Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
HYBRID OR MIXED SILICONE MAMMARY PROSTHESIS WITH SMOOTH OR MICROTEXTURED SURFACE WITH POLYURETHANE COATING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/000068
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a hybrid or mixed silicone mammary prosthesis with a smooth or microtextured surface with a polyurethane coating, made from cohesive silicone gel (1) which can have a microtextured base (2) or a smooth base (3), which does not cause adhesion to the structures behind the implant and occupies the entire seat portion of the prosthesis and extends over a proportion of approximately 1/4 to 1/3 of the total height or profile of the prosthesis; the entire surface of the upper portion of the implant is covered with the polyurethane coating (4), this providing good adhesion, preventing the migration of said implant or of the upper pole of the breast, thus stabilizing the surgical outcome of the breast with the new implant, with the aim of an improved, more durable result; the microtextured base (2) or smooth base (3) is connected to the polyurethane coating (4) by means of a straight vulcanized belt (5) or a zig-zag vulcanized belt (6) or other types of suitable closures that seal the vulcanized belt to the materials effectively and securely, being able to be applied to different formats and various profiles.

Inventors:
FAVARETTO ESTEFANO LUIZ (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050286
Publication Date:
January 26, 2023
Filing Date:
July 20, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FAVARETTO ESTEFANO LUIZ (BR)
International Classes:
A61F2/12
Domestic Patent References:
WO2007025358A22007-03-08
WO2010069019A12010-06-24
Foreign References:
BR102015018626A22017-12-05
US5376117A1994-12-27
FR2677539A11992-12-18
US5344451A1994-09-06
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C AÇ Õ E S

1- PRÓTESE MAMÁRIA DE SILICONE HÍBRIDA OU MISTA COM SUPERFÍCIE LISA OU MICROTEXTURIZADA COM REVESTIMENTO EM POLIURETANO, caracterizado por ser composto por gel de silicone coesivo, que conter a base microtexturizada ou base lisa, não permitindo aderência nas estruturas posteriores ao implante e ocupando toda parte de assentamento da prótese e estendendo na proporção de 1/4 até 1/3 da altura ou perfil total da prótese, toda a superfície da parte superior do implante é preenchida com o revestimento de poliuretano, que proporciona boa aderência evitando a migração deste implante ou do polo superior da mama, estabilizando assim, a resultante cirúrgica da mama com o novo implante, proporciona resultados melhores e mais duradouros, a ligação da base microtexturizada e base lisa, com o revestimento de poliuretano, é feito com cinta vulcanizada em linha reta ou cinta vulcanizada em linha zig-zag ou outros tipos de fechamentos apropriados, que venham fazer a vedação da cinta vulcanizada dos materiais com eficácia e segurança, podendo ser aplicado em diversos formatos e perfis variados.

Description:
PRÓTESE MAMÁRIA DE SILICONE HÍBRIDA OU MISTA COM SUPERFÍCIE LISA OU MICROTEXTURIZADA COM REVESTIMENTO EM POLIURETANO Campo da técnica

[01] O presente pedido de privilégio de patente, refere-se a uma prótese mamária de silicone híbrida ou mista com superfície lisa ou microtexturizada com revestimento em poliuretano que será implantada em seres humanos com o objetivo de promover correções anatômicas ou melhoria estética.

[02] Visto que o modelo aqui proposto é uma associação de diversas superfícies de revestimentos, que poderá ser implantada nas regiões mamarias especificamente nos espaços classificados como: subglandular, subfascial e submuscular da mama, onde a presente invenção proporciona total versatilidade na aplicação da prótese.

Estado da técnica.

[03] Atualmente, tanto no Brasil quanto no mundo todo, as técnicas relacionadas com a invenção, são muito conhecidas, e todas são relacionadas à mamoplastia de aumento. Para solucionar as deficiências da mama, o profissional da saúde utiliza o processo cirúrgico onde são aplicados os dispositivos médicos denominados de próteses ou implante mamário.

[04] Existe há muitos anos e trazendo benefícios em seu uso, implantes de prótese com vários tipos de superfície: texturizada, microtexturizada, lisa e poliuretano, sempre separadamente. Existe também, a técnica de colocação desses implantes que usam basicamente três posições na região mamaria: retromuscular, retroglandular e retrofascial. Essas posições são relativamente bem definidas e os implantes ali colocados podem ser: texturizado, microtexturizado, microtexturizado e liso, em todas as posições. Já o implante revestido de superfície de poliuretano é contraindicado para o uso na posição retro muscular.

Problemas da técnica

[05] Os implantes existentes no mercado até então e as técnicas cirúrgicas para o uso desses, são muito bem conhecidas. Dessa forma, podemos destacar as características e deficiências das diferentes texturas de superfície utilizadas.

[06] Superfície lisa: os implantes revestidos com este tipo de superfície tem baixa adesão, logo, muitas vezes o resultado final é comprometido pela falta de fixação do implante no sítio cirúrgico.

[07] Superfície microtexturizada: os implantes revestidos com este tipo de superfície possui o comportamento semelhante ao de superfície lisa, dessa forma os resultados também são de pouca aderência para fixação na loja cirúrgica.

[08] Superfície texturizada: estes implantes revestidos com este tipo de superfície propõem ter um pouco mais de aderência, por consequência, tem os resultados mais previsíveis, no que diz respeito á adaptação no sitio cirúrgico.

[09] Superfície de poliuretano: os implantes com este tipo de superfície propõem muita aderência, e representa riscos para as estruturas posteriores a eles, pois essas estruturas dependem do local cirúrgico e do músculo peitoral maior ou o gradil costal com nobres e vitais estruturas.

[10] Atualmente, todas as técnicas e dispositivos usados para cirurgia de mamoplastia de aumento, acima citados, apenas fazem o aumento da mama, sem participar da dinâmica da região. Isto é, independente dos movimentos regionais, em que na sua maioria, tem a participação do músculo peitoral maior, mesmo assim, o implante vai se comportar alheio ás funções destes movimentos. Com isso, aumenta o atrito e os traumas e micro traumas da região peitoral, podendo levar a formação de reações inflamatórias e até mesmo efeitos imprevisíveis em cascata.

[11] Ao colocamos os implantes existentes, esses estarão relacionados com a face anterior ou com a face posterior, dependendo da posição que ele estiver com relação ao músculo peitoral maior. Uma vez que o implante for revestido de poliuretano, essa superfície vai aderir muito, e tentar bloquear a região. Caso a superfície seja texturizada, microtextura ou lisa, ela vai permanecer numa posição alheia á movimentação, e com o tempo pode migrar facilmente, deformando assim o resultado final, além de ter a possibilidade de reações inflamatórias sucessivas.

Solução proposta

[12] O objetivo principal desse pedido de patente é unir características físicas dos dois materiais em um único produto. A prótese mamária de silicone híbrida ou mista com superfície lisa ou microtexturizada com revestimento em poliuretano nos dará a possibilidade de ser implantada com segurança em qualquer um dos espaços, seja ele, subglandular, subfascial e submuscular. A base microtexturizada da prótese híbrida e mista evita a colagem na arcada costal, enquanto a maior parte é composta por poliuretano que proporcionará uma maior aderência impedindo quedas precoces das mamas e migração da prótese.

[13] A prótese mamária de silicone híbrida ou mista com superfície lisa ou microtexturizada com revestimento em poliuretano será mais bem visualizada conforme as figuras anexas:

[14] A figura 1 é uma vista em perspectiva de uma prótese de silicone híbrida ou mista com base de superfície microtexturizada e parte superior com revestimento de poliuretano com cinta vulcanizada entre as partes, em linha zig- zag.

[15] A figura 2 é uma vista em perspectiva de uma prótese de silicone híbrida ou mista com base de superfície lisa e parte superior com revestimento de poliuretano com cinta vulcanizada entre as partes, em linha zig-zag.

[16] A figura 3 é uma vista em perspectiva de uma prótese de silicone híbrida ou mista com base de superfície microtexturizada e parte superior com revestimento de poliuretano com cinta vulcanizada entre as partes, em linha reta.

[17] A figura 4 é uma vista em perspectiva de uma prótese de silicone híbrida ou mista com base de superfície lisa e parte superior com revestimento de poliuretano com cinta vulcanizada entre as partes, em linha reta.

[18] A figura 5 é um corte longitudinal, onde mostra o implante mamário implantado no espaço subglandular.

[19] A figura 6 é um corte longitudinal, onde mostra o implante mamário implantado no espaço subfacial.

[20] A figura 7 é um corte longitudinal, onde mostra o implante mamário implantado no espaço submuscular.

Descrição detalhada

[21] Como pode ser observado o modelo de prótese mamaria de silicone híbrida ou mista com superfície lisa ou microtexturizada com revestimento de poliuretano em questão tem o seu volume composto por gel de silicone coesivo 1 que pode conter a base microtexturizada 2 ou base lisa 3, não provocando aderência nas estruturas posteriores ao implante e ocupando toda parte de assentamento da prótese e se estende em uma proporção de aproximadamente 1/4 até 1/3 da altura ou perfil total da prótese. Toda a superfície da parte superior do implante é preenchida com o revestimento de poliuretano 4, que proporciona boa aderência evitando a migração deste implante ou do polo superior da mama, estabilizando assim, a resultante cirúrgica da mama com o novo implante, objetivando um resultado melhor e mais duradouro. A ligação da base microtexturizada 2 e base lisa 3, com o revestimento de poliuretano 4 é feito com cinta vulcanizada em linha reta ou cinta vulcanizada em linha zig-zag 6 ou outros tipos de fechamentos apropriado, que venham fazer a vedação da cinta vulcanizada dos materiais com eficácia e segurança.

[22] Como pode ser observado o dispositivo médico aqui proposto poderá ser aplicado em diversos formatos e com perfis variados, ficando a critério das avaliações clínica e anatómica da paciente pelo médico cirurgião, para juntos, fazer a escolha do formato e perfil mais indicado para cada paciente.

[23] Portanto, percebe-se que, enquanto o acima foi descrito por forma de exemplo ilustrativo para este pedido de privilégio, todas as outras modificações e variações feitas a este pedido, na forma que seria aparente aos especialistas na técnica, são consideradas dentro do amplo escopo e âmbito deste pedido de privilégio de patente.