Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
WATER TRACTOR WITH FLOATING TRACKS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/113124
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent consists in a vehicle equipped with a series of floating crawlers that rotate on an ovoid rail, forming a continuous track characterised by the male-female couplings between the traction crawlers, hydrodynamic locks and a steering system operating such that one of the sides of the track is braked and the opposite track slides and can rotate through 360°. The object of the vehicle is to tow load barges on rivers or lakes. In the absence of displacement, since the vehicle moves on the water, performance is distinctly improved and fuel consumption is considerably reduced in comparison with watercraft having an equivalent load-carrying capacity.

Inventors:
SILVA VILSON DA (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000061
Publication Date:
September 22, 2011
Filing Date:
February 25, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SILVA VILSON DA (BR)
International Classes:
B60F3/00; B62D55/06; B63B35/00; B63H1/00
Domestic Patent References:
WO2009033153A22009-03-12
WO2007086912A22007-08-02
WO2003006305A12003-01-23
Foreign References:
US5379709A1995-01-10
FR2617789A11989-01-13
Other References:
None
Attorney, Agent or Firm:
DE MAGALHÃES, Luiz Claudio (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. "TRATO R AQUÁTICO COM ESTEIRAS FLUTUANTES", caracterizado por ser um veículo dotado de esteiras flutuantes (1), um Sistema Anti-turbilhonamento (2), Travas Aquáticas (3), lagartas flutuantes (7) que circulam por um conjunto de Trilhos Ovóides, através de um conjunto de roldanas de Polietileno com rolamento interno blindado, ditas lagartas são ligadas umas às outras como uma corrente e tracionadas por uma cremalheira, que por sua vez é ligada ao diferencial por uma ponta de eixo independente, movido por motor e câmbio convencionais de veículo terrestre e ainda pelo sistema de travamento das lagartas funciona como remos múltiplos conferindo maior poder de tração sobre a água.

2. "TRATOR AQUÁTICO COM ESTEIRAS FLUTUANTES", den acordo coma reivindicaçãol, caracterizado pelo sistema de direção atuar mediante o acionamento do freio do lado para o qual se deseja virar o veículo, através do sistema de planetárias do diferencial.

Description:
"TRATOR AQUÁTICO COM ESTEIRAS FLUTUANTES"

A presente patente de invenção tem por objetivo um trator que se locomove na água através de esteiras compostas por flutuadores para uso no reboque de barcaças e outros, com vistas a economia de combustível e aumento na capacidade de tração de cargas sobre a água.

Já são conhecidos tratores de esteiras que se locomovem na terra, barro ou pântanos através de esteiras especiais.

Em que pese a larga utilização desses veículos, um local lhe é impossível de trafegar, qual seja, a superfície da água, devido ao grande peso do equipamento e a ausência de flutuadores. Rebocadores convencionais, ou seja, barcos com grandes hélices, consomem grandes quantidades de combustível, devido ao grande motor que utilizam. Outros problemas aparecem quando da sua utilização em águas rasas, que são o choque dos hélices no fundo do rio ou mar, ocasionando quebra e também da pouca manobrabilidade desse tipo de embarcação.

Tendo em vista esses problemas e pelo propósito de superá-los, foi desenvolvido o TRATOR AQUÁTICO COM ESTEIRAS FLUTUANTES, dotado de um conjunto de lagartas fabricadas com espuma de poliuretano, recoberto com fiberglass e incorporado à peça, além de travas que funcionam como remos em cada uma dessas lagartas, dando-lhe grande capacidade de tração na água. Sendo um trator de esteiras, ele tem um giro de 360° no mesmo ponto, o que lhe confere uma grande manobrabilidade, podendo operar em pequenos espaços

Esta forma de transitar na água elimina a perda de potência que o deslocamento acarreta com a produção do arrasto hidrodinâmico e o turbilhonamento do choque das pás com a água, pois como este trator transita por sobre a água, não existe o referido deslocamento. O Sistema de Carenagem Anti-turbilhonamento, entre as Lagartas, proporciona um rolar de esteiras extremamente suave pela eliminação do choque com a água. Dessa forma a capacidade de tração do equipamento aumenta exponencialmente, diminuindo o consumo de combustível, o que lhe permite, apesar do pequeno porte, tracionar até grandes barcaças a uma velocidade acima da média desenvolvida por outras embarcações. Por ter pouco calado pode operar em águas extremamente rasas, sem riscos de choque com o fundo ou encalhes em bancos de areia, comuns nos rios açoreados, não necessitando de infra-estrutura portuária, podendo até mesmo colocar a barcaça de reboque em terra firme para descarga. As lagartas maciças de espuma de poliuretano, recobertas de fiberglass, além de apresentar grande resistência a impactos e portanto grande durabilidade e segurança para todo o equipamento, permitem uma flutuabilidade maior eliminando ou reduzindo os riscos de naufrágio por inundação decorrente de choques, rompimentos do casco, etc.

Como as lagartas componentes da esteira são presas a um trem ou ovóide de rolagem, mesmo que uma ou mais lagartas sejam danificadas, o veículo não corre risco de naufrágio, já que a maioria continuará presa ao equipamento, permitindo sua plena flutuabilidade.

Os desenhos anexos mostram o trator aquático com esteiras flutuantes em suas partes, objeto deste pedido de patente:

Figura 1 : mostra a vista lateral do trator completo. Figura 2: vista das esteiras flutuantes (1) com as transparências do Sistema Anti-turbilhonamento (2) e suas Travas Aquáticas (3).

Figura 3: detalhes do conjunto de Trilhos Ovóides (4) por onde circulam as roldanas das Lagartas vistas no detalhe (5) e se fixa a esteira e a Cremalheira de Tração (6).

Figura 4: vistas de diversos ângulos das lagartas (7) componentes da esteira com Trava da Lagarta (8), Encaixe entre as Lagartas (9), Sistema de Carenagem Móvel Anti-turbilhonamento (10) e detalhes do Sistema de Carenagem Macho e Fêmea (11).

Figura 5: vista superior do equipamento, vislumbrando-se os Sistemas de Motorização (12), Transmissão (13) e Direção (14).

De conformidade com quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o trator aquático com esteiras flutuantes (Fig. 1) consiste em um veículo dotado de Lagartas flutuantes (fig. 2) que circulam por um conjunto de Trilhos Ovóides, através de um conjunto de roldanas de Polietileno com rolamento interno blindado. As lagartas são ligadas umas às outras como uma corrente e tracionadas por uma cremalheira, que por sua vez é ligada ao diferencial por uma ponta de eixo independente, movido por motor e câmbio convencionais de veículo terrestre, tudo dimensionado de acordo com a necessidade do usuário.

O sistema de direção funciona mediante o acionamento do freio do lado para o qual se deseja virar o veículo, através do sistema de planetárias do diferencial, o movimento da esteira oposta continua, fazendo com que o veículo vire.

O sistema de travamento das lagartas funciona como remos múltiplos conferindo maior poder de tração sobre a água.