Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
VENTILATION AND AIR CONDITIONING SYSTEM, PUBLIC SERVICE VEHICLE AND METHOD FOR MOUNTING THE SYSTEM ON THE VEHICLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/000066
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a ventilation and air conditioning system on a public service vehicle, intended to ensure passenger safety and facilitate the maintenance of pipes of the system which are positioned on an external upper region of the vehicle. Specifically, the present invention comprises the system comprising at least one fluid communication assembly positioned on the external upper region of the vehicle such that it is not visible, the entire communication assembly being accommodated in lateral regions of the external upper region of the vehicle, wherein the communication assembly, which is provided with flexible pipes and connectors, is positioned on a body of the vehicle. The present invention pertains to the fields of mechanical engineering, thermodynamics, and public service vehicles.

Inventors:
RESNER LUCIANO RICARDO (BR)
BROLIATO CÉSAR RAMOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050284
Publication Date:
January 26, 2023
Filing Date:
July 20, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARCOPOLO SA (BR)
International Classes:
B60H1/32; B60H1/00; B61D27/00; B62D27/00
Foreign References:
US4679616A1987-07-14
ES2285978T32007-12-01
US20070215398A12007-09-20
CN215553168U2022-01-18
DE19524670A11997-01-09
US5582236A1996-12-10
PT1667862E2007-05-31
US20150276243A12015-10-01
BR102013027958A22018-11-13
DE658287C1938-03-28
Attorney, Agent or Firm:
REMER VILLAÇA & NOGUEIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL S/S et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Sistema de ventilação e climatização de ar em veículo de transporte coletivo caracterizado por compreender um conjunto de comunicação de fluidos disposto sobre uma região superior externa do veículo, em que, o conjunto de comunicação é acomodado em regiões laterais da região superior externa do veículo.

2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo conjunto de comunicação ser acomodado nas regiões laterais da região superior externa do veículo em modo não-aparente.

3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo conjunto de comunicação compreender ao menos uma tubulação disposta sobre uma lateral superior de carroceria (4), sendo a lateral superior de carroceria (4) posicionada nas regiões laterais da região superior externa do veículo.

4. Sistema, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por compreender ao menos uma calha (5) disposta sobre o conjunto de comunicação e associado à lateral superior de carroceria (4).

5. Sistema, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo conjunto de comunicação compreender ao menos um conector flexível (3) de associação entre a tubulação e um equipamento do sistema.

6. Sistema, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo conjunto de comunicação compreender ao menos: a. uma tubulação de refrigeração (1 ) disposta ao longo de uma lateral superior de carroceria (4); e b. uma tubulação de calefação (2) disposta ao longo de uma lateral oposta superior de carroceria (4) em relação à tubulação de refrigeração (1)-

7. Veículo de transporte coletivo dotado de um sistema de ventilação e climatização de ar caracterizado por compreender um conjunto de comunicação de fluidos disposto sobre uma lateral superior de carroceria (4) do veículo, que acomoda o conjunto de comunicação em regiões laterais de uma região superior externa do veículo em modo não-aparente.

8. Processo de montagem de sistema de ventilação e climatização de ar em veículo de transporte coletivo compreendendo um conjunto de comunicação de fluidos, sendo o processo caracterizado por compreender as etapas de: a. acomodação de uma tubulação do conjunto de comunicação em regiões laterais de uma região superior externa do veículo por meio de uma lateral superior de carroceria (4); e b. associação de um conector flexível (3) entre a tubulação e um equipamento do sistema.

9. Processo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pela etapa de acomodação da tubulação compreender as etapas de: a. associação de uma calha (5) sobre a lateral superior de carroceria (4) do veículo, ficando o conjunto de comunicação em modo não- aparente. b. associação de uma tubulação de refrigeração (1) e de uma tubulação de calefação (2) em laterais opostas superiores de carroceria (4).

10. Processo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pela etapa de associação do conector flexível (3) compreender conexão entre um equipamento do sistema posicionado em uma região mais frontal do veículo e um outro equipamento do sistema posicionado em uma região mais traseira do veículo, em que, o conjunto de comunicação se estende nas regiões laterais da região superior externa do veículo em modo não-aparente.

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

SISTEMA DE VENTILAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO DE AR, VEÍCULO DE TRANSPORTE COLETIVO E PROCESSO DE MONTAGEM DO SISTEMA NO

VEÍCULO

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção descreve um sistema de ventilação e climatização de ar em veículo de transporte coletivo, sendo o sistema dotado de um conjunto de comunicação de fluidos acomodado em regiões laterais de uma região superior externa do veículo. A presente invenção se situa nos campos da engenharia mecânica, termodinâmica, e veículos de transporte coletivo.

Antecedentes da Invenção

[0002] Veículos de transporte de passageiros, como ônibus, micro-ônibus, entre outros, costumam apresentar sistemas de ventilação do ar interno do veículo, para promover conforto térmico e biossegurança através da renovação do ar, trocando o ar interno por ar do ambiente externo. Tais sistemas de ventilação e circulação do ar podem apresentar ainda condicionadores de ar associados a tubulações de refrigeração e aquecedores de ar associados a tubulações de calefação.

[0003] As tubulações de ar dos sistemas da técnica atual são dispostas internamente à carroceria do veículo, muitas vezes sendo dispostas junto às paredes do veículo, no espaço do bagageiro interno, junto ao teto, entre outras disposições. No espaço do bagageiro interno do veículo, sendo o espaço correspondente a um porta-pacotes disposto em uma região superior interna do salão de passageiros do veículo. Com isso, para uma manutenção das tubulações e conexões que fazem o papel de comunicação do sistema, um profissional necessita acessar o interior do porta-pacotes por dentro do salão de passageiros.

[0004] A disposição interna das tubulações resulta em alguns inconvenientes técnicos, como nos momentos de manutenção da tubulação, de modo que o operador da manutenção tem seu espaço de trabalho limitado na região interna do veículo. Além do acesso restrito para manutenção, há alguns riscos devido ao fato da tubulação interna conduzir fluidos como líquidos refrigerantes ou água quente, além da tubulação estar junta ou muito próxima ao salão, sendo o ambiente onde ficam os passageiros. Assim, em situações, nas quais ocorra alguma falha na tubulação, em razão de uma fadiga inerente ao uso do veículo, mau uso ou acidente, os fluidos que circulam internamente às tubulações podem ser projetados diretamente sobre os passageiros ou sobre a bagagem do bagageiro, sendo que este fluido pode estar muito quente e/ou muito frio e/ou muito úmido, podendo gerar elevado desconforto e danos materiais.

[0005] Na busca pelo estado da técnica em literaturas científica e patentária, foram encontrados os seguintes documentos que tratam sobre o tema:

[0006] O documento DE102009056968B3 apresenta um sistema de ar condicionado para refrigeração e calefação em veículos de transporte de passageiros, por exemplo, trem e ônibus. O sistema é instalado no teto do veículo, utilizando módulos, sendo que cada módulo contém condensadores, compressor e evaporadores. Embaixo dos módulos, passam dutos de ar de exaustão e retorno. Os dutos são dispostos ao longo de uma superfície localizada sobre uma região central do teto do veículo, ou ainda, adentrando parcialmente a superfície do teto do veículo. No entanto, como o sistema de DE102009056968B3 é modular e disposto no teto do veículo, o sistema não utiliza tubulações de fluidos para conexão entre equipamentos dispostos em extremidades do veículo, além de que os dutos de ar, em DE102009056968B3, são aparentes no teto, se concentrando na região central do teto.

[0007] O documento CN201824842U apresenta um sistema para ar condicionado e refrigeração de um ônibus double-decker. Para isso, o sistema de CN201824842U possui um evaporador em cada piso do ônibus. Os evaporadores são conectados a condensadores posicionados na região traseira do ônibus junto com o compressor por meio de tubulações. Ainda que as tubulações estejam posicionadas nas laterais do teto, CN201824842U é desprovido de uma estrutura que acomode as tubulações com acesso externo e de modo não-aparente.

[0008] Dessa forma, a técnica carece de uma solução que promova manutenção facilitada de tubulações e conexões de sistemas de ventilação e climatização em veículos de transporte coletivo, além de promover a proteção do usuário e de seus pertences em situações de falha da tubulação.

[0009] Assim, do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.

Sumário da Invenção

[0010] Dessa forma, a presente invenção resolve os problemas do estado da técnica a partir de um sistema de ventilação e climatização de ar em veículo de transporte coletivo dotado de um conjunto de comunicação de fluidos que é disposto sobre uma lateral de carroceria em uma região superior externa do veículo, sendo o conjunto de comunicação possuindo tubulações e conexões dispostos em regiões laterais da região superior externa em modo não-aparente. A partir disso, a presente invenção permite que a montagem e manutenção do conjunto de comunicação sejam feitas sem a necessidade de acessar a parte interna do veículo, dispondo de maior espaço livre para manutenção e promovendo maior segurança aos usuários do veículo, de modo que esses não ficam sujeitos à riscos como projeção direta de fluidos provenientes de vazamentos das tubulações em situações de falha.

[0011] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um sistema de ventilação e climatização de ar em veículo de transporte coletivo que compreende um conjunto de comunicação de fluidos disposto sobre uma região superior externa do veículo, em que, o conjunto de comunicação é todo acomodado em regiões laterais da região superior externa do veículo.

[0012] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte coletivo dotado de um sistema de ventilação e climatização de ar, sendo que o sistema compreende um conjunto de comunicação de fluidos disposto sobre uma lateral superior de carroceria (4) do veículo, que acomoda o conjunto de comunicação em regiões laterais de uma região superior externa do veículo em modo não-aparente.

[0013] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de sistema de ventilação e climatização de ar em veículo de transporte coletivo compreendendo um conjunto de comunicação de fluidos, sendo que o processo compreende as etapas de acomodação de uma tubulação do conjunto de comunicação em regiões laterais de uma região superior externa do veículo por meio de uma lateral superior de carroceria (4); e associação de um conector flexível (3) entre a tubulação e um equipamento do sistema.

[0014] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e serão descritos detalhadamente a seguir.

Breve Descrição das Figuras

[0015] São apresentadas as seguintes figuras:

[0016] A figura 1 mostra uma vista superior de uma concretização do veículo da presente invenção, com destaque à tubulação de refrigeração (1) e à tubulação de calefação (2) do sistema da presente invenção, dispostas em regiões laterais da região superior externa do veículo, sendo suprimidas as calhas (5).

[0017] A figura 2 mostra em destaque a região I da figura 1 , ilustrando uma concretização de conectores flexíveis (3) da tubulação de calefação (2) disposta sobre uma lateral superior da carroceria (4), inclusive em curvas das extremidades traseiras do veículo.

[0018] A figura 3 mostra em destaque a região II da figura 1 , ilustrando uma concretização de conectores flexíveis (3) da tubulação de refrigeração (1) disposta sobre a lateral superior da carroceria (4), inclusive em curvas das extremidades traseiras do veículo.

[0019] A figura 4 mostra em destaque a região III da figura 1, ilustrando uma concretização da conexão entre o par de tubulações de refrigeração (1 ) e o equipamento do sistema por meio dos conectores flexíveis (3).

[0020] A figura 5 mostra em destaque a região IV da figura 1 , ilustrando uma concretização da conexão entre o par de tubulações de calefação (2) e o equipamento do sistema por meio dos conectores flexíveis (3).

[0021] A figura 6 mostra uma concretização do conjunto de comunicação da presente invenção em modo não-aparente no veículo por meio de uma calha (5) posicionada sobre as tubulações de refrigeração (1) e de calefação (2). [0022] A figura 7 mostra o corte A-A da figura 6, com destaque às tubulações de refrigeração (1) e de calefação (2) dispostas sobre cada lateral superior da carroceria (4) e embaixo de cada calha (5).

[0023] A figura 8 mostra em detalhe as tubulações de refrigeração (1) acomodadas sobre a lateral superior de carroceria (4).

[0024] A figura 9 mostra uma concretização do veículo da presente invenção, com destaque à região mais frontal (6) e à região mais traseira (7) do veículo.

[0025] A figura 10 mostra em destaque a região V da figura 9, ilustrando uma concretização dos conectores flexíveis (3) associados a um par de tubulações, sendo as tubulações fixada sobre a lateral superior de carroceria (4) por meio de suportes (5.1).

[0026] A figura 11 mostra uma vista em corte de uma concretização da calha (5) associada à lateral superior de carroceria (4).

[0027] A figura 12 mostra uma vista de uma concretização da calha (5) em posição fechada.

[0028] A figura 13 uma vista da concretização da calha (5) em posição aberta. Descrição Detalhada da Invenção

[0029] A presente invenção resolve os problemas do estado da técnica relacionados à manutenção de tubulações de fluidos em veículos de transporte de passageiros, bem como relacionados à segurança desses passageiros quanto à exposição a essas tubulações.

[0030] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um sistema de ventilação e climatização de ar em veículo de transporte coletivo que compreende um conjunto de comunicação de fluidos disposto sobre uma região superior externa do veículo, em que, o conjunto de comunicação é todo acomodado em regiões laterais da região superior externa do veículo.

[0031] Em uma concretização, o sistema da presente invenção possui uma parte de refrigeração e uma parte de calefação. Com isso, os fluidos conduzidos pelo conjunto de comunicação do sistema são fluidos refrigerantes para a parte de refrigeração e água quente para a parte de calefação.

[0032] A partir disso, o conjunto de comunicação do sistema possui tubulações e conectores flexíveis (3), de forma que o conector flexível (3) associa a tubulação a um equipamento do sistema. Para fins da presente invenção, o equipamento do sistema corresponde a um compressor, condensador e/ou evaporador. Em uma concretização, o sistema possui um equipamento posicionado em uma região mais frontal (6) do veículo e um outro equipamento posicionado em uma região mais traseira (7) do veículo. Em uma concretização em que o veículo é um ônibus dotado de um salão de passageiros, o sistema possui um evaporador posicionado na região mais frontal (6) do veículo em um teto interno do salão de passageiros e um compressor posicionado na região mais traseira (7) do veículo em uma extremidade inferior do veículo. Com isso, o conjunto de comunicação permite trocas de calor por meio dos fluidos que percorrem os equipamentos do sistema conectados por meio das tubulações. [0033] Com isso, os conectores flexíveis (3) realizam conexão da tubulação com equipamentos do sistema posicionados em uma região interna do veículo e realizam conexão em curvas do veículo entre tubulações e/ou entre a tubulação e o equipamento do sistema. Em uma concretização, as curvas do veículo estão localizadas em extremidades da região mais traseira (7) do veículo, de modo que uma tubulação posicionada na região superior externa do veículo se conecta ao conector flexível (3) para que o fluido alcance o equipamento do sistema posicionado na extremidade inferior do veículo da região mais traseira (6) do veículo.

[0034] Para isso, o veículo é dotado de uma lateral superior de carroceria (4) posicionada em regiões laterais da região superior externa do veículo. Para fins da presente invenção, uma região superior do veículo corresponde a um teto do veículo, de modo que a região superior externa corresponde a uma região sobre o teto do veículo. Em uma concretização em que o veículo é um ônibus dotado de um salão de passageiros, a lateral superior da carroceria (4) é uma estrutura possuindo travessas fixadas entre si, sendo posicionadas em laterais do teto do salão de passageiros. Com isso, o conjunto de comunicação é todo acomodado sobre a lateral superior da carroceria (4), sendo que as tubulações são dispostas sobre a lateral superior da carroceria (4).

[0035] Assim, o sistema da presente invenção possibilita que o conjunto de comunicação seja acomodado nas regiões laterais da região superior externa do veículo em modo não-aparente. Para tanto, o sistema possui uma calha (5) disposta sobre o conjunto de comunicação e associada à lateral superior da carroceria (4). Em uma concretização, as tubulações do conjunto de comunicação são instaladas sobre um teto externo da carroceria (4), junto às laterais superiores da carroceria (4), e cobertas pela calha (5) para que as tubulações fiquem em modo não aparente.

[0036] Em uma concretização, a calha (5) é apoiada, posicionada e fixada por meio de suportes (5.1) dispostos ao longo da lateral superior da carroceria (4). Em uma concretização adicional, em cada lateral superior da carroceria (4), são dispostas calhas (5) cobrindo as tubulações que estão entre um revestimento externo traseiro na região mais traseira (7) do veículo e o revestimento externo dianteiro na região mais frontal (6) do veículo.

[0037] Com isso, a calha (5) permite continuidade entre superfícies da parede e do acabamento superior do teto do veículo, visando aspectos de design e de desempenho aerodinâmico do veículo. Adicionalmente, a calha (5) também é responsável por proteger a tubulação da incidência de raios solares (radiação UV) e impactos mecânicos (pedras, galhos de árvores, etc). Em uma concretização, a calha (5) corresponde a um defletor lateral do veículo.

[0038] Adicionalmente, as tubulações do conjunto de comunicação correspondem a um par de tubulações de refrigeração (1) e a um par de tubulações de calefação (2). Em uma concretização, a tubulação de refrigeração (1) é disposta ao longo de um lado da carroceria lateral (4); e a tubulação de calefação (2) é disposta ao longo de um lado oposto da carroceria lateral (4) em relação à tubulação de refrigeração (1). Com isso, dado o distanciamento entre as tubulações, a presente invenção permite prevenir que haja interferência entre a tubulação de refrigeração (1 ) e a tubulação de calefação (2) devido à diferença de temperaturas das tubulações em trabalho. Ainda, a posição das tubulações de refrigeração (1) e a posição das tubulações de calefação (2) podem ser invertidas, mantendo o referido distanciamento entre as laterais superior da carroceria (4).

[0039] Ademais, uma porção dianteira da tubulação de refrigeração (1) e da tubulação de calefação (2) são associadas ao equipamento do sistema por meio dos conectores flexíveis (3), que promovem ao sistema da presente invenção adaptação às dinâmicas de uso do veículo, prevenindo que haja desconexões e vazamentos entre as extremidades das tubulações e os demais equipamentos do sistema e a parte interna do veículo. Em uma concretização, braçadeiras são acopladas aos conectores flexíveis (3) em locais de conexão com os equipamentos do sistema.

[0040] Em uma concretização, para fins de exemplificação, de maneira não limitante ao escopo da presente invenção, ao menos uma entre a tubulação de refrigeração (1 ) e/ou a tubulação de calefação (2) compreende tubos de cobre com isolamento de polietileno expandido.

[0041] Sendo as tubulações da presente invenção dispostas externamente ao veículo, um operador consegue realizar sua montagem e manutenção de maneira mais segura e eficiente do que as tubulações internas da técnica anterior, uma vez que o espaço disponível para trabalho na região interna do ônibus é muito mais restrito e limitante que na região externa, sendo ainda a região externa mais segura para a realização de procedimentos como soldagem do tubo. Ainda, a manutenção externa promove a preservação da higiene e do acabamento interno do veículo, uma vez que etapas de manutenção podem vir a sujar e danificar a parte estética interna do veículo.

[0042] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte coletivo dotado de um sistema de ventilação e climatização de ar, sendo que o sistema compreende um conjunto de comunicação de fluidos disposto sobre lateral superior de carroceria (4) do veículo, que acomoda o conjunto de comunicação em regiões laterais de uma região superior externa do veículo em modo não-aparente.

[0043] Em uma concretização, o veículo da presente invenção é um veículo de transporte coletivo. Em uma concretização, o veículo da presente invenção é ao menos um entre: micro-ônibus; ônibus de um andar; ônibus de dois andares.

[0044] Em uma concretização, o sistema de ventilação e climatização de ar é um aparelho de ar condicionado dotado de uma parte de refrigeração e uma parte de calefação. Com isso, o sistema possui o conjunto de comunicação dotado de tubulações e de conectores flexíveis (3) para conexões entre as tubulações e equipamentos do sistema. Assim, o sistema possui evaporadores posicionados na região superior mais frontal do veículo e condensadores junto de compressores posicionados na região inferior mais traseira do veículo.

[0045] Adicionalmente, a lateral superior da carroceria (4) acomoda todo o conjunto de comunicação nas regiões laterais da região superior externa do veículo. Em uma concretização, as tubulações do conjunto de comunicação correspondem a um par de tubulações de refrigeração (1) posicionados em uma das laterais superiores da carroceria (4), sendo uma tubulação de refrigeração (1 ) para alta pressão e outra tubulação de refrigeração (1 ) para baixa pressão de fluido refrigerante. Em uma concretização adicional, as tubulações do conjunto de comunicação correspondem a um par de tubulações de calefação (2) posicionado em uma latera oposta superior da carroceria lateral (4) em relação às tubulações de refrigeração (1), sendo uma tubulação de calefação (2) para linha de água quente e outra tubulação de calefação (2) para retorno de água quente.

[0046] Além disso, para que o conjunto de comunicação fique em modo não-aparente, o sistema é provido de uma calha (5) associada à lateral superior da carroceria (4). Em uma concretização, a calha (5) é posicionada sobre as tubulações do conjunto de comunicação, sendo as tubulações apoiadas sobre a lateral superior da carroceria (4).

[0047] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de sistema de ventilação e climatização de ar em veículo de transporte coletivo compreendendo um conjunto de comunicação de fluidos, sendo que o processo compreende as etapas de acomodação de uma tubulação do conjunto de comunicação em regiões laterais de uma região superior externa do veículo por meio de uma lateral superior de carroceria (4); e associação de um conector flexível (3) entre a tubulação e um equipamento do sistema.

[0048] Em uma concretização, o conjunto de comunicação é todo acomodado sobre a lateral superior da carroceria (4) posicionada nas regiões laterais da região superior externa do veículo. Para isso, tubulações do sistema são dispostas sobre a lateral superior de carroceria (4). Em locais de curvas e de conexão com equipamentos do sistema, as tubulações são conectadas a conectores flexíveis (3).

[0049] Assim, o conjunto de comunicação permite que os fluidos percorram as tubulações entre equipamentos do sistema posicionados em uma região mais frontal do veículo e em uma região mais traseira do veículo. [0050] Adicionalmente, a etapa de acomodação da tubulação do processo possui uma etapa de associação de uma calha (5) sobre a lateral superior de carroceria (4) do veículo, ficando o conjunto de comunicação em modo não- aparente. Ou seja, as tubulações conectadas aos conectores flexíveis (3) se estendem nas regiões laterais da região superior externa do veículo em modo não-aparente.

[0051] Com relação aos fluidos que percorrem as tubulações, o sistema é dividido em uma parte de refrigeração dotado de fluido refrigerante e uma parte de calefação dotada de água quente. Assim, o processo da presente invenção possui uma etapa de associação de uma tubulação de refrigeração (1 ) e de uma tubulação de calefação (2) em laterais opostas superiores de carroceria (4). [0052] Em uma concretização, o processo da presente invenção possibilita o condicionamento e aquecimento de ar que circula para o interior do veículo, sendo o referido ar proveniente de evaporadores conectados às tubulações de refrigeração (1) e de calefação (2).

[0053] Com isso, o processo da presente invenção permite a passagem de fluido através de conectores flexíveis (3) associados em cada extremidade longitudinal da tubulação de refrigeração (1) e da tubulação de calefação (2). Para fins de exemplificação, o conector flexível (3) promove a associação de uma tubulação com um dispositivo de condicionamento de ar e/ou com a parte interna do veículo.

[0054] Nesse sentido, a técnica anterior que utiliza tubulações internas e dispostas próximas dos passageiros e/ou de sua bagagem, de modo que caso ocorra uma falha na tubulação e esta se rompa, ainda que esta não seja uma falha frequente ou comum, o fluido em circulação na tubulação poderia ser projetado diretamente sobre os passageiros e/ou sobre sua bagagem localizada no porta-pacotes. Sendo este fluido que passa na tubulação em uma temperatura superior ou inferior à temperatura de conforto térmico, tal falha poderia causar grande desconforto ou até mesmo lesões leves nos usuários. Ainda, o fluido da tubulação pode gerar elevada umidade, o que poderia gerar um desconforto adicional ao passageiro e/ou danificar sua bagagem.

[0055] Assim, a tubulação da presente invenção, estando disposta externamente ao veículo, previne que tais problemas da técnica ocorram, de modo que caso haja falha na tubulação, o fluido escaparia para o ambiente, preservando assim o usuário e seus pertences. Além disso, um profissional de manutenção conseguiria localizar mais facilmente o vazamento da tubulação, realizando a manutenção por fora do veículo, visando segurança dos passageiros, além de evitar danos a acabamentos internos do veículo. Adicionalmente, a tubulação estando disposta externamente ao veículo libera mais espaço interno do veículo, de modo que o espaço que antes seria ocupado pela tubulação pode agora ser utilizado para aumentar o volume disponível para bagagens do bagageiro interno.

Exemplo - Realização preferencial

[0056] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

[0057] No exemplo da presente invenção, um sistema de ventilação e climatização de um veículo de transporte coletivo possui um conjunto de comunicação posicionado na região superior externa do veículo. O conjunto de comunicação possui na parte externa da carroceria do veículo, de modo que as tubulações sejam acessíveis pelo lado externo do veículo. Tal alteração promove facilidade de manutenção das tubulações de cobre, em caso de vazamento. Ainda, caso ocorra vazamento, a disposição externa previne que o vazamento seja projetado sobre o usuário e sobre seus pertences. Dessa forma, a presente invenção diferencia-se de seus antecedentes, em que as tubulações da técnica estão para o lado de dentro do veículo, dificultado o acesso e limitando o espaço para reparo das tubulações, além de correr o risco de expor o usuário a vazamentos de fluidos como fluido refrigerante e água quente.

[0058] A figura 1 ilustra uma vista superior de uma concretização da presente invenção, onde é apresentado um ônibus onde a tubulação de refrigeração (1) é posicionada no lado direito de sua porção superior, enquanto a tubulação de calefação (2) é posicionada no lado esquerdo. A ordem das tubulações pode ser alterada, sem que haja qualquer prejuízo.

[0059] Conforme ilustrado pelas figuras 3 e 4, os itens II e III da figura 1 apresentam em maiores detalhes os conectores flexíveis (3) da tubulação de refrigeração (1). Em uma concretização, cada extremidade longitudinal de cada tubulação de refrigeração (1) promove a associação da dita tubulação (1) com ao menos um equipamento do sistema, como o condicionador de ar dotado de compressores, condensadores e evaporadores. Assim, a referida associação da tubulação em realizada em curvas da lateral superior da carroceria (4) para condução do fluido até equipamentos do sistema posicionados em uma região inferior mais traseira do veículo e em região superior mais frontal do veículo, inclusive para uma região interna do veículo, de modo que cada conector flexível (3) promove tal associação de maneira segura e eficiente, adaptada às dinâmicas de uso do veículo, prevenido desconexões e vazamentos.

[0060] Assim, as figuras de 2 e 3, que se referem aos itens de I e II da figura 1 respectivamente, apresentam em maiores detalhes os conectores flexíveis (3) conectados ao par de tubulações de refrigeração (1) e ao par de tubulações de calefação (2). Ainda, as figuras 2 e 3 mostram os conectores flexíveis (3) nas regiões curvas das extremidades traseiras do veículo, conectando as tubulações de refrigeração (1) e de calefação (2) dispostas sobre a região superior externa do veículo com os equipamentos posicionados na região inferior mais traseira do veículo.

[0061] Adicionalmente, as figuras de 4 e 5, que se referem aos itens de III e IV da figura 1 respectivamente, apresentam em maiores detalhes os conectores flexíveis (3) para conexão entre os equipamentos do sistema e as tubulações de refrigeração (1) e de calefação (2), sendo utilizadas braçadeiras acopladas aos conectores flexíveis.

[0062] Ainda, conforme mostra na figura 6, uma calha (5) é fixada sobre cada lateral superior da carroceria (4), de forma que o conjunto de comunicação fique não-aparente para um observador posicionado fora do veículo.

[0063] A figura 7 mostra o corte A-A da figura 6, ilustrando as tubulações de refrigeração (1) e de calefação (2) dispostas sobre as laterais superiores da carroceria (4) e embaixo das calhas (5).

[0064] Além disso, a figura 8 mostra em detalhe a fixação da calha (5) sobre a lateral superior da carroceria (4), de modo que suportes (5.1) apoiam as calhas (5) dispostas sobre a lateral superior da carroceria (4).

[0065] Com isso, assim como mostrado na figura 9, as tubulações de refrigeração (1) e de calefação (2) realizam conexão entre um evaporador posicionado na região mais frontal (6) do veículo e um compressor posicionado na região mais traseira (7) do veículo.

[0066] A figura 10 mostra a fixação de uma das tubulações ao equipamento do sistema por meio do conector flexível (3). Adicionalmente, a figura 11 também mostra disposições do par de tubulações de calefação (2) dispostas entre a calha (5) e a lateral superior da carroceria (4).

[0067] Com isso, a calha (5) protege as tubulações da incidência de raios solares (radiação UV) e impactos mecânicos. As figuras 11 e 12 mostram as calhas (5) em posição fechada e em posição aberta, respectivamente.

[0068] A partir das tubulações posicionadas externamente sobre a lateral superior do veículo, a presente invenção dispensa ocupação de espaço interno, promovendo conforto aos passageiros e ergonomia a profissionais para manutenção que acessam toda a extensão das tubulações, de modo externo ao veículo, acessando as tubulações ao abrir as calhas, facilitando uma manutenção em caso de vazamentos.

[0069] Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes e alternativas, abrangidas pelo escopo das reivindicações a seguir.