Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TOOTH ROOT EXTRACTING SCREW FOR USE AS AN EXODONTIC INSTRUMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/013785
Kind Code:
A1
Abstract:
Fields of this patent: • Exodontics. • Exodontics applied to tooth roots. • Exodontics with minimum application of physical effort. • Ergonomics in exodontic instrumentation. • Productivity in odontology by shortening the duration of exodontic interventions. The screw designed and claimed in this patent is essentially constituted by a shaft with a helical groove or line that forms its direct contact surface. New features were developed, mainly aiming at converting all forces produced by a common screw into axial strains, by directing the resulting forces to the central shaft of the device, thus distributing the strains in the longitudinal direction, minimising fractures caused by transverse or tangential strains, when the screw is correctly used. Knife-shaped threads with curved teeth (3) were designed to take the smallest possible space in the centre, with a radius of curvature that allows perfect transmission of strains to the centre of the screw, thus preventing the dilatation or expansion of the tooth root, dispensing with heavy efforts to extract the root, or preventing the root from cracking or fracturing. The three cuts (2) provided along the screw threads serve to remove the material occupied by the screw thread and to store the chips produced while cutting this material, operating as a male tool and again ensuring that no strain that could cause the root to expand is applied.

Inventors:
ADALBERTO DE CARVALHO VALE (BR)
DIOGO TUBERTINI MACIEL (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000386
Publication Date:
February 05, 2015
Filing Date:
August 01, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ADALBERTO DE CARVALHO VALE (BR)
DIOGO TUBERTINI MACIEL (BR)
International Classes:
A61C3/14
Foreign References:
US20100047739A12010-02-25
US20100266983A12010-10-21
DE202009003696U12010-07-29
DE202006001276U12006-03-23
US20100119991A12010-05-13
Attorney, Agent or Firm:
DE MAGALHÃES, Luis Claudio (BR)
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1. "PARAFUSO SACA-RAIZ A SER. UTILIZADO EM FERRAMENTA PARA EXODONTIA", que transfere as resultantes das forças aplicadas voltadas para o eixo central da peça, distribuindo assim tal esforço longitudinalmente, caracterizado pelo parafuso (P) possuir um apoio (1) para pegar em forma de esfera ou semicírculo, três cortes (2) criados ao longo dos filetes de rosca, ditos filetes em forma de faca com dentes curvos (3), fixados manualmente pela chave (C) que tem sua fixação e transmissão de esforços através da ponta ativa.

2. "PARAFUSO SACA-RAIZ A SER UTILIZADO EM FERRAMENTA PARA EXODONTIA", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela chave (C) possuir um encaixe (4) para cabeça do parafuso (P), que dispõe ou não de imã em seu interior e prolongamento (5a e 5b) em dois comprimentos distintos, bem como um furo (6) para passagem de um fio de segurança.

Description:
"PARAFUSO SACA-RAIZ A SER UTILIZADO EM FERRAMENTA PARA

EXODONTIA".

Campos desta Patente.

• Exodontia.

· Exodontia de raízes.

• Exodontia com o mínimo emprego de força física.

• Ergonomia em ferramental de exodontia.

• Produtividade em odontologia por redução do tempo de intervenções exodônticas. Estado da Técnica.

A Odontologia tem, desde seus primórdios, uma ferramenta que praticamente se consagrou como seu símbolo: - o fórceps para extrações dentárias.

Fórceps para os especialistas, boticão para os leigos.

De fato, em seus primórdios, em tempos que a higiene dentária era quase inexistente e não se tinha praticamente nenhuma técnica, a extração dos dentes, com abcessos ou dores insuportáveis, era a solução de urgência; bem como a extração de todos os dentes para o uso de dentaduras era a solução planejada.

A raiz dentária é a parte do dente que suporta a coroa (porção de dente que está visível), e encontra-se dentro do osso e da gengiva.

Por vezes, uma fratura dentária, cárie severa, ou extração incompleta fazem com que apareçam na boca raízes dentárias retidas, situação esta muito comum.

Raízes retidas podem surgir na boca por várias razões, sendo que à cabeça encontramos as fraturas dentárias (quer de dentes vivos ou desvitalizados, sendo mais frequente com dentes desvitalizados), processos de cárie severa e avançada, em consequência temos perda total da coroa dentária, ou extrações dentárias incompletas, onde temos fratura parcial do dente extraído.

No que toca à saúde geral e bem-estar, a presença de raízes retidas podem provocar infecções generalizadas, dores musculares, diminuição da capacidade de resposta imunitária, dificuldade em debelar lesões musculares e dores em geral. Críticas ao Estado da Técnica.

Praticamente todos os dentistas já tiveram problemas para extrair a porção apical de alguma raiz que quebrou durante a exodontia.

Muitas vezes é usado uma lima de endodontia, mas esta não possui resistência suficiente para auxiliar na total extração e recentemente foram desenvolvidas pequenas ferramentas tais como ilustradas na figura 4.

Entretanto, estas não se aplicam a todos os casos e exigem habilidade, força e paciência do odontólogo, pois a força axial necessária a essa exodontia será realizada de forma manual ou com o auxilio de alguma ferramenta que afetara de alguma forma os dentes circunvizinhos que funcionarão como ponto de alavanca, não oferecendo condições adequadas em casos mais complexos ou delicados.

Em função de tais condições, incompatíveis com os grandes avanços da Odontologia nos últimos 20 anos, vários pesquisadores desenvolveram instrumentos que empregam alavancas e parafusos para, com menor esforço físico, promover exodontias de forma mais segura, com maior acurácia, menores riscos e menores lesões.

Tais aparelhos não são fabricados no Brasil, são muito caros e os modelos que temos disponíveis no mercado são primários, embora sejam belas peças metálicas, construídos em aços inoxidáveis de alta qualidade.

Uma vez tendo sido criado um mercado cativo para tais aparelhos, como acontece frequentemente no mercado odontológico, eles se mantiveram em tais formas iniciais sem evolução, uma vez que não enfrentaram concorrência.

Avanços do Estado da Técnica trazidos pelo "PARAFUSO SACA-RAIZ A SER UTILIZADO EM FERRAMENTA PARA EXODONTIA", objeto desta Patente. O objeto desta Patente avança o Estado dá Técnica por vários motivos que serão listados e oportunamente demonstrados, sendo constituídos de três dispositivos utilizados, podendo ou não ser acoplado a outros dispositivos já existentes de exodontia minimamente traumática.

São eles, parafuso extrator intrarradicular, Chave digital para travamento e ponta ativa "prismática".

O Parafuso extrator intrarradicular desenvolvido e um dos objetos desta patente são constituídos de um eixo com um sulco ou uma linha helicoidal que forma sua superfície de contato com a raiz ou material a ser extraído, esse filete pode ser de várias formas como dente de faca, dente de serra, trapezoidal, dente de engrenagem faca curvo ou qualquer outro que permita minimizar o espaço ocupado pelos mesmos e transmita da melhor forma a movimento de tração para o longo eixo do material ou raiz a ser extraído, esse mesmo sistema de fixação pode ser em forma de "bucha" expansiva ou travamento por "unhas" tipo algema policial. O parafuso pode ter em sua composição vários materiais, como por exemplo, aços, polímeros ou qualquer outro que permita sua construção. No caso de cortes nos filetes de rosca ou cortes transversais aos filetes, podendo ser parcial ou totalmente ao longo dos mesmos e com a finalidade de "cortar" ou "remover" o material a ser ocupado pelos filetes. Sendo armazenado o "cavaco" gerado nesse processo, funcionando como uma ferramenta denominada "macho", apresentada como um semicírculo, esferóide, cone, prisma ou qualquer outra forma que permita acoplamento das pontas ativa que serão explicas a frente. É acoplada para transmitir movimento ou força de tração que busque sempre seu eixo, uma cabeça, sulco ou qualquer outra forma que permita o acoplamento de uma chave ou dispositivo para seu enroscamento e fixação. Podendo ser utilizado uma ou mais peças.

A ponta ativa que pode ser de forma prismática, toroidal, chanfrada, semicircular ou qualquer outra forma que acoplada ao parafuso permita movimentação ou não, mais que busque sempre a transmissão do esforço de tração ao longo do eixo do parafuso intrarradicular, um encaixe para fixação na ferramenta de tracionamento pode ser feita de varias formas, como exemplo podemos usar pinos, furos entre outros que permitam esse acoplamento, podendo também ser acoplada diretamente sobre o cabo de tração utilizando uma "ponte", "cruzeta" ou qualquer outro meio que permita seu balanceamento, é importante indicar que pode se acoplar ou não há mais de um parafuso intrarradicular.

A chave digital para travamento do parafuso intrarradicular deve possuir um sistema de fixação do parafuso intrarradicular, podendo ser de forma mecânica, magnética ou qualquer outra que garanta que o parafuso intrarradicular não saia da boca do paciente e caia no chão, evitando assim acidentes, devendo o mesmo conter o sistema para travamento do parafuso, permitindo seu giro e promovendo o travamento do mesmo na raiz.

Foram desenvolvidas novas características que tem como principais objetivos tornar todas as forças que seriam oriundas de um parafuso comum em esforços axiais com as resultantes das forças aplicadas voltadas para o eixo central da peça, distribuindo assim tais esforços longitudinalmente ao longo de seu eixo, minimizando a possibilidade de fraturas por esforços transversais ou tangenciais quando utilizado de forma correta.

A utilização de tal parafuso é feita de forma simples, bastando à realização de um furo com profundidade conhecida na raiz a ser extraída, utilizando uma broca existente no mercado e em seguida introduz-se manualmente com a chave digital ou com auxilio de ferramentas o parafuso intrarradicular. Para acoplamento do mesmo junto à ferramenta utilizamos a ponta ativa prismática e assim fixamos todo conjunto que tem seu objeto de acoplamento no pedido de patente "FERRAMENTA ERGONÓMICA PARA EXODONTIA ATRAUMATICA" - PI 1001 125-0 ou qualquer outro dispositivo/ ferramenta que permita o tracionamento do parafuso intrarradicular.

Ilustração e funcionamento do "PARAFUSO SACA-RAIZ A SER UTILIZADO EM FERRAMENTA PARA EXODONTIA", objeto desta Patente. O "PARAFUSO SACA-RAIZ A SER UTILIZADO EM FERRAMENTA PARA EXODONTIA", objeto desta Patente, consiste num inovador e engenhoso sistema de roscas e cortes aplicados a uma peça de forma troncônica que poderá ser acoplada a outras ferramentas de extração dentária.

Foram projetados filetes em forma de faca com dentes curvos (3), para que ocupem o menor espaço possível no meio e o raio de curvatura (1 ) que permita uma perfeita transmissão dos esforços para o centro do parafuso evitando assim a dilatação ou expansão da raiz do dente, gerando mínimos esforços necessários para extração da raiz ou a geração de trinca ou fratura da mesma.

Os três cortes (2) criados ao longo dos filetes de rosca tem como função tirar o material ocupado pelos filetes de rosca e armazenar os cavacos gerados no corte do mesmo funcionando assim como um "macho", para que não haja nenhum esforço e minimizando as chances de causar a expansão da raiz.

As figuras anexadas ilustram de forma adequada à realização preferida do parafuso intra-radicular saca raiz (figura 1 ) de forma que podemos ver em detalhes o parafuso (P) que dispõe de um apoio (1 ) para pegar em forma de esfera ou semicírculo, que garante um melhor posicionamento de fixação e transmissão de força mais eficiente, três cortes (2) longitudinais no parafuso que têm a função de cortar os fios de rosca (retirar o material que será ocupado pelos filetes) e armazenar o material retirado (cavaco), que foi gerado pelo corte fazendo com que minimizem o esforço axial a raiz e um filete de rosca com perfil do tipo faca com ângulo de curva (3), podendo ser também faca reta, dente de serra, trapezoidal dentre outros.

A chave (figura 2) (C) do parafuso saca raiz possui um encaixe (4) para cabeça do parafuso (P), podendo conter em seu interior um imã que garante a fixação e evita que as peças se soltem facilmente.

Basicamente é prevista a utilização de duas chaves (C) com o mesmo desenho e finalidade, uma com prolongamento (5a) de menor comprimento, para áreas mais abertas de fácil acesso, e outra maior para áreas fechadas que tem um prolongamento (5b) da chave garantindo que se consiga trabalhar em espaços menores.

É previsto ainda a criação de um furo (6) para passagem de um fio de segurança, por exemplo, dental, garantindo que se a peça cair dentro da boca do paciente não haja risco de ser engolida.

Em sua realização preferida, os elementos citados, nessa patente, serão utilizados com a ferramenta descrita no objeto da patente PI1001 125-0 intitulado "FERRAMENTA ERGONÓMICA PARA EXODONTIA

ATRAUMÁTICA", acoplando-se ao alicate ali descrito, o que garante a transmissão de força uniforme e perpendicularmente ao centro do parafuso.

Para esse acoplamento utilizamos uma "ponta ativa" (figura3) em forma de cunha e contato prismático, podendo ser utilizado o contato esférico ou qualquer outra forma que garanta a formação de plano de apoio com resultantes ao longo do eixo do parafuso.

A "cabeça" em forma de semicírculo deve ser usada juntamente com a ponta ativa em forma de prisma ilustrada na figura 3 e, como descrito acima, deverá ser acoplada ao alicate do dispositivo "saca dente".

Na figura 3 podemos ver em detalhe o contato (7) da ponta ativa com o semicírculo do parafuso e o pino (8) de encaixe da ponta ativa no alicate extrator.

O acoplamento do prisma com um semicírculo permite a formação de um plano através de quatro pontos de apoio que transmitem a força necessária ao longo do eixo do parafuso, lembramos que ela pode ser de várias formas salvando sempre os graus de liberdade necessários e a transmissão das forças sempre tendendo ao longo eixo do dente ou material a ser retirado, sendo que pode conter 1 ou mais prismas de forma simples ou cruzetas que podem ser de varias formas já citados, onde podemos acopla a 1 ou mais parafusos intrarradiculares.

Entretanto, o parafuso (P) pode ser usado de forma isolada também.