Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
GOLF BALL SUPPORT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/245264
Kind Code:
A1
Abstract:
This invention relates to a support for golf balls, comprising an elongated body (1) made of a flexible material with a pointed anchoring end (2), and a support surface (3) for a golf ball situated on the opposite end to the pointed end (2), wherein between the centre of the elongated body (1) and the pointed end, the elongated body (1) has a cylindrical cross-section, and from the centre of the elongated body (1) to the start of the support surface, the elongated body has a rectangular cross-section, and wherein the support forms an angle of between 20º and 30º with respect to a horizontal plane when the anchoring end (2) is positioned in the ground.

More Like This:
Inventors:
MARGONARI LAZZURI FRANCO (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050291
Publication Date:
December 28, 2023
Filing Date:
July 22, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARGONARI LAZZURI FRANCO (BR)
International Classes:
A63B57/10
Foreign References:
US20090264224A12009-10-22
KR200240584Y12001-09-25
Other References:
"PROVEN TO REDUCE SPIN AND INCREASE DISTANCE", 202112001, Retrieved from the Internet [retrieved on 20220912]
JAMES ROBINSON GOLF: "THIS SHOCKING LOOKING GOLF TEE OFFERS MORE CONSISTENT DRIVES!?", YOUTUBE, XP093121285, Retrieved from the Internet
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Suporte para bolas de golfe, caracterizado pelo fato de que compreende: um corpo alongado (1) retilíneo feito de material flexível com uma extremidade de fixação pontiaguda (2); uma superfície de apoio (3) para bola de golfe, situada na extremidade oposta à extremidade pontiaguda (2); em que, entre o centro do corpo alongado (1) e a extremidade pontiaguda, o corpo alongado (1) possui uma seção transversal cilíndrica e do centro do corpo alongado (1) até o início da superfície de apoio o corpo alongado possui uma seção transversal retangular; e em que o suporte forma um ângulo entre 20° e 30° em relação a um plano horizontal quando a extremidade de fixação (2) é posicionada no solo.

2. Suporte para bolas de golfe, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que o suporte possui uma inclinação de 30° em relação a um plano horizontal quando a extremidade de fixação (2) é posicionada no solo.

3. Suporte para bolas de golfe, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o suporte é feito a partir de polímero ABS.

4. Suporte para bolas de golfe, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a superfície de apoio (3) se alarga em um formato de concha a partir do corpo alongado.

5. Suporte para bolas de golfe, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o corpo alongado (1) é constituído em peça única e moldado por injeção.

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SUPORTE PARA BOLAS DE GOLFE".

[001] A presente invenção refere-se a um suporte (tee) para bolas de golfe para uso durante a prática e o treinamento de tacadas. Descrição do Estado da Técnica

[002] Já são conhecidos do estado da técnica diversos tipos de suportes para bolas de golfe para serem utilizados durante a prática de golfe. No entanto, devido à força aplicada e ao peso do taco, é comum que o tee seja lançado e saia de posição após uma tacada, inclusive sofrendo danos e precisando ser reposicionado ou até substituído. Já foram desenvolvidas algumas soluções descritas nos documentos a seguir, com a finalidade de tentar resolver ou reduzir esses problemas. [003] O documento US20070021240 revela um tee de golfe reutilizável que permite que o tee de golfe gire para longe da direção de voo da bola de golfe quando a bola de golfe é atingida. A ação pivotante do tee reduz o atrito entre a bola de golfe e o tee no momento do impacto. A superfície do tee é lisa para reduzir ainda mais o atrito. O tee é composto por um suporte circular para segurar uma bola de golfe a partir da qual se estende uma única haste. Este eixo se projeta para baixo a partir do suporte circular em um ângulo de aproximadamente 45 graus para uma distância que é variada para acomodar diferentes tacos de golfe. O eixo, então, se projeta novamente para baixo aproximadamente 45 graus em uma ponta cônica que facilita a inserção do tee no solo.

[004] O documento US1583897 mostra um tee para bolas de golfe formado por uma primeira porção de corpo vertical e uma segunda porção perpendicular à primeira porção. Um anel de suporte é posicionado na extremidade livre da segunda porção horizontal, para receber a bola de golfe. O tee é preso ao solo com a primeira porção vertical, penetrando no solo o suficiente para resistir ão esforço causado pelo posicionamento da bola no anel de suporte. Quando uma tacada é realizada, o tee gira em torno do eixo vertical da primeira porção, se mantendo fixo no solo e podendo ser reutilizado.

[005] Estes dois documentos apresentam soluções similares ao problema de deslocamento do tee após uma tacada, construindo um tee formado por uma porção de corpo vertical e uma porção de corpo em direções diferentes, um a 90° e outro a 45°. Quando a bola é acertada, o tee gira em torno de seu próprio eixo vertical para dissipar a energia da tacada. No entanto, esta solução enfrenta alguns problemas. Primeiramente, ao girar em torno de um eixo vertical, o tee não necessariamente retorna a mesma posição de antes da tacada, logo, um reposicionamento do tee, mesmo que mínimo, ainda seria necessário. Além disso, ambos os tees são construídos a partir de materiais rígidos, o que dificulta a dissipação de energia da tacada e, caso ocorra um acerto acidental do tee, muito provavelmente levaria ao seu deslocamento ou até causaria danos ao tee.

[006] O documento US1933239 mostra um tee formado a partir de um material metálico plano, tendo uma primeira porção vertical que é completamente enterrada no solo e uma segunda porção para receber a bola de golfe. A segunda porção possui um primeiro trecho horizontal e perpendicular à primeira porção, um segundo trecho inclinado de elevação, um terceiro trecho de suporte da bola de golfe e uma perna de apoio flexível para dar suporte à extremidade livre do tee. Este formato de tee evita danos e perda do tee graças a perna de apoio flexível, que garante que o tee permaneça na mesma posição e absorva o impacto do taco.

[007] Este documento apresenta uma solução diferente dos anteriores para evitar a perda do tee. Apesar de seu formato garantir uma estabilidade maior no solo em relação aos documentos anteriores, este tee possui um assento para a bola de golfe muito próximo do solo, além de ter um trecho inclinado de elevação que pode atrapalhar na tacada, pois o taco pode acabar acertando o solo ou a porção inclinada. [008] Portanto, não é conhecido do estado da técnica um suporte para bolas de golfe que seja feito de material flexível e possa ser reutilizado sem sair do lugar, minimizando danos e otimizando a prática de golfe.

Objetivos da Invenção

[009] A presente invenção tem por objetivo proporcionar um suporte para bolas de golfe que seja durável, reutilizável, de baixo custo e de construção simplificada, permitindo que o praticante de golfe utilize um mesmo suporte para tacadas em sequência sem a necessidade de reposicionar o mesmo a cada tacada.

Breve Descrição da Invenção

[0010] Os objetivos da invenção são alcançados por meio de um suporte para bolas de golfe compreendendo um corpo alongado e retilíneo feito de material flexível com uma extremidade de fixação pontiaguda e uma superfície de apoio para bola de golfe situada na extremidade oposta à extremidade pontiaguda, sendo que a superfície de apoio se alarga em um formato de concha a partir do corpo alongado. Entre o centro do corpo alongado e a extremidade pontiaguda o corpo alongado possui uma seção transversal cilíndrica e, do centro do corpo alongado até o início da superfície de apoio, o corpo alongado possui uma seção transversal retangular. O suporte forma um ângulo entre 20° e 30° em relação a um plano horizontal quando a extremidade de fixação é posicionada no solo.

Breve Descrição das Figuras

[0011] Para melhor compreensão, as características e vantagens da presente invenção serão apresentadas e descritas em conjunto com suas respectivas figuras, as quais ilustram:

[0012] A Figura 1 ilustra uma vista superior do suporte para bola de golfe;

[0013] A Figura 2 ilustra uma vista lateral do suporte para bola de golfe mostrado na figura 1 ;

[0014] A Figura 3 ilustra uma vista em perspectiva de uma modalidade preferencial do dispositivo posicionada no solo.

Descrição Detalhada da Invenção

[0015] Como pode ser visto em uma modalidade preferencial da invenção, ilustrada nas Figuras 1 e 2, o suporte para bolas de golfe é formado por um corpo alongado 1 e retilíneo, feito a partir de um material flexível e tendo duas extremidades distintas. De modo preferencial, o material flexível utilizado para produzir o suporte é o polímero ABS, capaz de suportar impactos e se deformar elasticamente o suficiente para dissipar a energia de uma tacada, porém sem perder a sua forma original. O corpo alongado 1 preferivelmente é constituído em peça única e moldado por injeção.

[0016] Uma primeira extremidade do suporte corresponde a uma extremidade de fixação pontiaguda 2 a qual é fincada ao solo para sustentar o restante do corpo do suporte. Esta extremidade de fixação pontiaguda 2 é formada de tal modo que, quando posicionado, o suporte forme um ângulo aproximadamente entre 20° e 30° em relação ao solo. [0017] O suporte inclui ainda uma superfície de apoio 3 para bola de golfe que é situada na extremidade oposta à extremidade pontiaguda. Como pode ser melhor observado na modalidade preferencial exemplificada na Figura 1 do presente pedido, a superfície de apoio 3 se alarga em um formato de concha a partir do corpo alongado 1 , de modo que a bola possa ser posicionada e fique estacionada nessa superfície 3. Além do posicionamento da bola de golfe, a superfície de apoio 3 tem a função adicional de auxiliar no retorno do suporte à posição de tacada, atuando como uma espécie de batente que entra em contato com o solo e impele o suporte de volta à posição original.

[0018] A seção transversal do suporte é variável ao longo de seu comprimento, de modo que, entre o centro do corpo alongado 1 e a extremidade pontiaguda 2, o corpo alongado 1 possui uma seção transversal cilíndrica e do centro do corpo alongado 1 até o início da superfície de apoio 3 o corpo alongado possui uma seção transversal retangular.

[0019] Durante a prática de golfe, o suporte é fincado no solo com uma inclinação de 20° a 30°, deixando a bola na altura ideal para a prática de uma tacada. O material flexível, aliado à inclinação com o solo, faz com que, após uma tacada, o suporte dissipe a energia do impacto flexionando-se até entrar em contato com o solo e, então, retorne à posição original. Devido ao posicionamento de forma inclinada em relação ao solo, o taco não acerta o suporte perpendicularmente, o que diminui muito as chances de deslocamento ou de danos ao suporte. Isso é particularmente vantajoso pois permite que um mesmo suporte seja utilizado diversas vezes sem precisar de qualquer reposicionamento, e também eliminando a necessidade de o praticante ter que se abaixar e substituir o suporte danificado, acelerando o tempo de prática, reduzindo desgaste físico do praticante e também reduzindo a necessidade de ter diversos suportes disponíveis durante uma única prática.

[0020] De modo ainda mais vantajoso, o suporte quando posicionado forma uma inclinação de 30° com o solo, que corresponde à inclinação ótima para garantir o posicionamento correto da bola e o funcionamento adequado do suporte. A Figura 3 ilustra uma modalidade preferencial da invenção feita de polímero ABS e posicionada no solo com a angulação ótima de 30°.

[0021] Ainda, a presente invenção é particularmente vantajosa por ser feita a partir de um material barato e durável, sendo, portanto, mais econômico do que um tee convencional e gerando menos resíduo e desperdício de material danificado.

[0022] Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, não sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.