Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM FOR TIGHTENING COMPONENTS OF DENTAL IMPLANTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/214864
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a tightening system for dental implants, comprising a wrench (1), an autoclavable device (2), said autoclavable device (2) being insertable in the wrench or being part of the body of the wrench (1), either in the upper part or in the lower part thereof, and further comprising a torque meter (4), which has two gears in the handle and in one of its ends, allowing the rotation movement in the handle to be converted into an orthogonal rotation movement at the end where the socket for the wrench (1) is located. Thus, the autoclavable device (2), according to whether the rotation needs to be clockwise or counter-clockwise, is located on the wrench (1), inserted thereinto, and its position relative to the torque meter (4) or ratchet (3) is defined as an upper or lower position, the latter being when the torque meter holds the wrench (1) with the autoclavable device (2) already inserted in the wrench (1), the torque meter (4) being located at one end of this assembly.

Inventors:
DOS SANTOS REDINHA LUÍS ANTÓNIO (PT)
VARGAS NISTICÓ MÁRIO (PT)
Application Number:
PCT/IB2021/061065
Publication Date:
October 13, 2022
Filing Date:
November 29, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DOS SANTOS REDINHA LUIS ANTONIO (PT)
VARGAS NISTICO MARIO (PT)
International Classes:
A61C8/00; B25B13/46
Foreign References:
US7100476B12006-09-05
US4510825A1985-04-16
US20140190315A12014-07-10
US3972252A1976-08-03
Attorney, Agent or Firm:
PEREIRA DA CRUZ, João (PT)
Download PDF:
Claims:
1

REIVINDICAÇÕES

1. Sistema de aperto para implantes dentários que compreende uma chave (1) caracterizado por ainda compreender um dispositivo autoclavável (2), esse dispositivo autoclavável (2) inserivel na chave (1) ou fazendo parte do corpo da chave , na sua parte superior e/ou na sua parte inferior, compreende ainda um torquimetro (4) ou uma catraca (3), esse torquimetro (4) ou catraca (3) apresentando localizadas no cabo e numa das suas extremidades duas engrenagens (5a)(b) substancialmente perpendiculares e de diferentes tamanhos entre si, promovendo a rotação ortogonal na extremidade onde se localiza uma encaixe para a chave (D ·

2. Sistema de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o dispositivo autoclavável (2) ser de encaixe amovível na chave (1), ou não, fazendo parte do corpo da chave, tanto sua porção superior ou inferior.

3. Sistema de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por as duas engrenagens (5a)(5b) serem substancialmente perpendiculares entre si e localizadas na extremidade ou da catraca (3) ou do torquimetro (4) e de tamanho adequado para promoverem a rotação da chave (1) quando encaixada no dispositivo autoclavável (2).

4. Sistema de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por as engrenagens (5a) e (5b) terem dimensões diferentes entre si.

Description:
DESCRIÇÃO

"SISTEMA PARA APERTO DE COMPONENTES de IMPLANTES DENTÁRIOS"

ENQUADRAMENTO DA INVENÇÃO

A utilização de chaves para apertar e desapertar componentes em medicina dentária tem sido amplamente empregue desde o advento dos implantes dentários na década de 70. Hoje em dia tornou-se imprescindível a utilização dessas chaves nos procedimentos cirúrgicos e de reabilitação. Entenda-se por chave qualquer instrumento ou ferramenta utilizado para apertar ou desapertar porcas, parafusos, peças, etc. Entenda-se por torquímetro ou chave dinamométrica uma ferramenta que é utilizada para ajustar precisamente o torque de um parafuso, porca ou peça. Normalmente em forma de alavanca, possui um encaixe para as chaves que pode variar em forma e tamanho dependendo do tipo de encaixe necessário para a chave. Importa referir que uma catraca tem normalmente o mesmo desenho e encaixe para as chaves que o torquímetro, diferenciando deste a ausência de um mecanismo medidor de torque.

ESTADO DA TÉCNICA DA INVENÇÃO

Diversos modelos de chaves têm sido propostos e colocados no mercado desde então, dada a especificidade desta área, a medicina dentária, em particular o aperto de componentes de implantes dentários, no entanto os modelos existentes são pouco eficazes, (por um lado) nos casos em que o espaço entre as arcadas é reduzido, o parafuso está angulado ou transversal, podendo até ser potencialmente perigoso para o paciente caso a chave escape ao controle do operador, podendo ser aspirada ou deglutida. É de ressaltar a existência da saliva do paciente e movimento da língua em um cenário real, o que dificuldade ainda mais a manobra. Apesar de existirem no mercado, sistemas de chave e torquimetro digital, o seu custo elevado, complexidade e utilização de baterias, torna-os pouco práticos e com pouca adesão dos operadores quando comparado aos que utilizam sistemas manuais convencionais.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

Figuras 1 e 2 - Representação de uma chave (figura 1) e de um torquimetro (figura 2) do estado da técnica.

Figuras 3 e 4 - Representações da chave (1) objeto da presente invenção, a qual compreende dispositivo autoclavável (2) de encaixe amovível, e na qual o mesmo se pode encontrar em posições diferentes na chave.

Figura 5 - Representação de topo do dispositivo autoclavável (2) de encaixe amovível isolado, ou seja, sem estar inserido na chave.

Figuras 6 - Representação de topo do dispositivo autoclavável (2) de encaixe amovível, quando inserido na parte inferior da chave (vide figuras 8 e 9).

Figura 7 - Representação de topo do dispositivo autoclavável (2) de encaixe amovível, ou não, fazendo parte do corpo da chave, quando posicionado na parte superior da chave (vide figuras 10 e 11). Figuras 8 e 9 - Representação de topo (figura 8) e lateral (figura 9) da posição relativa inferior, neste modo de realização do dispositivo autoclavável (2) ao torquimetro (4), em que se visualiza que o torquimetro (4) fixa a chave (1) já com o dispositivo autoclavável (2) inserido na chave ou já fazendo parte do corpo da chave (1), ficando o torquimetro numa extremidade deste conjunto.

Figuras 10 e 11 - Representação de topo (figura 10) e lateral (figura 11) da posição relativa superior, neste modo de realização do dispositivo autoclavável (2) ao torquimetro (4), em que se visualiza o torquimetro (4) fixa a chave (1) e o dispositivo autoclavável (2) é inserido na chave (1) já com o torquimetro (4) também inserido, ficando o dispositivo autoclavável (2) numa extremidade deste conjunto.

Figura 12 - representação em perspetiva da integração das engrenagens (5a)(5b), neste modo de realização, no cabo de uma catraca (3) o que permite a transformação do movimento de rotação no cabo para um movimento de rotação ortogonal na extremidade onde se localiza o encaixe da chave (1), segura na catraca (3).

Figura 13 - Vista explodida da integração das engrenagens (5a)(5b), neste modo de realização, no cabo de um torquimetro (4) o que permite a transformação do movimento de rotação no cabo para um movimento de rotação ortogonal na extremidade onde se localiza o encaixe da chave (1), fazendo a mesma rodar. Figuras 14 e 15 - Representação das engrenagens (5a) (5b), substancialmente perpendiculares entre si, e a engrenagem (5b) de menor tamanho que a engrenagem (5a).

Figura 16 - Representação de um modelo de gesso da boca de um paciente que necessita de colocação de um componente de implante, montados em articulador, de forma a exemplificar o problema da falta de espaço e a dificuldade do operador em rodar o parafuso utilizando uma chave manual convencional num espaço reduzido.

Figura 17 - Representação de como um operador consegue, através da presente invenção, segurar o torquimetro com uma mão, e uma vez que a chave está firmemente presa ao mesmo, com este estabilizado.

Figura 18 - Representação de como um operador consegue utilizar apenas o indicador ou polegar da mesma mão para acionar o movimento de rotação através do dispositivo autoclavável, sem o risco de deglutição ou aspiração da chave e tornando a tarefa mais fácil em espaços reduzidos.

Figura 19 - Finalizada a rotação do parafuso através do dispositivo autoclavável, sem remover a chave, aplicar-se um movimento lateral no torquimetro para aplicar o torque final pretendido.

DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

A presente invenção propõe uma modificação nas chaves, torquimetros e catracas utilizadas em medicina dentária de forma a facilitar o acesso pelo operador, e para além disso, tornar a tarefa mais rápida, prática, segura e pouco dispendiosa, é por isso um sistema de aperto

A chave (1) objeto da presente invenção compreende incorporado um dispositivo autoclavável (2) de encaixe amovível ou fazendo parte do corpo da chave (1), tanto na sua porção superior ou inferior, o que permite ao operador rodar a chave (1) quer no sentido horário, quer no sentido anti-horário, sendo estas rotações realizadas através da rotação do dispositivo (2) com os dedos do utilizador (neste caso médico dentista ou assistente dentário) enquanto a chave (1) permanece firmemente encaixada na catraca (3) ou torquimetro (4).

Desta forma, um operador consegue, através da presente invenção, segurar o torquimetro com uma mão, e uma vez que a chave está firmemente presa ao mesmo, com este estabilizado, conseguindo utilizar apenas o indicador ou polegar da mesma mão para acionar o movimento de rotação através do dispositivo (2), sem o risco de deglutição ou aspiração da chave, tornando a tarefa mais fácil em espaços reduzidos. Quando termina a rotação do parafuso através do dispositivo autoclavável (2), é possível sem remover a chave, aplicar-se um movimento lateral no torquimetro para aplicar o torque final pretendido. De igual modo, em sentido contrário, faz-se primeiro um movimento lateral do torquimetro de forma a soltar o parafuso e procede-se ao seu desenroscar utilizando do mesmo modo o dispositivo com os dedos e sentido de rotação anti-horário.

A incorporação de um dispositivo autoclavável (2) de encaixe amovível na chave ou incorporado no corpo da chave (1), tornou necessária a modificação das chaves do estado da técnica, sendo necessário incorporar, em simultâneo ao seu processo de fabricação, o dispositivo autoclavável, evitando a produção de dispositivos removíveis de encaixe posteriormente .

A presente invenção compreende também duas engrenagens (5a)(5b), substancialmente perpendiculares entre si, localizadas na extremidade ou da catraca (3) ou do torquímetro (4), de tamanho adequado para promoverem a rotação da chave (1) quando encaixada no dispositivo autoclavável (2) de forma a poderem ser acionadas no sentido horário ou anti-horário com os dedos promovendo a rotação da chave no seu interior. As engrenagens (5a) e (5b) têm dimensões diferentes,

A incorporação de um sistema de engrenagens (5), no cabo ou da catraca (3) ou do torquímetro (4) permite a transformação do movimento de rotação no cabo para um movimento de rotação ortogonal na extremidade onde se localiza o encaixe da chave (1), fazendo a mesma rodar.

Desta forma a presente invenção diz respeito a um sistema de aperto para implantes dentários que compreende uma chave (1), um dispositivo autoclavável (2), esse dispositivo autoclavável (2) sendo inserível na chave (1), ou na sua parte superior ou na sua parte inferior, compreende ainda um torquímetro (4) ou uma catraca (3), os quais apresentam no cabo e numa das suas extremidades duas engrenagens (5a)(b) substancialmente perpendiculares e de diferentes tamanhos entre si, permite a transformação do movimento de rotação no cabo para um movimento de rotação ortogonal na extremidade onde se localiza o encaixe da chave (1). Desta forma o dispositivo autoclavável (2), e tendo em conta se a rotação deve ser realizada no sentido horário ou anti-horário, fica localizado na chave (1) inserido na mesma, e a sua posição relativa ao torquimetro (4) ou catraca (3), é superior ou inferior, sendo que:

• por superior entende-se que o torquimetro ou catraca (3) fixa a chave (1) e o dispositivo autoclavável (2) é inserido na chave (1) já com o torquimetro (4) também inserido, ficando o dispositivo autoclavável (2) numa extremidade deste conjunto;

• por inferior entende-se que o torquimetro ou catraca (3) fixa a chave (1) já com o dispositivo autoclavável (2) inserido na chave (1), ficando o torquimetro ou catraca (3) numa extremidade deste conjunto.

Como será claro para um perito na especialidade, a presente invenção não deverá estar limitada aos modos de realização descritos no presente documento, sendo possíveis diversas alterações que se mantêm no âmbito da presente invenção. Evidentemente, os modos preferenciais acima apresentados são combináveis, nas diferentes formas possíveis, evitando-se aqui a repetição de todas essas combinações.