Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT APPLIED TO AN ASSEMBLY FOR THE COLLECTION OF ORGANIC TISSUES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/245263
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model patent application relating to the field of devices for collecting body materials for biopsies consists of an assembly formed by a cylindrical cannula (1) inserted into a compartment (2) containing a filter (3) which is interconnected by a hose (4) guided through a gradual vacuum control device (5), which assembly consists of a robust T-shaped awl (6) provided with a sharp tip (7) on the end thereof, a cylindrical cover (8) and finally an emptying member (9) consisting of a cylindrical rod and an ergonomic head (10), the hose (4) being provided with a flow switch (11).

Inventors:
NEUZI TRIPOLI SARAH (BR)
MIZIARA AMARAL DEMIAN (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050233
Publication Date:
December 28, 2023
Filing Date:
June 23, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NEUZI TRIPOLI SARAH (BR)
MIZIARA AMARAL DEMIAN (BR)
International Classes:
A61B10/02
Domestic Patent References:
WO2014123886A22014-08-14
Foreign References:
BRPI0816309A22015-03-17
US4366822A1983-01-04
CN204351870U2015-05-27
CN205683096U2016-11-16
DE10212139A12003-10-09
Attorney, Agent or Firm:
CASTAGNA NETO, Giovanni (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CONJUNTO PARA COLETA DE TECIDOS ORGÂNICOS caracterizado pelo fato de ser constituído por um conjunto formado por uma cânula (1 ) de formato cilíndrico, encaixada em um compartimento (2) contendo um filtro (3) interligado por uma mangueira (4) provida por um dispositivo de controle de vácuo gradual (5) conjunto este integrado por uma sovela (6) em forma de “T” robusta provida na extremidade de uma ponta afiada (7), uma tampa cilíndrica (8) e por fim um desimpactador (9) constituído de uma haste cilíndrica e uma cabeça ergonômica (10), sendo a mangueira (4) provida de um interruptor de fluxo (11 ).

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM CONJUNTO PARA COLETA DE TECIDOS ORGÂNICOS

CAMPO DE APLICAÇÃO

[001] Trata o presente relatório descritivo da patente de modelo de utilidade de um novo conjunto, notadamente um conjunto para coleta de tecidos orgânicos para biópsias, com nova disposição construtiva aplicada, de concepção inovadora e dotado de importantes melhoramentos tecnológicos e funcionais, segundo os mais modernos conceitos de engenharia e medicina, e de acordo com as normas e especificações exigidas, revestindo-se de características próprias e dotadas com requisitos fundamentais de novidade e ato inventivo, fazendo resultar uma série de reais e extraordinárias vantagens técnicas, práticas e econômicas.

ANTECEDENTES DO PRESENTE MODELO

[002] Existe atualmente no mercado diversos modelos de agulhas e cânulas de biopsia com disparadores, do tipo Jamshide ou tru-cut, com a finalidade de captar pequenas quantidade de tecidos, para análise. As cânulas/agulhas com disparadores tem a finalidade de rasgar o tecido a coletar e puxar (se abre um compartimento, o tecido entra e o disparador fecha o compartimento, rasgando e coletando pequena quantidade de material), por outro lado, as agulhas de Jamshide e similares, entram no tumor e coletam tecidos entupindo a cânula, podem usar, de uma forma grosseira, aspiração de uma seringa.

[003] Todavia, como é do conhecimento dos técnicos no assunto, os problemas dos produtos similares no mercado são inúmeros. Por exemplo, a sovela dos similares é menor do que o diâmetro da cânula (ele fica encaixado dentro da cânula), o que faz uma janela de entrada óssea menor do que a cânula. Isto causa danificação no lúmen da cânula, pois a mesma precisa ter resistência para alargar a janela óssea para entrar e para angular, conseguindo alcançar maior extensão da lesão.

[004] Frequentemente, em ossos muito resistentes, como tíbia e fêmur, é necessário martelar a sovela, para conseguir entrar no osso, pois é um objeto menor que a cânula, o que faz ser mais fraco, causando quebra e entortando a cânula.

[005] Para a coleta, atualmente, o procedimento, em osso, é feito introduzindo a cânula na região do tumor inúmeras vezes para conseguir uma quantidade de tecido satisfatória para a análise posterior; em caso de tecidos moles, a agulha com disparadores coleta uma quantidade muito pequena de material, sendo necessário realizar vários disparos; não raro, o mecanismo de disparo quebra, pois é feito de material descartável e muito simples.

[006] Após a coleta do material, o profissional deve ficar retirando o tecido da agulha/cânula e colocando em frasco própria para o transporte.

[007] Devido a necessidade de inúmeras realizações do procedimento, o tempo do procedimento se estende, agredindo o paciente.

[008] Quando o profissional opta por realizar o vácuo, para “puxar” o tecido, é usado seringa. Esta seringa deve ter apenas um tipo de encaixe, que é “sem rosca”, ao contrário, ela não encaixa na cânula/agulha.

[009] Quando o profissional opta por usar a seringa, o procedimento fica extremamente comprometido, pois deve ficar segurando a seringa encaixada na cânula/agulha, introduzir, puxar o êmbolo, ou seja, tem que realizar simultaneamente muitas operações.

[010] Como os métodos de coleta, de impactar o tecido no lúmen da cânula/agulha ou cortar em um compartimento que se abre e fecha com o disparo, conseguem coletar quantidades muito pequenas de material e, apesar da análise ser citológica (ou seja, por células), junto com os fragmentos de lesão a ser analisado, é trazido também tecido normal e coágulos de sangue, portanto, normalmente, é necessário uma quantidade maior do que uma única coleta com os produtos similares, de modo que algumas vezes o resultado da análise do tecido coletado é insuficiente para a análise, sendo necessário repetir o procedimento. [011] Neste sentido alguns inventores idealizaram os produtos objeto dos documentos de patentes abaixo indicadas, porém não atentaram para os detalhes acima elencados.

ESTADO DA TÉCNICA

[012] O documento de patente BR 1 1 2020 010698 4 publicado em 17/1 1 /2020 intitulado recipiente de amostra e cânula introdutora coaxial para um aparelho de biópsia ensina um aparelho de biópsia, ou, alternativamente, uma montagem de sonda de biópsia, inclui uma agulha de biópsia, um coletor de amostra, e um recipiente de amostra. O coletor de amostra é acoplado à agulha de biópsia. O coletor de amostra tem um receptáculo e um eixo de inserção. O receptáculo da amostra tem uma parede lateral interior e um pino de montagem que se projeta internamente a partir da parede lateral interior em direção ao eixo de inserção. O recipiente de amostra é configurado para inserção no receptáculo. O recipiente de amostra inclui um canal de montagem que é dimensionado e posicionado para engatar e seguir o pino de montagem do receptáculo à medida que o recipiente de amostra é girado. Opcionalmente, uma cânula introdutora coaxial para uso com o aparelho de biópsia pode ser fornecida, que inclui um eixo fixadamente fixado a uma porção proximal de uma cânula coaxial. O eixo tem um corpo do eixo, uma alavanca de travamento, e uma trava. A alavanca de travamento se estende radialmente a partir do corpo do eixo.

[013] O documento de patente BR 1 1 2020 018122 6 publicado em 22/12/2020 intitulado dispositivos, sistemas e métodos de biópsia óssea ensina um sistema de biópsia óssea que inclui uma cânula de corte que é acoplada a uma broca energizada. A broca energizada pode ser acionada para girar a cânula de corte e cortar uma camada cortical de um osso. A broca energizada pode ser desacoplada da cânula de corte, enquanto a cânula de corte se estende através da camada cortical do osso. Uma alça pode então ser usada para avançar manualmente a cânula de corte para uma profundidade maior dentro do osso para coletar uma amostra.

[014] O documento de patente BR 1 1 2018 074199 0 publicado em 06/03/2019 intitulado projeto de agulha de biopsia ensina uma montagem de agulha de biópsia que inclui um mandril dentro de uma cânula, em que a montagem de agulha é disparada em um tecido alvo para obter uma amostra de tecido usando uma fonte de força que transmite movimento à montagem de agulha. O projeto do mandril e da cânula e as características da fonte de força minimizam a deflexão da agulha e permitem que a montagem de agulha excise amostras de tecido de comprimento estendido. O mandril forma nervuras de retenção de tecido dentro de uma região de amostra de tecido para reduzir a fragmentação da amostra de tecido.

[015] Analisando os documentos acima citados e conhecidos do estado da técnica, como poderá ser observado, nenhum apresenta integralmente as características construtivas do conjunto para coleta de tecidos orgânicos objeto da presente patente.

[016] E m vista disso, ao longo do tempo foram procedidos estudos visando eliminar todos esses problemas e inconvenientes e, como resultado, foi desenvolvido este conjunto que possibilita a concepção de um novo meio de coleta utilizando cânula, filtro e vácuo, através do qual surge a possibilidade de coletar tecidos orgânicos, obtendo-se então um produto integrado com reais possibilidades de uma econômica industrialização, minimizando custos, tempo de montagem e despesas de mão-de-obra, além de um efeito preciso de montagem, com melhores resultados e elevado padrão de segurança.

[017] Portanto, esta patente de modelo de utilidade tem por objetivo proporcionar um conjunto composto de cânula/filtro/vácuo para coleta de tecidos orgânicos, com a finalidade de uso em área de saúde, especialmente em Oncologia, para coleta de materiais orgânicos (tecidos moles e osso).

[018] A sovela do conjunto tem diâmetro maior do que a cânula, de modo que não fica encaixado dentro da cânula. Portanto, ele faz uma abertura no osso (quando a coleta é de osso) que permite a cânula entrar com folga e ter amplitude de angulação para coletar o tecido em varias direções, sem causar danos no lúmen.

[019] A sovela sendo maior, ela é mais robusta, com empunhadura (as similares também têm a empunhadura, mas de forma simples e delicada) resistente, não tem necessidade de martelar. Porém, mesmo assim, caso necessite de martelar isto não causa danos na cânula, apenas na sovela.

[020] O produto precisa ser introduzido apenas uma vez, pois como ele aspira a vácuo o tecido, quando tiver coletado a necessidade ideal, visto no filtro, simplesmente desliga o vácuo e retira a cânula.

[021] Após a coleta, basta desacoplar o filtro do sistema cânula/filtro/vácuo, tampar (a tampa vem junto no kit) e está pronto para o transporte para o laboratório, não precisando ser manipulado.

[022] Como a introdução é apenas uma vez e a aspiração a vácuo é mais forte do que o vácuo da seringa, o procedimento é muito mais rápido e menos agressivo ao paciente.

[023] Não precisando usar seringa, não tem o problema de tipos de ponta.

[024] A ponta de ligação para o vácuo, é padrão, sendo usado o mesmo tipo em todo hospital do mundo, que é um engate simples com tubos de silicone.

[025] Como o conjunto cânula/filtro/vácuo é compacto e a cânula não tem a finalidade de abertura inicial do osso, o produto tem um formato ergonômico, sendo realizado um procedimento com estilo e sem movimentos atrapalhados.

[026] Conseguindo coletar de forma simples a quantidade de tecido que precisar, os riscos de ter que refazer o procedimento por causa de tecido insuficiente é muito menos provável.

[027] Estes e outros objetivos são alcançados com uma disposição que compreende uma cânula de coleta de tecidos ósseos e moles, tais como músculo, cérebro, pulmão, cartilagem, glândula etc., com base em aspiração a vácuo, cujo mecanismo de coleta é baseado em vácuo criado por máquina de vácuo ou o vácuo da parede disponível em todo centro cirúrgico de qualquer hospital.

[028] O introdutor inicial (sovela) abre o osso (quando for para coleta de osso) sendo maior que a cânula, o que permite que o mesmo entre e tenha amplitude de inclinação para melhor coleta de toda a extensão do tecido, sem danificar o lúmen.

[029] O desimpactador da cânula é introduzido de forma retrógrada, não retirando o tecido impactado na cânula e sim empurrando o mesmo para dentro do filtro de coleta.

[030] Entre a cânula e o tubo do vácuo tem o filtro de coleta do tecido. Todo tecido aspirado pela cânula ficará coletado neste filtro. Após o término do procedimento, este filtro serve de frasco de transporte do tecido, sem a necessidade de transferir o tecido coleta para outro frasco. [031] A cânula é o dispositivo que entra no tumor, é constituída de um lúmen e ponta não romba.

[032] O desimpactador é formado por uma haste de aço que entra na cânula pelo lúmen, de forma retrógrada com a finalidade de desentupir o lúmen, empurrando o tecido do lúmen para dentro do filtro.

[033] A sovela é formada por uma estrutura robusta com ponta afiada e penetrante e empunhadura anatômica para a mão, com a finalidade de fazer uma janela óssea (em casos de tumores intra-ósseos).

[034] O funcionamento do conjunto se baseia no sistema cânula-filtro- vácuo, o que proporciona de forma simples a coleta da quantidade de tecido que for necessária para análise, sem causar maiores danos ao paciente.

[035] Necessidade de sovela para abertura da janela óssea de forma robusta para conseguir penetrar em osso cortical resistente, sem a necessidade de manobras desesperadas a base de martelada, o que causa risco de fratura óssea + frequente quebra da cânula de coleta + deformidade da cânula, causando dificuldade na retirada de quantidade suficiente de material biológico; e sovela com diâmetro maior que a cânula, para finalidade de ganho de amplitude de alcance da cânula acessando a maior quantidade de área de lesão sem ocorrer danos à cânula quando forçando a contra a cortical da janela óssea. As agulhas convencionais (Jamshide e similares) tem a sovela com o diâmetro menor do que o da própria cânula, o que causa danos à mesma no alargamento da janela óssea e na movimentação para a coleta do material. Necessidade de aspiração eficiente do tecido biológico em questão, para conseguir quantidade adequada e suficiente para a análise patológica, diminuindo assim com a necessidade de serem refeitas as biópsias por falta de materiais suficientes para análise, conseguindo este efeito acoplando o vácuo da parede ou de máquina. BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[036] Para complementar a presente descrição, de modo a obter uma melhor compreensão das características da presente patente, e de acordo com uma preferencial realização prática da mesma, acompanha em anexo um conjunto de desenhos, onde de maneira exemplificada embora não limitativa, se representa o seguinte:

A figura 1 representa uma vista em perspectiva do conjunto objeto da presente patente.

A figura 2 representa a vista em elevação da cânula.

A figura 3 representa a vista superior da tampa.

A figura 4 representa a vista em elevação do desimpactador.

A figura 5 representa a vista em elevação da sovela.

DESCRIÇÃO DETALHADA DO MODELO DE UTILIDADE

[037] De acordo com as referidas figuras, e em seus pormenores, a presente patente é constituída por um conjunto formado por uma cânula (1 ) de formato cilíndrico, encaixada em um compartimento (2) contendo um filtro (3) interligado por uma mangueira (4) provida por um dispositivo de controle de vácuo gradual (5) conjunto este integrado por uma sovela (6) em forma de “T” robusta provida na extremidade de uma ponta afiada (7), uma tampa cilíndrica (8) e por fim um desimpactador (9) constituído de uma haste cilíndrica e uma cabeça ergonômica (10), sendo a mangueira (4) provida de um interruptor de fluxo (1 1 ).

[038] Não se tem conhecimento de um conjunto para coleta de tecidos orgânicos que reúna integralmente todas as características construtivas e funcionais acima relatadas, e que direta ou indiretamente, é ou foi tão efetivo quanto o conjunto objeto da presente patente.

[039] Será evidente para os conhecedores da matéria que enquanto se descreve a realização preferida da disposição construtiva introduzida neste objeto, quaisquer modificações e/ou alterações devem ser compreendidas como dentro do escopo de patente de modelo de utilidade, enquadrando-se perfeitamente nos critérios que a definem, ou seja, a combinação e modificação de elementos já conhecidos em nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, resultando em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.