Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
AUDIO ALERT MAT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/159285
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a sensing device that works by means of the variation of pressure on a surface, such as a mat, which activates a circuit to trigger a remote alarm, such as a bell, making it possible to monitor any movement of people in an environment by triggering a sound signal upon detection of movement over the sensing device.

Inventors:
PEREZ KAPAZI JOSERLI (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050433
Publication Date:
August 31, 2023
Filing Date:
November 10, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PEREZ KAPAZI JOSERLI (BR)
International Classes:
G08B13/10; G01D5/25; G08B21/22; G08B25/14
Foreign References:
US20100277328A12010-11-04
US3991415A1976-11-09
BR202018006956U22019-10-22
US20180075681A12018-03-15
US20200341457A12020-10-29
Attorney, Agent or Firm:
ZANONI, Marcelo Henrique (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1) Tapete para sinalização sonora caracterizado por compreender duas ca- madas externas (2 e 6) para proteção eletromecânica do conjunto, duas ca- madas intermediárias (3 e 5), de material condutivo, e uma camada in- terna (4) de material isolante, esta dotada de orifícios para permitir o con- tato entre as camadas condutivas (3 e 5), dito tapete (7) sendo dotado de um circuito transmissor de radiofrequência conectado às ditas camadas condutivas (3 e 5) capaz de emitir um sinal de radiofrequência capturado por um circuito receptor do dispositivo sinalizador (8).

Description:
RELATÓRIO DESCRITIVO

TAPETE PARA SINALIZAÇÃO SONORA

Campo da inovação

[001] A presente invenção trata de um tapete associado a um alarme sonoro, mais especificamente, a um tapete dotado de sensoriamento por compressão mecânica, resultando em um comando de chaveamento elé- trico, que aciona, através de um pequeno transmissor de rádio frequência, um dispositivo sinalizador sonoro remoto.

Histórico da inovação

[002] A busca por dispositivos que permitam monitorar o comportamento de pessoas, notadamente aquelas com saúde comprometida, cujo desloca- mento ou presença em um determinado ambiente precisa ser verificado, é alvo de esforços cada vez mais robustos, tendo em vista a crescente de- manda por atendimento a uma parcela de idosos em aumento contínuo na pirâmide populacional.

[003] Neste cenário é que se desenvolveu a solução da inovação aqui apre- sentada, que consiste em um tapete dotado de sensoriamento, que se re- sume a uma simples chave elétrica, que atua sob compressão mecânica so- bre si, por toda a área da face superior desse tapete, que é construído como uma sucessão de camadas de elementos condutores e isolantes elétricos.

Descrição das figuras

[004] A Figura 1 representa uma visão esquemática do circuito básico do transmissor de RF adotado na presente inovação, onde o tapete realiza a função da chave "push" (1) do diagrama, conectado suas camadas conduti- vas (3 e 5). [005] A Figura 2 representa uma visão esquemática do circuito básico do re- ceptor/sinalizador sonoro.

[006] A Figura 3 mostra as camadas (2 a 6) que compõem o dispositivo da presente inovação, onde se veem os revestimentos externos (2 e 6), as fo- lhas condutivas (3 e 5) e o material polimérico com perfurações.

[007] A Figura 4 ilustra, esquematicamente, o funcionamento do disposi- tivo (7) da presente inovação, em associação com sinais (8) luminosos e so- noros.

Descrição detaihada da inovação

[008] A presente inovação trata de um dispositivo (7), tal como um tapete ou um carpete dotado de sensoriamento por compressão mecânica, resul- tando em um comando de chaveamento elétrico, que aciona, através de um pequeno transmissor de rádio frequência (RF), um dispositivo sinaliza- dor sonoro (8), sem fio, a uma distância próxima.

[009] Esse sensoriamento elétrico embutido no tapete (7) possui sua repre- sentação elétrica de uma chave liga/desliga de pressão (1) em um circuito transmissor de portadora de radiofrequência, ou seja, liga fechando seu contato somente enquanto recebe uma compressão mecânica sobre si, vol- tando à posição desligada assim que essa compressão cessa.

[010] Dessa forma, embutido também nesse tapete há um dispositivo ele- trônico transmissor de RF, que emite um sinal eletromagnético de uma por- tadora em alta frequência, de valor bem estabelecido, dentro do que co- mumente se denomina banda de rádio frequência, a um receptor de porta- dora de radiofrequência em um dispositivo sinalizador sonoro (8).

[011] Trata-se de uma emissão em baixíssima potência de irradiação, inex- pressiva em termos de comprometimento biomolecular, porém, suficiente para pequenos alcances de 6m a 12m do dispositivo receptor/sinaliza- dor (8). Esse sistema se assemelha a uma simples campainha sem fio ou a um portão automático comandado por um controle sem fio.

[012] O sensoriamento desse tapete resume-se, portanto, ao papel de uma chave elétrica (1), que atua sob compressão mecânica sobre si, por toda a área da face superior desse tapete. Para isso, é construído como um sandu- íche (camadas) de elementos condutores e isolantes elétricos (2 a 6).

[013] Descrevendo o dispositivo de "fora para dentro", ou seja, citando suas camadas sucessivas a partir da mais externa para a mais interna, temos: a) 1 a camada (2 e 6): folha de tecido emborrachado ou de trama texturi- zada para proteção eletromecânica do conjunto; b) camada (3 e 5): folha de material metálico condutivo, agora com al- guma elasticidade e resiliência mecânica que, sob compressão, irá pe- netrar as perfurações da 3 § camada, realizando o contato entre as duas camadas metálicas, fechando, assim, o contato elétrico para o aciona- mento do dispositivo transmissor de RF; quando a compressão mecâ- nica cessa, volta ao seu estado inicial, isolando-se das perfurações e ga- rantido a abertura do contato elétrico, desligando o dispositivo trans- missor de RF; c) 3 g camada (4): folha de material isolante que garante o isolamento elé- trico, bem como uma necessária resiliência mecânica; essa folha é per- filada sob um desenho específico, com orifícios para permitir o contato entre as camadas condutivas (3 e 5) e assegurar a volta ao estado inicial após a compressão mecânica.

[014] Assim, de modo simplificado, pode-se entender o funcionamento da presente inovação como um tapete (7) que, uma vez pressionado por um transeunte ou um usuário estático sobre sua superfície, efetua-se a cone- xão entre as duas camadas condutivas (3 e 5) através dos orifícios da ca- mada isolante (4).

[015] O contato entre as duas camadas condutivas (3 e 5) fecha o circuito do transmissor de radiofrequência (RF), disparando o sinal que é recebido pelo circuito do receptor/sinalizador sonoro (8), permitindo a sinalização dese- jada.

[016] Em uma configuração preferencial, o circuito básico da inovação aqui proposta é alimentado por uma fonte de eletricidade, tal como pilhas ou baterias, incorporadas à estrutura do tapete (7).

[017] Em uma configuração preferencial da presente inovação, a folha de material isolante da 3 § camada (4) é um dentre acetato-vinilo de eti- leno (EVA), cortiça, polietileno expandido (EPE), madeira, ou outros adap- táveis ao uso pretendido.

[018] Esta inovação não se limita às representações aqui comentadas ou ilustradas, devendo ser compreendida em seu amplo escopo. Muitas modi- ficações e outras representações do invento virão à mente daquele versado na técnica à qual essa inovação pertence, tendo o benefício do ensina- mento apresentado nas descrições anteriores e desenhos anexos. Além disso, é para ser entendido que o invento não está limitado à forma especí- fica revelada, e que modificações e outras formas são entendidas como in- clusas dentro do escopo das reivindicações anexas. Embora termos especí- ficos sejam empregados aqui, eles são usados somente de forma genérica e descritiva e não como propósito de limitação.