Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARRANGEMENT APPLIED TO WATER REUSE AND SAVING SYSTEMS FOR SHOWERS AND TAPS WITH GAS HEATING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/240324
Kind Code:
A1
Abstract:
This product is intended for use in the building industry, water saving and sustainability sectors. The present subject matter relates to an anti-waste system that can be applied to showers and taps with gas heating. The system, with easy installation and low cost, can be replicated in new homes and adapted to existing complexes, with its main function being the redirection of the first litres of water that would be wasted until the water reaches the ideal temperature for use, and can be used by builders, developers, condominium managers and homeowners in general who use gas heating systems. The system offers its users an easy, efficient and low cost way, encouraging them to make ever better use of a natural resource that is so important and is slowly dwindling.

Inventors:
FARIAS THIAGO MARTINS (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/000004
Publication Date:
December 21, 2023
Filing Date:
June 13, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FARIAS THIAGO MARTINS (BR)
International Classes:
F24D17/00; E03B1/04; E03B7/04
Foreign References:
BR202020016578U22022-03-03
US7934663B22011-05-03
US9863647B12018-01-09
BR102014025964A22016-07-05
FR2959796A12011-11-11
US10407881B12019-09-10
US20090293961A12009-12-03
US11421896B12022-08-23
Download PDF:
Claims:

1a) “DISPOSIÇÃO APLICADA EM SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO E ECONOMIA DE ÁGUA PARA CHUVEIROS E TORNEIRAS COM AQUECIMENTO A GÁS” é constituído por um sistema anti desperdício de água para chuveiros e torneiras com aquecimento a gás (1) que redireciona a água antes do aquecimento ao sistema de cisterna dos condomínios (2), instalado antes do sistema do misturador, só liberando a água quando estiver na temperatura ideal para o uso (3), caracterizado por o sistema ser aplicado à chuveiros e torneiras com sistema de aquecimento â gás (4), novos ou já instalados, possuindo válvula de direcionamento (5) e duas posições para direcionamento da água, quando o sistema estiver na posição um (6) a água retorna novamente ao sistema de cisterna do condomínio (7) e quando estiver na posição dois (8) a água é liberada para saída no chuveiro ou torneira (9); o acionamento do sistema em questão é manual (10), eletrônico controlado por diferença de temperatura (11) ou eletrônico controlado por tempo de abertura

(12).

2a) “DISPOSIÇÃO APLICADA EM SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO E ECONOMIA DE ÁGUA PARA CHUVEIROS E TORNEIRAS COM AQUECIMENTO A GÁS”, de acordo com reivindicação 1, é caracterizado por possuir acionamento manual ser controlado pelo próprio usuário, neste caso a válvula é acionada manualmente e colocada na primeira ou segunda posição

(13), possuindo mais uma prumada de água para saída de água até a cisterna

(14).

3a) “DISPOSIÇÃO APLICADA EM SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO E ECONOMIA DE ÁGUA PARA CHUVEIROS E TORNEIRAS COM AQUECIMENTO A GÁS”, de acordo com reivindicação 1, é caracterizado por um sistema eletrônico ser controlado por diferença de temperatura (11), onde consiste na instalação de uma válvula de três vias (15), atuador elétrico (16) e um termostato com visor (17), que controla a temperatura da água para mudança de posição de maneira automática (18), possuindo ainda sensor (19) e conexões (20).

4a) “DISPOSIÇÃO APLICADA EM SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO E ECONOMIA DE ÁGUA PARA CHUVEIROS E TORNEIRAS COM AQUECIMENTO A GÁS”, de acordo com reivindicação 1, é caracterizado por um sistema eletrônico ser controlado por tempo de abertura (12), com válvula (15), possuindo uma chave de fluxo tipo interruptor (21) que atua junto com um relê temporizador de retardo (22), instalados após o registro convencional do misturador, permitindo prévia programação do período de abertura da primeira posição e mudança para a segunda (23), que será de maneira automática.

5a) “DISPOSIÇÃO APLICADA EM SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO E ECONOMIA DE ÁGUA PARA CHUVEIROS E TORNEIRAS COM AQUECIMENTO A GÁS”, de acordo com reivindicação 1 , o presente modelo, possui uma variação construtiva, caracterizado por um dispositivo eletrônico (23) compreendido por duas válvulas solenoides (24) e um gerador (25); pelo dispositivo eletrônico (23) ser controlado por diferença de temperatura e/ou por tempo de abertura realizados por meio de um sensor de temperatura e/ou de tempo (26), possuindo, ainda, um termostato com visor (27).

Description:
DISPOSIÇÃO APLICADA EM SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO E ECONOMIA DE ÁGUA PARA CHUVEIROS E TORNEIRAS COM AQUECIMENTO A GÁS

[001] Refere-se o presente objeto a um sistema anti desperdício que pode ser aplicado em chuveiros e torneiras com sistema de aquecimento a gás. O sistema, de fácil instalação e baixo custo, pode ser replicado a novas residências e adaptado à conjuntos já existentes, sendo a sua principal função o redirecionamento dos primeiros litros d’água que seriam desperdiçados, até que esteja na temperatura ideal para o uso.

[002] O sistema pode ser utilizado por construtoras, incorporadoras, administradoras de condomínios e pelos proprietários das residências em geral, que utilizam sistema de aquecimento a gás.

[003] Destina-se o presente a oferecer uma maneira fácil, eficiente e barata aos seus usuários, incentivando-os à economizar cada vez mais um recurso natural que é tão importante e que aos poucos está se reduzindo.

[004] O sistema soluciona o problema do desperdício, redirecionando a água antes do aquecimento ao sistema de cisterna dos condomínios, antes mesmo de sair pelo chuveiro ou torneira. A água só será liberada quando estiver na temperatura ideal.

[005] O sistema pode ser instalado em novas construções ou adaptado aos prédios já existentes, portanto seu sistema de instalação e aplicação será de acordo com cada necessidade, podendo haver variações de alguns componentes - de acordo com a tubulação e espaços dos shafts disponíveis para descida da tubulação, podendo inclusive prever uma prumada adicional externa somada à pequenas reformas nos banheiros, caso seja necessário.

[006] O tipo de acionamento da válvula que faz o direcionamento da água, pode ser manual, eletrônico controlado por diferença de temperatura previamente programada ou eletrônico controlado por tempo de abertura previamente programado.

[007] O sistema de acionamento manual a instalação é feita com registro de três vias, com acionamento manual na linha de água quente, antes do registro do misturador. Neste caso é necessário que o usuário faça a manipulação do primeiro registro para posteriormente abrir o registro do misturador.

[008] O exemplo deste sistema de acionamento o usuário aciona manualmente a válvula, colocando na posição 1-2 para que os primeiros volumes de água sejam direcionados novamente à cisterna. Após certo período decorrido (com a experiência de verificar em quanto tempo a água sai quente após aberto o chuveiro), ele gira a válvula para a posição 1-3, direcionando então a água para o misturador. Acionando então o misturador, sairá já água quente. Para abastecimento dos apartamentos sempre haverá um shaft com uma prumada de água, havendo o acréscimo de mais uma prumada de água para saída de água até a cisterna. Para torneiras o acionamento se dá da mesma forma.

[009] Caso o usuário deixe na posição 1-2 por mais tempo que o necessário, não haverá problema de desperdício, pois toda água que passar nessa posição será retornada para a cisterna. Nesse caso o usuário pagará pelo consumo de água que está sendo lançado, porém, como a água volta para cisterna, pode-se considerar que haverá redução no consumo de água geral do condomínio uma vez que a água será reaproveitada e consequentemente haverá redução do custo que é rateado entre todos os moradores.

[010] O sistema eletrônico controlado por diferença de temperatura consiste na instalação de uma válvula de três vias e atuador elétrico, que atuará em concomitância com um termostato, após o registro convencional do misturador. O princípio de funcionamento do sistema é similar ao manual, porém com mecanismo de atuação automático. Neste caso o usuário precisará acionar o registro do misturador e aguardar que a água saia no chuveiro após ter atingido a temperatura desejada. A mínima temperatura desejada deve ser selecionada direto no visor do termostato. O equipamento é composto por uma válvula, atuador, termostato, sensor, devendo possuir um ponto de elétrica para o atuador e termostato e conexões para interligação na rede. Para este caso, por enquanto não se faz viável a utilização em torneiras de bancada, visto que o ponto de saída de água já é interligado direto no misturador.

[011] O sistema de funcionamento também é bem simples. Sempre que o registro for aberto a válvula deve estar aberta no fluxo 1-2 e assim que o sensor acusar a temperatura selecionada no termostato, a válvula automaticamente fará a alteração de fluxo de água para o fluxo 1-3. O fluxo 1-2 compreende a rede de retorno para a cisterna do prédio.

[012] A temperatura a ser programada na válvula deve sempre ser menor ou igual a do aquecedor para que a válvula faça a alteração do fluxo após atingir a temperatura programada. Caso a temperatura seja maior na válvula, ela nunca mudará a posição do fluxo porque a água nunca atingirá a temperatura programada na válvula.

[013] O sistema eletrônico controlado por tempo de abertura consiste na instalação de uma chave de fluxo tipo interruptor que atuará em concomitância com um relé temporizador de retardo, após o registro convencional do misturador. O princípio de funcionamento do sistema é similar ao anterior, com mecanismo de atuação também automático. O usuário precisará acionar o registro do misturador e aguardar que a água saia no chuveiro após determinado tempo, ajustado por ele mesmo, uma única vez. Para utilização correta do sistema - a depender de cada apartamento, o morador pode (com o sistema desligado), verificar em quanto tempo a água sai quente. Após essa verificação, é só ajustar o relê temporizador para o tempo que ele identificou com o sistema desligado e ligar/programar no sistema. Nunca mais haverá necessidade de mexer no temporizador. O sistema já estará funcional e programado da maneira correta.

[014] Neste caso, sempre que o registro for aberto, a válvula estará aberta no fluxo 1-2 e assim que que passar o tempo ajustado no temporizador a válvula automaticamente fará a alteração de fluxo de água para o fluxo 1-3. O fluxo 1-2 compreende a rede de retorno para a cisterna do prédio. Inconvenientes observados pela falta de solução ou soluções atuais

[015] Atualmente é observado grande desperdício de água em apartamentos com sistemas de aquecimento de água a gás.

[016] A água que fica retida na tubulação entre o aquecedor e os equipamentos (chuveiros e torneiras) não é aquecida e ao acionar o chuveiro (ou torneira) toda água parada é desperdiçada, esse desperdício é um problema ambiental sério se considerarmos toda população mundial que possui esse sistema em seus apartamentos e o volume de água é desperdiçado.

[017] O problema econômico é automaticamente atrelado à tal desperdício, pois toda água que é utilizada é faturada tanto como fornecimento de água como também como demanda de esgoto, incidindo sobre esses volumes, valores financeiros que não estão sendo utilizados pelo contribuinte.

[018] A água é um recurso natural que já está em falta em muitas regiões e Países, portanto deve ser cada vez mais preservada e valorizada.

[019] Os sistemas atuais que permitem tal economia são muito mais caros, complexos e dependem de grandes obras para serem instalados, gerando desconfortos e muitas vezes fazendo com que o usuário desista de tal instalação.

Solução

[020] Pensando em oferecer uma solução prática, segura e eficiente, foi desenvolvido o sistema em questão. O qual possui benefícios relacionados a praticidade no uso. Evitar transtornos. Reduzir a conta de água e prover economia direto no bolso do consumidor, com tempo de retorno do capital investido muito pequeno. O resultado pode ser acompanhado desde o primeiro mês de instalação. O sistema de fácil instalação e utilização. Pode ser adaptado de acordo com cada necessidade/instalação. Pode ser adaptado de acordo com cada necessidade/instalação. Não agride o meio ambiente. Eleva potencial de comercialização. Possui exequibilidade industrial e inovações merecedoras deste privilégio de patente.

Estado da técnica [021] Os sistemas atuais são caros, de difícil instalação, não podem ser instalados em todos os modelos de chuveiros/torneiras, além de necessitarem de grande mão de obra no momento da implementação.

[022] Para uma perfeita visualização e compreensão da “DISPOSIÇÃO APLICADA EM SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO E ECONOMIA DE ÁGUA PARA CHUVEIROS E TORNEIRAS COM AQUECIMENTO A GÁS”, em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

[023] A fig. 1 - Apresenta vistas do dispositivo eletrônico controlado por diferença de temperatura, com termostato, aberto e instalado na parede;

[024] A fig. 2 - Apresenta vistas do dispositivo eletrônico controlado por tempo de abertura, com termostato, aberto e instalado na parede;

[025] A fig. 3 - Apresenta vistas do dispositivo de acionamento manual, ilustrando seu mecanismo e instalado na parede;

[026] A fig. 4 - Apresenta vista ilustrativa do sistema em questão instalado ao chuveiro;

[027] A fig. 5 - Apresenta vista ilustrativa do sistema em questão instalado à torneira;

[028] A fig. 6 - Apresenta vista esquemática do direcionamento do fluxo da água com o sistema em questão;

[029] A fig. 7 - Apresenta a vista do dispositivo eletrônico controlado por diferença de temperatura e/ou controlado por tempo de abertura.

[030] De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a “DISPOSIÇÃO APLICADA EM SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO E ECONOMIA DE ÁGUA PARA CHUVEIROS E TORNEIRAS COM AQUECIMENTO A GÁS”, é constituído por um sistema anti desperdício de água para chuveiros e torneiras com aquecimento a gás (1) que redireciona a água antes do aquecimento ao sistema de cisterna dos condomínios (2), instalado antes do sistema do misturador, só liberando a água quando estiver na temperatura ideal para o uso (3), caracterizado pelo sistema ser aplicado à chuveiros e torneiras com o sistema de aquecimento à gás (4), novos e/ou já instalados, possuindo válvula de direcionamento (5) e duas posições para direcionamento da água, quando o sistema estiver na posição um (6) a água retorna novamente ao sistema de cisterna do condomínio (7) e quando estiver na posição dois (8) a água é liberada para saída no chuveiro ou torneira (9); o acionamento do sistema em questão é manual (10), eletrônico controlado por diferença de temperatura (11) ou eletrônico controlado por tempo de abertura (12).

[031] O acionamento manual é controlado pelo próprio usuário, neste caso a válvula é acionada manualmente e colocada na primeira ou segunda posição (13), possuindo mais uma prumada de água para saída de água até a cisterna (14).

[032] O sistema eletrônico controlado por diferença de temperatura (11) consiste na instalação de uma válvula de três vias (15), atuador elétrico (16) e um termostato com visor (17), que controla a temperatura da água para mudança de posição de maneira automática (18), possuindo ainda sensor (19) e conexões (20).

[033] O sistema eletrônico controlado por tempo de abertura (12) possui uma chave de fluxo tipo interruptor (21) que atua junto com um relê temporizador de retardo (22), instalados após o registro convencional do misturador, permitindo prévia programação do período de abertura da primeira posição e mudança para a segunda, que será de maneira automática; neste caso, sempre que o registro for aberto, a válvula estará na primeira posição e assim que que passar o tempo ajustado no temporizador a válvula automaticamente fará a alteração de fluxo de água para a segunda posição.

[034] O presente modelo, contempla uma variação construtiva, a qual é formada por um dispositivo eletrônico (23) compreendido por duas válvulas solenoides (24) e um gerador (25). O dispositivo eletrônico (23) é controlado por diferença de temperatura e/ou por tempo de abertura, em que os referidos controles são realizados por meio de um sensor de temperatura e/ou de tempo (26), possuindo, ainda, um termostato com visor (27). [035] E por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO E ECONOMIA DE ÁGUA PARA CHUVEIROS E TORNEIRAS COM AQUECIMENTO A GÁS", reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.