Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
CHECK TOOL AND METHOD FOR CHECKING A DOWNHOLE SAFETY VALVE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/010423
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a tool for checking downhole safety valves (DHSVs) and to a method for checking DHSVs using the check tool. The tool (FVF-2Z) for checking a valve (DHSV) comprises an end tip (1) composed of a nose (1a), a disc-type end (1b) and a disc-type-end mandrel (1c); a contact rod (2) coupled above the end tip (1); collar-type centralizers (3) composed of a collar (3a) and a collar-support mandrel (3b); a dedicated rod (4) for fixing the first centralizer (3); intermediate rods (5) for fixing a second centralizer, and fastening and extending the check tool FVF-2Z; an applicator (8); an adaptor (7) for connection between the check tool (FVF-2Z) and the applicator (8); and fixing elements (9, 10, 11,12). The method for checking a valve (DHSV) using the check tool (FVF-2Z) comprises the steps of: (a) inserting the check tool (FVF-2Z) with a sleeve (6) in a well production column; (b) with a slickline, positioning the check tool (FVF-2Z) and sleeve (6) in the well production column when they reach the no-go of the landing nipple close to the flapper of the valve (DHSV); (c) moving the check tool (FVF-2Z) and the sleeve (6) in alternating movements, upwards and downwards, at the point where the flapper is located; wherein the end tip (1) checks the operational status of the valve (DHSV) in step (c).

Inventors:
DE PAULA JUNIOR JOSE MAURICIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050262
Publication Date:
January 16, 2020
Filing Date:
July 10, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PETROLEO BRASILEIRO SA PETROBRAS (BR)
International Classes:
E21B23/00
Foreign References:
US20040007365A12004-01-15
GB2186305A1987-08-12
US20100108325A12010-05-06
Attorney, Agent or Firm:
RODRIGUES SILVA, Francisco Carlos et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Ferramenta verificadora (FVF-2Z) de válvula de segurança de subsuperfície (DHSV), caracterizada por compreender:

- uma ponteira topadora (1) composta por uma ogiva (la), um topador tipo disco (lb) e um mandril do topador tipo disco (lc);

- uma haste de contato (2) acoplada acima da ponteira topadora (1);

- centralizadores do tipo colar (3) que possuem um colar (3a) e um mandril de suporte (3b) do colar;

- uma haste dedicada (4) para fixar um primeiro centralizador (3);

- hastes intermediárias (5) para fixar um segundo centralizador, ligar e estender a ferramenta verificadora FVF-2Z;

- um aplicador (8);

- um adaptador (7) de conexão entre a ferramenta verificadora (FVF-2Z) ao aplicador (8); e

- elementos de fixação (9, 10, 11 e 12).

2. Ferramenta verificadora (FVF-2Z), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a ferramenta (FVF-2Z) é acoplada a um camisão (6).

3. Ferramenta verificadora (FVF-2Z), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a haste de contato (2) fica exposta e em contato com uma flapper da válvula (DHSV).

4. Ferramenta verificadora (FVF-2Z) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que a haste (2) é lisa e sem saliências.

5. Ferramenta verificadora (FVF-2Z) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que possui pelo menos dois centralizadores (3), em que os centralizadores (3) impedem uma interferência das hastes (2, 4,

5. 7) e da ponta topadora (1) com a borda do camisão (6).

6. Ferramenta verificadora (FVF-2Z) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a haste (4) para fixação do primeiro centralizador (3) é conectada acima da haste de contato (2) e ser inteiramente coberta pelo camisão (6).

7. Ferramenta verificadora (FVF-2Z) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os elementos de fixação (9) são parafusos do tipo sem cabeça sextavado interno, os elementos de fixação (11, 12) são do tipo pino elástico, e o elemento de fixação (10) é um parafuso do tipo com cabeça cilíndrica.

8. Método de verificação de válvula de segurança de subsuperfície (DHSV) com uso da ferramenta verificadora (FVF-2Z) definida na reivindicação 1, caracterizado por compreender as seguintes etapas:

(a) inserir a ferramenta verificadora (FVF-2Z) com um camisão (6) em uma coluna de produção do poço;

(b) posicionar a ferramenta verificadora (FVF-2Z) e camisão (6) na coluna de produção do poço quando atingirem uma flapper da válvula (DHSV);

(c) movimentar a ferramenta verificadora (FVF-2Z) e o camisão (6) em movimentos alternados para cima e para baixo a partir do ponto em que se encontra a flapper;

em que a ponteira topadora (1) faz a verificação da funcionalidade da válvula (DHSV) na etapa (c) que, em caso de interferência ou falha da flapper, proporciona um incremento de tensão quando a ferramenta verificadora (FVF-2Z) e o camisão (6) são movimentados para cima, onde este incremento é detectado pelo operador da ferramenta verificadora (FVF-2Z) e do camisão (6).

9. Método de verificação de válvula de segurança de subsuperfície (DHSV), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que quando a interferência da flapper é detectada, o camisão (6) é assentado na coluna de produção do poço por meio da liberação do aplicador (8); a ferramenta verificadora (FVF-2Z) é desacoplada do camisão (6) e retirada da coluna de produção do poço.

10. Método de verificação de válvula de segurança de subsuperfície (DHSV), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que ferramentas de operação são levadas à válvula (DHSV) através do interior do camisão até a profundidade de seu assentamento, identificando o trecho de trabalho.

11. Método de verificação de válvula de segurança de subsuperfície (DHSV), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que quando a flapper está operando normalmente, a ferramenta verificadora (FVF-2Z) e o camisão (11) são removidos do poço.

Description:
“FERRAMENTA VERIFICADORA, E, MÉTODO DE VERIFICAÇÃO DE VÁLVULA DE SEGURANÇA DE SUBSUPERFÍCIE”

CAMPO DA INVENÇÃO

[001] A presente invenção se refere a uma ferramenta verificadora de válvulas de segurança de subsuperfície DHSV (em inglês,“Down-Hole Safety Valve”), e um método de verificação de válvulas DHSV com a ferramenta verificadora operada com SlickLine.

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

[002] A válvula de segurança de subsuperfície (DHSV) é um componente de colunas de produção de petróleo que fica posicionada abaixo do fundo do mar. Essa válvula tem a função de evitar erupções ou fluxos descontrolados de poços de petróleo, caso ocorra alguma falha em equipamentos de segurança de superfície, preservando o meio ambiente e vidas marinhas e de operadores em plataformas no mar.

[003] A válvula DHSV possui uma flapper (que funciona como uma tampa) que, quando não atuada, fica na posição fechada e, durante a produção do poço, a DHSV deve ficar na posição aberta, permitindo o fluxo pela coluna.

[004] No entanto, devido a ocorrências de falhas de funcionamento (abertura) da válvula DHSV, em especial em situações onde a flapper da DHSV fecha indevidamente, com a despressurização da linha de controle hidráulica, é necessário travar a flapper da DHSV na posição aberta para a passagem de ferramentas de intervenção do tipo Slickline, Flexitubo, etc.

[005] Para contornar problemas de falhas com prisões indesejadas da flapper e viabilizar as operações de intervenção no poço, usualmente é utilizada uma camisa de bloqueio (“ sleeve”) e assentada com SlickLine para posteriormente se realizar descidas de ferramentas de operação. Uma camisa de bloqueio, também denominada de“camisão”, é um tubo longo, com comprimento suficiente para ultrapassar a flapper da DHSV quando assentado, travando a flapper na posição aberta e possibilitando passagem de fluxo e das ferramentas de operação, por exemplo, Slickline, Flexitubo, etc. As ferramentas são acopladas ao camisão que trava a flapper e permite a abertura temporária da válvula, evitando interferências e prisão com a flapper.

[006] No entanto, estas montagens de ferramentas com camisão são complexas e possuem um considerável grau de dificuldade, além do alto risco da operação devido ao porte dos equipamentos e as condições operacionais extremas no poço.

[007] Atualmente as operações com o camisão são realizadas havendo certeza ou não da real condição da flapper da DHSV, o que traz riscos e perda de tempo desnecessários à operação ao utilizar os camisões nos casos onde a flapper está funcionando corretamente.

[008] Os documentos GB2186305 (Al), US2010108325 (Al) e

US2004007365 (Al) descrevem métodos e aparelhos onde uma camisa de bloqueio (camisão) pode ser encaixada e operada por uma ferramenta para posicionar a camisa de bloqueio na válvula DHSV e travar a flapper da válvula DHSV em uma posição aberta. No entanto, nenhum desses documentos faz uma verificação prévia da condição da válvula DHSV.

[009] Para resolver o problema de falhas de funcionamento

(abertura) da válvula DHSV e evitar as operações desnecessárias com o camisão, foi desenvolvida uma ferramenta verificadora da funcionalidade da válvula de segurança de subsuperfície (DHSV), denominada de FVF-2Z, e um método de verificação de válvulas DHSV com a ferramenta verificadora.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO [0010] O objetivo da presente invenção é prover uma ferramenta verificadora versátil para verificar a funcionalidade de válvulas de segurança de subsuperfície (DHSV) e um método de verificação de válvula de segurança de subsuperfície com a ferramenta verificadora. A verificação visa avaliar a necessidade do uso de um camisão acoplado ou não às ferramentas de operação.

[0011] Outras formas de verificação da operacionalidade da flapper, consistem em observar os valores de pressão dos sensores PDG (em inglês,“ Permanent Downhole Gauges”), e realizar circulação reversa no poço. Tais operações dependem de capacidade de armazenagem de fluídos da sonda (deficitária) e integridade dos marcadores de pressão (muita das vezes danificados).

DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO

[0012] A presente invenção se refere a uma ferramenta verificadora da funcionalidade da válvula de segurança de subsuperfície, denominada de FVF-2Z, e um método de verificação de válvulas DHSV com a ferramenta verificadora FVF-2Z operada com SlickLine.

[0013] A ferramenta verificadora FVF-2Z é inserida com uma unidade de SlickLine em uma coluna de produção juntamente com uma camisa de bloqueio (camisão). Após a ferramenta chegar no ponto em que se encontra a flapper da DHSV e ser posicionada na coluna de produção, a ferramenta é acionada e são realizados movimentos alternados na direção da flapper, de subida (para cima) e descida (para baixo), de modo a identificar qualquer interferência e/ou obstrução da válvula causada pela flapper durante o movimento de subida (para cima) do conjunto ferramenta mais camisão.

[0014] Nos casos em que há interferência/obstrução causada pela flapper da DHSV, é feito o assentamento do camisão na coluna de produção do poço com a liberação de um aplicador, e a ferramenta verificadora é desacoplada do camisão por meio de um elemento de conexão, o que permite que os componentes da ferramenta verificadora possam ser retirados do poço e retomados à superfície pela unidade de SlickLine para liberar a passagem para ferramentas de operação através do interior do camisão que já está assentado.

[0015] Nos casos em que não há a interferência/obstrução causada pela flapper da DHSV, não há necessidade de assentar o camisão na coluna de produção do poço e, dessa forma, a ferramenta verificadora e o camisão podem ser removidos do poço, pela unidade de SlickLine, sem trazer os riscos e a perda de tempo desnecessários à operação ao utilizar os camisões nos casos onde a flapper está funcionando corretamente.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0016] A descrição detalhada apresentada adiante faz referência às figuras anexas, as quais:

- a figura 1 ilustra o conjunto da ferramenta verificadora FVF-2Z, seus componentes e o camisão, de acordo com uma concretização preferencial da presente invenção;

- a figura 2 ilustra a ponteira topadora da ferramenta verificadora FVF-2Z; e

- a figura 3 apresenta a ponteira topadora da figura 2 concretizada.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[0017] A descrição que se segue partirá de uma concretização preferencial da invenção. Como ficará evidente para qualquer técnico no assunto, no entanto, a invenção não está limitada a essa concretização particular.

[0018] A figura 1 ilustra o conjunto da ferramenta verificadora FVF-2Z, seus componentes e o camisão (6) (do tipo workover ). A ferramenta verificadora FVF-2Z é constituída pelos seguintes componentes:

- uma ponteira topadora (1);

- uma haste de contato (2) (tubo mecânico trefilado) acoplada logo acima da ponteira topadora (1), que fica exposta e em contato com a flapper da DHSV. A haste (2) é lisa e não deverá possuir saliências que possibilitem interferências antecipadas;

- centralizadores do tipo colar (3), que são responsáveis pela centralização do conjunto de hastes (2, 4, 5, 7) e ponteira topadora (1), para impedir a interferência das hastes (2, 4, 5, 7) e da ponteira topadora (1) com a borda do camisão (6) durante a movimentação da ferramenta verificadora (FVF-2Z) e durante a subida (movimento para cima) da ferramenta verificadora (FVF-2Z), quando há real necessidade de assentamento do camisão (6) por não operacionalidade da flapper;

- uma haste dedicada (4) (tubo mecânico trefilado) para fixação do primeiro centralizador (3), conectada acima da haste de contato

(2), inteiramente coberta pelo camisão (6), e que suporta os centralizadores

(3);

- hastes intermediárias (5) (tubo mecânico trefilado) para suportar um segundo centralizador, fazendo ligação e extensão da ferramenta verificadora FVF-2Z;

- um adaptador (7) de conexão entre a ferramenta verificadora FVF-2Z a um aplicador (pescador) (8);

- um aplicador (pescador) (8); e

- elementos de fixação (9, 10, 11, 12), dos tipos parafuso e pinos de cisalhamento.

[0019] A figura 2 A mostra uma vista lateral da ponteira topadora (1) da ferramenta verificadora FVF-2Z composta por ogiva (la), disco topador (lb) e mandril do topador (lc), onde pode ser visto, em detalhes, a ogiva (la), o disco topador (lb) e o mandril do topador tipo disco (lc).

[0020] A figura 2B mostra uma vista frontal da ponteira topadora d).

[0021] A figura 3 traz uma concretização da ponteira topadora da ferramenta verificadora FVF-2Z da presente invenção.

[0022] A figura 4A mostra uma vista lateral de um centralizador do tipo colar (3) composto por um colar (3a) e um mandril de suporte (3b).

[0023] A figura 4B mostra uma vista em corte (seção A- A, indicada na figura 4A) do centralizador.

[0024] Em uma concretização preferencial, a ferramenta verificadora FVF-2Z possui as seguintes dimensões: a haste de contato (2) possui as dimensões f 77,5 x 1276, a haste dedicada (4) para fixação do primeiro centralizador (3), que possui as dimensões f 40 x f 26 x 950, as hastes intermediárias (5) possuem as dimensões f 40 x f 26 x 1337, o adaptador (7) possui as dimensões f 40 x f 65 x 335, os elementos de fixação (9) são parafusos do tipo sem cabeça sextavado interno ¼” - 20UNC, o elemento de fixação (10) é um parafuso do tipo com cabeça cilíndrica“ALLEN” #1/4” - 20 UNC, o elemento de fixação (11) é um pino elástico f 1/8” x 5/16” e o elemento de fixação (12) é um pino elástico f 3/16” x 1 1/2”.

[0025] Para fazer a verificação da funcionalidade da válvula de segurança DHSV, a presente invenção compreende um método de verificação de válvula DHSV com o uso da ferramenta verificadora FVF- 2Z.

[0026] O método de verificação de válvulas DHSV com a ferramenta verificadora FVF-2Z compreende as seguintes etapas:

(a) inserir a ferramenta verificadora FVF-2Z com o camisão (6) em uma coluna de produção do poço;

(b) posicionar a ferramenta verificadora FVF-2Z e o camisão (6) na coluna de produção do poço quando o conjunto atingir a flapper da válvula DHS V ;

(c) movimentar a ferramenta verificadora FVF-2Z e o camisão (6) em movimentos alternados para cima e para baixo pelo ponto em que se encontra a flapper;

em que a ponteira topadora (1), faz a verificação da funcionalidade da válvula DHSV na etapa (c) que, em caso de interferência ou falha da flapper, proporciona um incremento de tensão quando a ferramenta verificadora FVF-2Z e o camisão (6) são movimentados para cima, onde este incremento é detectado pelo operador da ferramenta verificadora FVF-2Z. Dessa forma, a interferência ou falha da flapper é detectada.

[0027] Nos casos em que há interferência ou falha causada pela flapper da DHSV, o camisão (6) é assentado na coluna de produção do poço por meio da liberação do aplicador (8), a ferramenta verificadora é desacoplada do camisão (6), permitindo que os componentes da ferramenta verificadora FVF-2Z possam ser retirados da coluna de produção do poço e retornados à superfície para liberar a passagem para ferramentas de operação através do interior do camisão (11) que já está assentado.

[0028] Nos casos em que não há a interferência ou falha causada pela flapper da DHSV (a flapper está operando normalmente), não há necessidade de assentar o camisão (6) na coluna de produção do poço e, dessa forma, a ferramenta verificadora FVF-2Z e o camisão (6) podem ser removidos do poço, sem trazer os riscos e a perda de tempo desnecessários à operação ao utilizar camisões nos casos onde a flapper está funcionando corretamente.

[0029] A presente invenção traz significativas vantagens económicas e relacionadas a produtividade da operação.

[0030] Antes da verificação da funcionalidade da válvula DHSV com a ferramenta verificadora FVF-2Z, várias operações sem a necessidade do uso de um camisão, quando a válvula DHSV não apresentava falha em sua funcionalidade, eram feitas. Esse uso desnecessário do camisão traz uma diminuição da produtividade, aumento dos custos e riscos de ambientais da operação, além de um significativo acréscimo de horas à operação.

[0031] Durante uma operação em uma válvula DHSV em uma coluna de produção de um poço, sem a verificação da funcionalidade da válvula DHSV com a ferramenta verificadora FVF-2Z e com incertezas de que a flapper da válvula não irá apresentar interferência, foi visto que o tempo gasto entre acoplamento das ferramentas de operação ao camisão, descida do conjunto de ferramentas de operação e camisão até a válvula DHSV, com vários assentamentos previstos e dificuldades operacionais inerentes ao uso do camisão (6), chegou a 168 horas.

[0032] As operações de verificação de válvulas DHSV com o uso da ferramenta verificadora FVF-2Z levam, em média 8 horas (Total), sendo 4 horas para montagem, 3 horas de operação de identificação e 1 hora de desmontagem.

[0033] Ou seja, nos casos em que a verificação de válvulas DHSV é feita com o uso da ferramenta verificadora FVF-2Z e a funcionalidade da válvula está perfeita, há uma economia de 160horas, equivalente a 7 dias. Essas horas correspondem ao tempo de antecipação para retornar à produção do poço afetado por essa operação desnecessária, enquanto agora, devido a finalização antecipada da intervenção com o uso da ferramenta verificadora, correspondem ao tempo antecipado de retomo para a produção do poço em plena capacidade.

[0034] Nos casos em que a verificação de válvulas DHSV é feita com o uso da ferramenta verificadora FVF-2Z e a funcionalidade da flapper apresenta interferência, não há uma economia de tempo significativa, uma vez que serão necessárias várias retiradas e assentamentos do camisão com operações acopladas.

[0035] Assim, fica evidente a importância e os benefícios operacionais e económicos trazidos pela ferramenta verificadora da presente invenção.

[0036] Além de todas as vantagens descritas acima, a presente invenção proporciona aos operadores, adicionalmente, segurança e tranquilidade na execução das operações nas válvulas DHSV, garantindo melhor desempenho e produtividade.

[0037] As dimensões apresentadas acima são ilustrativas e não limitam a presente invenção. Alterações necessárias de acordo com a coluna de produção, a válvula DHSV e as condições de trabalho, são naturalmente derivadas da presente invenção e evidentes para um técnico no assunto.