecanismos de abertura de emergência, um usuário pode abrir com as mãos a porta, enquanto o equipamento transmite a informação de abertura de emergência ao sistema de controle do veículo. Por outro lado, na presente invenção todo sistema de movimentação, trincos, batentes e sistema de eliminação de folga é acondicionado na parte superior da porta, onde toda sustentação da porta é realizada pelo trilho e roletes superiores. Ainda, a presente invenção faz uso de uma alça de abertura de emergência que permite a liberação da porta por qualquer lado desta com um simples movimento único de liberação da trava, tornando o procedimento de emergência mais eficiente para a presente invenção e reduzindo conexões sujeitas a falhas. [0007] O documento US5271181 A apresenta um aparelho para abrir e fechar portas de veículos para transporte de passageiros, o aparelho inclui um conjunto de transmissão de movimento e um conjunto de translação, acionamento e suporte da folha da porta. A transmissão de movimento e o conjunto de controle guiam e deslocam cada porta entre suas posições aberta e fechada. Em uma emergência, uma interrupção de corrente/fornecimento de energia libera o motor do conjunto de transmissão de movimento e, portanto, as portas, estando em uma posição parcialmente aberta, entre as portas para afastá-las completamente e completar a abertura. Por outro lado, na presente invenção todo sistema de movimentação, trincos, batentes e sistema de eliminação de folga é acondicionado na parte superior da porta, onde toda sustentação da porta é realizada pelo trilho e roletes superiores, sendo puramente mecânico, dispensando a necessidade de motores e componentes elétricos e eletrónicos. Ainda, a presente invenção faz uso de uma alça de abertura de emergência que permite a liberação da porta por qualquer lado desta com um simples movimento único de liberação da trava, tornando o procedimento de emergência mais eficiente para a presente invenção e reduzindo conexões sujeitas a falhas.

[0008] O documento WO2020239492A1 apresenta um dispositivo de porta deslizante de veículo compreendendo pelo menos uma porta deslizante e um dispositivo de travamento para travar a porta deslizante na posição fechada, compreendendo um dispositivo de destravamento de emergência, que contém um dispositivo magnético de operação que exerce uma força magnética, que é gerada sem aplicar uma corrente elétrica, sobre pelo menos uma porta deslizante quando a porta está na posição fechada e é destravada por meio do dispositivo de destravamento de emergência, por meio de um par magnético - ao menos um primeiro imã permanente e pelo menos um elemento magneticamente condutor estão dispostos um na porta e outro no batente. Por outro lado, na presente invenção todo sistema de movimentação, trincos, batentes e sistema de eliminação de folga é acondicionado na parte superior da porta, onde toda sustentação da porta é realizada pelo trilho e roletes superiores, sendo puramente mecânico, dispensando a necessidade de motores e componentes magnéticos. Ainda, a presente invenção faz uso de uma alça de abertura de emergência que permite a liberação da porta por qualquer lado desta com um simples movimento único de liberação da trava, tornando o procedimento de emergência mais eficiente para a presente invenção e reduzindo conexões sujeitas a falhas.

[0009] O documento ES332342A1 apresenta uma porta deslizante para veículos de transporte de passageiros que possui um trilho inferior de guia da porta, o trilho inferior possuindo um desnível horizontal que desloca as roldanas inferiores para variar a porta entre as posições aberta e fechada. Por outro lado, na presente invenção todo sistema de movimentação, trincos, batentes e sistema de eliminação de folga é acondicionado na parte superior da porta, onde toda sustentação da porta é realizada pelo trilho e roletes superiores. Ainda, a presente invenção faz uso de uma alça de abertura de emergência que permite a liberação da porta por qualquer lado desta com um simples movimento único de liberação da trava, tornando o procedimento de emergência mais eficiente para a presente invenção e reduzindo conexões sujeitas a falhas.

[0010] O documento CN107225947A descreve uma porta deslizante para veículos com uma estrutura de porta dupla. O fechamento automático se dá por meio de um mecanismo pneumático, e a sua precisão é melhorada através das sondas infravermelhas. O mecanismo pneumático pode ser alternado para um modo manual através de um botão de emergência para ser conveniente para um motorista abrir a porta em tempo hábil. Por outro lado, na presente invenção todo sistema de movimentação, trincos, batentes e sistema de eliminação de folga é acondicionado na parte superior da porta, onde toda sustentação da porta é realizada pelo trilho e roletes superiores, sendo puramente mecânico, dispensando a necessidade de motores e componentes pneumáticos. Ainda, a presente invenção faz uso de uma alça de abertura de emergência que permite a liberação da porta por qualquer lado desta com um simples movimento único de liberação da trava, tornando o procedimento de emergência mais eficiente para a presente invenção e reduzindo conexões sujeitas a falhas.

[0011] Assim, do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.

[0012] Neste sentido, a técnica carece de uma solução que promova movimentação facilitada da porta, previna riscos de danos e ferimentos aos passageiros e apresente uma solução para abertura fácil e confiável em emergências.

Sumário da Invenção

[0013] Dessa forma, a presente invenção resolve os problemas do estado da técnica a partir de um conjunto de movimentação da porta que foi projetado a fim de acondicionar mecanismo de trincos, batentes de abertura e fechamento da porta e sistema de eliminação de folgas na parte superior e inferior, acima e abaixo da porta, onde toda a sustentação da porta é realizada pelo trilho e roletes superiores.

[0014] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um sistema de movimentação e travamento de porta deslizante para veículo de transporte de passageiros que compreende ao menos um trilho superior (1), fixado ao veículo e disposto acima da porta, cujo comprimento do trilho superior (1 ) é maior que o comprimento da porta, compreendendo ainda roletes superiores (2) fixados à porta e associados ao trilho superior (1) de modo que a porta pode deslizar pelo trilho superior (1 ) entre uma posição aberta e uma posição fechada, o referido conjunto de trilho superior (1) e roletes superiores (2) sustentando o peso da porta.

[0015] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de sistema de movimentação e travamento de porta deslizante para veículo de transporte de passageiros, o referido processo compreendendo ao menos as etapas de: associação um trilho superior (1) ao veículo, sobre uma região que se deseja limitar a passagem de usuários por meio de uma porta deslizante; associação de roletes superiores (2) à parte superior da porta deslizante; e associação dos roletes superiores (2) da porta ao trilho superior (1) de modo que a porta possa deslizar entre uma posição aberta e uma posição fechada e de modo que o conjunto de trilho superior (1) e roletes superiores (2) sustente o peso da porta.

[0016] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte de passageiros que compreende ao menos uma porta interna deslizante que limita a passagem entre dois ambientes internos do veículo, o referido veículo compreendendo um sistema de movimentação e travamento da porta deslizante que compreende ao menos um trilho superior (1), fixado ao veículo e disposto acima da porta, cujo comprimento do trilho superior (1 ) é maior que o comprimento da porta, compreendendo ainda roletes superiores (2) fixados à porta e associados ao trilho superior (1) de modo que a porta pode deslizar pelo trilho superior (1 ) entre uma posição aberta e uma posição fechada, o conjunto de trilho superior (1) e roletes superiores (2) sustentando o peso da porta.

[0017] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e serão descritos detalhadamente a seguir.

Breve Descrição das Figuras

[0018] São apresentadas as seguintes figuras:

[0019] A figura 1 mostra uma concretização do sistema da presente invenção com a porta em posição totalmente fechada.

[0020] A figura 2 mostra uma concretização do sistema da presente invenção com a porta em posição totalmente aberta.

[0021] A figura 3 mostra uma concretização do sistema da presente invenção com a porta em posição entreaberta.

[0022] A figura 4 mostra uma concretização da porta do sistema da presente invenção com destaque para a maçaneta (5) de acionamento do trinco (3).

Descrição Detalhada da Invenção

[0023] A presente invenção resolve os problemas do estado da técnica relacionados à movimentação de portas de veículos de transporte de passageiros, dificuldade da movimentação da porta, riscos de danos e ferimentos aos passageiros causados pelas saliências dos sistemas de portas, como trincos e trilhos, e ausência de sistemas de abertura em emergências. Tais problemas são solucionados a partir de um conjunto de movimentação da porta que foi projetado a fim de acondicionar mecanismo de trincos (3), batentes (4) de abertura e fechamento da porta e sistema de eliminação de folgas na parte superior, acima da porta, onde toda a sustentação da porta é realizada pelo trilho superior (1) e roletes superiores (2).

[0024] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um sistema de movimentação e travamento de porta deslizante para veículo de transporte de passageiros em que a porta é sustentada por um conjunto de mecanismos dispostos acima da parte superior da porta.

[0025] O sistema compreende ao menos um trilho superior (1), fixado ao veículo e disposto acima da porta, cujo comprimento do trilho superior (1 ) é maior que o comprimento da porta, compreendendo ainda roletes superiores (2) fixados à porta e associados ao trilho superior (1) de modo que a porta pode deslizar pelo trilho superior (1 ) entre uma posição aberta e uma posição fechada. O conjunto de trilho superior (1) e roletes superiores (2) sustentam o peso da porta.

[0026] Os roletes superiores (2) são associados à extremidade superior da porta e se prolongam para cima desta, enquanto o trilho superior (1) é disposto acima da porta, fixado ao próprio veículo, a um batente da porta, e aloja os roletes superiores (2). Os roletes superiores (2) são capazes de se mover longitudinalmente ao longo do trilho superior (1), movimentando assim a porta. [0027] Nas extremidades longitudinais do trilho superior (1 ) são dispostos batentes (4), sendo um batente (4) de abertura e um batente (4) de fechamento, um em cada extremidade longitudinal do trilho superior (1). Cada batente (4) compreende um corpo cilíndrico com extremidade emborrachada, que reduz os danos e o ruído de impacto ao bater ou fechar a porta. Na extremidade oposta ao emborrachado do corpo cilíndrico do batente (4), este compreende uma cantoneira com furos que é fixada ao trilho superior (1). Os furos da cantoneira de cada batente (4) são mais largos que os parafusos utilizados, permitindo assim um ajuste preciso da posição dos batentes (4) em relação aos roletes superiores (2), a fim de promover um fim de curso adequado à porta do sistema da presente invenção.

[0028] Em uma concretização, o sistema da presente invenção compreende um trinco (3) capaz de permitir ou impedir que a porta deslize pelo trilho superior (1), o referido trinco (3) sendo associado à parte superior da porta e associado ao trilho superior (1 ). Em uma concretização, o trinco (3) é associado à porta entre os roletes superiores (2).

[0029] Em uma concretização, o trinco (3) compreende um corpo central em formato de “T”, onde na base do referido corpo central em “T” é disposta uma alça (8), enquanto nas extremidades laterais do “T” o trinco (3) possui articulações capazes de acoplar ou desacoplar um fecho da porta, o que permite ou impede a movimentação da porta. Nas duas extremidades horizontais mais externas, que se prolongam horizontalmente uma oposta à outra, cada extremidade do trinco (3) compreende uma geometria de tronco de cone. Em uma concretização, cada batente (4) compreende uma cavidade para alojamento da extremidade do trinco (3), sendo essa a sua extremidade emborrachada, delimitando um fim de curso da porta. Em uma concretização, as extremidades do trinco (3) que se associam aos batentes (4) também são emborrachadas. [0030] Em uma concretização, o sistema da presente invenção compreende uma maçaneta (5) disposta em uma região central da altura da porta, a referida maçaneta (5) sendo associada ao trinco (3) por um cabo de acionamento, permitindo que o trinco (3) seja travado ou liberado sob comando de movimento da maçaneta (5). Desta forma, através do acionamento da maçaneta (5), um comando é enviado através do cabo para o trinco (3), permitindo ou bloqueando o movimento da porta.

[0031] Em uma concretização, o cabo de acionamento é associado ao corpo vertical do corpo central em “T” do trinco (3), de modo que o comando da maçaneta (5), faz com que o corpo central em “T” oscile em um movimento de semicírculo, fazendo com que as articulações acoplem ou desacoplem um fecho da porta, o que permite ou impede a movimentação da porta. Em uma concretização, o comando de movimento da maçaneta (5) é dado por um botão que traciona o cabo de acionamento. Em uma concretização, o cabo de acionamento compreende, em ao menos uma extremidade, meios de regulagem de tensão que, por meio de aperto ou afrouxamento de um par roscado, possibilita regular a tensão aplicada ao cabo de acionamento entre o trinco (3) e a maçaneta (5).

[0032] Dessa forma, o trinco (3) da presente invenção fica oculto junto ao trilho superior (1) e a maçaneta (5) da presente invenção fica livre de saliências e/ou de ferrolhos, que podem causar ferimentos em usuários que estejam passando através da passagem aberta pela porta, de modo que a presente invenção resolve este problema da técnica anterior.

[0033] Em uma concretização, o trinco (3) do sistema da presente invenção compreende uma alça de abertura de emergência (8) que permite a abertura do trinco (3) manualmente, sem depender o estímulo do cabo de acionamento ou da maçaneta (5), sendo a alça (8) acionável por qualquer lado da porta. A alça (8) é disposta na extremidade inferior do corpo central em formato de “T” do trinco (3), abaixo da região de fixação do cabo de acionamento. Em casos de falha ou mal funcionamento da maçaneta (5) a alça de emergência (8) da presente invenção permite o manuseio diretamente do trinco (3) da porta sem a necessidade da maçaneta (5) ou do cabo que associa a maçaneta (5) ao trinco (3). A alça (8) permite que, quando houver uma emergência e for necessária a abertura da porta de modo que a maçaneta (5) esteja indisponível, um usuário pode operar a alça (8) e simular manualmente o movimento gerado pela maçaneta (5) e o cabo de acionamento no próprio trinco (3), liberando a porta para abertura.

[0034] A alça de abertura de emergência (8) é acessível por qualquer lado da porta. Em uma concretização, quando o sistema da presente invenção é associado a portas de separação entre o ambiente de passageiros e o ambiente do condutor do veículo, a alça de emergência (8) compreende um lacre de segurança no lado dos passageiros, por questões de segurança, indicando que este deve ser utilizado apenas quando houver uma situação real de emergência, prevenindo seu uso indevido.

[0035] Em uma concretização, o sistema da presente invenção compreende um conjunto de trilho inferior (6) que é fixado ao veículo e compreende roletes inferiores (7) que são fixados à parte frontal inferior da porta e associados ao trilho inferior (6), restringindo um movimento da porta transversal ao sentido do trilho inferior (6).

[0036] Em uma concretização, o trilho inferior (6) é paralelo ao trilho superior (1). Ainda, o trilho inferior (6) é disposto em um degrau do veículo, isto é, ele é fixo a uma face vertical do veículo, prevenindo assim que este seja saliente ou crie um desnível na superfície de passagem dos usuários do veículo. Dessa forma, o trilho inferior (6) do sistema da presente invenção fica oculto, resolvendo um problema da técnica anterior.

[0037] Em uma concretização, o sistema da presente invenção compreende um conjunto de trilho inferior (6) e roletes inferiores (7) que são dispostos frontais à parte inferior da porta. Em uma concretização, um batente (4) é posicionado na extremidade longitudinal do trilho inferior (6). Em uma concretização, o batente (4) inferior compreende uma extremidade voltada para o trilho inferior (6) dotada de uma geometria de tronco de cone, em que a porta compreende uma cavidade para alojamento da extremidade do batente (4) inferior quando está em posição totalmente aberta, delimitando um fim de curso da porta. Em uma concretização, o fim de curso do batente (4) inferior é proporcionado ao mesmo tempo que o fim de curso do batente (4) superior de abertura da porta. Em uma concretização, a disposição e geometria do batente (4) inferior é a mesma utilizada para os batentes (4) do trilho superior (1).

[0038] Em uma concretização, o conjunto de mecanismos da parte superior da porta compreende um sistema de eliminação de folga. Em uma concretização, o sistema de eliminação de folga compreende ao menos um elemento de fixação e ao menos um rasgo longitudinal. Em uma concretização, ao menos um entre os batentes (4) e/ou o trinco (3) e/ou os roletes superiores (2) e inferiores (7) compreende(m) ao menos um rasgo longitudinal onde é associado um elemento de fixação como, para fins de exemplificação, um parafuso com uma porca. Desta forma, cada um entre os batentes (4) e/ou o trinco (3) e/ou os roletes superiores (2) e inferiores (7) pode ser ajustado e posteriormente fixado pelo elemento de fixação do sistema de eliminação de folga para evitar folgas no sistema da presente invenção, trazendo uma abertura e fechamento precisos à porta. Dessa forma, a presente invenção soluciona um problema da técnica anterior, que faz uso de molas compensadoras sem regulagem do ajuste de folgas, o que enrijece o movimento de abertura e fechamento da porta, passando uma sensação de “porta pesada” ao usuário. Assim, o sistema da presente invenção torna a porta muito mais fácil de ser aberta, fazendo uso ainda de molas torçoras na eliminação das folgas dos roletes superiores (2) e inferiores (7), solucionando o problema da técnica anterior. [0039] Em uma concretização, a porta da presente invenção compreende uma guia central (9) que fica na posição encaixada quando a porta está na posição fechada, promovendo maior vedação no fechamento da porta.

[0040] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de sistema de movimentação e travamento de porta deslizante para veículo de transporte de passageiros, o referido processo compreendendo ao menos as etapas de: associação um trilho superior (1) ao veículo, sobre uma região que se deseja limitar a passagem de usuários por meio de uma porta deslizante; associação de roletes superiores (2) à parte superior da porta deslizante; e associação dos roletes superiores (2) da porta ao trilho superior (1) de modo que a porta possa deslizar entre uma posição aberta e uma posição fechada e de modo que o conjunto de trilho superior (1) e roletes superiores (2) sustente o peso da porta.

[0041] Em uma concretização, cada rolete superior (2) é associado à porta pelo sistema de eliminação de folga da presente invenção.

[0042] Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende ainda a etapa de associação de batentes (4) de abertura e fechamento ao trilho superior (1), sendo um batente (4) associado a cada extremidade longitudinal do trilho superior (1). Em uma concretização, cada batente (4) é associado ao trilho (1) pelo sistema de eliminação de folga da presente invenção.

[0043] Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende uma etapa de associação de um trinco (3) acima da porta e associado ao trilho superior (1), o referido trinco (3) sendo capaz de permitir ou impedir que a porta deslize pelo trilho superior (1 ).

[0044] Em uma concretização, o trinco (3) compreende uma alça de abertura de emergência (8) que permite a abertura do trinco (3) manualmente, sendo a alça (8) acionável por qualquer lado da porta.

[0045] Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende uma etapa de associação de uma maçaneta (5) em uma região central da altura da porta. Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende uma etapa de associação da referida maçaneta (5) ao trinco (3) por um cabo de acionamento que permite que o trinco (3) seja travado ou liberado sob comando de movimento da maçaneta (5).

[0046] Em uma concretização, a alça de emergência (8) permite a liberação do trinco (3) da porta eliminando a necessidade da maçaneta (5). Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende uma etapa de associação de um lacre à alça de emergência (8) em ao menos um dos lados da porta.

[0047] Em uma concretização, o processo da presente invenção compreende as etapas de: associação de um trilho inferior (6) ao veículo, sob uma região que se deseja limitar a passagem de usuários por meio de uma porta deslizante; associação de roletes inferiores (7) à parte frontal inferior da porta; e associação dos roletes inferiores (7) ao trilho inferior (6) de modo a restringir um movimento da porta transversal ao sentido do trilho inferior (6).

[0048] Em uma concretização, o trilho inferior (6) compreende, ao menos em sua extremidade longitudinal de abertura da porta, um batente (4). Em uma concretização, o batente (4) inferior é associado ao trilho inferior (6) pelo sistema de eliminação de folga da presente invenção. Em uma concretização, o trilho inferior (6) pode compreender ainda um segundo batente (4) de fechamento da porta, disposto na extremidade oposta à extremidade onde é posicionado o primeiro batente (4).

[0049] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte de passageiros que compreende ao menos uma porta interna deslizante que limita a passagem entre dois ambientes internos do veículo. O veículo compreende um sistema de movimentação e travamento da porta deslizante que compreende ao menos um trilho superior (1), fixado ao veículo e disposto acima da porta, cujo comprimento do trilho superior (1) é maior que o comprimento da porta, permitindo que a porta deslize entre uma posição aberta e uma posição fechada. O sistema do veículo da presente invenção compreende ainda roletes superiores (2) fixados à porta e associados ao trilho superior (1 ) de modo que a porta pode deslizar pelo trilho superior (1 ) entre uma posição aberta e uma posição fechada, o conjunto de trilho superior (1) e roletes superiores (2) sustentando o peso da porta.

[0050] Em uma concretização, o veículo da presente invenção compreende um sistema de movimentação e travamento de porta deslizante conforme definido acima. Em uma concretização, o sistema do veículo da presente invenção é montado conforme o processo definido acima. [0051] Em uma concretização, o veículo da presente invenção é um veículo rodoviário e/ou ferroviário de transporte coletivo de passageiros. Em uma concretização, o veículo da presente invenção é ao menos um entre: micro- ônibus; ônibus de um andar; ônibus de dois andares; trem; metrô; VLT (Veículo Leve sobre Trilhos); entre outros.

Exemplo - Sistema de Um Mecanismo Deslizante de Porta de Parede de Separação em Ônibus

[0052] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

[0053] Entre os múltiplos veículos de transporte de passageiros aos quais a presente invenção se aplica, o exemplo aqui proposto ilustra uma concretização aplicada a ônibus rodoviários. O sistema aqui exemplificado é capaz de ser montado em outros veículos além de ônibus sem qualquer prejuízo. [0054] Paredes de separação em ônibus são utilizadas para separar ambientes como a cabine do motorista e o salão onde viajam os passageiros. Na técnica anterior, em portas de paredes de separação, são utilizados sistemas de roletes superiores e inferiores com molas compensadoras sem regulagem de ajuste de folgas, maçanetas centrais com trincos de fechamento e abertura integrados, os quais não são dotados de condição de abertura por emergência caso ocorra algum defeito inoperante da maçaneta.

[0055] A descrição da técnica anterior definida no parágrafo acima acarreta diversos problemas, dos quais: os ferrolhos de engate do trinco ficam expostos na borda do vão livre de passagem, ocasionando risco de dano e ferimento aos passageiros; sistemas extremamente pesados de se operar, devido às tensões nos roletes geradas pelas molas; e o trilho inferior é instalado sobre o degrau de acesso ao salão de passageiros, de modo que o trilho é dotado de uma geometria saliente e arredondada, o que pode oferecer riscos de um usuário tropeçar ou escorregar no acesso ao degrau. Ainda, todo o peso da porta é dividido entre o trilho superior e o trilho inferior, o que diverge da presente invenção.

[0056] A presente invenção permite solucionar estes e outros problemas da técnica a partir de um conjunto de mecanismos dispostos acima da parte superior da porta, que promovem sua sustentação.

[0057] Todo o sistema de correr da porta foi desenhado de forma a condicionar o mecanismo de trinco (3), os batentes (4) de abertura e fechamento e o sistema de eliminação de folgas acima da parte superior da porta, onde toda a sustentação da porta é feita pelo trilho (1) e roletes superiores (2).

[0058] Ainda, a porta possui um trilho inferior (6) disposto abaixo do degrau de acesso ao salão de passageiros, tendo a função de apoio e compensação de variações estruturais, associado a roletes inferiores (7) da porta. Dessa forma, o degrau de acesso fica limpo e isento de perfis na região de acesso de usuários, prevenindo danos e ferimentos.

[0059] O conjunto de mecanismos da parte superior da presente invenção possui ainda um revestimento que além de oferecer um acesso facilitado, ainda esconde o sistema de modo a protegê-lo de intempéries de uso e tornar o sistema todo visualmente mais agradável à maioria dos usuários.

[0060] Ainda, foi desenvolvido um mecanismo de abertura de emergência com alça (8) que pode ser acessado pelo lado do motorista e pelo lado dos passageiros, que neste caso é protegido com um lacre de segurança que indica seu uso para situações em emergência.

[0061 ] A presente invenção compreende ainda batente (4) inferior de porta aberta para maior apoio desta em situação de total abertura.

[0062] Ainda, a presente invenção compreende uma maçaneta (5) fixada diretamente no vidro da porta e comunicada ao trinco (3) por um cabo, que confere maior segurança no uso por eliminar ferrolhos de engate do vão livre. [0063] Conforme ilustrado pela figura 1 , onde a porta aparece em posição totalmente fechada, o batente (4) superior fechado é ajustado no centro do cone da extremidade lateral do trinco (3), proporcionando fim de curso ao mesmo tempo que o trinco (3) se engata. Ainda, em uma concretização, a porta da presente invenção compreende uma guia central (9) que fica na posição encaixada quando a porta está na posição fechada.

[0064] Conforme ilustrado pela figura 2, onde a porta aparece em posição totalmente aberta, o batente (4) aberto do trilho superior (1) é ajustado pelo sistema de eliminação de folga ao centro do cone da extremidade lateral do trinco (3), proporcionando fim de curso de abertura junto ao engate do trinco (3) e ao mesmo tempo que o batente (4) do trilho inferior (6) proporciona fim de curso. O batente (4) do trilho inferior (6), quando aberto, é ajustado pelo sistema de eliminação de folga no centro do vidro da porta, proporcionando fim de curso ao mesmo tempo que o batente (4) aberto do trilho superior (1).

[0065] Conforme ilustrado pela figura 3, onde a porta aparece em posição entreaberta, o trilho superior (1 ) é capaz de travar ou liberar o movimento vertical da porta para a montagem da porta. Ainda, os roletes inferiores (7) são dotados de mecanismo que promovem seu encaixe/desencaixe, para montagem/desmontagem da porta durante a fabricação do veículo ou sua manutenção.

[0066] Conforme ilustrado pela figura 4, onde a porta aparece isoladamente, o sistema de eliminação de folga da presente invenção permite ainda uma regulagem vertical do conjunto do trinco (3) e a regulagem da tensão do cabo de acionamento que associa o trinco (3) à maçaneta (5). Para monagem/desmontagem/manutenção da fechadura da maçaneta, a presente invenção permite a desmontagem do espelho do lado da cabine do motorista para acessar os mecanismos da maçaneta (5).

[0067] Assim, a presente invenção resolve os problemas do estado da técnica relacionados à movimentação de portas de veículos de transporte de passageiros, dificuldade da movimentação da porta, riscos de danos e ferimentos aos passageiros causados pelas portas e ausência de sistemas de abertura em emergências. Tais problemas são solucionados a partir de um conjunto de movimentação da porta que foi projetado a fim de acondicionar mecanismo de trincos (3), batentes (4) de abertura e fechamento da porta e sistema de eliminação de folgas na parte superior, acima da porta, onde toda a sustentação da porta é realizada pelo trilho (1) e roletes superiores (2).

[0068] Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes e alternativas, abrangidas pelo escopo das reivindicações a seguir.