Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
VEHICLE SIGNALLING DEVICE TO INDICATE THE INTENTION TO REVERSE GEAR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/068079
Kind Code:
A1
Abstract:
A vehicle signalling device to indicate the intention to reverse gear, in particular a signalling device (1) that gives warning before the maneuver in reverse gear takes place, comprises a key (2) that is mounted in the dashboard (3) of the vehicle (4) and allows the driver, when a vacant parking space is seen ahead, to activate the device for signalling the intention to shift into reverse gear, giving advance warning to the driver coming behind in the same road lane that reverse parallel parking is intended, preventing the rearward vehicle to advance and keeping the space required for safely carrying out the maneuver free.

Inventors:
BERTANHA REINALDO (BR)
Application Number:
PCT/IB2014/065660
Publication Date:
May 14, 2015
Filing Date:
October 28, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BERTANHA REINALDO (BR)
International Classes:
B60Q1/22; B60Q1/26; B60Q5/00
Foreign References:
US3800430A1974-04-02
US20120206256A12012-08-16
BR6700552U1988-10-25
CA2458463A12005-08-24
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) SINALIZADOR DE INTENÇÃO DE MARCHA À RÉ VEICULAR, caracterizado por um dispositivo sinalizador (1 ) dotado de tecla (2) instalado no painel (3) do veículo (4) de interface com a central de comando (6) com biestável (7), multivibrador (8) e detector de velocidade (9).

2) SINALIZADOR DE INTENÇÃO DE MARCHA À RÉ VEICULAR, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por o dispositivo sinalizador (1 ) ser passível de ser instalado em qualquer veículo automotor.

Description:
SINALIZADOR DE INTENÇÃO DE MARCHA À RÉ VEICULAR

Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um SINALIZADOR DE INTENÇÃO DE MARCHA À RÉ VEICULAR especialmente de um sinalizador que antecede a manobra de marcha à ré, constituído de um dispositivo acionador instalado no painel do veículo interligado junto ao circuito elétrico, que permite ao condutor avistando uma vaga adiante, ativar o sinalizador de intenção de marcha à ré previamente avisando o condutor que segue logo atrás, na mesma faixa da via, que pretende realizar a baliza, evitando o avanço do veículo de atrás liberando o espaço para a realização da manobra com segurança.

CAMPO DE APLICAÇÃO

O sinalizador de intenção de marcha à ré tem como campo de aplicação o setor automobilístico, mais especificamente em veículos que transitam na área urbana, porém não limitados a estes, cabendo a sua utilização em qualquer meio de transporte que utiliza a marcha à ré para pequenas manobras.

CONVENCIMENTO

Baliza é uma manobra executada para estacionar um veículo alinhado com outros carros estacionados. Os carros estacionados ficam numa linha reta, paralela ao meio-fio, com o para-choque de cada automóvel defronte para a traseira daquele adjacente. A baliza requer adentrar com marcha à ré na vaga disponível.

Todos os veículos possuem itens básicos de segurança, cada um de acordo com a lei vigente do país a que foi fabricado. Um dos itens obrigatórios em todos os países é a luz de marcha ré. Essa identificação de marcha ré é a luz branca que tem por finalidade alertar os condutores de outros veículos e também, para iluminar os locais onde há baixa luminosidade aclarando o local da manobra. Atualmente existem produtos que fazem o aviso sonoro e luminoso quando é engatada a marcha à ré, mas esse alerta só se dá após iniciar a baliza, porém, não se trata de um item obrigatório, já que sua função é adicional e comumente aplicada em veículos pesados, bem como ônibus, caminhões, carretas, entre outros.

Em veículos leves, como os de passeio, quando é necessário realizar a baliza em meio ao trânsito assenta uma enorme dificuldade já que não conseguimos avisar os outros condutores da intenção de estacionar, causando sérios transtornos no fluimento do trânsito e em alguns casos podendo ocorrer o risco de acidentes ou o condutor ulterior avançar e não permitir que a manobra seja realizada.

Quando isso ocorre, outro problema maior acontece, já que é necessário deixar a vaga localizada e contornar todo o quarteirão para retornar àquela vaga anteriormente desejada, que na grande maioria dos casos, a vaga já está preenchida por outro condutor que estava na mesma condição de procurar uma vaga.

Já encontra-se no mercado aqueles veículos inteligentes que, automaticamente consegue estacionar e/ou detectar vagas que o veículo possa ser estacionado. Mas para tal evento, o condutor tem que avisar ao condutor ulterior de sua intenção de estacionar, senão ele avança e o automóvel inteligente não consegue êxito na manobra.

Pensando nestes inconvenientes citados acima, os fabricantes mais atentos às necessidades de mercado desenvolvem produtos que proporcionam simplicidade construtiva, eficiência e segurança para manobras de marcha à ré em meio ao trânsito, em conformidade com o foco desse pedido de privilégio, características essas que têm ganhado espaço no mercado de consumo.

ESTADO DA TÉCNICA

O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre a matéria em apreço como o MU6700552-7 intitulado "ALARME LUMINE-SONORO DE MARCHA À RÉ" que refere-se a um alarme constituído por uma tampa frontal bicolor, um compartimento para duas lâmpadas, um circuito impresso, um alto-falante e uma tampa posterior fixado ao pára-choque traseiro do veículo ou por qualquer outro que se prefira.

Neste caso, a patente mencionada apresenta como conceito inventivo um alarme luminoso e sonoro para alertar a todos a sua volta que o veículo está em marcha à ré, ou seja, esse alarme é feito apenas ao engatar a marcha, não sendo eficiente para avisar os condutores ulteriores da sua intenção de manobra, incorrendo nos mesmos inconvenientes supracitados. NOVO PRODUTO

Ciente do estado da técnica, suas lacunas e limitantes, o inventor, após estudos e pesquisas criou o SINALIZADOR DE INTENÇÃO DE MARCHA À RÉ

VEICULAR em questão, que em linhas gerais, concebe um sinalizador que antecede a manobra de marcha à ré, constituído de um dispositivo acionador instalado no painel do veículo interligado junto ao circuito elétrico, que permite ao condutor avistando uma vaga adiante, ativar o sinalizador de intenção de marcha à ré previamente avisando o condutor que segue logo atrás, na mesma faixa da via, que pretende realizar a baliza, evitando o avanço do veículo de atrás liberando o espaço para a realização da manobra com segurança.

O SINALIZADOR DE INTENÇÃO DE MARCHA À RÉ VEICULAR

permite ao condutor prever uma situação que ele irá realizar mais adiante e avisar os outros condutores antecipadamente que ele tem a intenção de fazer uma manobra de marcha à ré.

O SINALIZADOR DE INTENÇÃO DE MARCHA À RÉ VEICULAR

propõe que assim que o usuário visualiza uma possível vaga disponível para estacionar seu veículo, ele aciona um comando que fará com que a luz da marcha à re do automóvel comece a piscar. Dessa forma, o condutor posterior identifica que a intenção do condutor à frente pretende realizar a baliza e não avança quando aquele está pareado iniciando a manobra.

VANTAGENS

Em suma, o sinalizador de intenção de marcha à ré reivindicado apresenta como vantagens mais preponderantes:

> Avisa antecipadamente o condutor que vem logo atrás da sua intenção de marcha à ré;

> Garante maior segurança para realizar a manobra;

> Evita que o veículo posterior avance não permitindo o êxito para estacionar na vaga encontrada;

> Permite a fluidez do trânsito sem incómodos;

> Evita a perda da vaga em caso do motorista de trás avançar e não conseguir estacionar;

> Simplicidade construtiva;

> Ótima relação custo x benefício. A seguir, explica-se a invenção com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representados de forma ilustrativa e não limitativa:

Fig. 1 - Fluxograma do funcionamento do sinalizador de intenção de marcha à ré veicular;

Fig. 2 - Vista esquemática do sinalizador de intenção de marcha à ré veicular, instalado em um veículo;

Fig. 3 - Vista esquemática do sinalizador de intenção de marcha à ré veicular, mostrando o uso.

DESCRIÇÃO DETALHADA O SINALIZADOR DE INTENÇÃO DE MARCHA À RÉ VEICULAR, objeto desta solicitação de Patente de Invenção, refere-se a um dispositivo sinalizador (1 ) dotado de uma tecla (2) instalado no painel (3) do veiculo (4) em local de fácil acesso para o condutor (5). Essa tecla (2) faz contato com a central de comando (6) que contém o biestável (7), multivibrador (8), detector de velocidade (9) e reiniciar (R) que farão o aviso luminoso (S).

Esse dispositivo sinalizador (1 ) possui várias etapas e todas elas se iniciam do princípio em que o veículo esteja em movimento. Essas etapas são:

Etapa (B1 ) - Acionar o sinalizador de intenção de marcha à ré e depois engatar a marcha: localizado a vaga, aciona-se a tecla (2) do dispositivo (1 ) no painel (3) e a luz de marcha ré piscará avisando o condutor de trás, e no momento em que a marcha à ré for engatada, essa mesma luz passará a ficar acessa constantemente. Quando o condutor (5) tirar da marcha à ré essa luz se apaga.

Etapa (B2) - Ativar o alerta de marcha à re e depois desativar manualmente: neste caso aciona-se a tecla (2) do dispositivo (1 ) no painel (3) e inicia a pisca da luz de marcha à ré, mas o condutor (5) por um motivo qualquer desiste de realizar a manobra, bastando neste caso acionar o botão (2) novamente e a luz irá parar de piscar e apagar.

Etapa (B3) - Acionar o alerta de marcha à ré e sair com o veículo novamente: aciona-se a tecla (2) do dispositivo (1 ) no painel (3) dando início ao pisca da luz de marcha à ré, e o condutor (5) do veículo desistir de fazer a manobra de marcha à ré, e acelerar o veículo (4), a central de comando (6) entenderá por meio do sinal de rotação ou velocidade que o condutor (5) abortou a manobra e automaticamente apaga a luz de marcha à ré.

Portanto, o presente pedido de patente de invenção se reveste de novidade e atividade inventiva graças ao sinalizador avisar previamente ao condutor posterior da sua intenção de estacionar na vaga sem que este avance e não permita a manobra, que somado a aplicação industrial o faz merecedor do privilégio de patente.