Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TUNNEL FOR COUNTING CLOTHES OR ACCESSORIES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/077368
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention discloses a tunnel for counting clothes or accessories that comprises two parallel vertical walls, at least one RFID antenna, at least one RFID reader, and at least one processing means. The present invention aims to offer a solution for counting items on racks or hangers, when provided with RFID tags, and more specifically with up to three or four levels per trolley.

Inventors:
SOUZA BARBOSA GUILHERME (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050348
Publication Date:
April 18, 2024
Filing Date:
October 10, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SOUZA BARBOSA GUILHERME (BR)
International Classes:
H04W4/80; G06K7/10; H01Q1/22; G06K19/07
Attorney, Agent or Firm:
MAGALHÃES NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Túnel (1 ) para contagem de roupas ou acessórios caracterizado pelo fato de que compreende duas paredes verticais (2) paralelas entre si, pelo menos, uma antena (9) RFID, pelo menos, um leitor RFID e, pelo menos, um meio de processamento; sendo que, as paredes do túnel (1 ) são de material metálico ou possuem revestimento configurado para refletir as ondas das antenas (9) RFID em seu interior; sendo que, o túnel (1 ) compreende um trilho (5) para passagem do trolley (6), sendo o trilho (5) configurado para balançar e aproximar as roupas ou acessórios de, pelo menos, uma antena (9); e sendo que, a pelo menos uma antena (9) RFID é conectada ao leitor RFID e o leitor RFID é conectado ao meio de processamento.

2. Túnel (1 ) para contagem de roupas ou acessórios, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que as paredes verticais (2) do túnel são espaçadas de forma a permitir a passagem de um trolley (6) com peças de roupas ou acessórios encabidados ou pendurados.

3. Túnel (1 ) para contagem de roupas ou acessórios, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que o trilho (5) para passagem do trolley (6) compreende formato análogo a um “s”, com uma curva para a direita seguida por uma inclinação para a esquerda, até o centro do túnel (1 ), seguido por uma curva para a esquerda e outra para a direita, até retornar para o centro do túnel (1 ).

4. Túnel (1 ) para contagem de roupas ou acessórios, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o trolley (6) possui três níveis.

5. Túnel (1 ) para contagem de roupas ou acessórios, de acordo com as reivindicações 1 e 4, caracterizado pelo fato de que o túnel compreende duas, quatro, seis, oito, dez ou doze antenas (9).

6. Túnel (1 ) para contagem de roupas ou acessórios, de acordo com a reivindicações 1 e 5, caracterizado pelo fato de que as antenas (9) são dispostas nas referidas paredes verticais (2) paralelas, sendo que, em uma configuração de oito antenas (9), as antenas (9) superiores são posicionadas entre 100 e 190 cm do solo, as antenas (9) inferiores são posicionadas entre 20 e 100 cm do solo, sendo que um primeiro conjunto de antenas (9) é posicionado entre 85 e 395 cm da entrada do túnel (1 ) e um segundo conjunto de antenas (9) é posicionado entre 45 e 355 cm da saída do túnel (1 ).

7. Túnel (1 ) para contagem de roupas ou acessórios, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que as antenas (9) RFID são conectadas ao leitor RFID por meio de cabos e o leitor RFID é conectado ao meio de processamento por cabos, wi-fi ou bluetooth.

8. Túnel (1 ) para contagem de roupas ou acessórios, de acordo com as reivindicações 1 e 7, caracterizado pelo fato de que os dados lidos pelo leitor RFID são processados pelo meio de processamento e então exibidos por um monitor (7) configurado para exibir informações relacionadas aos produtos e/ou contagem das peças.

9. Túnel (1 ) para contagem de roupas ou acessórios, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o monitor (7) é ligado ao meio de processamento por cabos, wi-fi ou bluetooth.

Description:
“TÚNEL PARA CONTAGEM DE ROUPAS OU ACESSÓRIOS”

Campo da invenção

[001] A presente invenção enquadra-se no campo da logística. Mais especificamente no campo de contagem de peças de roupas ou acessórios por meio de RFID (Radio Frequency Identification).

Descrição do estado da técnica

[002] O uso de tags RFID tem ganhado cada vez mais relevância em diversos mercados, principalmente no mercado de logística e varejo em geral. Estes mercados requerem tags ou etiquetas cada vez menores. As tags, quando empregadas em roupas ou acessórios, são utilizadas para contagem de peças no momento de entrada em centros logísticos, de distribuição, áreas de armazenagem, ou até para controlar a movimentação de peças encabidadas ou penduradas de uma área para outra.

[003] As peças encabidadas ou penduradas possuem uma particularidade, elas são montadas em trolleys, uma espécie de trilho que permite a movimentação das peças de roupas ou acessórios pelo interior do centro de distribuição e logística.

[004] Atualmente, grandes centros logísticos utilizam os chamados packs. Os packs são unidades ensacadas ou agrupadas com um determinado número de peças. Os packs chegam do fabricante ou distribuidor por meio de caminhões que são descarregados em docas. Nas docas, os packs são descarregados e cada packé contabilizado. Nessa situação, a quantidade de peças de vestuário não é contabilizada e, portanto, a contagem de peças não é tão eficaz.

[005] Uma solução para a contagem de peças encabidadas ou penduradas, quando equipadas com tags RFID, são os túneis RFID. Os túneis são uma espécie de portal que realiza a contagem das peças de vestuário. No entanto, devido ao grande volume de peças em centros de distribuição, normalmente são empregados um túnel por doca, ou diversos túneis em uma parte específica do centro de distribuição.

[006] Devido ao grande volume de peças e túneis, um grande problema do estado da técnica é a leitura cruzada ou contagem errada. A leitura cruzada ocorre quando um túnel contabiliza tags RFIDs de peças de roupas ou acessórios em outro trolley, que passará em seguida no mesmo túnel ou de peças passando em outros túneis. A contagem errada ocorre principalmente quando as peças de roupas ou acessórios estão muito perto do túnel e um sinal RFID, através de reflexão, vaza para fora do túnel e lê tags indesejadas, em seu exterior. Geralmente, este vazamento de sinal pelo túnel ocorre pois é necessário aumentar a potência de leitura a fim de tentar ler alta quantidade de peças ou peças que possuam maior dificuldade de leitura, seja pelo seu tipo de material ou pelo tamanho e variação das tags RFID.

[007] Em busca de garantir a acurácia de 100% na leitura RFID das peças, sem ler peças não desejadas, os centros de distribuição e operadores logísticos necessitam ajustar a quantidade de peças por trolley reduzi ndo- a. Ou seja, acomoda-se menos peças por trolley, o que gera diminuição de desempenho durante os processos de movimentação de encabidados ou pendurados. Uma outra limitação do estado da técnica é a adoção de uma limitação para a quantidade de níveis por trolley.

[008] Por nível por trolley entenda algo análogo à andares. Um trolley de um nível possui apenas peças de roupas ou acessórios em um andar. Um trolley de dois níveis possui peças de roupas ou acessórios em dois andares, um em cima e outro em baixo. Um trolley de três níveis possui peças de roupas ou acessórios em três andares, um em cima, um intermediário e um em baixo, e assim por diante. Objetivos da invenção

[009] Em vista da ineficácia da contagem de peças de roupas ou acessórios encabidados ou pendurados, a presente invenção tem por objetivo prover um túnel de contagem de peças de vestuário encabidadas ou penduradas com tags RFID com precisão com capacidade para acomodar mais peças para aumentar o desempenho da cadeia logística, aumentando o número de níveis e peças por nível.

Breve descrição da invenção

[010] A presente invenção revela um túnel RFID para contagem de peças de vestuário encabidadas ou penduradas. O túnel prevê a utilização de tags RFID convencionais ou tags RFID UHF.

[011] O referido túnel apresenta paredes verticais paralelas entre si, em uma distância que permite a passagem de uma pessoa empurrando o trolley com as peças de roupas ou acessórios. Em uma configuração, o túnel apresenta ainda uma parede superior, análoga a um teto. Em uma outra configuração, a presente invenção revela um túnel que não apresenta uma parede superior.

[012] A presente invenção revela um túnel para contagem de roupas ou acessórios que compreende duas paredes verticais paralelas, pelo menos uma antena RFID, pelo menos um leitor RFID e, pelo menos um meio de processamento.

[013] As paredes do túnel são de material metálico ou possuem revestimento que reflete as ondas das antenas RFID em seu interior.

[014] O túnel compreende, em uma configuração padrão ou preferencial, oito antenas RFID sintonizadas para leitura de campo próximo para garantir a cobertura de mínimo três níveis de peças no trolley sem gerar vazamento que venha ler tags indesejadas, as oito antenas localizadas à uma distância superior a 01 metro da entrada do túnel.

[015] As referidas antenas possuem frequência RFID e/ou RFID UHF. Em uma configuração preferencial, apresentam frequências entre 860 e 960 Mhz e as seguintes configurações:

- Frequência ajustada de operação: 902 a 928 MHz para operação no Brasil e Américas e 860 a 960 nas demais regiões/exterior;

- Ganho da antena: 2.1 dBi;

- Polarização: Circular;

- Tipo: Antena Near Field (Campo próximo);

- Distância máxima de leitura: 70 cm;

- Dimensões: 215 x 215 x 16 mm;

[016] Cabos são utilizados para ligar as referidas antenas até o leitor RFID e controlar a atenuação do sinal transmitidos, que possui extensão de entradas de acordo com o número de antenas.

[017] Os dados lidos pelo leitor RFID são processados por um meio de processamento, como um microcomputador ou processador. O processador ou microcomputador é ligado ao leitor RFID por meio de cabo(s). Em outra configuração, pode ser conectado sem cabos, por wi-fi ou bluetooth.

[018] O processador ou microcomputador também é ligado a um monitor por meio de cabo(s). Em outra configuração, pode ser conectado sem cabos, por wi-fi ou bluetooth. O referido monitor é utilizado para exibir informações relacionadas aos produtos que passam pelo túnel bem como para exibir a contagem das peças. Tal monitor pode ser sensível ao toque para facilitar a operação do túnel. [019] Para facilitar a leitura dos sinais RFID, a tubulação dentro do túnel, por onde o trolley se movimenta, possui um formato específico a fim de balançar e aproximar as peças aos conjuntos de antenas localizadas à direita e esquerda do túnel. Em uma configuração, o trilho possui um formato análogo à letra “S”. Este formato “S” ocorre duas vezes dentro do túnel. Primeiro, uma curva de 45 graus para a direita a fim de aproximar as peças às antenas da direta que, em seguida, possui uma inclinação de 45 graus para esquerda, retornando as peças ao centro do túnel. Ambas as inclinações têm o comprimento de 15 cm. Respeitando a distância entre as antenas da direita que estão localizadas mais próximas a entrada do túnel e as antenas da esquerda que estão localizadas próximas da saída do túnel, uma nova inclinação ocorre. Agora, uma curva de 45 graus para a esquerda a fim de aproximar as peças às antenas da esquerda que, em seguida possui uma inclinação de 45 graus para direita, retornando as peças ao centro do túnel. Ambas as inclinações têm o comprimento de 15 cm. Considera-se a possibilidade de que as paredes laterais do túnel podem ser maiores que a configuração mínima. Os fins destas inclinações devem garantir que as peças passem mais próximas aos centros das antenas.

Breve descrição das figuras

[020] A figura 1 revela uma configuração do túnel com parede superior e monitor.

[021] A figura 2 revela uma configuração do túnel com parede superior e trolleys com dois e três níveis.

[022] A figura 3 revela uma configuração do túnel com parede superior.

[023] A figura 4 revela um corte do túnel onde é possível visualizar as antenas RFID em seu interior. [024] A figura 5 revela uma configuração do túnel sem parede superior, onde é possível visualizar as antenas RFID em seu interior.

[025] A figura 6 revela uma configuração do túnel sem parede superior, onde é possível visualizar as antenas RFID e a caixa de acomodação dos equipamentos em seu interior.

[026] As figuras apresentam os elementos de referências numerados: 1 - túnel; 2 - paredes verticais; 3 - parede superior; 4 - painéis; 5 - trilho; 6 - trolley; 7 - monitor; 8 - caixa; e 9 - antenas.

Descrição detalhada da invenção

[027] O referido túnel 1 apresenta paredes verticais 2 paralelas entre si, em uma distância que permite a passagem de pessoas junto com o trolley 6 com as peças de roupas ou acessórios. Em uma configuração, o túnel 1 apresenta uma parede superior 3, análoga a um teto. Em uma outra configuração, a presente invenção revela um túnel 1 que não apresenta uma parede superior 3.

[028] As paredes podem ter comprimento entre 150 e 500 cm, preferencialmente entre 150 e 350 cm, mais preferencialmente, entre 150 e 250 cm, altura entre 150 e 250 cm, mais preferencialmente entre 150 e 230 mm, ainda mais preferencialmente entre 180 e 230 mm, e a distância entre as paredes laterais 2 pode ser entre 100 e 180 mm, preferencialmente entre 130 e 150 mm, mais preferencialmente entre 115 e 135 mm.

[029] Em uma configuração preferencial, o túnel 1 possui dimensões padrão conforme abaixo:

- Paredes laterais 2: largura 200 cm x altura 210 cm (Altura pode ser ajustada conforme altura do trilho 5 onde correm os trolleys 6); - Bordas/painéis 4 para estreitar as áreas de entrada e saída do túnel 1 , a serem instaladas nas paredes de ambos os lados: largura 30 cm x altura 210 cm (Altura pode ser ajustada conforme altura do trilho 5 onde correm os trolleys 6);

- Parede placa superior (teto): largura 125 cm x comprimento 200 cm.

[030] As paredes do túnel 1 são de material metálico ou possuem revestimento que reflete as ondas das antenas RFID em seu interior.

[031] As paredes possuem espessura entre 1 e 6 mm, preferencialmente entre 1 e 5 mm. Em uma outra configuração, entre 1 e 4 mm. Para melhor controlar a reflexão do sinal do túnel 1 , todas as suas partes internas compostas por material metálico são pintadas, em duas camadas, por tinta antirreflexiva RF (rádio frequência). Esta tinta não evita a reflexão do sinal, mas proporciona uma atenuação deste sinal para o exterior do túnel 1 , a fim de mantê-lo mais em seu interior. Trata-se de um revestimento base eletrocondutor universal para blindagem de campos eletromagnéticos de frequência RFID UHF.

[032] Em uma configuração, o túnel 1 apresenta capacidade para apenas um nível. Em outra configuração, o túnel 1 apresenta capacidade para dois níveis. Em outra configuração, o túnel 1 apresenta capacidade para três níveis. Em outra configuração, o túnel 1 apresenta capacidade para quatro níveis. Estas configurações podem ser realizadas através da ativação ou desativação das antenas 9.

[033] O túnel 1 compreende, em uma configuração preferencial ou padrão, oito antenas 9 RFID sintonizadas para leitura de campo próximo para garantir a cobertura de, no mínimo, três níveis de peças no trolley 6 sem gerar vazamento que venha a ler tags indesejadas, localizadas à uma distância superior a 01 metro da entrada do túnel 1 , mais especificamente entre 0,5 e 3 metros. Em outras configurações, o número de antenas 9 varia conforme a quantidade de peças ou níveis de leitura. Em configurações alternativas, uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, dez, doze ou mais antenas 9 podem ser utilizadas, inclusive múltiplos das quantidades acima reveladas podem ser utilizadas a depender da demanda.

[034] Cada antena 9 é posicionada para propiciar a máxima eficácia de seus sinais, de modo que, o sinal de cada antena 9 ou combinação delas, seja capaz de preencher a maior parte da área do túnel 1 , considerando- se leitura de mínimo 200 peças em no mínimo 3 níveis no trolley 6.

[035] As antenas 9 são posicionadas em ambas as paredes laterais 2. As antenas 9 superiores são posicionadas entre 100 e 190 cm do solo, preferencialmente entre 1 10 e 180 cm, mais preferencialmente entre 120 e 170 cm. As antenas 9 inferiores são posicionadas entre 20 e 100 cm do solo, preferencialmente entre 30 e 90 cm, mais preferencialmente entre 40 e 80 cm. Um primeiro conjunto de antenas 9 é posicionado entre 85 e 395 cm da entrada do túnel 1 , preferencialmente entre 90 e 295 cm, mais preferencialmente entre 95 e 195 cm, e um segundo conjunto de antenas 9 é posicionado entre 45 e 355 cm da saída do túnel 1 , preferencialmente entre 50 e 255 cm, mais preferencialmente entre 55 e 155 cm.

[036] Em uma configuração preferencial, em cada parede lateral 2 interna do túnel há quatro antenas 9 enfileiradas de cima para baixo, apontando para dentro do túnel 1 . Considerando uma vista exemplificative da entrada do túnel 1 , temos:

- Localizadas na parede direita interna do túnel 1 temos:

- Antena 1 (primeira de cima) - instalada à 162 cm do solo;

- Antena 2 (abaixo a antena 1 ) - instalada à 129 cm do solo;

- Antena 3 (abaixo a antena 2) - instalada à 78 cm do solo; - Antena 4 (abaixo a antena 3) - instalada à 47 cm do solo;

- As antenas de 1 a 4 são posicionados à 105 cm da saída do túnel;

- Localizadas na parede esquerda interna do túnel 1 temos:

- Antena 5 (primeira de cima) - instalada à 162 cm do solo;

- Antena 6 (abaixo a antena 5) - instalada à 127 cm do solo;

- Antena 7 (abaixo a antena 6) - instalada à 70 cm do solo;

- Antena 8 (abaixo a antena 7) - instalada à 42 cm do solo;

- As antenas de 5 a 8 são posicionados à 55 cm da saída do túnel.

[037] As antenas 9 podem ser ajustadas para cima ou para baixo dependendo do tipo de segmento e tipo de peças. Tal ajuste trata-se de uma configuração pré-estabelecida para seu funcionamento.

[038] As referidas antenas 9 possuem frequência RFID e/ou RFID UHF. As antenas 9 operam em uma frequência entre 860 e 960 Mhz, mais especificamente entre 900 e 930 Mhz. Em uma configuração, todas as antenas 9 operam na mesma frequência. O ganho de antena é ajustado preferencialmente entre 1 e 9 dbi, mais preferencialmente entre 1 ,5 e 7,8 dbi, ainda mais preferencialmente entre 1 e 3 dbi. As polarizações podem ser do tipo circular ou linear. As antenas 9 podem ser do tipo near field ou far field. A distância de leitura ocorre entre 0 e 150 cm, preferencialmente entre 10 cm e 100 cm, mais preferencialmente entre 15 e 85 cm, ainda mais preferencialmente entre 15 e 70 cm.

[039] As antenas 9 podem ter largura entre 30 e 500 mm, preferencialmente entre 50 e 300 mm, mais preferencialmente, entre 70 e 250 mm, altura entre 100 e 1800 mm, preferencialmente entre 150 e 900 mm, mais preferencialmente, entre 200 e 300 mm, e espessura entre 5 e 45 mm, preferencialmente entre 10 e 35 mm, mais preferencialmente entre 15 e 25 mm.

[040] Em uma configuração, as antenas 9 apresentam frequências entre 860 e 960 Mhz e as seguintes configurações:

- Frequência ajustada de operação: 915 a 928 MHz para operação no Brasil;

- Ganho da antena: 2.1 dBi;

- Polarização: Circular;

- Tipo: Antena Near Field (Campo próximo);

- Distância máxima de leitura: 70 cm;

- Dimensões: 215 mm Largura x 215 mm Altura x 16 mm Espessura;

[041] Em uma configuração, o sinal de cobertura do túnel 1 é entre 40 e 100% do volume total. Em outra configuração, entre 45 e 95%. Em uma outra configuração, entre 50 e 90%. Em uma diferente configuração entre 60 e 90%. Em uma nova configuração, entre 60 e 85%.

[042] Todas as antenas 9 são conectadas à um leitor RFID através de cabos Coaxial RGC58 cujos tamanhos são específicos, a fim de controlar a atenuação do sinal transmitido que possui extensão de entradas de acordo com o número de antenas 9. Em outra configuração, são utilizados cabos Coaxial LMR195/3D-FB ou, em outra configuração, utilizados cabos RG400 ou RGC-213/RG-213.

[043] Em uma configuração, o leitor RFID é da marca Impinj. Em outras configurações, outras marcas são utilizadas. O leitor RFID, pode-se utilizar modelos com oito antenas 9 ou quatro antenas 9, sendo que para este último é adicionado um extensor de antenas que possibilita conectar as oito antenas 9 instaladas no túnel.

[044] O leitor pode utilizar os seguintes módulos: Max Miller, Auto Dense, Autoset, Dense Reader M4/M8, High Throughput. O modo de pesquisa pode ser um dentre dual target e single target, a sessão de leitura pode ser uma dentre 0, 1 , 2 e 3. A sensibilidade está preferencialmente na faixa entre -40 e -99, preferencialmente entre -60 e -97, ainda mais preferencialmente entre -80 e -95.

[045] Em uma configuração preferencial, as seguintes configurações no leitor são utilizadas:

- Modo de leitura do leitor: Max Miller;

- Modo de pesquisa do leitor: Single Target;

- Sessão de leitura: S1 ou S2 (session 1 ou session 2);

- Sensibilidade RX permitida por porta de antena: -90 dbm;

[046] As antenas 9 podem operar com potência de transmissão preferencialmente entre 10 e 32,5 dBm, mais preferencialmente entre 15 e 31 dBm, ainda mais preferencialmente entre 20 e 30 dBm. As antenas 9 podem trabalhar todas na mesma potência ou em potências distintas.

[047] Ainda sobre o leitor, a fim de garantir qualidade e quantidade mínima de 200 de leituras e administrar o vazamento de sinal, as configurações de potência de transmissão (Tx) ideal por antena 9 são:

- Antena 1 : 28,5 dBm;

- Antena 2: 28,5 dBm;

- Antena 3: 28,5 dBm;

- Antena 4: 28,5 dBm; - Antena 5: 27,5 dBm;

- Antena 6: 27,5 dBm;

- Antena 7: 27,5 dBm;

- Antena 8: 27,0 dBm;

[048] As configurações acima podem ser ajustadas dependendo do tipo de segmento e tipo de peças. Tal ajuste trata-se de uma configuração preestabelecida para seu funcionamento.

[049] Ainda em relação a estrutura do túnel 1 , há paredes de fechamento interno, instaladas em frente às antenas em ambos os lados, à uma distância de aproximadamente 5 cm delas, para evitar que as peças tenham contato direto com estas antenas 9. Estas paredes têm espessura preferencialmente entre 1 e 6 mm, mais preferencialmente entre 1 e 5 mm. Em uma outra configuração, preferencialmente entre 1 e 4 mm. Em uma configuração, estas paredes podem ser de madeira ou derivados. Em outra configuração, estas paredes podem ser de plástico. Suas dimensões são: preferencialmente entre 150 e 500 cm, mais preferencialmente entre 150 e 350 cm, ainda mais preferencialmente, entre 150 e 250 cm, altura preferencialmente entre 150 e 250 cm, mais preferencialmente entre 150 e 230 mm, ainda mais preferencialmente entre 180 e 230 mm. A altura pode ser ajustada conforme altura do trilho 5 onde correm os trolleys 6. Tais paredes podem ser divididas em partes menores para funcionar como uma porta que se abre, dando acesso às antenas.

[050] Os dados lidos pelo leitor RFID são processados por um microcomputador ou processador. O microcomputador ou processador é ligado ao leitor RFID por meio de cabo(s). Em outra configuração, pode ser conectado sem cabos, por wi-fi ou bluetooth. [051] O processador ou microcomputador é ligado a um monitor 7 por meio de cabo(s). Em outra configuração, pode ser conectado sem cabos, por wi-fi, bluetooth, infravermelho. O referido monitor 7 é utilizado para exibir informações relacionadas aos produtos que passam pelo túnel 1 , bem como para exibir a contagem das peças. Tal monitor 7 pode ser sensível ao toque para facilitar a operação do túnel 1 , cujo tamanho pode variar para proporcionar melhor visualização. O tamanho ideal do monitor 7 pode variar entre 7 e 32 polegadas.

[052] Em uma configuração, o monitor 7 é acoplado ao túnel, em sua parede lateral 2. Em configurações alternativas, o monitor 7 é disposto em uma central de inspeção não acoplada diretamente ao túnel, tal como um tablet ou dispositivo análogo.

[053] As informações dos produtos exibidas pelo monitor 7 referem-se à quantidade de leitura que está sendo processada pelo leitor e enviada ao microcomputador. Esta informação pode ser apresentada de formas distintas, sendo as duas principais:

- Quantidade de peças lidas: número único de peças sendo lidas pelo túnel. Leitura sem consistência;

- Quantidade de peças lidas vs esperadas: número que combina duas informações. Quantidade de peças lidas vs quantidade de peças esperadas trazendo uma informação consistida.

[054] Em uma configuração, o monitor 7 possui tecnologia touchscreen, que permite ao utilizador zerar a contagem quando desejar. Em uma outra configuração, tal funcionalidade pode ser alcançada por meio de um teclado ou botões. Funcionalidades básicas controladas pelo monitor:

- Ligar e desligar o leitor; - Ligar e desligar as antenas;

- Zerar uma contagem de peças;

- Zerar uma contagem consistida de peças;

- Acesso e administração geral do leitor e microcomputador;

[055] Não restritas à estas funções, o monitor 7 pode operar sistemas específicos que venham a ser instalados no microcomputador para operações específicas.

[056] A fim de acomodar os equipamentos, leitor, extensor de antenas, fontes, e microcomputador, uma caixa 8 hermética plástica é instalada no interior do túnel 1 . Suas dimensões podem ser variadas, desde que não tenha contato com as antenas 9.

[057] Para facilitar a leitura dos sinais RFID, a tubulação ou trilho 5 dentro do túnel possui um formato específico a fim de movimentar e separar as peças de roupas ou acessórios encabidadas ou penduradas dentro do trolley 6.

[058] Para facilitar a leitura dos sinais RFID, a tubulação dentro do túnel, por onde o trolley 6 se movimenta, possui um formato específico, a fim de balançar e aproximar as peças aos conjuntos de antenas localizadas à direita e esquerda do túnel 1. Em uma configuração, o trilho 5 possui um formato análogo à letra “S”. Este formato “S” ocorre, pelo menos uma vez dentro do túnel 1 , preferencialmente duas vezes dentro do túnel 1 . Primeiro uma curva preferencialmente entre 20 e 60 graus, mais preferencialmente entre 40 e 50 graus, ainda mais preferencialmente de 45 graus para a direita a fim de aproximar as peças às antenas da direta que, em seguida possui uma inclinação ou curva preferencialmente entre 20 e 60 graus, mais preferencialmente entre 40 e 50 graus, ainda mais preferencialmente de 45 graus para esquerda, retornando as peças ao centro do túnel. Ambas as inclinações têm o comprimento preferencialmente entre 10 e 30 cm, mais preferencialmente entre 10 e 20 cm, ainda mais preferencialmente 15 cm. Respeitando a distância entre as antenas 9 da direita que estão localizadas mais próximas a entrada do túnel e as antenas 9 da esquerda que estão localizadas próximas da saída, uma nova inclinação ocorre. Agora, uma curva preferencialmente entre 20 e 60 graus, mais preferencialmente entre 40 e 50 graus, ainda mais preferencialmente de 45 graus para a esquerda a fim de aproximar as peças às antenas da esquerda que, em seguida possui uma inclinação preferencialmente entre 20 e 60 graus, mais preferencialmente entre 40 e 50 graus, ainda mais preferencialmente de 45 graus para direita, retornando as peças ao centro do túnel. Ambas as inclinações têm o comprimento preferencialmente entre 10 e 30 cm, mais preferencialmente entre 10 e 20 cm, ainda mais preferencialmente de 15 cm. Considerando a possibilidade de que as paredes laterais 2 do túnel 1 podem ser maiores que a configuração mínima. Os fins destas inclinações devem garantir que as peças passem mais próximas aos meios das antenas 9.

[059] Ao combinar, em um túnel 1 de contagem de peças de vestuário encabidadas ou penduradas, a separação momentânea das peças encabidadas ou penduradas, além do posicionamento específico das antenas 9 em conjunto com a potência específica de potência, sensibilidade e modulação do sinal de rádio frequência, a presente invenção alcança o resultado de garantir a contagem com precisão e com capacidade para acomodar mais peças para aumentar o desempenho da cadeia logística, aumentando o número de níveis e peças por nível. Note- se, todas estas características não precisam ser simultâneas, sendo que, pelo menos, uma destas características pode ser suficiente para alcançar o objetivo proposto por esta invenção.

[060] Outras aplicações da presente invenção incluem a vigilância eletrônica contra furtos (do inglês, Eletronic Article Surveillance “EAS” systems') e balanço de estoque (sendo utilizado para operação de inventário ou ciclo de contagem ou contagem de estoque).

[061] Para a vigilância eletrônica contra furtos, túneis conforme descritos pela presente invenção são alocados em portas de lojas para identificação de produtos furtados. Note-se que, para esta aplicação, o trilho 5 não é necessário.

[062] Para a contagem de estoque, as peças encabidadas ou penduradas podem ser colocadas em trolleys 6 e submetidas ao túnel 1 para nova contagem.

[063] Em algumas configurações, a presente invenção é capaz de contabilizar mais de 200 peças de roupas ou acessórios encabidadas ou penduradas em três ou mais níveis em até 30 segundos, com 100% de acurácia.