Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ARTICULATED SIPHON FOR TOILETS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/159287
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an articulated siphon, installed at the base of the toilet bowl, which moves when the toilet is flushed. The movement of the water from the flush presses the articulated siphon downward, allowing full use of the combined volume of water contained in the articulated siphon and in the base of the bowl in order to discharge waste into the sewage system.

Inventors:
OMAR BARAKAT ASSEM (BR)
ASSEM LORINI BARAKAT SALWA (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050053
Publication Date:
August 31, 2023
Filing Date:
February 14, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
OMAR BARAKAT ASSEM (BR)
International Classes:
E03D11/18; E03D11/13
Foreign References:
KR20100117914A2010-11-04
CN1786361A2006-06-14
CN108360639A2018-08-03
US4407025A1983-10-04
BR8001116U2001-12-18
Attorney, Agent or Firm:
RUMIKA MINOWA OZAWA, Cristiane (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. SIFÃO ARTICULADO PARA VASOS SANITÁRIOS, caracterizado por ser composto por: a) Uma peça flexível (1) que liga a saída do vaso sanitário ao cotovelo; b) Um cotovelo rígido (2); c) Uma peça flexível (3) que liga o cotovelo (2) ao encanamento de esgoto (4); d) Luvas ou cintas metálicas (5) e anel de vedação (6).

2. SIFÃO ARTICULADO, conforme reivindicação 1 , caracterizado pelas peças serem instaladas entre a base de saída de água e dejetos do vaso sanitário e a tubulação de esgoto.

3. SIFÃO ARTICULADO, conforme reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da peça flexível (1 ) que liga a saída do vaso sanitário ao cotovelo (2) ter diâmetro entre 60 mm a 80 mm e comprimento entre 30 mm a 60 mm.

4. SIFÃO ARTICULADO, conforme reivindicação 1 , caracterizado pelo fato do cotovelo (2) ter diâmetro entre 60 mm a 80 mm e comprimento entre 250 mm e 420 mm, ser conectado à peça flexível (1) em uma extremidade e na outra extremidade ser conectado à outra peça flexível (3).

5. SIFÃO ARTICULADO, conforme reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da peça flexível (3) que liga o cotovelo (2) ao encanamento de esgoto (4) ter comprimento entre 180 mm e 300 mm, ser conectada ao cotovelo (2) e nessa extremidade ter diâmetro entre 60 mm e 80 mm; na outra extremidade possuir diâmetro entre 80 e 100 mm para ser conectado ao encanamento (4) do esgoto.

6. SIFÃO ARTICULADO, conforme reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da peça flexível (1) e da peça flexível (3) sofrerem compressão ocasionando a articulação do sifão e possibilitando o recalque em alta velocidade e intensidade a água do vaso e da coluna de água de descarga.

7. SIFÃO ARTICULADO, conforme reivindicação 1 , caracterizado pela peça flexível (1 ) e a peça flexível (3) possuírem microrranhuras transversais internas nas extremidades.

8. SIFÃO ARTICULADO, conforme reivindicação 1 , caracterizado pela peça flexível (1 ) e a peça flexível (3) serem presas por luvas ou cintas metálicas (5) e anel de vedação (6).

9. SIFÃO ARTICULADO, conforme reivindicação 1 , caracterizado pela peça flexível (1 ) e a peça flexível (3) serem em material: silicone, PVC, borracha nitrílica, borracha epdm, látex, poliuretano ou outros polímeros com características de elasticidade.

10. SIFÃO ARTICULADO, conforme reivindicação 1 , caracterizado pelo cotovelo (2) ser em material metálico ou polimérico rígido.

Description:
SIFÃO ARTICULADO PARA VASOS SANITÁRIOS

[001] A presente invenção trata-se de um sifão articulado, instalado na base da bacia dos vasos sanitários, que se movimenta no momento do acionamento da descarga do vaso sanitário. O movimento da água da descarga pressiona o sifão articulado em um movimento para baixo, permitindo o uso total do volume de água contido no sifão articulado e na base da bacia, em uma única dose possibilitando o descarte dos dejetos ao esgoto sanitário.

Fundamentos da Invenção

[002] O sifão é um produto essencial nas instalações de pias, tanques, lavatórios e cubas. Sua finalidade é manter os ambientes livres de odores oriundos dos encanamentos do esgoto.

[003] Uma descarga totalmente eficaz, principalmente quando o vaso está cheio de dejetos, papel higiênico e outros materiais sólidos pode ser difícil, principalmente para vasos sanitários com baixo volume de água.

[004] É muito comum, especialmente em vasos sanitários com pouco volume de água da descarga, que seja necessária a aplicação de várias descargas para limpar todo o vaso de forma satisfatória. Isso não é apenas frustrante e demorado, mas também há a possibilidade de entupir o vaso sanitário, tornando a tarefa mais complicada. Há também, a questão de esforços ambientais e de conservação em muitos locais que regulam o consumo de água, que em muitas áreas não pode ultrapassar 6,1 litros de água por descarga.

[005] Os vasos sanitários convencionais possuem uma bacia e uma caixa de armazenamento da água de descarga, geralmente confeccionados em uma ou duas peças principais. Uma passagem no formato “S”, normalmente definida como sifão, é posicionada atrás e abaixo da bacia para ligação do conteúdo da bacia para o encanamento de resíduos das edificações. O sifão de um vaso sanitário tem a função de reter os gases do esgoto, de modo a evitar que eles entrem no interior do banheiro. O sifão também retém a água na bacia antes da descarga.

[006] Durante o ciclo de descarga, a água e os resíduos dentro da bacia são direcionados para o sifão, passando pelas curvas em “S” através de uma saída para as linhas de encanamento do esgoto. Este ponto, invariavelmente é local de gargalo para a passagem dos dejetos.

Estado da Técnica

[007] O pedido de patente CN1718956A revela um vaso sanitário cuja descarga é equipada com uma mangueira flexível, no formato de “S”. Pode-se aumentar o efeito sifão do vaso sanitário através do tamanho da mangueira e, além disso, obter os efeitos em que a mangueira de purga não pode ser bloqueada e a água de descarga pode ser economizada. A mangueira flexível do sifão é inserida diretamente fora do encanamento de saída de esgoto.

[008] A invenção CN203546853U trata de um vaso sanitário com sifão composto pelos seguintes componentes: mecanismo de descarga, assento do vaso sanitário, tubo de vedação da água e tampa do vaso sanitário. O mecanismo de descarga é disposto no assento do vaso sanitário. Uma abertura de descarga de água no mecanismo de descarga é comunicada com um canal de descarga através do assento do vaso sanitário. Uma abertura de descarga da sede do vaso sanitário é comunicada com a tubulação de descarga de esgoto. De acordo com o vaso sanitário, o sifão, o ímã e o bloco de ferro são combinados entre si e dispostos entre o assento e a tampa do vaso sanitário.

[009] A invenção EP2309065A1 revela um vaso sanitário com fluxo de descarga de água para liberar o conteúdo do vaso e para limpar a superfície do vaso. Durante uma operação de lavagem, os bicos d’água, em um arranjo interno na bacia do vaso sanitário, são utilizados para limpar a superfície da bacia em uma região de transição para um sifão. Os jatos de água são direcionados especificamente para a região de transição do sifão, causando turbilhonamento, facilitando a saída dos dejetos.

[0010] O pedido de patente JP2011174303A revela um conector de drenagem capaz de descarregar adequadamente as águas residuais de um corpo de vaso sanitário. O conector de drenagem conecta uma saída de um canal de drenagem do vaso sanitário que é acoplado a um lado da saída de água do vaso sanitário fornecido em um corpo de vaso sanitário e uma porta de entrada de um tubo de drenagem que se abre para o banheiro onde o corpo principal do vaso sanitário está instalado.

[0011] O pedido de patente JP2011174303A descreve um conector de drenagem, um vaso sanitário com descarga e um método de construção e um acessório para o vaso sanitário com descarga, que pode economizar trabalho de instalação do vaso sanitário com descarga.

[0012]A invenção PI0103861A possibilita a operação de descarga de material excretado em vaso sanitário utilizando-se águas servidas ou água da rede, em ambos os casos consumindo apenas de 1 a 2 litros de água por descarga, proporcionando assim um menor consumo de água potável e energia elétrica em prédios de andares. O referido vaso sanitário, fundamentado no princípio do sifão flexível é acionado manualmente através de um cabo lateral na posição de defecamento, possibilita a descarga dos dejetos por gravidade, dispensando o elevado volume de água necessário para essa operação no sistema tradicional de sifão fixo.

[0013] A patente de invenção PI0705136-0 A2 descreve um vaso sanitário composto por uma bacia, com um sifão integrado a um conjunto de acionamento e um sistema de limpeza; na porção inferior da bacia há um bocal, no qual é acoplada uma das extremidades do sifão sendo que a extremidade oposta é ligada a tubulação de esgoto; o sifão é flexível e pode ser içado pelo conjunto de acionamento, o que impede a passagem de gases provenientes da tubulação de esgoto; o conjunto de acionamento é disposto na parte inferior do vaso e é composto por uma alavanca inferior, mola, haste, alavanca superior e mancais; a alavanca inferior possui um pedal voltado para a extremidade anterior do vaso, o qual pode ser acionado com os pés; a extremidade oposta da alavanca inferior é mecanicamente ligada a haste que por sua vez é unida a alavanca superior as quais podem rotacionar por meio de mancais, sendo que a alavanca superior suporta o sifão; o sistema de limpeza é constituído por uma válvula de controle de fluxo, tubulação e bicos aspersores de água; a tubulação apresenta uma ramificação que atravessa a bacia, na altura do bocal, e cuja finalidade é gerar um jato de água que contribui na limpeza da bacia; a tubulação se estende e contorna a porção interna superior da bacia, sendo que nesta região apresenta múltiplos bicos que direcionam a água para a limpeza da bacia.

[0014] Os documentos apresentados como anterioridades revelam dispositivos configurados em sifões para acoplamento em vasos sanitários. No estado da técnica são fornecidos vasos sanitários com um canal de descarga abaixo do vaso sanitário e uma extremidade do dreno em curva em formato “S. São conectados ao vaso sanitário e na outra extremidade para a saída de esgoto. Os problemas recorrentes dos sifões apresentados no estado da arte são a má drenagem e consumo elevado de água dos vasos sanitários. Geralmente confeccionados com material rígido e em alguns casos, com material flexível para facilidade de adaptação ao encanamento de esgoto, porém, nenhum deles possibilita movimento como um fole durante a descarga. [0015] Portanto, há uma necessidade de um sifão articulado para vasos sanitários, e que tenham melhores efeitos de sifonagem que possibilitem maior economia de água e não bloqueiem a tubulação de esgoto. Conforme a NBR 15097-2004, item 3.5 - A ação sifônica é o processo de funcionamento da bacia sanitária que faz uso da velocidade e do preenchimento total ou parcial do canal de descarga pela água fornecida pelo aparelho de descarga, criando um efeito de sucção no poço, removendo os dejetos nela depositados.

[0016] A presente invenção propõe um sifão articulado com três peças principais que são unidas formando um sifão articulado para ser instalado em vasos sanitários. As conexões são unidas entre a saída de água da bacia do vaso sanitário e a entrada do encanamento de esgoto (4) e é caracterizado por compreender 2 peças flexíveis (1) e (3) e uma peça intermediária rígida em formato cotovelo (2).

Breve Descrição dos Desenhos

[0017] As vantagens da invenção serão evidenciadas a partir da descrição detalhada dos desenhos:

Fig. 1 - vaso sanitário com o sifão articulado;

Fig. 2 - vaso sanitário com o sifão articulado na posição original, sem descarga;

Fig. 3 - vaso sanitário com o sifão articulado na posição de descarga;

Fig. 4 - peças do sifão articulado;

Descrição detalhada da Invenção

[0018] A presente invenção compreende peças que são unidas formando um sifão articulado para ser instalado em vasos sanitários. Conforme apresentado nos desenhos, o sifão articulado compreende 2 peças flexíveis (1) e (3) que podem ser em material: silicone, PVC, borracha nitrílica, borracha epdm, látex, poliuretano ou outros polímeros com características de elasticidade e um cotovelo rígido (2) composto por material metálico ou polimérico.

[0019] A peça flexível (1) do sifão articulado tem diâmetro entre 60 e 80 mm e comprimento entre 30 e 60 mm e está conectado com a base da bacia sanitária e a outra extremidade está conectada ao cotovelo rígido (2). O cotovelo rígido (2) tem diâmetro entre 60 e 80 mm e comprimento entre 250 e 420 mm. Na outra extremidade do cotovelo rígido (2) conecta-se à outra peça flexível (3) do sifão articulado com diâmetro 0 entre 60 e 80 mm e comprimento entre 180 e 300 mm e na outra extremidade a peça flexível (3) possui diâmetro 01 entre 80 e 100 mm para ser conectado ao encanamento do esgoto (4). Nas extremidades das peças flexíveis do sifão articulado são dispostas microranhuras transversais internas em formato de anéis para melhor fixação e vedação da peça com o vaso sanitário, o encanamento e o cotovelo rígido. Para melhor fixação das peças flexíveis que compõem o sifão articulado, com as partes rígidas devem ser utilizadas luvas ou cintas metálicas (5). Assim, o sifão articulado é preso na base da bacia sanitária através de luva ou cinta metálica e junto ao encanamento de esgoto por um anel de vedação (6) sendo este submetido a um aperto dentro do conceito de braçadeiras.

Descrição de funcionamento

[0020] Enquanto a descarga não é acionada, o sifão articulado está na posição original (Fig. 2). Quando a descarga é acionada, a água do vaso e da coluna são direcionadas ao sifão. Por causa da pressão da descarga da água, a peça flexível (1 ) que liga a saída do vaso sanitário ao cotovelo (2) e a peça flexível (3) que liga o cotovelo (2) ao encanamento de esgoto (4) se comprimem em um movimento vertical e para baixo. Por causa da compressão das duas peças flexíveis, acontece a articulação do sifão e esta articulação possibilita o recalque em alta velocidade e intensidade a água do vaso e da coluna de água de descarga.

[0021] O principal diferencial da invenção se refere a articulação do sifão e seu dimensionamento interno que o torna menos suscetível a entupimentos. Diferentemente dos vasos sanitários convencionais onde o sifão é fixo e rígido, o sifão articulado objeto da invenção tem duas peças flexíveis que se comprimem, ou seja, “encolhem” no sentido vertical e para baixo num movimento de fole (Fig. 3) impulsionando todo o dejeto no momento da descarga. Isso significa que, ao dar descarga, o fluxo de água movimenta as peças flexíveis (1 ) e (3) comprimindo-as, e essa compressão pressiona o volume de água de forma intensa e rápida, facilitando a passagem dos dejetos e descartando todo conteúdo para encanamento de esgoto.

[0022] Após a o descarte do volume de água com os dejetos, o sifão articulado retorna à posição original (Fig. 2), ou seja, as peças flexíveis voltam ao estado original.

[0023] O consumo de água desta invenção é otimizado pelo fato de não haver a necessidade de um volume de descarga externa para promover a ação de recalque. O conjunto é inédito, possui baixo custo de fabricação e contribui para a melhoria do saneamento básico e de forma significativa com a sustentabilidade dos recursos hídricos.