Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TORQUE MULTIPLIER AND ELECTRICAL GENERATOR COMPRISING SAID TORQUE MULTIPLIER ASSOCIATED WITH AN OSCILLATING MASS WITH A VARIABLE CENTRE OF GRAVITY
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/041844
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a torque multiplier (1) comprising a movable axle (2) having a variable incline with a specific ball joint terminal (3), which has a mechanical energy source M1 as an input and acts as a lever arm, providing an output torque on the other end, which is greater than the input torque, which can be used to actuate a mechanical device. The present invention also comprises an energy-generating system that operates on the basis of the torque multiplier principles, consisting of an axle (2A) associated with a ball joint terminal (3A), characterising a first torque multiplier (1A) having an oscillating mass (10) on the end thereof. The rotation of the mass (10) generates the continuous displacement of the centre of gravity thereof and provides constant movement of the movable axle (2A). The movement of the axle (2A) associated with the connector (3A) multiplies the torque on the other end of said axle (2A), which is coupled to a generator (11), in order to actuate same. The oscillating mass (10) is moved by a second torque multiplier (1B) or by an assembly of magnets (21) that are radially arranged on a fixed base (19).

Inventors:
VARGAS EDISON (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050309
Publication Date:
March 05, 2020
Filing Date:
August 30, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PREDICT CONSULTORIA TECNOLOGIA LTDA (BR)
VARGAS EDISON (BR)
International Classes:
F03G3/00; F03G7/10; H02K53/00
Domestic Patent References:
WO2006051134A12006-05-18
WO2004055353A22004-07-01
WO2015114185A12015-08-06
Foreign References:
US20050140231A12005-06-30
US20120222508A12012-09-06
EP2366900A22011-09-21
US2833154A1958-05-06
Other References:
See also references of EP 3825551A4
Attorney, Agent or Firm:
D'MARK REGISTROS DE MARCAS E PATENTES S/C LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações:

1- MULTIPLICADOR DE TORQUE caracterizado por compreender um eixo móvel de inclinação variável (2) associado a um terminal de rótula específico (3), que suporta qualquer diâmetro e permite inclinação de até 45 graus do eixo (2), que atua como braço de alavanca, proporcionando na outra extremidade um torque de saída maior do que o torque de entrada.

2- MULTIPLICADOR DE TORQUE de acordo com a reivindicação 1 e ainda caracterizado por o terminal de rótula (3) compreender um conector central (4), no qual é fixado o eixo (2), montado giratoriamente em dois eixos diametrais externos alinhados (5), estruturados em um anel intermediário (6), também associado a dois eixos diametrais externos alinhados (7), perpendicularmente dispostos em relação aos anteriores e estruturados em um anel externo (8).

3- SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA empregando o multiplicador de torque definido em 1 caracterizado por compreender um eixo (2A) associado a um terminal de rótula (3A), em que dito eixo (2A) tem em sua extremidade uma massa oscilante (10) cujo giro provoca o deslocamento constante do centro de gravidade e o movimento constante de eixo móvel (2A), enquanto a outra extremidade de dito eixo (2A) é acoplada a um gerador (1 1 ), para proporcionar o acionamento deste.

4- SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA de acordo com a reivindicação 3 e ainda caracterizado por a massa oscilante (10) ser posta em movimento por um segundo multiplicador de torque (1 B), cuja saída é aplicada em dita massa oscilante (10). 5- SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA de acordo com a reivindicação 3 e 4 e ainda caracterizado por a entrada do multiplicador de torque (1 B) ser proporcionada por um motor (12) que por meio de uma engrenagem menor (13) gira uma engrenagem maior (14) que gira a extremidade do eixo (2B).

6- SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA de acordo com a reivindicação 3 e 4 e 5 e ainda caracterizado por a outra extremidade de dito eixo (2B) estar associada a um disco (15) paralelo à primeira engrenagem (14), associado a um mecanismo de transmissão para obter o movimento da massa oscilante (10).

7- SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA de acordo com a reivindicação 6 ainda caracterizado por o mecanismo de transmissão ser composto por duas engrenagens cónicas (16) acopladas a um eixo associado em sua outra extremidade a uma engrenagem (17) que coopera com dentes (18) existentes em uma base fixa (19), sobre a qual é disposta a massa girante (10), proporcionando o giro de dita massa (10) sobre a base (19).

8 - SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA de acordo com a reivindicação 3 ainda caracterizado por a massa oscilante (10) ser movida por um conjunto de magnetos (21 ) dispostos radialmente sobre a base fixa (19).

Description:
MULTIPLICADOR DE TORQUE E GERADOR

ELÉTRICO COM DITO MULTIPLICADOR DE TORQUE ASSOCIADO A UMA MASSA OSCILANTE DE CENTRO DE GRAVIDADE VARIÁVEL

Setor tecnológico da invenção

[0001] A presente invenção se refere a um sistema multiplicador de torque com múltiplas aplicações, podendo ser utilizado em tomadas de força de máquinas agrícolas, veículos automotores, indústria naval, ou qualquer aplicação em que seja necessário multiplicar força em outras funcionalidades. A novidade do sistema proposto compreende utilizar um eixo móvel inclinado com um terminal de rótula inédito, que suporta qualquer diâmetro e inclinação de até 45 graus, para conectar dois dispositivos mecânicos, onde o eixo atua como braço de alavanca multiplicando o torque do dispositivo de saída em relação ao dispositivo de entrada.

[0002] A invenção ainda compreende um sistema de geração de energia que utiliza os princípios do multiplicador de torque. Este sistema consiste em utilizar o mesmo eixo móvel inclinado com o terminal de rótula para conectar uma massa oscilante na extremidade superior a um gerador elétrico na extremidade inferior do eixo. A aplicação de uma força na massa oscilante acarreta no deslocamento do centro de gravidade do eixo, fazendo com que o mesmo entre em movimento. Logo, a aplicação constante desta força na massa oscilante faz com que o eixo gire em um movimento contínuo. Através do conceito supramencionado, o torque gerado na extremidade de saída é muito superior ao torque necessário aplicado na massa oscilante para manter o eixo em movimento. As variáveis para potencializar a geração de torque neste sistema são o comprimento e o diâmetro do eixo.

Estado da técnica conhecido

[0003] O estado da técnica deste setor tecnológico compreende mecanismos de transmissão de movimento, como correias dentadas, eixo cardan, mecanismo biela/ manivela e engrenagens alinhadas associadas por correntes. Nos sistemas de transmissão convencionais para aumentar a velocidade do sistema ou para manter a velocidade quando em uma situação de maior esforço (por exemplo, em um aclive) é necessário aumentar a força.

Breve descrição dos desenhos anexos

[0004] A fim de que a presente invenção seja plenamente compreendida e levada à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, a mesma será explicada de forma clara, precisa e suficiente para permitir sua reprodução, tendo como base os desenhos anexos abaixo listados, que são apenas ilustrativos de concretizações possíveis e não únicas do conceito inventivo revelado neste relatório descritivo, sem ter a intenção de limitar o escopo da patente apenas a estes exemplos:

[0005] Figura 1 é um desenho em perspectiva de uma concretização preferencial do multiplicador de torque.

[0006] Figura 2 é um desenho em perspectiva do terminal de rótula da invenção.

[0007] Figura 3 é um desenho em vista superior do terminal de rótula representado na figura 3.

[0008] Figura 4 é um desenho em perspectiva de uma primeira concretização de um sistema de geração de energia baseado no multiplicador de torque. [0009] Figura 5 é um desenho em vista lateral da primeira concretização de um sistema de geração de energia baseado no multiplicador de torque.

[0010] Figura 6 é um desenho em vista superior da primeira concretização de um sistema de geração de energia baseado no multiplicador de torque.

[001 1] Figura 7 é um desenho em vista posterior da primeira concretização de um sistema de geração de energia baseado no multiplicador de torque.

[0012] Figura 8 é um desenho em perspectiva de uma segunda concretização de um sistema de geração de energia baseado no multiplicador de torque.

[0013] Figura 9 é um desenho em vista lateral da segunda concretização de um sistema de geração de energia baseado no multiplicador de torque.

[0014] Figura 10 é um desenho em vista superior da segunda concretização de um sistema de geração de energia baseado no multiplicador de torque.

Descrição detalhada da invenção

[0015] Fazendo referência à figura 1 , a invenção descrita e revelada neste relatório descritivo se refere a um multiplicador de torque (1 ) que compreende um eixo móvel de inclinação variável (2) com um terminal de rótula específico (3), que conecta uma primeira fonte de energia mecânica M1 e atua como braço de alavanca, proporcionando na outra extremidade um torque de saída maior do que o torque de entrada, o qual pode ser utilizado para acionar um dispositivo mecânico na saída M2. [0016] Esta concepção apresenta como grande vantagem em relação ao mecanismo convencional existente, a possibilidade de aumentar a velocidade do sistema acionado sem a necessidade de aumentar a força aplicada ou de manter a velocidade do sistema em uma situação de esforço maior, como exemplo manter a velocidade do carro em um aclive utilizando o mesmo torque ou subir uma rampa de bicicleta com a mesma força utilizada para andar em um local plano. Isto ocorre através do aumento do comprimento e/ou diâmetro do eixo, que funciona como braço de alavanca, multiplicando o torque gerado na saída do sistema.

[0017] Em uma concretização preferencial da invenção, o eixo móvel de inclinação variável (2) é associado a um terminal de rótula (3) que suporta qualquer diâmetro e permite inclinação de até 45 graus, para conectar dois dispositivos mecânicos, permitindo que o eixo (2) atue como braço de alavanca e multiplique o torque do dispositivo de saída em relação ao dispositivo de entrada. Como pode ser visualizado nas figuras 2 e 3, o terminal de rótula (3) compreende um conector central (4), no qual é fixado o eixo (2), montado giratoriamente em dois eixos diametrais externos alinhados (5), estruturados em um anel intermediário (6), também associado a dois eixos diametrais externos alinhados (7), perpendicularmente dispostos em relação aos anteriores e estruturados em um anel externo (8). Esta construção permite que o eixo (2) acoplado a dito terminal (3) assuma a gama de inclinações necessárias para o funcionamento da presente invenção.

[0018] A presente invenção ainda compreende um sistema de geração de energia que emprega os princípios do multiplicador de torque. Uma primeira concretização deste sistema de geração de energia (9) é representada nas figuras 4 a 7. Este sistema é composto por um eixo (2A) associado a um terminal de rótula (3A), caracterizando um primeiro multiplicador de torque (1A) que tem em sua extremidade uma massa oscilante (10). O giro da massa (10) provoca o deslocamento constantemente de seu centro de gravidade e proporciona o movimento constante de eixo móvel (2A). O movimento do eixo (2A) associado ao conector (3A) multiplica o torque na outra extremidade de dito eixo (2A) que é acoplada a um gerador (1 1 ), para proporcionar o acionamento deste.

[0019] A massa oscilante (10) é posta em movimento por um segundo multiplicador de torque (1 B), cuja saída é aplicada em dita massa oscilante (10). Em uma concretização da invenção, a entrada do multiplicador de torque (1 B) é proporcionada por um motor (12) que por meio de uma engrenagem menor (13) gira uma engrenagem maior (14) que gira a extremidade de um eixo (2B), associado a um terminal de rótula (3B). A outra extremidade de dito eixo (2B) está associada a um disco (15) (ou engrenagem - como representado na figura 1 ) paralelo à primeira engrenagem (14). Pelo princípio anteriormente explicado, esta saída apresenta um torque multiplicado em relação a primeira engrenagem (14). Este torque multiplicado é aproveitado em mecanismo de transmissão para obter o movimento da massa oscilante (10).

[0020] Na concretização preferencial da invenção ilustrada nas figuras 4 a 7, o mecanismo de transmissão é composto por duas engrenagens cónicas (16) acopladas a um eixo (oculto na estrutura representada), associado em sua outra extremidade a uma engrenagem (17) que coopera com dentes (18) existentes em uma base fixa (19), sobre a qual é disposta a massa girante (10), proporcionando o giro de dita massa (10) sobre a base (19).

[0021] As figuras 8 a 10 apresentam outra concretização do sistema de geração de energia (20), que difere da concretização interior pelo modo como faz girar a massa oscilante (10). Nesta concretização, a massa (10) é movida por um conjunto de magnetos (21 ) dispostos radialmente sobre a base fixa (19), porém, a massa oscilante (10) continua acoplada ao gerador (1 1 ) por um eixo (2A) a um terminal de rótula (3A), ou seja, por um multiplicador de torque da presente invenção.

[0022] As concretizações acima reveladas são apenas exemplificativas de formas possíveis de levar a invenção a pratica, porém, não são as únicas possíveis, apenas são as consideradas melhores pelo inventor. Inúmeras modificações e substituições podem ser realizadas sem fugir do escopo da presente invenção. Por exemplo, vários outros mecanismos de transmissão poderiam ser adotados para transmitir o movimento do eixo do multiplicador de torque para mover a massa girante sobre a base.

[0023] Tratou-se no presente relatório descritivo de uma invenção revestida de aplicação industrial, novidade e atividade inventiva, todos os requisitos para receber a proteção pleiteada.