Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
COSMETIC BODY COMPOSITION, BODY LOTION, USE AND COSMETIC METHOD FOR EVENING OUT SKIN TONE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/205001
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to cosmetic body compositions, particularly presented in the form of a body lotion, comprising particles containing encapsulated pigments, which are capable of evening out the skin tone of the body, giving a "sheer-tights" impression, improving the general appearance, hydration and luminosity thereof, and strengthening the barrier of said skin. The present invention also relates to the cosmetic use and the cosmetic method for evening out skin tone.

Inventors:
DE SOUZA FERREIRA GARCIA CINTHIA (BR)
BRITO SILVA LAIS (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050150
Publication Date:
November 15, 2018
Filing Date:
May 07, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NATURA COSMETICOS SA (BR)
International Classes:
A61K8/19; A61K8/06; A61K8/29; A61K8/67; A61K8/73; A61K8/92; A61Q1/02
Domestic Patent References:
WO1994015580A11994-07-21
Foreign References:
US4216201A1980-08-05
US4877604A1989-10-31
US5024831A1991-06-18
US6296860B12001-10-02
Other References:
KOMATSU, H. ET AL.: "Some biochemical effects of isopropyl myristate and squalane on rabbit skin", J. SOC. COSMET. CHEM., vol. 30, no. 5, October 1979 (1979-10-01), pages 263 - 278, XP055613259
See also references of EP 3622945A4
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA CORPORAL, caracterizada pelo fato de que compreende:

(a) pelo menos um ingrediente fornecedor de nutrientes essenciais à pele; e

(b) pelo menos um pigmento encapsulado.

2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o ingrediente fornecedor de nutrientes essenciais à pele é selecionado de emolientes, umectantes, condicionadores e/ou antioxidantes.

3. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o ingrediente que fornece nutrientes essenciais à pele é selecionado de triglícerídeo C8-C10! triglicerídeo C16-C18, acetato de tocoferila, esqualeno e/ou glicerina.

4. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o ingrediente fornecedor de nutrientes essenciais à pele está presente em uma quantidade de 0,1 a 20% em peso em relação ao peso total da composição.

5. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o pigmento que é encapsulado compreende acetato de celulose, copolímero de metacrilato de amónio, estearato de magnésio e/ou estearato de propileno glicol.

6. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o pigmento que é encapsulado compreende Cl 77491 , Cl 77492, Cl 77499 e/ou Cl 77891.

7. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o ingrediente fornecedor de nutrientes essenciais à pele está presente em uma quantidade de 0,1 a 3% em peso em relação ao peso total da composição.

8. HIDRATANTE CORPORAL, caracterizado peio fato de que compreende a composição cosmética corporal conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 7, e excipientes cosmética- mente aceitáveis.

9. USO DA COMPOSIÇÃO COSMÉTICA CORPORAL, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de ser na fabricação de um hidrante corporal útil na hidratação, na fortificação de barreira e/ou na homogeneização da tonalidade da pele.

10. MÉTODO COSMÉTICO PARA HOMOGENEIZAÇÃO DA TONALIDADE DA PELE, caracterizado pelo fato de que consiste em aplicar na região corporal necessitada uma quantidade cosmeti- camente eficaz da composição cosmética como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 7, até que seja absorvida peia pele.

Description:
COMPOSIÇÃO COSMÉTICA CORPORAL, HIDRATANTE CORPORAL, USO E MÉTODO COSMÉTICO PARA HOMOGENEIZAÇÃO DA

TONALIDADE DA PELE

Campo da Invenção

[001 ] A presente invenção trata de composições cosméticas corporais, particularmente veiculadas na forma de um hidratante corporal, que compreendem partículas com pigmentos encapsulados, as quais são capazes de homogeneizar o tom da pele do corpo, melhorando sua aparência geral, proporcionando um efeito meia-calça, hidratação, luminosidade e fortificando sua barreira. Também se refere ao uso cosmético e ao método cosmético para homogeneização da tonalidade da pele.

Fundamentos da invenção

[002] O conceito de beleza atualmente em vigor e procurado pela maioria das pessoas é o da pele jovem, sem manchas ou rugas. Entretanto, com o avanço da idade, exposição solar, estresse e poluição, a pele começa a sofrer alterações gradativas, que caracterizam os sinais de envelhecimento cutâneo, particularmente pela diminuição da uniformidade em tonalidade, aparecimento de manchas, ressecamento, dentre outros.

[003] O uso diário de maquiagem nos dias atuais tem influenciado diretamente na necessidade de desenvolvimento de produtos que contenham também ativos funcionais, possibilitando simultaneamente tratamento e disfarce das imperfeições da pele maquiada.

[004] Produtos de maquiagem e tratamento têm sido desenvolvidos para o rosto, particularmente chamados de "Blenish Balm Cream" ou "BB cream" ou bálsamo antimanchas. Em geral, tais produtos se adaptam aos diversos tipos de pele do rosto, em especial, as mais sensíveis, apresentando fórmula mais leve e, de maneira diferenciada de outros produtos, também contendo ativos funcionais, que levam a uma pele com textura mais uniforme, revitalizada e até mais jovem com tempo de uso.

[005] Entretanto, a disponibilidade de produtos voltados ao corpo com essas características ainda é limitada.

[006] Assim, persiste a necessidade de composições cosméticas multifuncionais voltadas à pele do corpo, capazes de proporcionar disfarce de imperfeições e tratamento cosmético a partir do tempo de uso.

Breve descrição das figuras

[007] A figura 1 apresenta a cinética de hidratação da pele por corneometria, mostrando a porcentagem de melhora de hidratação oferecida pela composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção, quando comparado ao estado inicial da pele (antes da aplicação da mesma).

[008] A figura 2 apresenta os valores médios da variação na perda transepidermal de água da pele (média ± SD, n= 27), mostrando o desempenho de hidratação da composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção por até 48 horas.

[009] A figura 3 mostra a homogeneização da cor da pele pelo uso da composição cosmética de acordo com a presente invenção. A homogeneização da cor da pele foi calculada como a redução percentual na variação da cor da pele após a aplicação, em relação ao estado inicial.

[0010] A figura 4 mostra a variação da cor da pele inicial e após 15 minutos da aplicação da composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção.

[001 1 ] A figura 5 mostra os resultados de variação total de cor, ΔΕ * 94 (calculado em relação à amostra padrão) das amostras de tecidos após a aplicação da composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção e após o processo de lavagem. [0012] A figura 6 mostra a porcentagem de aceitação das voluntárias em relação aos atributos avaliados após o uso da composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção.

Descrição da Invenção

[0013] A presente invenção trata de composições cosméticas corporais multifuncionais, as quais são capazes de homogeneizar o tom da pele do corpo, além de melhorar sua aparência geral, promover hidratação, luminosidade e fortificar sua barreira, além de não manchar as vestimentas (roupas).

[0014] Assim, em um primeiro aspecto, a presente invenção refe- re-se a uma composição cosmética corporal que compreende:

(a) pelo menos um ingrediente fornecedor de nutrientes essenciais à pele; e

(b) pelo menos um pigmento encapsulado.

[0015] O ingrediente fornecedor de nutrientes essenciais à pele proporciona maciez e vitalidade para pele e pode ser selecionado de emolientes, umectantes, condicionadores e/ou antioxidantes, sendo particularmente de triglicerídeo C 8 -C 10 , triglicerídeo C 16 -C 18 , acetato de tocoferila, esqualeno e/ou glicerina. Referido ingrediente está presente em uma quantidade de 0,1 a 20% em peso em relação ao peso total da composição.

[0016] Sem impor qualquer limitação, de maneira preferencial o triglicerídeo C 8 -C 10 de acordo com a presente invenção pode ser selecionado de triglicerídeo caprílico/cáprico e o triglicerídeo C 16 -C 18 pode ser selecionado de óleo de Olus (por exemplo, aquele disponível como Cegesoft PS 6) ou de microalgas. Referidos ingredientes contribuem para a luminosidade da pele.

[0017] Em concretização preferida, a composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção compreende uma combina- ção de ingredientes que proporciona nutrição duradoura constituída de triglicerídeo C 8 -C 10 , triglicerídeo C 16 -C 18 , acetato de tocoferila, esqua- leno e glicerina.

[0018] O pigmento encapsulado de acordo com a presente invenção, além de pigmentação imediata, promove um efeito de uniformida- de. Referido ingrediente pode ser selecionado de um ou mais dentre Cl 77491 , Cl 77492, Cl 77499 e/ou Cl 77891 . Ainda, em concretização particular, o ingrediente pode compreender ainda acetato de celulose, copolímero de metacrilato de amónio, estearato de magnésio e/ou es- tearato de propileno glicol.

[0019] O pigmento encapsulado está presente em uma quantidade de 0,1 a 3% em peso em relação ao peso total da composição.

[0020] Em concretização preferida, a composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção compreende uma mistura de três pigmentos Cl 77491 , Cl 77492 e Cl 77499, individualmente en- capsulados com um segundo pigmento Cl 77891 e acetato de celulose, copolímero de metacrilato de amónio, estearato de magnésio e estearato de propileno glicol. A mistura de pigmentos proporciona uma composição que se adapta a peles com diferentes tonalidades.

[0021 ] Em um segundo aspecto, a presente invenção diz respeito a um hidratante corporal que compreende a composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção juntamente com excipien- tes cosmeticamente aceitáveis.

[0022] Os excipientes cosmeticamente aceitáveis podem ser sele- cionados dentre aqueles conhecidos do versado na técnica, por exem- pio, aqueles citados no CTFA - "International Cosmetic Ingredient Dic- tionary", 16 § edição, 2016.

[0023] Em outro aspecto, a presente invenção também se refere ao uso da composição cosmética corporal aqui descrita na fabricação de um hidrante corporal útil na hidratação, na fortificação de barreira e/ou na homogeneização da tonalidade e luminosidade da pele. [0024] Ainda, em outro aspecto, a presente invenção diz respeito ao método para homogeneização da tonalidade da pele que consiste em aplicar na região corporal necessitada uma quantidade cosmeti- camente eficaz da composição cosmética de acordo com a presente invenção até que as partículas de pigmento se rompam e a composição seja absorvida pela pele.

[0025] Dentre os principais diferenciais da composição de acordo com a presente invenção está a presença de pigmentos encapsulados que ao se aplicar o produto sobre a pele, se rompem e transferem uma leve tonalização e uma homogeneidade facilmente percebida, que também pode ser considerado como um efeito "meia-calça", além da hidratação de até 48h que, em concretização particular, é proporcionada pela combinação de emolientes como o esqualano, que também é naturalmente produzido pela pele, com um poderoso umectante, a glicerina. De acordo com a presente invenção, entende-se por "efeito meia-calça" o disfarce de imperfeições da pele imediatamente após a aplicação do produto, comprovado por análise de imagem, comparável ao efeito de disfarce de imperfeições da pele da perna proporcionado pelo uso de meias semitransparentes, também conhecidas como mei- as-calças.

[0026] Os emolientes presentes na composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção também estimulam o fortalecimento da barreira cutânea da pele, ou seja, reforça o cimento lipídico que a pele naturalmente produz. A consequência da interação desta rica formulação com pele é a maciez e nutrição oferecida, além da luminosidade e uniformização.

[0027] Os exemplos a seguir, sem impor qualquer limitação, ilustram as composições de acordo com a presente invenção, bem como seus efeitos aqui descritos.

EXEMPLOS Exemplo 1 . Composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção.

Tabela 1 . Composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção - concretização preferida.

Ingrediente % Total

Agua 72,450

Oleo de olus (Cegesoft PS 6) 4,998

Tocoferol 0,003

Glicerina 5,000

Triglicerídeo caprílico /cáprico 4,000

Copolímero de acrilato de hidroetila / acriloildimetil taurato de sódio 1 ,200 esqualano 0,900

Agua 0,615

Polissorbato 60 0,240

Isoestearato de sorbitano 0,045

Oleo de Ricinus communis 3,000

Cocoato de isoamila 1 ,000

Cl 77891 0,979

Alumina 0,014

Glicerina 0,007

Triglicerídeo caprílico/cáprico 0,660

Copolímero de acriloildimetiltaurato de amônio/VP 0,274 trilaureth-4 fosfato 0,038

Poliglicril-2 sesqui-isoestearato 0,028

Cl 77891 0,484

Cl 77491 0,221

Acetato de celulose 0,085

Copolímero de metacrilato de amônio/acrilatos 0,051

Estearato de propileno glicol 0,042

Estearato de magnésio 0,017

Fenoxietanol 0,800

Cl 77891 0,430

Cl 77492 0,196

Acetato de celulose 0,075 Ingrediente % Total

Copolímero de metacrilato de amônio/acrilatos 0,045

Estearato de propileno glicol 0,038

Estearato de magnésio 0,015

Acetato de tocoferila 0,500

Perfume 0,500

Linalool 0,034

Álcool benzílico 0,000

DMDM hidantoína 0,180

Agua 0,120

Cl 77891 0,161

Cl 77499 0,074

Acetato de celulose 0,028

Copolímero de metacrilato de amônio/acrilatos 0,017

Estearato de propileno glicol 0,014

Estearato de magnésio 0,006

Goma xantana 0,250

Poligliceril-3 caprilato 0,100

EDTA Dissódico 0,100

Exemplo 2. Hidratação

[0028] Este benefício foi avaliado através de uma metodologia ob- jetiva não invasiva chamada corneometria, que avalia a quantidade de água agregada à superfície da pele com o uso do produto através da avaliação da alteração da capacitância gerada por este acúmulo de água. Nesta avaliação foram feitas medidas antes da aplicação do produto, para ter informações sobre o estado inicial da pele, e após 15 minutos, 2 horas, 8 horas, 24 horas, 30 horas e 48 horas da aplicação do mesmo para identificar a melhora da hidratação que o produto pro- porciona à pele, tanto imediatamente após o seu uso, como ao longo do dia. As aplicações são feitas na região do antebraço, que são regiões que apresentam menos interferências de fatores externos e se mostram mais protegidas das exposições solares.

[0029] A figura 1 apresenta a cinética de hidratação da pele por corneometria, mostrando a porcentagem de melhora de hidratação oferecida pela composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção, quando comparado ao estado inicial da pele (antes da aplicação da mesma).

[0030] A figura 2 apresenta os valores médios da variação na perda transepidermal de água da pele (média ± SD, n= 27), mostrando o desempenho de hidratação da composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção por até 48 horas.

[0031 ] A composição cosmética corporal de acordo com a presen- te invenção apresentou resultados significativamente positivos em todos os tempos avaliados aumentando o nível de hidratação da pele em até 67,9%. De acordo com o protocolo de estudo e procedimentos utilizados para a avaliação do aumento da hidratação da pele foi possível constatar que:

- o produto investigacional conferiu aumento significativo na hidratação da pele após 15 minutos, 2, 8, 24, 30 e 48 horas da aplicação, quando comparado ao controle (pele sem aplicação de quaisquer produtos).

- o produto investigacional manteve a pele hidratada por até 48 horas após a aplicação.

- o produto investigacional Produto Natura Código Fórmula: 3349.27368.46 aumentou o nível de hidratação da pele em até 67,9%.

- 100% das participantes da pesquisa apresentaram melhora na hidratação da pele após a aplicação do produto investigacional. Exemplo 3. Fortificação de Barreira

[0032] Este benefício foi avaliado através de uma metodologia ob- jetiva não invasiva chamada TEWL ("Transepidermal Water Loss"), com 27 voluntárias com idade de 32 a 56 anos, que indica a integridade da barreira cutânea através das medidas de perda de água trans- dérmica, que traduz uma das funções primordiais da barreira que é, além de prevenir a entrada de microrganismos, substâncias químicas e várias formas de radiação, impedir a perda de água e nutrientes do organismo mantendo a impermeabilidade da pele, essencial para o bom funcionamento do organismo. Nesta avaliação foram feitas medi- das antes da aplicação do produto, para ter informações sobre o estado inicial da pele, e após 14 e 28 dias de uso domiciliar do mesmo.

[0033] As aplicações são feitas na região do antebraço, que são regiões que apresentam menos interferências de fatores externos e se mostram mais protegidas das exposições solares.

[0034] A tabela abaixo mostra a porcentagem de fortificação de barreira oferecida pela composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção quando comparados o estado inicial da pele (antes da aplicação dos mesmos), bem como a porcentagem de voluntários em que este efeito foi observado.

Tabela 2. Resultados de fortificação de barreira

[0035] De acordo com os resultados obtidos, o produto investiga- cional, aplicado sobre a pele do antebraço volar, conferiu efeito significativo de fortificação da barreira cutânea após 14 e 28 dias de uso domiciliar, quando comparado ao controle. Os valores percentuais ob- tidos de fortificação da barreira cutânea, em relação à condição inicial da pele e ao controle, foram de 3,1 % e 10,1 % após 14 e 28 dias de uso domiciliar, respectivamente. 100% das participantes da pesquisa apresentaram fortificação da barreira cutânea após o uso domiciliar do produto investigacional.

[0036] De acordo com o protocolo de estudo e procedimentos utilizados para a avaliação do efeito fortificador de barreira cutânea, pro- porcionado pela aplicação do produto investigacional sobre a pele na região do antebraço, foi possível constatar que:

- conferiu efeito significativo de fortificação da barreira cutânea após 14 e 28 dias de uso domiciliar, quando comparado ao contro- le (pele sem aplicação de quaisquer produtos).

- os valores percentuais obtidos de fortificação da barreira cutânea, em relação à condição inicial da pele e ao controle foram de: 3,1 % após 14 dias e 10,1 % após 28 dias de uso domiciliar.

- 100% das participantes da pesquisa apresentaram fortifi- cação da barreira cutânea após o uso domiciliar do produto investigacional.

Exemplo 4. Homogeneização/Uniformização da cor da pele / Disfarce de imperfeições

[0037] Este benefício foi avaliado através de uma metodologia ob- jetiva não invasiva que consiste em realizar avaliações de cor, através de um software, em fotografias digitais de alta resolução obtidas com câmera digital. As avaliações são fundamentadas na obtenção de fotografias digitais de alta resolução, sob condições técnicas controladas, no início do estudo e após 15 minutos da aplicação do produto investigacional. A homogeneização da cor da pele foi calculada como a redução percentual na variação da cor da pele após a aplicação, em relação ao estado inicial.

[0038] A figura 3 mostra a homogeneização da cor da pele pelo uso da composição cosmética de acordo com a presente invenção. A homogeneização da cor da pele foi calculada como a redução percentual na variação da cor da pele após a aplicação, em relação ao estado inicial.

[0039] A figura 4 mostra a variação da cor da pele inicial e após 15 minutos da aplicação da composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção. [0040] A composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção apresentou aumento significativo de 1 1 ,6%, podendo chegar a 13,7% na homogeneização da cor da pele através do disfarce óptico após 15 minutos da aplicação. Além disso, 100% das participan- tes da pesquisa apresentaram melhora na homogeneização da cor da pele após 15 minutos da aplicação do produto investigacional.

[0041 ] De acordo com o protocolo de estudo e procedimentos utilizados para a avaliação do disfarce óptico proporcionado pela aplicação do produto investigacional, foi possível constatar que:

- O produto investigacional apresentou aumento significativo de 1 1 ,6%, podendo chegar a 13,7% na homogeneização da cor da pele através do disfarce óptico após 15 minutos da aplicação.

- 100% das participantes da pesquisa apresentaram melhora na homogeneização da cor da pele após 15 minutos da aplicação do produto investigacional.

Exemplo 4. Mancha em Tecido

[0042] Este benefício foi avaliado através de uma metodologia in vitro que consiste em utilizar o equipamento espectrofotômetro "Byk- Gardner Spectro-Guide Sphere Gloss" para avaliação de cor em teci- do. Nesta metodologia são utilizadas 10 amostras de tecido 100% algodão na cor branca, sendo realizadas leituras com o espectrofotômetro "Byk-Gardner Spectro-Guide Sphere Gloss" antes da aplicação do produto, para saber o estado de cor inicial do tecido, após aplicação e secagem do produto em ambiente padronizado a 55 ± 5% de umidade relativa e 22 ± 2 , durante 2 horas (leitura inici al) e após lavagem e secagem (em um ambiente padronizado a 55 ± 5 % de umidade relativa e 22 ± 2 , durante 24 horas) do tecido em condi ções padronizadas (leitura final).

[0043] Para a determinação de mancha em tecido considera-se a permanência ou não da mesma após a lavagem utilizando o sistema de cor CIE94, onde a diferença de cor, denominada ΔΕ * 94, é considerada como visualmente perceptível quando atinge valores acima de 1 ,0.

[0044] A figura 5 mostra os resultados de variação total de cor, ΔΕ * 94 (calculado em relação à amostra padrão) das amostras de tecidos após a aplicação da composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção e após o processo de lavagem.

[0045] Pode-se concluir que o produto investigacional não mancha tecidos, pois o procedimento de lavagem removeu a mancha do tecido observada após a aplicação do mesmo.

Exemplo 5. Avaliação de eficácia Percebida

[0046] Este benefício foi avaliado através de uma metodologia subjetiva, com 34 voluntárias, através dos seguintes questionamentos realizados após 21 dias de uso do produto, para os quais deveria ser respondido "sim" ou "não":

- você percebeu que o produto deixou sua pele mais luminosa?

- Você percebeu que o produto deixou sua pele com mais vitalidade (vida)?

- Você percebeu que o produto melhorou a aparência geral de sua pele?

[0047] A figura 6 mostra a porcentagem de aceitação das voluntárias em relação aos atributos avaliados após o uso da composição cosmética corporal de acordo com a presente invenção.

[0048] Após 21 dias de uso do produto de acordo com a presente invenção foram obtidos os seguintes resultados de eficácia percebida:

- 88,2% dos participantes avaliados responderam "sim" para a questão "Você percebeu que o produto deixou sua pele mais luminosa?".

- 97,1 % dos participantes avaliados responderam "sim" pa- ra a questão "Você percebeu que o produto deixou sua pele com mais vitalidade (vida)?".

- 97,1 % dos participantes avaliados responderam "sim" para a questão "Você percebeu que o produto melhorou a aparência ge- ral de sua pele?".

Exemplo 6. Resultados de Segurança do produto

[0049] Para a verificação da ausência de sensações e sinais de desconforto, foram realizados testes de avaliação de segurança sob supervisão de médicos dermatologistas. A comprovação da segurança para o produto de acordo com a presente invenção foi realizada através de estudo de aceitabilidade em uso e HRIPT.

[0050] Aceitabilidade em uso: este estudo tem como objetivo verificar a aceitabilidade de um produto cosmético de uso tópico, confirmando a ausência de eventos adversos e sensações de desconforto cutâneas e oculares (no caso de produtos indicados para uso no rosto), quando aplicado sob condições recomendadas de uso, por meio do uso acompanhado por médico dermatologista e oftalmologista.

[0051 ] Consiste na utilização do produto teste, pelos voluntários, em domicílio, em condições reais de uso (mesma condição indicada nas embalagens dos produtos) com o objetivo de verificar se o produto é bem aceito pela pele dos voluntários. São realizadas avaliações clínicas dermatológicas e oftalmológicas antes da utilização do produto teste (para verificar o estado inicial da pele e ocular do voluntário e se o mesmo se encontra apto a participar do estudo) e após 21 dias da utilização do mesmo para se certificar que o produto teste não promoveu nenhuma alteração na saúde da pele e olhos dos voluntários.

[0052] Como resultado, o produto se mostrou seguro para uso em seres humanos, na área recomendada pelo fabricante, não ocasionando reações de irritação ou sensibilização na amostra de voluntários analisada, sendo declarado Dermatologicamente testado. [0053] HRIPT: Este estudo visa comprovar a ausência de irritação dérmica primária, irritação dérmica acumulada e potencial de sensibilização cutânea do produto em condições maximizadas, levando em consideração a quantidade de produto aplicada e o procedimento de oclusão (utilização de apósitos oclusivos e semioclusivos), de modo a captar possíveis sensações de desconforto e/ou sinais clínicos que o produto poderá apresentar pelo efeito cumulativo na pele, caracterizando possíveis reações de irritação e/ou sensibilização.

[0054] Como resultado, o produto pode ser considerado seguro nas condições avaliadas já que não induziu processo de irritação primária e acumulada ou sensibilização cutânea no grupo de estudo.

[0055] O homem da técnica saberá prontamente avaliar, por meio dos ensinamentos contidos no texto e nos exemplos apresentados, vantagens da invenção e propor variações e alternativas equivalentes de concretização, sem fugir do escopo da invenção, conforme definido nas reivindicações anexas.