Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
FIRE HOSE WITH REFLECTIVE MARKER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/047630
Kind Code:
A1
Abstract:
Fire hose composed of single textile reinforcement made entirely from high-strength polyester thread, horizontal weaving (fabric type), in white, and an internal tube made from synthetic rubber, in black, in types I, II and III, and type IV with an external coating made from Special Acrylic Ink in red or special luminescent ink in orange, yellow and pink, and an internal tube made from synthetic rubber, in black, with greater abrasion resistance, in accordance with Standard NBR 11861 in both types, characterized by the inclusion of arrows in reflective material over the entire length thereof, between 1 and 1.8 metres on the two intercalated faces, further having Connection Seals, in blue, directly at the respective outlet from the fire truck, hydrant or other means used for the entry of water into the hose, and the other connection seal in red for coupling to the nozzle used (Figures A.2 and A.5).

Inventors:
FEITAL DE CARLO EDUARDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050353
Publication Date:
March 12, 2020
Filing Date:
August 23, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FEITAL DE CARLO EDUARDO (BR)
International Classes:
F16L11/02; A62C33/00
Foreign References:
JP4979845B22012-07-18
CN203763745U2014-08-13
JP6012357B22016-10-25
JP2009150522A2009-07-09
JP2015066390A2015-04-13
JP2015066391A2015-04-13
US6079135A2000-06-27
US9539449B22017-01-10
Download PDF:
Claims:
REINVINDICAÇAO

1. Mangueira de incêndio balizadora, (Figura 1 e 2) composto por reforço têxtil singelo confeccionado 100% em fio de poliéster de alta tenacidade, tecimento horizontal (tipo tela), na cor branca e tubo interno de borracha sintética, cor preta, nos tipos I, II e III, conforme Norma NBR 11861, caracterizado por inserção de setas de material refletivo em toda sua extensão, entre 1 a 1,8 metros nas duas faces intercaladas (Figura A.4.) .

2. Mangueira de incêndio (Figura 1 e 2) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por reforço têxtil singelo confeccionado 100% em fio de poliéster de alta tenacidade, tecimento horizontal (tipo tela) , tubo interno de borracha sintética, cor preta, tipo IV com revestimento externo em Tinta Acrílica Especial na cor vermelha ou tinta especial luminescente nas cores laranja, verde, rosa, e tubo interno de borracha sintética, cor preta, com uma maior resistência a abrasão, conforme tipo 4 da Norma NBR 11861 caracterizado por inserção de setas de material refletivo em toda sua extensão, o espaçamento entre essas deverá ter entre 1 a 1,8 metros nas duas faces intercaladas (Figura A.4.) .

3. Juntas de União (Figuras A.3 e A.5.)/ de acordo com a reivindicação 1, de cor azul diretamente na respectiva saída do veículo de incêndio, hidrante ou outro meio que seja utilizado para entrada da de água na mangueira, e a outra junta de união de cor vermelha, deverá ser acoplada no esguicho utilizado.

Description:
Mangueira de Incêndio com balizador refletivo

DESCRIÇÃO

[ 01 ] Devido a falta de visibilidade e balizamento do bombeiro em locais confinados e de pouca iluminação para uma possível evacuação emergencial, a inovação proposta, tem o objetivo de suprir tal necessidade, pois utiliza-se da mangueira de incêndio existente como objeto de balizamento por meio de luminescência e principalmente por meio de setas refletivas inseridas ao longo desta, direcionando o bombeiro e ou pessoas que estejam dentro do local sinistrado, ao local de entrada deste, portanto, proporcionando melhores condições de evacuação.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[ 02 ] A quantidade de vistas necessárias para um bom entendimento do que foi dito ao longo deste documento.

[ 03 ] Figura A.l. - Corpo da mangueira de incêndio com pigmentação fotoluminescente nas cores amarelo, laranja e rosa, podendo ainda, ser utilizada sem pigmentação.

[ 04 ] Figura A.2. - Junta de engate rápido na cor vermelha, identificando que esta deve estar na extremidade de ataque, junto ao esguicho da mangueira.

[ 05 ] Figura A.3. - Esguicho do tipo pistola.

[ 06 ] Figura A.4. - Setas com reflexão quando expostas a luz natural ou artificial (utilização de lanternas) .

[ 07 ] Figura A.5. - Junta de engate rápido na cor azul, identificando que esta deve estar acoplada na fonte de água (Bomba de incêndio, hidrante, etc..) .

DESCRIÇÃO DE TALHADA DA INVENÇÃO

[ 08 ] Observou-se com o passar dos anos e o estudo das ocorrências envolvendo bombeiros em locais confinados e com pouca visibilidade, por vezes com gases tóxicos e altas temperaturas, a dificuldade na evacuação do local sinistrado

FOLHAS DE SUBSTITUIÇÃO (REGRA 26) quando esta se faz necessária, tendo em vista a falta de visibilidade, e a necessidade de seguir procedimentos operacionais que visam a segurança do bombeiro, como andar sempre em 4 apoios e tatear as paredes da edificação, buscando uma evacuação segura, o que eleva substancialmente o tempo de evacuação, tempo esse por vezes superior ao permitido pelo suprimento de ar respirável fornecido pelos equipamentos de proteção respiratória, causando assim, danos a saúde e por vezes o evento morte aos profissionais e ou pessoas oriundas da edificação sinistrada.

[ 09 ] Ressalta-se que o tempo de uso de um bombeiro com o equipamento de proteção respiratória, varia entre 25 a 35 minutos de ar respirável, sendo este o principal motivo do balizamento para uma rápida evacuação.

[10] O modelo de utilidade proposto, consiste no aperfeiçoamento de mangueiras de incêndio dos tipos 1, 2, 3 e 4, conforme Norma NBR 11861, as quais tem como elementos de sua fabricação e composição respectivamente :

[ 11 ] Tipo 1: Mangueira de incêndio com reforço têxtil singelo confeccionado 100% em poliéster de alta tenacidade, tecimento horizontal (tipo tela) , cor branca e tubo interno de borracha sintética, na cor preta.

[ 12 ] Tipo 2: Mangueira de incêndio com reforço têxtil singelo confeccionado 100% em fio de poliéster de alta tenacidade, tecimento horizontal (tipo tela), cor branca e tubo interno de borracha sintética, cor preta, conforme tipo 2 da Norma NBR 11861.

[ 13 ] Tipo 3: Mangueira de incêndio com duplo reforço têxtil singelo confeccionado 100% em poliéster de alta tenacidade, tecimento horizontal, cor branca e tubo interno de borracha sintética, cor preta, maior resistência a abrasão, conforme tipo 3 da Norma NBR 11861.

FOLHAS DE SUBSTITUIÇÃO (REGRA 26) [ 14 ] Tipo 4: Mangueira de incêndio com reforço têxtil singelo confeccionado 100% em poliéster de alta tenacidade, tecimento horizontal (tipo sarja), revestimento externo em Tinta Acrílica Especial, cor vermelha e tubo interno de borracha sintética, cor preta, com uma maior resistência a abrasão, conforme tipo 4 da Norma NBR 11861.

[ 15 ] Tal aperfeiçoamento proposto, utiliza-se na pigmentação em material fluorescente nas cores, amarelo, laranja ou rosa do reforço têxtil confeccionado em 100% poliéster (Nas mangueiras do Tipo 1, 2 e 3) e ainda, na aplicação de setas de material refletivo a luz, em toda sua extensão, respeitando o espaçamento entre setas de 1,2 a 1,8 metros, intercalando essas a cada 0,6 a 0,8 metros em um lado e outro do diâmetro conforme detalhe da figura A.4.

[ 16 ] Na mangueira do Tipos 4, a pigmentação florescente é feita na tinta acrílica especial utilizada na confecção ou no material extrudado, no caso de utilização desse procedimento de fabricação, bem como, a aplicação das setas refletivas de balizamento, obedecendo os critérios adotados no paragrafo anterior.

Funcionamento e operação do equipamento :

[ 17 ] O funcionamento da inovação proposta é exatamente igual a utilização das mangueiras atuais, essas , tanto nas edificações quanto nas viaturas do Corpo de Bombeiros, encontram-se em regra, aduchadas, podendo ser este aduchamento realizado por espiral ou zig zag, uma das diferenças da utilização da inovação proposta é o acoplamento de sua junta de união de cor azul diretamente na respectiva saída do veículo de incêndio, hidrante ou outro meio que seja utilizado para entrada da de água na mangueira, e a outra junta de união de cor vermelha, deverá ser acoplada no esguicho utilizado (Figura A.3. e A.5.) .

FOLHAS DE SUBSTITUIÇÃO (REGRA 26) A pigmentação fotoluminescente aplicada a mangueira, torna essa um objeto de luz constante , facilitando sua observação em locais onde a iluminação seja precária ou inexistente, e as setas inseridas nessa, após a exposição de luz, torna-se refletiva, balizando o caminho de retorno, já que as setas possuem o sentido voltado para junta de união de cor azul (Figura A.4.), diferentemente das mangueiras hoje existentes, pois essas em locais de pouca ou nenhuma visibilidade, não são vistas, apenas tateáveis, fato este que dificulta o retorno ao local de origem em uma possível situação de evacuação.

CAMPO DA INVENÇÃO

[ 18 ] Mangueiras de incêndio possuem sua utilização em edificações residenciais e ou comerciais onde seja exigidas sua utilização por lei.

[ 19 ] A utilização da inovação proposta possui seu escopo nas industrias de prevenção e combate a incêndios.

ANTERIORIDADES

[ 20 ] Após pesquisas no INPI, GOOGLE PATENTS (www googie , co /patents ) , Espacent, não foram encontrados produtos com as características da inovação proposta, setas de balizamento refletivo aliados a fotoluminescência .

Conclusão

[21] Por atender todos os requisitos que definem a patente de invenção, pois está combinando e modificando elementos conhecidos, dando-lhes aspecto inovador e passível de industrialização, sendo que modificações poderão ser feitas sem fugir ao espírito e escopo da presente patente, são as seguintes as reivindicações.

FOLHAS DE SUBSTITUIÇÃO (REGRA 26)